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League Of Legends (LOL)


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VIDEOS

 

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ÍNDICE

 

 

- I. Do que se trata o League of Legends

 

- II. DotA X LoL

 

- III. Porque exatamente eu deveria migrar?

 

- IV. Review técnico do jogo

. IV.1 Requerimento do sistema

. IV.2 Gráficos

. IV.3 Som

. IV.4 Conexão

. IV.5 Custo e download

 

- V. Introdução Pré-Game: PVP.net e evolução de contas

. V.1 Champions

. . . V.1.a Conceito

. . . V.1.b Rodízio de heróis

. V.2 Out Game

. . . V.2.a Level e XP

. . . V.2.b Store (Loja), IP (Influence Points) e RP (Riot Points)

. V.3. For Game

. . . V.3.a Spells

. . . V.3.b Masteries

. . . V.3.c Runes

. V.4 Riot Points

. . . V.4.a Skins

. . . V.4.b Bundles (Pacotes)

. V.5. Modos de Jogo

. . . V.5.a Tutorial

. . . V.5.b Normal Game

. . . V.5.c Ranked Game

. . . V.5.d Custom Game

. V.6 Matchmaking

. . . V.6.a Conceito

. . . V.6.b Objetivos

. . . V.6.c Como funciona exatamente

 

VI. Introdução In-Game: Os conceitos do jogo

. VI.1 Champions

. VI.2 Levels e Abilities

. VI.3 Items

. VI.4 Atributos do herói

. . . VI.4.a HP e Mana

. . . VI.4.b Physical Attack

. . . VI.4.c Ability Power (AP)

. . . VI.4.d Armor

. . . VI.4.e Magic Resistance

. VI.5 Mapa

. . . VI.5.a Formato

. . . VI.5.b Relevo e Fog

. . . VI.5.c Brushes

. . . VI.5.c Neutral Creeps

 

VII. Informações, dicas e conceitos estratégicos para jogadores de DotA

. VII.1 Não existe denny em LoL

. VII.2 Mais dinheiro pra todo mundo

. VII.3 Em contra partida, matar e gankar é mais lucrativo

. VII.4 Sua mana é próxima do infinito

. VII.5 Denovo: menos farm e mais ação

. VII.6 A torre do LoL é bem superior para proteger champions

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I. DO QUE SE TRATA?

 

League of Legends é "mais um game" do consolidado gênero que o DotA criou, MOBA (Multiplayer Online Battle). Seu site oficial é

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

Ele é um dos primeiros de uma linha de jogos comerciais do gênero. Ao contrário de alguns outros que vimos anteriormente, LoL foi, junto ao HoN, um dos primeiros sucessos do gênero, justamente por captar uma boa quantidade de jogadores de DotA para sua própria comunidade, assim como ter uma facilitação de aprendizado para novos usuários.

O projeto é desenvolvido pela Riot Games e conta com duas grandes mentes que são responsáveis por MUITA coisa do que o DotA é hoje, Guinsoo, criador original do DotA Allstars, tendo atualizado o game até a versão 6, e Pendragon, o cara que foi o principal responsável por todo site e por toda comunidade do DotA-Allstars.com. Juntos com uma staff muitíssimo competente, eles desenvolvem esse projeto tão promissor.

Uma das provas do sucesso que eu falei é que, apesar do game ter sido lançado oficialmente em novembro, já foi contemplado com todos os três prêmios que participou. São eles: IGN's Best Multiplayer 2009, IGN's Best Strategy 2009 e Gamespy's PC Game of the Year 2009. Todos três foram ganhos com votação do público, e com grande diferença dos outro concorrentes, que prova o poder que a comunidade do League of Legends já tem, mesmo sendo tão nova.

Foi premiado também com o PC Gamer's Free-to-play Game of the Year 2010.

 

 

 

II. DOTA X LOL?

 

Bom, ainda são games muito similares. Mas ao contrário de HoN, que é um espelho embelezado de DotA, League of Legends está mais pra um novo jogo no mesmo gênero. E isso, por si só, isso é um ponto positivo. É algo novo e bem pensado. Existem VÁRIAS inovações e diferenças que podem tornar o game mais empolgante e é exatamente disso que se trata esse guia. Ele faz propaganda, explica e ensina. Vale a leitura.

 

 

 

III. PORQUE EXATAMENTE EU DEVERIA MIGRAR?

 

Bom, você não precisa necessariamente migrar, pode até jogar ambos games. DotA e/ou HoN e/ou LoL.

Mas o que você quer saber é: porque exatamente você deveria dar uma chance ao game. Eu fiz uma boa lista de sistemas e inovações que o LoL trazem que são dos seus principais atrativos. Reparem que alguns já são bem familiares do pessoal que joga HoN:

 

-> PVP.net: Essa é a "battle.net" do LoL, com friendlist, chat, entre outras coisas a citar. Enfim, o sistema completo e integrado que o público de DotA sempre quis pra si;

-> Interface amigável: tudo é bem mais simples e muito mais noob-friendly. LoL tem uma interface intuitiva, depois de alguns jogos você já está no seu 100%;

-> Evolução de conta: Sistema que inspira o usuário a jogar constantemente e dar valor a seus jogos, de forma que ele pode evoluir e personalizar sua conta e as características que ela possui a medida que ele joga;

-> Matchmaking: Uma das grande jogadas do LoL, o contra-balanço ao desnível de jogadores, que cria times ideais pra cada jogo (mais infos lá em baixo);

-> Reconnect: Se cair é possível voltar ao game;

-> Host Global: O mais justo possível. Dá pra jogar de igual pra igual com players do mundo todo.

-> O jogo é mais rápido, empolgante e agitado: resultado de uma série de mudanças feitas com pesquisas entre pro-players do DotA;

-> Um jogo balanceado e competitivo: assim como a característica anterior, LoL foi feito e planejado pra ser um game competitivo. Mesmo estando no começo, já é relativamente bem balanceado;

-> Novos mapas: O LoL não se prende ao map clássico 5x5, tendo um excelente mapa 3x3, o Twisted Treeline. Isso sem falar em mapas que ainda virão, já comentado pelos desenvolvedores.;

-> E algumas outras inovações que vocês vão perceber a medida que lerem o guia.

 

 

Sem falar nas novidades prometidas pros próximos meses:

 

-> Sistema PVP.net integrado de clans;

-> Sistema PVP.net integrado de torneios;

-> Chat de voz integrado.

 

 

 

IV.REVIEW TÉCNICO

 

IV.1. Requerimentos de Sistema

[minimos]

OS: Windows XP / Vista

CPU: Pentium 4 2 GHz / AMD XP 2500+ ou melhor

RAM: 512 MB or more

HDD: 1.5 GB Free

Graphics Card: Any DirectX 9.0 capable VGA Card

 

[recomendados]

OS: Windows XP / Vista

CPU: Pentium 4 3 GHz

RAM: 1024 MB (1GB)

HDD: 1.5 GB Free

Graphics Card: GeForge 8800 ou equivalente

 

Como podem ver, o jogo pesa um tanto menos do que games de ponta da atualidade. Qualquer PC comprado esses últimos anos deve ser capaz de rodá-lo sem dramas.

Há quem diga que é mais pesado que HoN, mas eu não posso confirmar a informação.

 

IV.2. Gráficos

São levemente inferiores ao HoN, mas mesmo assim bem mais polidos que o Warcraft 3. Gráficos de skills, movimentação e ataques extremamente caprichados.

O traço é totalmente diferente de HoN/DotA. Ele utiliza a famosa técnica de design "Cell Shading".

Numa comparação, eu diria que: enquanto HoN é um pouco mais dark, LoL corre pruma paleta de cores claras, com um design mais clean e um pouco mais cartunizado; Enquanto os efeitos de HoN são mais brilhosos e "enxamistas", LoL pende prum estilo mais opaco e simplista, sem perder a qualidade.

Antes de você ler isso, ver screens e tomar alguma conclusão, recomendo muito você dar uma boa jogada.

 

IV.3. Som

Tudo dentro do esperado. Um set de vozes bem completo. Efeitos sonoros distintos para cada skill.

A trilha sonora é muito bem feita e lembra algumas boas obras do Warcraft, ela perde por não ter nada marcante e não ter força, sendo somente um pano de fundo quase inaudível durante do game. Não é nada decisivo pra esse tipo de jogo, mas não custava dar uma acentuada.

 

IV.4. Conexão

O host dos jogos do LoL, tal qual citado, são em host americano (europeu no caso do lol-europe). Por mais que esse host esteja longe, a conexão dos brasileiros com ele é EXCELENTE. Ficando entre 150 e 200 para grande maioria dos brasileiros, proporcionando um game praticamente de igual pra igual com pessoas do mundo todo. Coisa que, sinceramente, eu não vejo em nenhum outro game hoje em dia.

Só vale lembrar, é claro, que usuários de discada sofrerão pra jogar esse game. Mas acredito que qualquer conexão com 100kbps ou mais, joga tranquilamente.

 

DICA: Apertar ctrl+F durante o game ligará um monitorador real do seu ping durante o game, assim como o FPS.

 

IV.5. Custo e Download

O jogo é gratuito e pode ser baixado no site oficial. Tem uma tamanho médio de 750 megas, 850mb instalado.

O único custo que você pode ter é se optar pelo conteúdo que o jogo oferece para quem quer pagar. Mais a frente você vai entender do que esse conteúdo se trata.

Links: Registro e Download

 

 

 

5. INTRODUÇÃO PRÉ-GAME - PVP.net e Evolução de Contas

 

V.1 Champions

V.1.a Conceito

São os heróis do jogo. São os personagens com quem os jogadores jogam cada game. O diferencial no LoL é que a lista de champions é individual pra cada conta. Pra começar, você começa sem NENHUM. Nenhum? Sim, zero.

O que você tem direito é a uma dezena deles que o jogo te dá acesso para "testar". Se você quiser ter um herói de fato, precisa comprá-lo na Store. Entenda o rodízio de heróis no tópico seguinte.

 

V.1.b Rodízio de heróis

Você tem direito a um rodízio gratuito de heróis que o game te oferece. É com isso que você vai começar a jogar.

Funciona assim: toda semana 10 heróis estão a sua disposição para que você jogue com eles. Essa lista muda toda semana, de forma que os heróis podem repetir ou não. É bem randômico.

A idéia é que você conheça os heróis dessa forma e possa comprar os que você gostar. É excelente para os iniciantes. Sem falar falar que ajuda você a não enjoar de jogar só com os champions que tem.

 

V.2 Out Game

V.2.a Level e XP

O jogador adquire XP a medida que joga, cada game dá uma quantidade específica de XP, baseado no seu desempenho, no resultado (win or loss) e tempo de jogo (se foi rápido). Também existe um bom bônus pra cada primeira partida ganha do dia.

A medida que o jogador ganha XP, a conta dele upa de level e libera diversos customizadores. O level máximo da conta é 30.

DICA: Sempre jogue ao menos uma partida todo dia, o bônus vale a pena.

 

V.2.b Store (Loja), IP (Influence Points) e RP (Riot Points)

O muita coisa do jogo gira em volta de loja dele. Ela vende uma série de coisas que incrementam sua conta, são elas: Runes, Champions, Skins e Bundles.

Para comprar essas coisas é necessário duas espécies de moedas, Riot Points (RP) e Influence Points (IP). Os IP podem ser ganhos jogando, do mesmíssimo jeito que o XP é ganho, já os RP não. Os RP só podem ser comprado com dinheiro real, geralmente por cartão de crédito.

O que diferencia os dois tipos de moeda é o que podem comprar. Os RPs podem comprar champions e alguns conteúdos exclusivos do game. Os IPs podem comprar champions e Runes.

Repare que as Runes só podem ser compradas por IPs, ou seja, jogando partidas do jogo. Isso foi uma boa sacada pois garante que os jogadores pagantes não tenham reais vantagens ou mordomias no in-game.

Em suma, Riot Points são uma forma de gastar dinheiro pra dar support ao game, comprar champions mais rapidamente e ter acesso a algumas coisas exclusivas. Nós falaremos dos preços e itens da loja nos próximos tópicos. Você vai entender melhor.

 

V.3 For Game

V.3.a Spells

São habilidades globais que os jogadores têm direito independente de qualquer coisa. Você as seleciona logo depois que escolhe o herói. Você só pode selecionar duas por vez, mas o game tem 12 no total, que você vai liberando de forma não uniforma a medida que passa de nível. A última é liberada no nível 15 se não me engano.

DICA: Na dúvida, heal e teleport são sempre as melhores, ainda mais pra quem tá começando.

 

V.3.b Masteries

Masteries são passivas globais que funcionam com todos heróis e em todos os jogos. Elas melhoram os atributos e as spells que você utiliza.

A conta tem uma espécie de árvore disso, a qual você vai adicionando pontos e ganhando bônus. Estão divididos em três árvores: Offensive, Defensive e Utility.

Ganha-se um ponto por level para gastar. Vai até 30, que é o nível máximo da conta. Depois de distribuidos, existe sempre a possibilidade de re-distribui-los, de forma que você pode criar uma nova build de masteries todo game, a depender do herói que você planeja utilizar.

DICA: A classe mais genérica de Masteries é a "Utility", se você ainda tem pouca noção de jogo, ponha seus pontos por lá. Funciona pra todos os champions.

 

Mais infos: Guia de Masteries by Duttones

 

V.3.c Runes

As runas funcionam de forma um tanto quanto similar às Masteries, elas dão bonus passivos ao seu champion (AP, HP, Mana, Attack speed, Cooldown Reduction, etc). Você pode ter quantas quiser, basta comprá-las na Store com o uso dos IPs que você ganha jogando, mas atente que você só pode usar um set de no máximo 30 runas por jogo.

Você pode organizá-las nos ditos Rune Books, que são basicamente setups de runas que você salva previamente. Você pode ter até duas configurações salvas, selecionando uma delas antes que o game comece. Vale lembrar que o jogador não começa com os 30 slots de runa aberto, cada slot é aberto em um nível.

Sobre as runas propriamente ditas, elas estão divididas em 4 tipos: Glyphs, Seal, Mark e Quitessence e em três tiers (níveis).

Os tiers são uma simples graduação das runas, uma relação custo/efeito. Lembrando que as runas do tier 2 só podem ser compradas depois do level 10 (level de conta) e as do tier 3 depois do 20.

Os tipos trazem pouca diferença, é mais uma denominação mesmo. Mas reparem que a quintessência, diferente das outras, é uma runa grande, de nível e bônus bem superior, de forma que só se pode ter 3 delas num runebook. Os outros três tipos são menores e tem menos efeito, podendo ter até 9 de cada no runebook.

Se posteriormente você não quiser utilizar mais suas runas de tier 1/2, por serem mais fracas, existe ainda a possibilidade de combiná-las para criar runas de tiers superiores e de habilidades diferentes. Detalhes sobre o Combiner ainda são meio desconhecidos, fica a cargo de vocês testar.

DICA: Não viajem na idéia de que as runas tier 1 não valem ser compradas por terem menos efeitos. Essas tem comprovadamente um custo/benefício muito superior que as level 3, que são muito mais caras por pouca melhoria. As runas devem ser compradas a medida que você está nos respectivos leveis. Vale MUITO a pena. Até porque, como já foi dito, depois você poderá combiná-las para criar runas superiores. Nada é realmente jogado fora.

 

Mais infos: Guia Detalhado de Runas by Duttones

 

V.4 Riot Points

V.4.a Skins

Os skins são as "frescurites" do game. Roupinhas. É o que, em teoria, vai sustentar o game. Você pode comprá-las com dinheiro real e assim seu herói terá aparência diferente e única. Custam normalmente uns 4 dólares mas frequentemente aparecem em promoção. Na minha opinião não é caro, até que valem o dinheiro, sem falar que é uma forma de sustentar o game.

 

V.4.b Bundles (Pacotes)

Nada em especial. São pacotes de produtos que são comprados em RP. Tem dois tipos de pacotes básicos, o Digital Collector's Edition, que te dá acesso a 20 heróis específicos, um skin promocional, 4 runas e 10 dólares de Riot Points, ao custo de 30 dólares. Ou um pacotão de outros 20 heróis, por um preço mais em conta.

Não raro a Riot libera bundles de champion+skin por um preço que seria inferior do que comprá-los separados.

DICA: Eu comprei o Digital Collector's Pack e recomendo. Se você gostar do game, vale muito a pena.

Mais informações sobre ele aqui.

 

V.5. Modos de Jogo

V.5.a Tutorial

É importante que aqueles novos no jogo, principalmente os que nao jogaram MOBA antes, dêem uma olhada nos 2 tutoriais disponíveis. O primeiro (Basic Tutorial) explica a interface e os componentes básicos do jogo. Já o segundo (Battle Training) dá uma visão básica sobre os detalhes do jogo enquanto rola a ação, por exemplo, last hit.

 

V.5.b Normal Game

É um tipo de jogo criado e equilibrado pelo sistema de Matchmaking (ver abaixo) que possui punições específicas pra quitters e nivela os times. Não possui ranking. Pode ser jogado em Twisted Treelines (3v3) e Summoner's Rift (5v5). O processo de pick dessa modalidade é simples, chama-se "Blind Pick", onde ambos times escolhem seus heróis livrementes e não vêem o que o oponente está pegando, de forma que ambos times podem ter um mesmo herói.

Pode tanto ser jogado solo, onde você ingressa no jogo e o sistema acha um time pra você como pode ser jogado com seus amigos. Se você jogar com 2 amigos, o time achará 2 jogadores desconhecidos pra fechar seu time.

 

V.5.c Ranked Game

É a alma do competitivo do LoL, tudo é igual ao Normal Game, com alguns diferenciais que tornam esse modo de jogo muito mais procurado por aqueles que levam o game mais a sério.

Primeiro, o modo de escolha de heróis é diferente. É usado o sistema "Draft Mode". baseado na idéia do "League Mode" do DotA. Ou seja, cada time terá um capitão indicado pelo sistema como o mais experiente do time, capitães esses que poderão banir 2 heróis cada, removendo-os da lista de escolha. Feito o processo de ban, é iniciado o processo de pick aberto e alternado. Isso acontece de forma alternada, no formato 1-2-2-2-2-1 (Ex: um jogador do time 1 pega um herói, dois do time 2 pegam, depois dois do time 1 pegam, até que todos peguem).

Lembrando que nesse modo o pick é visível pra ambos times, de forma que você possa observar o que o inimigo vai usar e fazer um pick pra responder o dele.

O segundo grande diferencial é que existe um ranking, ou seja, um top de jogadores definido pelo seu desempenho na PVP.net. Quem joga mais e ganha mais (melhor rendimento) fica no topo. Esse top é definido por 3 seções, são elas Premade (3v3), Premade (5v5) e Solo (5v5). O que é outro diferencial do Ranked Game, já que vc só pode jogar solo, dupla ou time fechado. No caso de 3v3, só time fechado.

 

V.5.C Custom Game

É a modalidade de "jogo privado" do LoL, equivalente ao custom game do Warcraft III. Ele é público a menos que você configure uma senha. Também pode ser usado pra fazer invite.

É o ideal pra se fazer treinos ou testes, já que não há comprometimento, a nao ser com aqueles que entraram no seu jogo por espontânea vontade. Nesse modo de jogo não conta quit.

Pode ser jogado nos modos "Blind Pick", "Draft Mode" e "All Random".

 

V.6. Matchmaking

V.6.a Conceito

É um dos grandes diferenciais do LoL. É o sistema base de todos os jogos realizados na PVP.net. Ele rege e organiza os matches. É ele quem diz com quem você vai jogar e contra quem você vai jogar nos modos "Ranked Game" e "Normal Game".

 

V.6.b Objetivos

Os objetivos principais dessa ferramenta são basicamente dois: impedir que iniciantes joguem contra jogadores de alto nível e os nivelar os times de forma equalitária.

 

V.6.c Como funciona exatamente

Quem jogou PG na battle.net do Warcraft 3 deve lembrar do esquema PVPGN, é muito similar à ele.

Você não cria jogos, você ingressa no matchmaking e o sistema acha a melhor opção de jogo pra você. A forma como ela faz isso é um tanto quanto simples:

Cada jogador tem uma espécie de valor (Elo) baseado no seu level, quantidade de jogos e desempenho (vitórias x derrotas e kills x deaths). Dai o matchmaking pega todos os jogadores que estão procurando game no momento, classifica grupos pelos leveis dos jogadores, e dentro desses grupos monta times de 5, fazendo uma média do valor dos jogadores do time e os jogando-os contra um time de média exatamente igual ou próxima. O resultado são games perfeitamente balanceados, onde ambos times tem 50% de chance de vencer.

Esse é o sistema que quebra o argumento dos jogadores que criticam que em LoL quem joga mais está na vantagem com Masteries e Runes. Não é bem assim se os times são escolhidos a dedo, concorda?

 

Mas vale lembrar que: Nem sempre o game vai achar jogadores suficientes pra fazer um game 100% balanceado, mas ele fará o possível.

 

 

 

VI. INTRODUÇÃO IN-GAME - Elementos Básicos

 

VI.1. Champions

Como já foi dito, são os heróis do jogo. Você controla um e somente um por game. Eles permanecem selecionados durante todo game. O máximo adicional que se pode controlar são summons (somente 2 champions tem "summons").

No momento existem 43 e são liberados cerca de dois novos heróis por mês.

DICA: Para controlar summon ou cópia sem mexer o hero, segure alt.

 

VI.2 Abilities e Levels

Os "campeões" tem 5 abilities cada, que equivalem a skills do DotA, mas com padrão de níveis diferentes. As abilities (não-passivas) custam mana para serem castadas, mas em casos específicos custam HP ou mesmo não tem custo.

O level máximo do jogo é o 18, portanto só existem 18 níveis de skill. 5 pra cada skill básica e mais 3 pra a skill avançada. Tudo adquirido nos mesmos níveis que o DotA.

A quinta skill é uma passiva natural que cada herói tem, já vem ativada desde o início do game. Essa passiva não tem níveis, mas pode melhorar OU NÃO a medida que seu champion evolui.

 

VI.3 Items

Funcionam do mesmo jeito que o esperado, com a diferença que existe uma loja só, como no HoN. Os itens são divididos em seções em relação as suas características, pra facilitar achar o que você quer. A compra de itens com receita também é facilitada, de forma que é simples saber o que você quer e que itens vc precisa.

Outra novidade também é a build sugestão, os desenvolvedores criaram builds básicas baseadas nas necessidades e nos potenciais que cada herói tem. Não são as melhores possíveis, mas são boas sim e me ajudaram demais no aprendizado pra jogar e depois criar minhas próprias builds.

 

VI.4 Atributos do herói

VI.4.a Conceito

São mais simples que no DotA. Mais diretos. No DotA eram 3 atributos básicos e sub-características que provinham desse atributo, que na verdade era o que importava. LoL simplificou isso, vejam os atributos propriamente ditos são as tais sub-características de antes:

 

VI.4.b HP e Mana

A vida (HP) e mana do LoL funcionam igual a DotA. Seu ganho/level varia de acordo com o herói.

Existem alguns poucos casos específicos de champions que não tem mana (Katarina, Mundo, Tryndamere). Nesses casos, suas skills não tem custo ou custam-lhe life. Existem ainda champions cujo a mana funciona de forma diferente, para o Shen por exemplo, a mana funciona como um conceito de energia, tendo uma quantidade fixa e inalterável de mana, com uma regeneração relativamente alta. Já para o Mordekaiser, sua mana funciona como um escudo que absorve dano. Esse escudo se degenera naturalmente e só pode ser recuperado causando dano.

 

VI.4.c Physical Attack

É o dano físico do heróis, indepentende de melee ou range, é igual.

 

VI.4.d Ability Power

Também conhecido como AP, é uma grande novidade do game. É um atributo que influi em boa parte das skills do jogo. Basicamente, quanto mais AP você tiver, mais forte serão suas skills.

Não existem equações exatas pra calcular o quão grande será o efeito da sua AP nas skills. Cada skill tem sua equação.

AP não aumenta com level, só com itens, skills específicas de champions e agentes externos (Masteries e Runes).

 

VI.4.e Armor

É o atributo que absorve dano físico. A medida que aumenta, a porcentagem bloqueada também aumenta.

 

VI.4.f Magic Resistance

Exatamente igual ao Armor, só que pra dano mágico. A diferença dele é que não aumenta com o level, somente com itens, skills e agentes externos.

Sempre começa em 30, equivalente a 23% de absorção.

 

VI.5. Mapa

VI.5.a Formato

Ele é muitíssimo similar ao do DotA, até nas suas nuances, mas com umas diferenças que o tornam idêntico nos lados de ambos os times. Ou seja, um balanço perfeito, mas sem tirar a graça.

 

VI.5.b Relevo e fog

O fog funciona basicamente como no DotA. A grande diferença que nota-se no LoL é que ele não aproveita muito de relevos, esses são muito escassos e só são diferenciais entre as lanes e a base dos times. Acredito que foi proposital, pois o grande artifício de fog desse game fica no próximo tópico.

 

VI.5.c Brushes

É outra grande novidade do game, uma invenção de cunho tático, muito boa. Trata-se de arbustos de puro fog que foram criados pela Riot. Eles meio que subistituiram o excesso de fogs de árvores que viamos no DotA.

Como funciona? Bom, você entra no arbusto e fica invisível pra quem tá vendo de fora, basicamente isso. Você se camufla entre no matinho. Você só será visível se atacar de lá de dentro ou se uma pessoa do time inimigo também entrar no brush.

Outro fato interessante sobre eles é que é impossível de ver através deles, de forma que eles também bloqueiam visão se postos nos gargalos do jungle e esse é de fato o uso deles. Os desenvolvedores pensaram e adicionaram uma porção deles em cada entrada do lane/jungle, justamente pra limitar essa espécie de visão e favorecer os ganks.

Enfim, menos controle de mapa, mais elemento surpresa e mais ganks! Tenho certeza que quem jogar vai achar genial.

 

VI.5.d Neutral Creeps

Pra quem joga DotA não é novidade. São creeps/minions neutros do map. Dão XP e gold considerável, mas geralmente são mais difíceis de matar que minions de lane.

Mas atentem a uma grande diferença do LoL: os neutrals maiores dão buffs quando mortos. Esses buffs dão uma série considerável de bônus e duram alguns poucos minutos. Eu diria que é o conceito do LoL para PowerUps, uma constante em games competitivos. No DotA, por exemplo, os PowerUps são as runas do rio.

Existe também um equivalente à Roshan no game, é o Baron Nashor. Dá XP e gold pra todo time quando morto. Também libera o melhor neutral buff do game.

 

Mais infos: Guia para Neutral Buffs by Kurt

 

 

VII. INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS PARA JOGADORES DE DOTA

 

VII.1 Não existe denny em LoL

Como assim? Não? o.O

Não, não existe! E é proposital. Isso faz parte de toda uma série de modificações que o LoL criou junto a profissionais do DotA pra tornar o game mais agitado e rápido.

Não existindo dennies, o XP corre solto e os champions evoluem mais rapidamente. Sem aquele jogo chato do early de "quem evolui menos".

Mas vale lembrar que o last hit não só ainda é válido como recomendado.

 

VII.2 Mais dinheiro pra todo mundo

Fazendo uma analogia com DotA, em relação ao custo dos itens e à grana ganha com creeps. Os itens são bem mais baratos, o gold de creeps também, mas o dinheiro ganho por tempo é praticamente o mesmo. Ou seja, o gold que se ganha por não fazer merda nenhuma é bem superior. Isso somado ao fato que não se perde dinheiro quando morre, significa que até os supporters mais escrotos compram alguma coisa. Também parte da idéia do LoL de um game mais velox e empolgante.

 

VII.3 Em contra partida, matar e gankar é mais lucrativo

Não estou dizendo que você pode jogar só gankando, isso ainda é uma má idéia. Mas no LoL gankar se tornou algo mais viável. Killar champions dá mais XP e mais gold que no DotA.

 

VII.4 Sua mana é próxima do infinito

Sim, é isso mesmo. E isso também foi idéia deles. Comparado ao DotA, as skills comem menos mana e a regeneração natual de mana é bem mais alta. O resultado? Nuke pra todo lado.

Em resumo, o que se tira disso e dos três tópicos anteriores? Perca menos tempo dominando o controle de creeps e nuke mais o cara. Capriche muito nos nukes, tente matar o inimigo sempre, afinal, você dificilmente ficará sem mana.

 

VII.5 Denovo: menos farm e mais ação

Já tá explicado. Se não entendeu, re-leia os quatro tópicos anteriores.

DICA: Isso ainda não quer dizer que você deve esquecer o farm, não é bem por ai.

 

VII. Torres

Como assim? O AI da torre do LoL é extremamente inteligente e owna qualquer um que tentar matar um herói em baixo dela.

O dano dela no early game é simplesmente altíssimo, e seu attack rate também não é baixo, então não brinque de tentar matar em baixo da torre inimiga. Não é que nem dota, se uma skill sua tira dano do inimigo, ela já está mirando em você.

Também use isso a seu favor, tenha a torre como um ponto seguro do mapa pra se proteger de ganks. Aproveite pra stunar ou dar slow em qualquer hero que seja seu alvo.

 

 

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Até que tá bom o ótimo, só podia dar uma formatada a mais nas cores, acho que fico cansativo de ler, fico grande.

Procure colocar spoilers, e mais cores para chamar a atenção.

Obrigado por compartilhar.

 

Abraçss :amor:

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