Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

bate papo Quanto ganha um mangaká ?

Azfael
 Compartilhar

Posts Recomendados

Pois bem, o quanto é valorizado o trabalho de um mangaká ? Confesso que fiquei um pouco espantado com os valores, anuais, que esses artistas recebem.

- Maiores mangakás ganham R$ 1,4 milhão por ano -

O mangaká Shuho Sato (Say Hello To Black Jack, Umizaru) comentou em seu Twitter que, segundo um amigo pesquisador da indústria do mangá, os cem criadores mais famosos ganharam cerca de 70 milhões de ienes (R$ 1,4 milhão) graças à venda dos volumes de suas obras em 2009.

O site Yucasee Media informou que o criador de One Piece, Eiichiro Oda, é o autor que mais fatura no mercado atualmente, ganhando cerca de 1,3 bilhões de ienes (R$ 26 milhões) em royalties graças a venda de volumes compilados (tankobon).

Sato também observou que 5.300 mangakás tiveram suas obras publicadas no formato tankobon em 2009. No entanto, os 5.200 “menos conhecidos” obtiveram um lucro de 2,8 milhões de ienes (R$ 55 mil).

Em comparação, o rendimento médio dos funcionários de uma empresa no Japão foi de 4,09 milhões de ienes (R$ 80 mil) em 2009. Sato observou que tanto um funcionário quanto um mangaká devem vender por ano, pelo menos cerca de 120 mil cópias de seus trabalhos.

A revista semanal Bunshun calculou que, em 2010, a renda anual de Oda foi de 2 bilhões de ienes (R$ 40 milhões), divididos em 1,29 bilhões de ienes (R$ 25 milhões) para direitos autorais de mangás e 749 milhões de ienes (R$ 15 milhões) em royalties de produtos baseados nos personagens.

Fonte: ANMTV

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha eu acho até pouco oque eles ganham com excessões de alguns, mais a grande maioria não ganha tanto assim são no maximo uns 20 mangakas que chegam a essa quantia ou se aproxima, eu acho que esse valor ai ainda é bruto depois ainda tem os funcionários editores e muitos outros que levam um parte, posso estar falando mer** não sou nem conheço nenhum mangaka mais acho que é + o - por ai.

Não atendo pedidos por mp ou mensagens de perfil, não adianta pedir <3

TEPGXFZ.gif

Link para o comentário

Olhe bem, isso é uma média, o que quer dizer ? Quer dizer que a média dos mangakás ( profissionais ) recebem anualmente 55 mil reais.

Já os outros ( cem ), que estão no topo, tem uma média de 1,4 milhão de reais por ano. O Eiichiro, se sobressai com 26 milhões anuais.

Ou seja, se for considerar só os que ganham menos, e tendo esse número, 55 mil reais, é muita coisa. Equivale a 4,5 mil reais por mês. Ou seja, é como se fosse uma profissão de engenheiro, advogado, aqui no Brasil. É muito valorizado.

Já os funcionários de uma empresa, possuem a média de 80 mil reais por mês. Sendo eles de todos os ramos para a conclusão de mangás, o que equivale a 6,5 mil reais mensais. O que também é muita coisa.

Vale lembrar que o padrão de vida no Japão é caro, mas em compensação eles não tem tantos juros o que reduz o custo do alto padrão.

Link para o comentário

Sim eu entendi, mais eu quis dizer que alguns poucos ganham bem, pelo trabalho que dá fazer um mangá e ainda se caso tiver uma animação da história que da mais trabalho ainda, na minha opnião é muito desvalorizado o trabalho deles não dizendo que todos deveriam ganhar milhões mais acho que merecem muito mais que isso, acho é preciso gostar muito para seguir uma carreira de mangaka, lá o mercado é disputado acho que pelo esforço deles deveria ser melhor remunerado.

Não atendo pedidos por mp ou mensagens de perfil, não adianta pedir <3

TEPGXFZ.gif

Link para o comentário

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.