Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

[C#] O "If", "else"

lgomes.leo
 Compartilhar

Posts Recomendados

Faz muito tempo que eu não venho aqui no fórum pra ensinar mais coisas para quem lê o WC. Hoje eu pretendo ensinar mais um pouco, e dessa vez sobre o If e o else. Tentarei explicar da melhor maneira, mas de qualquer forma, caso haja alguma dúvida pergunte abaixo que eu (ou qualquer outro usuário) tentarei ajudar. Vamos começar?

[C#] O If e o else

O 'If' é bem facil de entender, principalmente pelo nome. Se você sabe um pouco de inglês já sabe que if é um "se" ou "caso" e 'else' é como "caso contrário" e os dois são utilizados da mesma forma na maioria das linguagens de programação. Usamos o 'If' e o else (no C#) da seguinte maneira:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

Como já vimos antes 'algo booleano' é algo que retorne como "true" (verdadeiro) ou "false" (falso). Por exemplo:

Este foi um exemplo bobo um tanto quanto sem sentido, mas mesmo assim, vamos análisar o que ele faz:

Na primeira linha, If ( i == 0), ele faz mais u=ou menos uma pergunta assim: O i vale 0?

Se a resposta obtida for sim ele faz o que está dentro das chaves do if, ou seja ele muda o valor de i, de 0 vai para 1. Já se a resposta pra pergunta "O i vale 0?" for não, ele executa o que está no else, que no caso é mudar o valor de i para 0.

Não é necessário colocar a parte do else se você estiver usando um 'If', mas em muitas vezes pode ser util usar o else.

Um erro muito comum é colocar nos parenteses por exemplo ( i = 0 ), o que gerará um erro porque "i = 0" num dá em uma resposta booleana (true ou false) e sim "i == 0" dá em uma resposta booleana. Por isso, Lembre-se:

'==', '!=', '<', '<=', '>', '>=' são usados para testamentos booleanas, usadas para retornar true ou false.

Já '=' é usado para armazenar em uma variável algum valor, e não para "responder uma pergunta".

Dica: Pense em bools como perguntas, se pege o que você imagina ser um bool e formule uma pergunta com ele, se a resposta não for, nem sim e nem não, assim como verdadeiro ou falso, tem algo de errado.

Um If mais avançado

Você: Mas calmai, eu posso pensar: caso i tenha o valor de 0 e i seja diferente de 2, por exemplo, mas como eu faço isso em c#?

Eu: Assim:

Você: Mas o que é &&?

É assim:

&& quer dizer "and", mas existem dois tipos de "and" o & e o &&. Assim como é o "or" conhecido também como '|' ou '||'.

A diferença é:

'&' ou '|' estão "normais" quando você usa só 1 '&' ou '|' o programa verifica as duas afirmações por exemplo:

ele primeiro vê se a afirmação 1 é verdadeira, mesmo que ela seja, ele verifica a afirmação 2. Se a afirmação 1 for falsa ele verifica a afirmação 2 para ver se ela é verdadeira ou não. De qualquer forma, no final ele sempre verifica as duas afirmações. Já quando você tem:

que é chamado de avaliação em Curto-cirquito, o programa verifica a primeira afirmação 1, se ela for verdadeira, ele nem perde tempo verificando a segunda afirmação.

Bom, é isso por enquanto,

Se for copiar, ponha os créditos. Qualquer coisa que eu puder ajudar, é só avisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NOOB

Então, eu faço esses tutoriais/lições mais para iniciantes, pois a maior documentação dessa parte principal bem básica está em inglês e, convenhamos, é mais facil para agente aprender quando é na nossa língua, então sempre que eu posso (tenho tempo) eu posto algo para ajudar.

Obrigado pelo elogio. :-)

Link para o comentário

• 1 mês depois...
Gostei mesmo!

Eu quero aprender C#, mas me confundo muito com as { } e me ajudou bastante, pois IF e ELSE são muito úteis.

Obrigado por compartilhar.

Abraços!

creio eu que o if e o else é a base de uma aplicação

em delphi

tudo que eu faço eu uso if e else

^^/

isso é ótimo!

Link para o comentário

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.