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Livro: Programando com Pascal


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Descrição

Aprenda os conceitos e fundamentos da programação em Pascal, uma linguagem padrão de mercado, utilizada em diversas ferramentas de desenvolvimento, incluindo o Delphi O objetivo deste livro é o desenvolvimento da lógica de programação; ele pode ser utilizado por quem está iniciando o apredizado de produtos como Delphi, ou ainda como livro texto para a primeira disciplina de programação de computadores dos cursos de Ciência da Computação, Sistema de Informação, Engenharia da Computação, e para a programação das disciplinas do tipo Introdução à Computação, dos cursos da área de Ciências Exatas. Além disso, este livro é útil como apoio ao ensino específico da linguagem Pascal, base para o estudo do ambiente de programação Delphi. Pela sua concepção, pode também ser utilizado para a aprendizagem autodidática de Pascal. Sobre o Autor O Prof. Jaime Evaristo formou-se em Engenharia Civil em 1973 na antiga Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Alagoas, mas nunca exerceu a profissão de engenheiro. Nos primeiros anos de sua graduação já havia optado pela carreira de magistério, tendo lecionado em diversos colégios e cursos preparatórios para o vestibular de Maceió. Em 1974, ingressou no quadro de professores da Universidade Federal de Alagoas, tendo, no ano seguinte, realizado o Curso de Mestrado em Matemática na Universidade Federal de Pernambuco. É autor de livros consagrados, como Aprendenda Programando em Linguagem C.''

 

Sumário

CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO

1.1 Organização básica de um computador

1.2 Linguagem de máquina

1.3 Algoritmos

1.4 Lógica de programação

1.5 Resolução de problemas

1.6 Exemplos de algoritmos

1.7 Mais exemplos de algoritmos

1.8 Linguagens de alto nível

1.9 Sintaxe e semântica de uma instrução

1.10 Sistemas de computação

1.11 Por que a linguagem Pascal?

1.12 Exercícios propostos

CAPÍTULO 2 INTRODUÇÃO À LINGUAGEM PASCAL

2.1 Variáveis simples

2.2 Constantes

2.3 Expressões aritméticas

2.4 Relações

2.5 Expressões lógicas

2.6 Estrutura de um programa em Pascal

2.7 Entrada dos dados de entrada

2.8 Saída de dados

2.9 Comando de atribuição

2.10 Exemplos Parte I

2.11 Funções predefinidas

2.12 Exemplos Parte II

2.13 Exercícios propostos

CAPÍTULO 3 ESTRUTURAS DE SELEÇÃO

3.1 O que é uma estrutura de seleção

3.2 O comando if then

3.3 Exemplos Parte III

3.4 O comando if then else

3.5 Exemplos Parte IV

3.6 Sobre o ponto-e-vírgula e a endentação

3.7 O comando case

3.8 Exemplos Parte V

3.9 Exercícios propostos

CAPÍTULO 4 ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO

4.1 Para que servem estruturas de repetição

4.2 O comando for

4.3 O comando while

4.4 O comando repeat until

4.5 Exemplos Parte VI

4.6 Exercícios propostos

CAPÍTULO 5 SUBPROGRAMAS

5.1 O que são subprogramas

5.2 Procedimentos

5.3 Exemplos Parte VII

5.4 Funções

5.5 Exemplos Parte VIII

5.6 Passagem de parâmetros

5.7 Recursividade

5.8 Exercícios propostos

CAPÍTULO 6 VETORES

6.1 O que são vetores

6.2 Declaração de um vetor unidimensional

6.3 Definindo um tipo vetor

6.4 “Lendo” e “escrevendo” um vetor

6.5 Exemplos Parte IX

6.6 Vetores multidimensionais

6.7 Exemplos Parte X

6.8 Um programa para medidas estatísticas

6.9 Exercícios propostos

CAPÍTULO 7 CADEIA DE CARACTERES (STRINGS)

7.1 O que são cadeias de caracteres

7.2 Exemplos Parte XI

7.3 Funções e procedimento predefinidos para manipulação de cadeias de caracteres

7.4 Exemplos Parte XII

7.5 Exercícios propostos

CAPÍTULO 8 REGISTROS E ARQUIVOS

8.1 Registros (Records)

8.2 O que são arquivos

8.3 Arquivos de registros

8.3.1 Definido um tipo arquivo

8.3.2 Associando variáveis a arquivos

8.3.3 Criando um arquivo

8.3.4 Gravando dados num arquivo

8.3.5 Abrindo e fechando um arquivo

8.3.6 Exibindo o conteúdo de um arquivo

8.3.7 Localizando um registro num arquivo

8.3.8 Alterando o conteúdo de um registro

8.3.9 Incluindo novos registros num arquivo

8.3.10 Excluindo (fisicamente) um registro de um arquivo

8.3.11 Excluindo (logicamente) um registro de um arquivo

8.4 Arquivo texto

8.4.2 Gravando um texto

8.4.3 Exibindo e ampliando o conteúdo de um arquivo texto

8.5 Exercícios propostos

CAPÍTULO 9 PESQUISA E ORDENAÇÃO

9.1 Pesquisa

9.1.1 Pesquisa seqüencial

9.1.2 Pesquisa binária

9.2 Ordenação

9.2.1 O SelecSort

9.2.2 O BubbleSort

9.3 Exercícios propostos

CAPÍTULO 10 TIPOS DE DADOS DEFINIDOS PELO USUÁRIO E CONJUNTOS

10.1 O que são tipos de dados definidos pelo usuário

10.2 O tipo discreto

10.3 O tipo faixa

10.4 Conjuntos

10.5 Exemplos Parte XIII

CAPÍTULO 11 ALOCAÇÃO DINÂMICA DA MEMÓRIA

11.1 O que é alocação dinâmica: ponteiros

11.2 Listas

BIBLIOGRAFIA

 

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Espero que gostem

Vai ajudar muita gente

@Zaphey espero ter postado na área certo se não tiver por favor mova

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