Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

[TUTO][Delphi] ListView

lipinf
 Compartilhar

Posts Recomendados

Fala galera, geralmente não comento ou posto algo nessa área, mas aqui estou eu trazendo um tutorial que fiz =]

Obs: Quanto a área, não da gosto postar algo, na minha opinião essa área ta muito suja, não se vê + tutoriais bons ou informações interessantes especificamente sobre Delphi ou VB, o que se vê é apenas noob querendo aprender a fazer um hack/injector ou trocar de skin ou por uma imagem, são poucos os que vem aqui com o real objetivo de aprender programação em Delphi ou VB.

Sinceramente, não sei como vcs não enjoam disso =/

ÍNDICE:

Introdução.

ListView.

-Um pouco de sua definição.

-Aplicação

Conclusão.

INTRODUÇÃO:

Bom, nesse tuto eu irei mostrar o que é, como podemos ler e escrever textos, formatar e algumas coisas adicionais em uma ListView. Espero que gostem.

LIST VIEW:

Um pouco de sua definição:

O controle ListView é muito interessante para exibir dados em diversos formatos e dar uma aparência mais profissional á sua aplicação.

O controle ListView contém os objetos ListItem e ColumnHeader

ListItem:

O objeto ListItem define as características de um item , da seguinte maneira:

......■A descrição do item

......■A imagem (ícone) que irá aparecer junto com o item (fornecida pelo objeto ImageList)

......■Textos adicionais associados aos itens - os subitens - que podem ser exibidos no formato de visão report.

Podemos escolher quatro maneiras diferentes para nossos itens de dados em um controle ListView. Os itens podem ser arranjados em colunas com ou sem cabeçalhos de colunas e temos a opção de exibir os itens acompanhados de imagens e texto.

ColumnHeader:

O objeto ColumnHeader é usado para inserir colunas e cabeçalhos. Fazemos do seguinte modo:

......■Um objeto ColumnHeader é um item em um controle Listview que contém o texto do cabeçalho.

......■A coleção ColumnHeaders contém um ou mais objetos ColumnHeader.

Obs: O objeto ColumnHeader somente pode ser visualizado no formato Report ( View=Report) e pode ser inserido em tempo de projeto ou de execução.

Você pode usar o objeto ColumnHeader para:

......■Disparar o evento ColumnClick quando o usuário clicar no cabeçalho e ordernar os itens baseado em um critério.

......■Esconder os objetos ColumnHeader

......■Ajustar a largura das colunas usando o mouse

Aplicação:

Bom, abra um novo projeto.

Adicione:

1 ListView (fica na aba Win32)

4 Labels

3 Edits

3 Buttons

Ajeite-os da forma que preferir.

Segue a imagem:

tutolistview1.png

Nas propriedades da ListView:

ViewStyle : Coloque vsReport, para podermos visualizar as colunas/cabeçalhos.

SortType : Coloque em Text.

Você perceberá que tem aparecerá uma linha cinza na parte superior da ListView(é onde ficara o cabeçalho).

Aperte botão direito na ListView e aperte em Collumms Editor.

Adicione 3 colunas, modifique suas Caption e defina o seu tamanha com o mouse ou em Width(na barra das propriedades, ao lado)

Segue a imagem:

tutolistview2.png

Aperte 2 vezes no botão gravar e adicione:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

Aperte 2 vezes no botão Carregar e adicione:

Por fim aperte no botão Excluir e adicione:

Resultado final:

tutolistview3.png

Conclusão:

ListView "é um componente fantastico pra organizar informaçoes visualmente =D" - DragonBoss

Espero que tenham gostado e aprendido algo sobre ListView

e espero também que seja de grande utilidade para todos.

Abraço.

>Parte 2<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@edoO~

Hahaha, não me subestime.

Ganharei 2 milhões por ano. '-'

Enfim,

Obrigado. rsrs

@topic

Acabei de perceber que esqueci de incluir algumas informações como uso de CheckBox em cada item e colocar o code que fica atualizando o número de funcionários '-'

Ajeitarei depois =] (amanha)

Abraço.

Link para o comentário

@Zaphey

Acho que não ajudará somente aos iniciantes, até porquê ListView é um componente realmente muito complexo e o que falei aqui é apenas uma parte de sua capacidade total. Creio, que esse tutorial ajudará a todos, seja aprendendo ou revisando, pois foi recentemente que descobri a tamanha funcionalidade do ListView =]

Obrigado por comentar ;]

@nubatikaas_

Nem sem quem é esse ai.

@- NOOB

Muito obrigado -noob, venho observando que você está sempre a dispor de ajudar a área de programação da WC.

Parabéns ;]

@Mr.Doctor

Vlw amigo, tem que pensar grande né ^^

Um dia eu consigo =D

@Tópic

Qualquer dica para a melhoria da formatação do texto do tópico estarei aceitando ^^

Vô acrescentar o uso de CheckBox e o uso do Item.Count da ListView no TUTO. (dô um edit aqui quando terminar).

@Edit

Tô pensando em criar outro tópico, continuação desse, pq na verdade ainda tem bastante coisa que se pode falar sobre ListView,

oq vcs acham?

Obrigado a todos.

Abraço.

Link para o comentário

Realmente ficou ótimo ^^'

Conteudo bem explicado e novo, nada de "ctrl +c/v" da net =X

Vou contribuir com o tutorial:

Para acrescentar linhas de divisão nas colunas e linhas, deixe a opção GridLines em true =]

flw, abraços galera

Link para o comentário

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.