Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Comandos e funções Delphi


macfox22
 Compartilhar

Posts Recomendados

Aproveitando resolvi trazer isso aki prá cá

afinal foi pego de uma aio minha :/

 

Sintaxe:

AnsiLowerCase(const S: string): string;

 

Exemplo:

Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);

Var

X:String;

Begin

X:=Label1.caption;

Label1.caption:=AnsiLowerCase(X); { Label1 ficará tudo em letras minúsculas }

End;

 

 

AnsiUpperCase Converte todos os caracteres de uma string para maiúsculo;

 

Sintaxe:

AnsiUpperCase(const S: string): string;

 

Exemplo:

Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);

Var

X:String;

Begin

X:=Label1.caption;

Label1.caption:=AnsiUpperCase(X); { Label1 ficará tudo em letras maiúsculas }

End;

 

 

Break Interrompe totalmente o loop das condições for, while, ou repeat;

 

Sintaxe:

Break;

 

Exemplo:

Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);

var

S: String;

begin

While true Do

begin

S := Edit1.text;

If S = ' ' Then Break; { Interrompe o loop }

Label1.Caption := S;

end;

end;

 

CloseFile Fecha um arquivo aberto;

 

Sintaxe:

CloseFile(var F);

 

Exemplo:

Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);

var

F: TextFile;

begin

if OpenDialog1.Execute then

begin

AssignFile(F, OpenDialog1.FileName);

Reset(F);

Edit1.Text := Str(FileSize(F));

CloseFile(F); { Fecha o arquivo }

end;

end;

 

 

Continue Continua na próxima condição for, while, ou repeat;

 

Sintaxe:

Continue;

 

Exemplo:

Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);

var

S: String;

begin

While true Do

begin

S := Edit1.text;

If S = ' ' Then Continue; { Voltará para o próximo loop }

Label1.Caption := S;

end;

end;

 

 

Eof Retorna um valor lógico se fim de arquivo;

 

Sintaxe:

Eof(var F): Boolean;

 

Exemplo:

Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);

var

F1, F2: TextFile;

Ch: Char;

begin

if OpenDialog1.Execute then begin

AssignFile(F1, OpenDialog1.Filename);

Reset(F1);

if SaveDialog1.Execute then begin

AssignFile(F2, OpenDialog1.Filename);

Rewrite(F2);

While not Eof(F1) Do { Executa enquanto não for fim do arquivo F1 }

begin

Read(F1, Ch);

Write(F2, Ch);

end;

CloseFile(F2);

end;

CloseFile(F1);

end;

end;

 

 

Exit Sai imediatamente de um bloco corrente;

 

Sintaxe:

Exit;

 

Exemplo:

Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);

begin

repeat

if KeyPressed then Exit; { Se alguma tecla pressionada sairá do bloco repeat }

Memo1.Lines := ‘Xx’;

until False;

end;

 

 

FileOpen Abre um arquivo específico;

 

Sintaxe:

FileOpen(const FileName: string; Mode: Word): Integer;

 

Exemplo:

Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);

begin

MyFileHandle := FileOpen(EXISTS.TXT); { Abre o arquivo EXISTS.TXT }

end;

 

 

 

GotoXY Move o cursor para as coordenadas dadas dentro da tela;

 

Sintaxe:

GotoXY(X, Y: Byte);

 

Exemplo:

Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);

begin

GotoXY(10,25); { Posiciona o ponteiro do mouse no pixel 10 , 25 }

end;

 

 

Int Retorna a parte inteira de um argumento;

 

Sintaxe:

Int(X: Real): Real;

 

Exemplo:

Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);

var

R: Real;

begin

R := Int(123. 456); { Mostra “123.0” }

R := Int(-123.456); { Mostra “-123.0” }

end;

 

 

KeyPressed Determina se uma tecla foi pressionada no teclado;

 

Sintaxe:

KeyPressed: Boolean;

 

Exemplo:

Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);

var

A,B:integer;

begin

B:=1;

repeat

A:=A+B;

Label1.Caption := str(A);

until KeyPressed; { Repetirá até alguma tecla ser pressionada }

end;

 

 

 

 

 

Now Retorna a data e hora corrente;

 

Sintaxe: { Formato da data e hora }

Now: TDateTime;

 

Exemplo:

Procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);

begin

Label1.Caption := 'A data e hora é ' + DateTimeToStr(Now); { Mostra a hora e data }

end;

 

 

Sqr Retorna um número ao quadrado;

 

Sintaxe:

Sqr(X: Real): (Real);

 

Exemplo:

Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);

var

S, Temp: String;

begin

Str(Sqr(5.0):2:1, Temp); { Retorna 25.0 }

S := '5 ao quadrado é ' + Temp;

MessageDlg(S, mtInformation, [mbOk], 0);

end;

 

 

Str Converte um valor numérico para uma string;

 

Sintaxe:

Str(X [: Width [: Decimals ]]; var S);

 

Exemplo:

Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);

var

X, Temp: String;

A: Integer;

begin

A:=A+1

Str(A:2:1, Temp); { Transforma A em string de tamanho dois e uma casa decimal }

X := 'O número é ' + Temp;

MessageDlg(X, mtInformação, [mbOk], 0);

end;

 

 

 

 

Val Converte um valor string para sua representação numérica;

 

Sintaxe:

Val(S; var V; var Code: Integer);

 

Exemplo:

Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);

var

I, Code: Integer;

begin

Val(Edit1.Text, I, Code); { Converte o conteúdo de Edit1 para um valor }

end;

 

 

If ... Then ... Else If, then, e else especifica a condicional sobre a qual uma declaração será executado.

 

Sintaxe:

If <Expressão1> then <expressão2> else <expressão3>;

 

Exemplo:

Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);

var

idade:integer;

begin

idade := Edit1.text;

If (idade < 1) or (idade > 120) then

Label2.caption := ‘Você não está dizendo a verdade.’ {Executa se idade<1 ou idade>120}

Else

Label2.caption := ‘Ok!’; { Executa se idade não for < 1 ou > 120 }

end;

 

 

Case ... of O procedimento Case é usado para ramificar um código dependendo do resultado ou valor encontrado neste código.

 

Sintaxe:

Case <expressão> of

<valores>

else

<valor>

 

Exemplo:

Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);

var

tecla:char;

begin

tecla := Edit1.text;

Case tecla of

‘A’..’Z’, ‘a’..’z’:Label2.caption:=‘Você digitou uma letra’;{Executa se digitado uma letra}

‘0’..’9’:Label2.caption:=‘Você digitou um número’ { Executa se digitado um número }

else

Label2.caption:=‘Você digitou um caracter especial’; { Executa se digitado outra tecla }

end;

 

 

Repeat ... until Os procedimentos entre Repeat e until é executado na seqüência enquanto uma condição seja satisfeita.

 

Sintaxe:

Repeat

<procedimentos>

until <expressão>;

 

Exemplo:

Procedure Tform1.Button1.Click(Sender: TObject);

var

a, b : integer;

begin

b := 1;

Repeat

a := a + b;

Label3.caption := str (a) + str(b);

until a = 1000; { Se a <> de 1000 , senão }

end;

 

 

While .. Do A declaração While controla a execução repetida de uma declaração simples ou composta.

 

Sintaxe:

While <expressão> do <procedimento>

 

Exemplo:

Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);

var

a, b : integer;

begin

b := 1;

While a < 1001 Do { Enquanto a for < que 1001 executa o bloco, senão }

begin

a := a + b;

Label3.caption := str (a) + str(b);

end;

end;

 

 

For .. Do O loop For .. Do é uma declaração que será executada até que a variável de controle seja satisfeita.

 

Sintaxe:

For <variável de controle> := <valor inicial> To ou Downto <valor final> Do <procedimentos>

Exemplo:

Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);

var

cont, x : integer;

begin

For cont := 1 To 100 Do { Repete o bloco 100 vezes }

begin

x := x + cont;

Label4.caption := str(x);

end;

end;

 

 

Goto / Label: A instrução Goto permite que você salte de onde está no momento para um linha rotulada específica. Um rótulo é definido usando-se a palavra label.

 

Sintaxe:

Goto <rótulo>;

Label <rótulo>;

 

Exemplo:

Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);

var

resp : char;

a, b : integer

begin

b := 1;

Label inicio: { A linha é rotulada como inicio }

a := a +b;

Label2.caption := str(a);

Label3.caption := ‘Deseja somar mais um’;

Edit1.visible := True;

resp := Edit1.text;

If (resp = ‘S’ or ‘s’ or ‘Y’ or ‘y’) then Goto inicio; { Volta para o rótulo }

end;

 

 

RunError Este comando emite um número de erro que você introduz como motivo de falha de programa.

 

Sintaxe:

RunError [ ( Errorcode: Byte ) ];

 

Exemplo:

Procedure Tform1.Form1Load(Sender: TObject);

var

I : Char;

Cont : Integer;

begin

repeat

I := Edit1.text;

If I := ‘Q’ then RunError (230); { Emite ao usuário o erro 230 }

until FALSE;

end;

 

 

ShowWindow A função ShowWindow modifica o estado de visibilidade da janela.

 

Sintaxe:

ShowWindow(Wnd: HWnd; CmdShow: Integer): Bool;

 

Parâmetro Descrição

Wnd Identifica a janela.

CmdShow Especifica como a janela será mostrada. Este parâmetro pode ser um dos seguintes valores:

 

Valor Significado

SW_HIDE Esconde a janela atual e ativa uma outra janela.

SW_MINIMIZE Minimiza a janela específica.

SW_RESTORE Ativa e mostra uma janela. Se a janela está minimizada ou maximizada, o Windows restaura ela para o tamanho e posição original.

SW_SHOW Ativa uma janela e mostra ela na posição e tamanho corrente.

SW_SHOWMAXIMIZED Ativa uma janela e mostra ela como uma janela maximizada.

SW_SHOWMINIMIZED Ativa uma janela e mostra ela como um ícone.

SW_SHOWMINNOACTIVE Mostra uma janela como um ícone. A janela que está atualmente ativada permanece ativa.

SW_SHOWNORMAL Ativa e mostra uma janela. Se a janela estiver minimizada ou maximizada o Windows restaura ela para a posição e tamanho original.

 

Exemplo:

Procedure Tform1.Form1Load(Sender: TObject);

ShowWindows (Tform2 : Hwnd ; SW_SHOW : integer)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.