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Defeitos Gráficos: Texture shimmering


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Seguindo a série de artigos do Baixaki Jogos sobre defeitos e imperfeições gráficas, o assunto abordado da vez é o chamado texture shimmering. Não se trata de algo que grite aos olhos ou que venha a incomodar grosseiramente o jogador, uma vez que só pode ser percebido por olhares mais atentos e, geralmente, em telas de alta resolução.

O texture shimmering pode ocorrer entre transições de imagens de uma resolução de textura para a próxima. Se as mudanças acontecerem de forma muito ásperas (descuidadas, pouco polidas), as texturas que contém níveis de mais baixa qualidade podem se destacar mais enfaticamente. Essa maior evidência em apenas um pedaço da mesma imagem, as vezes pode causar aos olhos o efeito de shimmering ou mesmo de flickering.

No vídeo abaixo, o shimmering ocorre ao fundo e também nas bordas do teto. Note como a textura parece dançar. Há, também, outro defeito presente: o pop-in.

 

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Em alguns casos mais extremos, praticamente pode-se ver uma linha marcando exatamente o ponto de transição entre as texturas, acentuando as diferenças. No que diz respeito à forma ideal de produção, as texturas com maiores detalhes (e consequentemente com resolução mais alta) deve se misturar delicadamente com as texturas de menor definição gráfica (e por conseguinte, que contém menores detalhes), para que o usuário final, ou seja os jogadores, não consigam notar essa transição.

Infelizmente, como podemos notar no vídeo abaixo, não é o que ocorre na maioria dos casos.

 

Apesar disso, voltando ao ponto original do artigo, o que se pode concluir sobre texture shimmering é que esse defeito pode ser altamente variado no decorrer de um game. Pode ser que em uma determinada fase ou mundo simplesmente não haja nada que denuncie a falha, mas na próxima ela fique evidenciada por demais, ficando impossível não deixar de vê-la em tempo integral.

 

Sem movimento

Sem Defeito

 

O defeito texture shimmering é extremamente difícil — quase impossível — de ser detectado em fotos estáticas, paradas, da tela. Ou seja, para julgar qualidade gráfica de imagens, em termos de avaliação de placas de vídeo e qualidade de equipamentos, é preciso o uso de objetos ou imagens cinéticas, em qualquer movimento de deslocamento.

Em geral, texture shimmering são dificilmente detectáveis em áreas escuras e fáceis de serem apontadas em lugares com muita luz e brilho, em áreas externas de superfícies longas e planas. Nesses cenários o defeito é facilmente detectável, uma vez que as texturas relativas ao chão dão a impressão de piscar, ocasionando a sensação de que o ambiente está se mexendo conforme o personagem se movimenta.

O que faz a falha em questão ser uma armadilha, em certos casos, é que em determinadas vezes é realmente muito difícil apontar com segurança a presença do defeito em screenshots, fotos estáticas de jogos. E as imagens paradas são os recursos número 1 na avaliação da qualidade gráfica e julgamento de placas de vídeo e qualidade de resolução de games.

 

 

Porém, é muito mais fácil apontar quando uma transição abrupta ocorre em uma imagem, durante o movimento. Bem como no caso de um jogo, como se nota na passagem acima de The Lord of the Rings Online, sendo que os defeitos são guiados pela flecha do cursor. Além de shimmering, ocorre flicker e algumas situações estranhas com as sombras das árvores. Dessa maneira, para avaliar com precisão texture shimmering é preciso confiar primeiramente em vídeos.

Dos males...

Então, texture shimmering é prejudicial ao que concerne um game de alta qualidade? No sentido mais estrito de análise, sim. É uma falha, a grosso modo, outra espécie de aliasing, e como tal é indesejável porque falseia a unicidade do resultado do sinal proveniente da placa de vídeo, que deveria renderizar a imagem de maneira, teoricamente, correta.

Se tudo funcionasse corretamente, a percepção que se teria da definição da imagem seria a mais afinada possível. Entretanto, devido ao defeito o desempenho máximo tanto do game em questão quanto do aparato técnico está prejudicado, quer seja por falha do primeiro ou do segundo.

Mas especificamente no caso de texture shimmering, o defeito é bem pouco evidente. Se não for o caso da linha de transição entre as texturas ser muito gritante, vai ser necessário muita procura para encontrar o defeito. Em suma, você não vai deixar de jogar aquele belo jogo só por causa dessa gafe das placas.

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