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F.e.a.r. 3 .


samusamu
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Mesclando terror e ação, o terceiro F.E.A.R. abdicou um pouco do clima constantemente pesado para dar espaço a mais ação e elementos de shooter. A nova proposta adequa a série a um público maior, sem esquecer de aprofundar na trama original e trazer alguns elementos de jogabilidade novos, como o cooperativo.

 

Não jogou os primeiros? Então esquece

 

Toda a narrativa de F.E.A.R. é baseada em uma rede de história entrelaçadas. Quem ficou com alguma dúvida ao jogar os títulos anteriores pode se preparar para encontrar as repostas nessa continuação. O jogo começa exatamente onde o segundo terminou: na catástrofe paranormal que dizimou a cidade de Fairport. A diferença é que o protagonista agora é Point Man, o mesmo que estrelou o primeiro jogo. Além de Point Man, seu irmão e companheiro no “Project Origin”, Paxton Fettel, ressurge dos mortos para fazer uma aparição assustadora e bem bolada pelos produtores. Fettel se tornará companheiro do protagonista no jogo cooperativo tanto local quanto online. Além disso, é possível jogar novamente as fases finalizadas usando Fettel como personagem.

 

A trama gira em torno da gravidez de Alma, aquela mulher/coisa ruim que aparece em todos os jogos. Em F.E.A.R. 2 ela acaba engravidando do protagonista e agora está prestes a ter um filho.

 

A trama é muito previsível, mas tem todos seus laços bem fechados o que é importante para uma série que busca manter uma ligação plausível entre cada novo jogo lançado. Infelizmente, diferente dos anteriores, F.E.A.R. 3 não tem tantos momentos de terror. Na verdade o jogador sera pouco assustado, e só atormentado pelo terror psicológico durante uma ou outra aparição de Alma ou quando a luz cai e pessoas morrem. Os produtores apostaram em um jogo mais dinâmico e sem interrupções.

 

Solo desafia, co-op diverte

 

A opção de jogar com algum amigo ao seu lado ou mesmo através da internet é divertida e uma boa novidade na franquia. Point Man é aquele cara durão e sem papas na língua que sai dando murros em todos e fuzilando qualquer morto-vivo capenga. Já Fettel é o psicótico da vez. Ele não carrega armas e ataca os inimigos drenando a energia de seus corpos. Sua jogabilidade é bem mais estratégica que a do seu irmão e dá um “replay” legal para quem quiser jogar novamente.

 

O problema do cooperativo é a facilidade que F.E.A.R. 3 se transforma. A série sempre prezou por uma dificuldade mais elevada, mas quando as fases são compartilhadas com outros companheiros o jogo fica visivelmente fácil. Felizmente, a diversão é alta quando o jogador tem a possibilidade de unir ambos os irmãos e bolar estratégias elaboradas mesclando os poderes sobrenaturais de Fettel com o alto poder bélico de Point Man.

 

Quem busca desafio e um pouco de terror deve jogar sozinho mesmo. Sem ajuda,o nível de dificuldade aumenta. Alma e sua trupe paranormal parecem bem mais ameaçadoras quando se anda sozinho pelos sombrios corredores de F.E.A.R. 3.

 

As pessoas que gostam de um FPS e não estão acompanhando a franquia provavelmente não irão se empolgar tanto com F.E.A.R. 3 pela simplicidade de sua jogabilidade. O herói da história apenas consegue controlar o tempo abusando do efeito bullet time, que já foi novidade mas hoje parece algo nada surpreendente e original.

 

O multiplayer competitivo segue o padrão da maioria dos shooters com jogos em equipe. Já o mata-mata tradicional possui algumas modalidades bem diferentes e que chamam a atenção pela originalidade. O Fu**king Run! (com os asteriscos mesmo), é o modo mais incomum e divertido deles. Lá o jogador precisa chegar até uma zona pré-determinada auxiliado por um grupo de quatro soldados que devem correr desesperadamente até essa zona segura. No meio é preciso enfrentar inimigos que surgem do nada ou obstáculos bizarros. Todos devem lidar com a situação o mais rápido possível antes que uma névoa negra os alcance e ponha fim na aventura. É uma ótima forma de descontrair após a jogatina densa do singleplayer.

 

Que susto! Olha a textura daquela parede

 

As fases mantém o estilo claustrofóbico e escuro da série. Cheias de corredores apertados que desembocam em salas repletas de inimigos, são apresentadas de forma linear e cheias de suspense. Convenhamos, é muito mais fácil dar o susto em alguém que está andando em um caminho definido do que um maluco que sai correndo para qualquer lado.

 

O ponto mais baixo de F.E.A.R. 3 é a parte gráfica. O jogo é feio, datado e dificilmente irá parecer mais atraente do que qualquer outro jogo do estilo. Os gráficos não receberam nenhum tipo de tratamento desde F.E.A.R. 2 e tanto as texturas quanto os efeitos visuais irão decepcionar quem espera grandes novidades. Para piorar ele engasga sempre que existe algum “loading” disfarçado entre um cenário e outro.

 

Já a parte sonora é bem acima da média. A dublagem agrada e os efeitos sonoros são de altíssima qualidade. Ruídos, gritos e tudo que é som sobrenatural é extremamente significatico na experiência do jogador. A trilha sonora consegueguiar os sentimentos do jogador e transmite suspense e adrenalina na hora certa.

 

Recalibrado com menos terror e mais ação, F.E.A.R. 3 tem potencial para agradar a quem aprecia um bom tiroteio e quer sentir, mesmo que de leve, um frio da espinha. A adição de novas modalidades no multiplayer e um modo cooperativo divertido são os principais diferenciais na jogabilidade desta edição. Já a parte gráfica decepciona por estar datada e não ter recebido nenhum tipo de tratamento desde o episódio anterior.

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