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Tutorial - Missões em Grand Chase


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Tutorial - Missões em Grand Chase

 

1 - Introdução - Princípios de Missão

 

Missões são o principal modo de jogo de Grand Chase. É onde a história do jogo realmente se desenvolve, desde a entrada de Elesis, Lire e Arme na Grand Chase e o encontro das três.

Este tutorial tem como ideal, dar informações e dicas sobre as missões existentes no bGC (brazilian Grand Chase), que são: - Floresta dos Desafios, - Torre Sombria, - Calabouço de Gorgos, -Castelo Gaicoz, -Mar de Patusei, -Continente Ellia, -Labirinto Secreto, -Castelo de Cazeaje, -Catacumbas de Kastulle, -Ruínas de Kastulle e -Queda de Vermecia.

Cada uma tem um grupo diferente de inimigos, entre eles os simples "monstros" e o "chefe" (ou Boss). Em alguns casos, podem haver alguns "Sub-chefes", que seriam tão fortes quanto um chefe, mas não representam o final da Missão.

Os Monstros são os inimigos mais fracos, que se apresentam em quase todos os estágios de qualquer Missão, tentando impedir seu time de avançar até o chefe. Eles geralmente não são muito fortes, embora em grande número, podem causar grandes problemas.

Os Chefes são os últimos adversários das Missões. Cada Missão tem o seu próprio, embora no Labirinto Secreto, exceção à regra, há vários chefes, em cada fim de caminho. Todos os chefes, ao serem derrotados, liberam os baús para serem abertos ou simplesmente fazem a Missão terminar.

Os sub-chefes (encontrados no Castelo de Gaicoz, no Continente Ellia, no Labirinto Secreto, no Castelo de Cazeaje, nas Catacumbas de Kastulle e na Queda de Vermecia), são criaturas, maiores que monstros, e mais poderosos. Eles não são considerados chefes por simplesmente não serem os últimos inimigos da Missão.

 

Índice

 

Para ir exatamente aonde quiser ir, aperte Ctrl+F e digite o número (e a letra, se tiver) do tópico ou subtópico que deseja ver.

 

001- Tipos de inimigos

1a - Inimigos simples

1b - Inimigos contra-atacantes

1c - Inimigos resistentes

1d - Outros alvos

002- Bestiário

 

003- Missões

3a - Floresta dos Desafios

3b - Torre Sombria

3c - Calabouço de Gorgos

3d - Castelo Gaicoz

3e - Mar de Patusei

3f - Continente Ellia

3g - Labirinto Secreto

3h - Castelo de Cazeaje

3i - Catacumbas de Kastulle

3j - Ruínas de Kastulle

3k - Queda de Vermecia

 

004- Personagens

4a - Elesis

4b - Lire

4c - Arme

4d - Lass

4e - Ryan

 

005- Táticas em geral de cada classe

5a - Espadachim

5b - Cavaleira

5c - Gladiadora

5d - Justiceira

5e - Arqueira

5f - Caçadora

5g - Guardiã

5h - Nova

5i - Maga

5j - Alquimista

5k - Feiticeira

5l - Arquimaga

5m - Ninja

5n - Mercenário

5o - Vingador

5p - Retalhador

5q - Druida

5r - Sentinela

 

006- Perguntas Freqüentes (FAQ)

 

007- Créditos

 

]001- Tipos de Inimigos

 

 

Em Grand Chase, os inimigos são divididos em 3 grupos: os Inimigos Simples, os Inimigos Contra-Atacantes e os Inimigos Resistentes:

 

1a- Simples: Os inimigos Simples são aqueles que, ao receberem golpes, nunca contra-atacam, e quando sofrem um golpe de "derrubar" (golpes fortes que acabam por atordoar o oponente, como o golpe aéreo do Ninja e a flecha crítica da Lire).

Nesse grupo, estão: Texugo, Gosma, Cogumelo, Goblin, Goblin Pula-Pula, Oak, Soldado 1B, Soldado 2B, Soldado 2A, Soldado 2 Negro, Monban, Lagosta Amoa, Cazeaje Forma 2 (canina), Lass, Esqueleto Espadachim, Esqueleto Arqueiro, Esqueleto Espadachim Elite, Esqueleto Arqueiro Elite e Gata de Combate.

 

 

1b- Contra-Atacantes: Os inimigos Contra-Atacantes são derrubados normalmente se sofrerem um golpe forte, mas, quando são atacados por qualquer tipo de golpe, podem fazer um teleporte e contra-atacar alguém de seu time (normalmente quem o atacou).

Nesse grupo, estão: Soldado 1A, Soldado 1 Negro, Caído, Gaicoz, Fantasma Agüi, Elena, Kamiki, ??? (Nerd) e Cazeaje Forma 1 (humana).

 

 

1c- Resistentes: Os inimigos Resistentes são os inimigos que não contra-atacam ao receberem golpes, mas também não são caem atordoados ao tomarem golpes fortes. Eles continuam de pé e _alguns_ sofrem uma paralisia por curto tempo, devido ao golpe.

Nesse grupo, estão: Monstros de Expedição (Drillmon, Harpia, Paradom, Troll, Gorgos, Gadosen, Basilisco, Mandrágora), Wendy, Ente, Gorgos Vermelho, Canhão, Patusei, Kacaro, Golem de Aço, Golem de Gelo, Golem de Fogo, Ciclope, Golem de Pedra, Ovo de Gorgos, Gon, Rainha Negra, Cavaleiro Oak e Amon Negro.

 

 

 

1d- Outros Alvos em Missões: Ainda há um quarto tipo de "inimigo" em Grand Chase, porém não chegam a ser considerados inimigos por não atacarem. Estes são a Parede de Madeira, o Cristal da Torre, Portal, Totem de Ressurreição, Totem de Invocação, Cristal Azul e Cristal Vermelho.

002- Bestiário

 

Exatamente 23 Imagens dos monstros que infrentarão, e suas evoluções.

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

Como a lista de monstro é muito grande, não consegui fazer a descrição de todos.

 

 

003- Missões

 

Pequenos textos sobre as missões, lista dos monstros encontrados em cada missão e itens recebidos, normalmente ou para desafios.

 

3a - Floresta dos Desafios

 

A Floresta dos Desafios é onde a aventura começa para Elesis, Lire e Arme. Essa é a Missão Inicial, ou seja, onde elas vão provar que são fortes, habilidosas e corajosas ao penetrar em uma floresta cheia de inimigos e desafios. A idéia é buscar a Maçã Mágica do Ente, protetor da Floresta, simples assim.

Estágios: 5.

Monstros: Texugo, Cogumelo, Gosma.

Chefe: Ente

Itens recebidos: nenhum.

Itens de desafios: nenhum.

 

3b - Torre Sombria

 

A Torre Sombria é a missão onde Elesis, Lire e Arme se conhecem e começam a trabalhar juntas. De início, elas se dão bem, até chegarem no chefe, Wendy. Elesis e Arme não ouvem uma a outra e elas brigam separadamente. No meio da batalha, elas percebem que, separadas, seus poderes ficam mais fracos, então elas lutam juntas. Com a lição de amizade e time concluídas, elas completam a Torre Sombria.

Estágios: 4.

Monstros: Goblin, Goblin Pula-Pula, Oak.

Chefe: Wendy.

Itens recebidos: Cristal sem brilho, Cristal.

Itens de desafios: itens para os desafios entre nível 0 e 15.

 

3c - Calabouço de Gorgos

 

O Calabouço de Gorgos é a primeira missão "oficial" da história. As três meninas começam a sua busca pelos Pedaços de Mapa do Castelo de Cazeaje, para derrotar a Rainha das Trevas. Elas começam indo ao Calabouço de Gorgos, onde o chefe, Gorgos, guarda um dos Pedaços do Mapa. Aqui, Elesis percebe que Sieghaat (possivelmente seu pai) era conhecido até pelo dragão vermelho mutante, Lire tenta combater a timidez e Arme se apressa para obter Cristais para ganhar um Cetro de Gorgos.

Estágios: 4~5.

Monstros: Soldado 1B, Soldado 1A, Canhão, Soldado 2B, Soldado 2A.

Chefe: Gorgos Vermelho.

Itens recebidos: Cristal sem brilho, Cristal, Pedaço 1 do Mapa.

Itens de desafios: itens para os desafios entre nível 0 e 15, Presas de Gorgos (Feiticeira)

 

3d - Castelo Gaicoz

 

O Castelo Gaicoz é onde o segundo pedaço do mapa de Cazeaje se localiza, nas mãos do guerreiro Gaicoz. Este é um guerreiro que vendeu sua alma ou a perdeu para Cazeaje. Enfim, ele luta por Cazeaje para obter benefícios para si mesmo, não importando-se com os guerreiros honrados da casa Gaorin, grupo a qual Gaicoz pertence. Ele discute com as meninas e utiliza magia negra para tentar derrotá-las. Elena, uma maga da Grand Chase, chega a tempo e aumenta os poderes de Elesis, Lire e Arme, que derrotam Gaicoz.

Estágios: 5~6.

Monstros: Soldado 1B, Soldado 1A, Monban, Líder Monban, Caído, Canhão.

Sub-chefe: Gaicoz.

Chefe: Gaicoz.

Itens recebidos: Cristal sem brilho, Cristal, Pedaço 2 do Mapa, Gema.

Itens de desafios: itens para os desafios entre nível 0 e 15, Selo de Gaicoz (Cavaleira), Selo de Gaicoz (Caçadora), Selo de Gaicoz (Alquimista), Selo de Gaicoz (Mercenário), Dado 6 Guerreiros (Gladiadora)

 

3e - Mar de Patusei

 

O Mar de Patusei é a terceira localização onde Elesis, Lire e Arme vão em busca dos pedaços de mapa. Aqui, elas acabam tendo que lutar embaixo d'água, que não é problema para Lire. Elesis e Arme, no entanto, não gostam nada disso. Elesis sente-se mais lenta na água, enquanto Arme reclama que seu vestido e seu cabelo ficarão arruinados. Por isso, Lothos entrega a elas o Pacote dos Corais, usado para facilitar os movimentos embaixo d'água e protege tudo o que estiver em seu interior. Elas vão e encontram Patusei, que é vencido facilmente. Elas entram pela entrada abaixo do trono de Patusei e alcançam a próxima missão.

Estágios: 5.

Monstros: Soldado 1B, Soldado 1A, Lagosta Amoa, Fantasma Agüi.

Chefe: Patusei.

Itens recebidos: Cristal sem brilho, Cristal, Pedaço 3 do Mapa, Gema.

Itens de desafios: itens para os desafios entre nível 0 e 15, Rubi de Patusei (Sentinela), Pérola Vermelha (Nova) e Armadura de Lagosta (Nova)

 

3f - Continente Ellia

 

Esta é a última missão antes de confrontarem-se com Cazeaje. Elas vão procurar, no Continente Ellia, região totalmente morta e destruída, pelo quarto pedaço de mapa. Elas escapam das armadilhas criadas pelos Gorgos, Trolls e Gaicoz Negros e chegam até Elena. Ela revela ser General do Exército de Cazeaje e luta contra as meninas. Perdendo, ela se transforma em Kamiki, monstro criado pela combinação da Magia Negra de Cazeaje com os fortes poderes mágicos de Elena. Kamiki, mesmo sendo muito forte, não resiste ao poder do trio Grand Chase. As meninas pegam o quarto pedaço de mapa.

Estágios: 5~6.

Monstros: Soldado 1B, Soldado 1 Negro, Soldado 2B, Soldado 2 Negro, Fantasma Agüi B, Monban Negro, Lagosta Negra, Caído Negro.

Sub-chefe: Gorgos Negro, Troll Negro, Gaicoz Negro, Gorgos Negro 2, Elena.

Chefe: Kamiki.

Itens recebidos: Cristal sem brilho, Cristal, Pedaço 4 do Mapa, Gema.

Itens de desafios: itens para os desafios entre nível 0 e 15, Tábula Mágica (Feiticeira), Orbe da Escuridão (Guardiã).

 

3g - Labirinto Secreto

 

O Labirinto Secreto foi onde o trio Grand Chase acabou chegando, ao consultar mal o mapa, ou é o lugar onde o mapa aponta de verdade. Elas se questionam por estarem no local errado, mas acabam passando por todos os estágios do Labirinto e derrotam Gadosen, o ser morto que se alimentava das almas das criaturas que acabavam perdidas entre os estágios ou mortas pelas armadilhas. Gadosen derrotado, elas vão para o Castelo de Cazeaje, finalmente.

Estágios: Variado.

Monstros: Soldado 1B, Soldado 1A, Canhão, Soldado 2B, Soldado 2A, Lagosta Amoa, Caído, Monban, Líder Monban, Fantasma Agüi.

Sub-Chefe: Harpia.

Chefes: Gorgos, Gaicoz, Paradom, ???(Nerd), Patusei. Gadosen.

Itens recebidos: nenhum.

Itens de desafios: Chave Brilhante (Ninja).

 

3h - Castelo de Cazeaje

 

O Castelo de Cazeaje é onde as meninas colocam sua coragem e determinação à prova: elas devem passar por todos os oponentes que ousarem entrar em seus caminhos. Elas passam por todos, derrotando-nos, e chegando em Cazeaje. Cazeaje discute com elas, dizendo que os humanos foram quem estavam levando o mundo para o Caos, e que elas não mostram lógica, pois elas lutam para não haver lutas. No mais, Cazeaje diz que voltará e libera o corpo do humano que antes estava possuído. Este é Lass, o quarto membro do grupo de Elesis, Lire e Arme. Ele decide ir com elas, pois quer se redimir dos erros que fez.

Estágios: 7.

Monstros: Soldado 1A, Lagosta Amoa, Canhão.

Sub-chefes: Gorgos Vermelho, Basilisco, Kacaro, Cazeaje Forma 1 (Humana), Cazeaje Forma 2 (Canina).

Chefe: Lass.

Itens recebidos: Cristal, Gema, Mapa Original.

Itens de desafios: Aprovação do Teste do Lass (Ninja), Defensor de Vermecia (Gladiadora), Pedaço de Memória (Vingador), Pingente de Cazeaje (Justiceira), Chama de Basilisco (Justiceira), Chama de Kaikaru (Justiceira), Pó de Cazeaje (Arquimaga), ... (Retalhador)

 

3i - Catacumbas de Kastulle

 

A caminho da Cidade da Cruz de Prata (razão ainda não revelada), Elesis, Lire e Arme caem numa armadilha. Elas despencam nas Catacumbas de Kastulle, onde encontram mortos-vivos. Elas acabam tendo de enfrentar Golens Elementais e até um Ciclope, para sair daquele lugar.

Estágios: 6, sendo que o quarto e o quinto podem variar.

Monstros: Guerreiro de Ossos, Arqueiro de Ossos, Caído, Monban Elite, Gorgos Negro 2.

Sub-Chefes: Golem de Fogo, Golem de Gelo, Golem de Aço.

Chefe: Ciclope.

Itens recebidos: Baú de Kastulle, Chave de Kastulle.

Itens de desafios: Fragmento de Foice (Sentinela), Selo de Ciclope (Justiceira), Selo de Gelo (Justiceira), Selo de Fogo (Justiceira), Selo de Aço (Justiceira), Texto Élfico (Nova), Flecha de Osso (Nova), Selo de Fogo (Nova), Selo de Gelo (Nova), Livro de Magias (Arquimaga), Selo de Fogo (Arquimaga), Selo de Gelo (Arquimaga), Tapa-Olho de Ciclope (Retalhador), Coração de Fogo (Retalhador), Coração Gelado (Retalhador), Coração de Aço (Retalhador).

 

3j - Ruínas de Kastulle

 

No fim das Catacumbas de Kastulle, Elesis, Lire e Arme chegam nas Ruínas da cidade de Kastulle. Arme conta que os esqueletos na verdade são os antigos moradores da cidade, que se tornaram mortos-vivos. Lire alerta sobre um Protetor poderoso, e Elesis ignora. Elas enfrentam o terrível Golem de Pedra e saem vitoriosas.

Estágios: 4.

Monstros: Guerreiro Esqueleto, Caçador Esqueleto, Canhão, Caído.

Chefe: Golem de Pedra

Itens recebidos: Baú de Kastulle.

Itens de desafios: Livro de Feitiços (Arquimaga), Selo do Golem (Nova), Flecha Brilhante (Nova)

 

3k - Queda de Vermecia

 

Depois de derrotarem o Golem de Pedra, Elesis, Lire, Arme, Lass e Ryan começam a ouvir vozes humanas. As vozes pedem que eles voltem para Vermecia para salvá-los. A Grand Chase volta e encontra o Vale do Juramento destruído e o Castelo de Serdin em chamas. Após derrotar os monstros que estavam causando todo esse caos, elas encontram o Líder deles, o Amon Negro. Após derrotarem-no, eles decidem ir para um outro lugar, cheio de demônios, para impedir que Vermecia seja atacada novamente.

Estágios: 6~7, com variações entre o terceiro, o quarto, o quinto e o sexto.

Monstros: Guerreiro Esqueleto, Caçador Esqueleto, Caído, Gata de Combate, Oak, Goblin, Goblin Pula-Pula, Soldado 1B, Soldado 1A, Ovo de Gorgos, Gon.

Sub-Chefes: Rainha Negra, Cavaleiro Oak.

Chefe: Amon Negro.

Itens recebidos: Baú de Amon, Cristal Bruto.

Itens de desafios: Selo de Rainha Negra (Retalhador), Selo Oak (Retalhador), Selo do Amon (Retalhador), itens para Desafio (Proteja Vermecia)

 

004- Personagens

 

 

Área com pequena descrição para os 5 (até agora) personagens jogáveis do Grand Chase:

 

Elesis: Elesis é a espadachim, que luta para descobrir mais sobre seu pai e achá-lo, se estiver vivo. Ela é a esquentada do grupo, geralmente a que cai em armadilhas óbvias. Seu estilo de luta é próximo, sempre com armas de pouca distância, mas dano superior. Por ter defesa contra flechas e maior defesa e resistência, normalmente é quem fica na frente, protegendo o resto do grupo. Ela é bem valorizada por isso, e por ser a escolhida pela maioria dos jogadores, protege bem o grupo, desde que o grupo esteja disposto a esconder-se atrás dela e que a Elesis esteja disposta a protegê-los. Em um solo, seus "otto shots" são bem úteis, mas a deixa um pouco vulnerável... Suas armas são a Espada, a Lança, a Montante e os Sabres. Sua cor favorita é vermelho.

 

Lire: Lire é a arqueira, que luta para proteger a natureza, típico de elfos. Ela quer derrotar Cazeaje para trazer de volta a paz no mundo. Ela é a calma do grupo, talvez a que mais ligue as outras duas meninas do grupo. Seu estilo de luta é o distante, sempre com variações de arco que podem ser fortes e lentos, ou fracos e muito rápidos. Ela não é muito valorizada em missões em grupo, pois faz o mesmo que uma Elesis poderia fazer, e não serve para proteger o grupo, mas pode ser considerada a melhor personagem para fazer solos, por poder correr o tempo todo e poder desviar dos golpes da maioria dos inimigos, que são normalmente de curta distância. Suas armas são o Arco, as Bestas, a Balista e o Gakkung. Cor favorita: Verde.

 

Arme: Arme é a Maga, vindo de Serdin. Sua inteligência é incrivelmente alta, e ela prova isso com suas fortes magias. Ela entra na Grand Chase esperando acabar com Cazeaje e mostrar seu poder. Ela é a extrovertida do grupo, distraindo-se facilmente e podendo causar problemas, às vezes. Ela também é muito espontânea, fazendo coisas inesperadas e surpreendendo seus oponentes. Em um grupo, ela representa o poder mágico capaz de apagar oponentes do mapa com facilidade. O problema é sua fragilidade, que é um enorme problema para ela, pois ela não possui nenhum redutor de dano, como Elesis, Lire e Ryan têm. Em solos, essa é sua única desvantagem: alguns golpes são o suficiente para derrubar uma Arme, mas até ela cair, o inimigo deve tomar cuidado. Ela normalmente é a personagem de longa~curta distância, variando de acordo com a tática e classe. Sua cor favorita é o roxo claro, e suas armas são o Cetro, o Pote, a Lâmpada e o Cajado.

 

Lass: Lass é o Ninja. Ele entrou na GC esperando poder desfazer seu passado, embora isso seja impossível. Com o tempo, ele percebe que o único jeito de consertar seu passado e ajudar a construir um futuro bom. Ele é o primero garoto do grupo, e sua personalidade é um pouco quieta, e ainda assim pode ser bem faladeiro, quando se trata de "bem e mal". Seu estilo de luta é de perto, mas possui grande mobilidade para se tornar um "hit-n-run" (bater e correr). Seus poderes também são bem fortes, embora um pouco difíceis de serem acertados e, por ser um Ninja, acabou se tornando um pouco frágil; igual a Arme, Lass não possui redutor de dano, tornando difíceis os solos com ele. Em solo, ele pode fazer hit-n-run o tempo todo, porém em missões com vários inimigos, não há para onde correr.... Sua cor é o azul, e suas armas são as Adagas, o Alfanje, as Garras e a Katana.

 

Ryan: Ryan é o Druida. Ele foi encontrado envenenado na Floresta dos Desafios, e foi curado por ELesis, Lire e Arme. Como gratidão, ajuda-as na luta contra quem for a favor da destruição de Vermecia. Ele é o mais ligado à natureza, e acredita que somente a água pura pode curar o mundo. Seu estilo de luta é de perto, igual a Elesis. Sua posição é igual à de Elesis, sempre perto e defendendo flechas e atacando os oponentes corpo-a-corpo. Ele não é muito ágil, mas é forte o bastante para compensar a falta de agilidade... Em um solo, estratégia é tudo para um Ryan: deve-se saber o que fazer, quando fazer, e como fazer. Possuindo redutor de dano, não é tão difícil fazer os solos com ele... Sua cor é o laranja, e suas armas são o Machado e a Foice.

 

 

 

005- Táticas em geral e de cada classe

 

Táticas em geral

 

 

Aqui está um pequeno guia sobre como jogar em uma Missão. Primeiramente, seguem os tópicos, que servem para qualquer missão; depois, separado entre episódios, pela grande diferença entre os inimigos das missões.

 

 

Como ser prestativo em uma missão qualquer:

 

 

______ Líderes precisam ser pacientes: No começo de qualquer missão, há um diálogo. Durante ele, não acontece nada com os adversários, e não há problema nenhum em esperar o jogo passar as falas. De fato, há vantagem nisso: Você terá tempo para carregar o MP e poder até começar com a barra cheia, tanto a sua quanto a de seu mascote. O único momento em que essa regra não se aplica é quando há um item no mapa: de acordo com a utilidade do item naquela missão, vale mais a pena pegá-lo do que carregar o MP. Aí a decisão cabe a você.

______ Respeite táticas diferentes: Cada jogador possui sua própria tática de jogo. Ele pode, por exemplo, deixar de reviver um parceiro morto ou usar um golpe que você não ache bom. O jogador é dele, então quem vai decidir que golpe usar é ele. Se ele ainda for um iniciante, com o tempo ele vai aprender a usar, sempre, o melhor golpe. Xingar outros jogadores ou reclamar de não ter usado algum item é perda de tempo: só vai causar confusão e raiva nos dois jogadores, o ofensor e o ofendido.

______ Itens existem para serem usados: Se você morrer, seus itens serão jogados no chão. Qualquer um pode pegá-los, e não adianta culpar alguém que os pegou e usou de forma inadequada. O item não é mais seu, e ele está lá para ser usado. O seu aliado pode, talvez, usá-lo de forma melhor que a sua, então não adianta reclamar com quem roubou seus itens.

______ Pense nos aliados: Mesmo que você ache que sua tática é muito boa, pense no que ela pode causar aos seus aliados. Um ótimo exemplo disso é aquele jogador que só derruba um inimigo, causando um dano medíocre a cada derrubada. Fazendo isso, pode ser que ele faça com que o inimigo não receba uma boa quantia de dano (por exemplo, de um golpe mp3), porque ele estava caído. Lembre-se: missão é um jogo de time, e todos devem cooperar para terminarem a missão da maneira mais fácil possível.

______ Respeite as regras impostas: Você tem liberdade de fazer o que quiser em uma missão, mas se não respeitar as regras que o líder (ou alguém que entenda bastante de missões) impôs, pode ser que você estrague um plano perfeito que ele planejou. Se ele disser: "Não bata no soldado 1A", é melhor obedecer. Se ele disser: "Não quebre o totem de Invocação", é porque ele tem um bom motivo para isso. Se ele diz "Não se aproxime de Patusei", é porque é provavel que isso cause problemas ao time.

______ Se precisar de ajuda, peça!: Se é a primeira vez que você for jogar uma missão, é bom pedir informações para alguém experiente naquela missão, para que você não comece estragando tudo. Mesmo sem o líder impor regras ou ninguém falar sobre como jogar, é importante perguntar sobre a missão e sobre o que fazer, antes que seja tarde demais e aquele Troll Negro já tenha matado todo o time.

______ Não faça comentários desnecessários: É irritante ver pessoas na sala dizendo coisas como "Alguém assiste .......?" ou "Nossa, ...... é viciadão" ou até "$!!#1#!@ Golem!". Além de desconcentrar quem está jogando, é o tipo de comentário que pode ser feito na sala (onde é exatamente o lugar para este tipo de mensagem).

______ Dê o exemplo a quem não sabe: Se você for experiente, não faça bobeiras: seja um bom exemplo e faça com que os outros jogadores aprendam com você. Lembrando mais uma vez: Missão é um jogo de time, ou seja, quanto mais forte for o time e quanto melhor for a estratégia, maior as chances de vencer. Tente sempre fazer os movimentos e golpes que sejam mais adequados ao momento, e assim os outros jogadores poderão aprender também.

 

Táticas para Missões do Episódio 1 (Era de Cazeaje, Rainha das Trevas):

 

Essas táticas normalmente poderiam ser classificadas como "Regras do Líder", mas como servem para todas as missões do Episódio 1, foi possível adicioná-las ao Tutorial:

 

______Caído primeiro, então Totens de Ressurreição, sempre: Os Caídos são os oponentes mais irritantes do jogo, até agora. Seus golpes atrapalham muito e muitos, então ele deve ser o primeiro inimigo a cair. Após ele, destrua os Totens de Ressurreição. Eles impedem a derrota de alguns inimigos, e no caso do Episódio 1, é quase sempre o Soldado A (1, 2 ou Negro), que normalmente é o mais perigoso da missão. Quebrando o Totem, os Soldados A, ao morrerem, não voltam mais ao estágio, causando a derrota final dos mesmos.

______ Totem de Invocação, NÃO: A menos que o Líder permita, não tente quebrar o Totem de Invocação. O monstro invocado (Gorgos Negro ou Troll Negro) só atrapalha e não beneficia a missão em nada. Não confunda-o com o Totem de Ressurreição: o TI não deve ser destruído, enquanto o TR deve.

______ Oxigênio é importante!: Tática apenas para o Mar de Patusei. Pela necessidade de respirar freqüente, é aconselhável ficar sobre o nível da água, ou pelo menos próximo às plataformas que levam até lá, senão um grupo de inimigos pode bloquear seu caminho e você morrerá afogado. Também é bom lembrar os aliados que você notar que já ficaram muito tempo submersos, para que subam imediatamente.

______ Estágio de Plataformas: Gorgos, Gaicoz, Patusei e Labirinto possuem alguns estágios onde não há adversários, e sim muitas plataformas. Nesses estágios, o objetivo é chegar no portal e quebrar a entrada antes do tempo acabar. Se você estiver usando Lire ou Lass, vá. Senão, deixe uma Lire ou um Lass irem, pois eles são mais ágeis e possuem mais mobilidade para chegar lá sem morrerem. Se não houver nenhuma Lire ou Lass, vá você.

 

 

 

Táticas para Missões do Episódio 2 (Kastulle):

 

Essas táticas servem para facilitar as missões do Episódio 2:

 

 

______ Prioritize os Caídos: Os Caídos são os inimigos mais frágeis do Episódio 2, mas são os mais perigosos se estiverem junto a outros inimigos. Sua habilidade "Relâmpago" tem alcance horizontal infinito e vertical grande, paralisando quem estiver no alcance, deixando o alvo vulnerável a golpes de outros inimigos e talvez até outro Relâmpago de outro Caído. Eles também tem uma habilidade irritante de cura que afeta todos os aliados (deles) que estejam no mapa, mesmo do outro lado. Ou seja, eles são chatos. Devem ser prioritizados e mortos primeiro, antes até dos totens.

______ Cuidado com o golpe de levantamento: Os Esqueletos, inimigos tipicos do Episódio 2, quando são derrubados, possuem um golpe de levantamento (golpe realizado enquanto ele se levanta, após ser derrubados) muito forte. Quando algum Esqueleto for derrubado, tome cuidado para não tomar espadadas ou chutes deles.

______ Cada totem revive um tipo: Tática mais exatamente para as Ruínas de Kastulle. Nos estágios 1 e 3, aparecem dois totens. Um revive os Caçadores Esqueleto, e o outro revive os Guerreiros Esqueleto. No estágio 1, o totem da esquerda revive os Arqueiros, enquanto que no estágio 3 é o oposto. Esse dado é importante para a criação de táticas, pois você pode destruir um totem e derrotar os inimigos revividos por ele para depois quebrar o outro totem, facilitando o trabalho. Na Missão Queda de Vermecia, os totens parecem ressuscitar monstros aleatórios... Ainda é necessária uma pesquisa mais a fundo nessa missão.

______ Planejamento para evitar saídas: Antes de começar a Missão Queda de Vermecia, todos os membros da sala devem concordar sobre qual cristal quebrar. Se não houver esse planejamento, conflitos serão gerados quando, por exemplo, um membro precisava ir pelo cristal vermelho mas foi o azul que foi quebrado. Consequentemente, é bem possível que ele saia da sala. Então, para evitar essa perda para o time, planejem.

 

 

Táticas de cada classe

 

 

 

OBS: Torre Sombria e Floresta dos Desafios não aparecem aqui por não apresentarem nenhuma dificuldade.

 

5a - Espadachim

 

Geral: A espadachim possui um combo forte, que pode ser infinito, se você não terminá-lo. Pare quando ela cravar a espada horizontalmente e recomece, para prender o inimigo, não derrubá-lo, e causar mais dano em menos tempo. O Golpe Fatal é fraco, só serve para garantir imunidade temporária. Espada de Fogo não deve ser utilizado, por ser inútil e fraco. Crítico X é a sua habilidade mais forte, e causa mais dano a oponentes em plataformas superiores (com a onda de energia erguida com a espada), então tente ficar abaixo dos monstros para ter mais chances de matá-los. Seu ottoshot também é uma boa opção, quando estiver em plataformas. É forte e de dificuldade média, mas a Elesis distancia-se a cada golpe, então deixe um direcional apertado para não desgrudar do alvo.

 

- Calabouço de Gorgos: Derrote, sempre, primeiro os Soldados 1A, que são os mais perigosos. Os outros não apresentam muito perigo, então é melhor matar os mais próximos, depois de os Soldados 1A terem sido derrotados. No estágio 2, para atacar os canhões, salte, corra no ar e ataque, para causar mais dano. Também use Crítico X neles. No estágio das plataformas, não tente correr, pois pode perder o controle e cair. Pegue o caminho superior, para maior segurança. No estágio final, não tente atacar Gorgos o tempo todo; aproveite as várias brechas que ele deixa, ataque e corra. Use Crítico X quando estiver abaixo dele e cuidado com as baforadas de fogo e com o abraço mortal dele.

- Castelo Gaicoz: Derrote, sempre, primeiro o Caído, e depois os totens de Ressurreição e então os Soldados 1A. Os Monbans podem ser deixados por último, por terem muita Vitalidade. Os Soldados 1B também, por não serem perigosos. No estágio 2, ataque o totem com pulo + corrida + ataque, para causar mais dano, e Crítico X. No estágio 3, use as plataformas de teletransporte apertando o botão direcional para baixo. No estágio das plataformas, ande sempre com o MP carregado, para que, se for atacado por uma bomba, ainda possa controlar a queda com o MP Counter. Destrua os canhões, e então o portal ficará vulnerável. No estágio do único Gaicoz, cuidado com a habilidade Asura, que é conhecida por matar vários jogadores ao mesmo tempo, e rapidamente. Antes de enfrentar Gaicoz, quebre o totem e então derrote o Soldado 1A, ou deixe seus aliados fazerem isso, enquanto você derruba o Gaicoz para ele não atrapalhá-los. No último estágio, divirta-se! É praticamente impossível morrer.

- Mar de Patusei: Nessa missão, mesmo com o problema do oxigênio, os principais problemas são os Fantasmas Agüis e os Soldados 1A. Sempre que seu nível de oxigênio ficar abaixo da metade, procure respirar para não evitar ficar encurralado e morrer agonizando. Na lista de oponentes, derrote primeiro os Totens (ou os Fantasmas) e então os Soldados 1A. No estágio das plataformas, tente pegar vidas e suba cautelosamente. Próximo ao portal, quando precisar alcançar uma plataforma pequena para a esquerda, salte e corra no ar para alcançá-la, mas cuidado que você pode cair após pisar nela, então salte e vá direto à próxima plataforma. No Patusei, fique ao lado do pé dele (não deixando nenhuma parte de seu corpo ou equipamento encostar no pé dele, para evitar que ele pise e acerte todos que estiverem no chão. Apenas ataque com Crítico X ou com movimentos rápidos para evitar ser atacado.

- Continente Ellia: Continente Ellia é a primeira missão em que todos os inimigos são desafiadores. Comece quebrando o Totem de Ressurreição (ignore o Totem de Invocação) e derrotando os Soldados 1A. Se tirar Fantasma Agüi ou Caído, derrote-os antes dos Soldados 1A, pois eles são mais perturbadores e perigosos. Lagostas e Monbans não são tão perigosos, mas podem matá-lo se você não se concentrar ou ser alvo das bombas de explosão. No próximo estágio, se aparecer Gorgos, vá direto nele e não pare de atacar. Provavelmente, o grupo todo fará isso, deixando-no preso até a morte. Após isso, destrua o totem e derrote os soldados. No estágio da chuva de soldados, procure pegar 5 vidas e, quando conseguir, desça e deixe quem precisa de vidas matar os soldados até acabar o estágio. Contra Elena, derrote o Soldado primeiro e então lute com cautela. Elena pode paralisar com seu relâmpago e, se atingir vários jogadores, o dano aumenta, ainda mais se estiverem próximos uns dos outros. Se ela der um pequeno pulo, erguer e abaixar o cetro, corra para trás ou prepare-se para usar Golpe Fatal: ela acaba de invocar uma Chuva de Meteoros. Sua inversão de Gravidade não é muito forte, mas pode ser que ela o use após uma chuva de meteoros, e você pode ser jogado pra cima durante ela. Então, prepare o MP para tomar Counter e prevenir a morte. Contra a Kamiki, faça a tática de Hit and Run (bater e correr), e tome cuidado, pois ela é uma Contra-Atacante perigosa. Quando ela colocar os dois braços na frnte do corpo, corra ou use Golpe Fatal; ela vai usar uma habilidade poderosa, podendo causar explosões de fogo, chuva de raios, congelamento total, impacto de vento ou lançamento de bolas negras. Todos esses golpes são perigosos, então tome cuidado quando ela os soltar.

- Labirinto Secreto: O Labirinto Secreto é uma missão extensa, então é importante prevenir a morte a todo custo. Corra o mínimo de riscos, mas não torne-se um inútil; não adianta ficar vivo se todo o time morrer, certo? Ajude, mas se ficar com pouco HP, corra. Os portais levam a lugares diferentes, então planeje, antes de começar, qual será o trajeto ou obedeça quem der ordens. Essa missão é grande e possui, ao todo, 24 estágios, mas nenhum caminho faz com que você passe por todos os estágios. Enfim, siga as instruções dadas e ajude até o final. Se planejam ir até Gadosen, o Mestre do Labirinto, cuidado com a Harpia (guardiã do portal para o Inferno), pois ela é muito poderosa e exige muita habilidade, concentração e sorte para ser derrotada. O Gadosen é igual ao Gadosen da Expedição, então é bom praticar um pouco antes de ir nesta missão.

- Castelo de Cazeaje: Derrote, primeiro, todos os totens do estágio 2, e então os Soldados 1A. Então, as Lagostas e, por último, o Gorgos. No estágio 3, cuidado com as baforadas de fogo e os terremotos do Basilisco. Não fique no fundo da tela, pois isso possibilita que o Basilisco solte uma rajada de fogo muito poderosa. Se resistir, fique na plataforma mais alta e faça combos no Basilisco, ou fique embaixo, pronto para esquivar de todos os golpes dele e carregar o MP para soltar um Crítico X. Não fique além do buraco, pois ele pode te engolir... No próximo estágio, ataque apenas a cabeça até ela se quebrar, mas cuidado com as bolas de chama azul que causam um bom estrago. Derrotada a cabeça, quebre a engenhoca superior esquerda e escolha um dos braços para destruir a seguir. Cuidado com as espadadas de Kacaro e, se precisar, apenas fuja e prepare Críticos X. Destrua as engenhocas e avance. Contra Cazeaje, tente não ficar próximo dela por muito tempo, pois ela possui uma aura que danifica todos os jogadores próximos. Se ela começar a fazer um combo, corra; é possível que ela solte um Impacto de energia (semelhante ao Impacto das Almas do Sentinela ou o Impacto de Vento da Kamiki) forte. Contra a Cazeaje em forma Canina, prepare-se para uma luta longa. Ela possui vários golpes de terremoto, que acertam todos os jogadores que não estiverem no ar, e um de seus golpes causa terremotos constantes... Ela, ao contrário do que parece, é um monstro do tipo Simples, ou seja, ela é derrubada com golpes fortes. Então, não fique dando críticos ou golpes na corrida se um aliado estiver preparando um golpe mais forte. Cuidado com a Supernova (a bola de energia gigante); tente ir para o outro lado da Cazeaje ou fique nas plataformas superiores, encontradas nos cantos do mapa. Ela pode soltar bolas negras, perigosas e de grande alcance, então quando ela se levantar e fazer poses, cuidado. Ela também pode causar uma chuva de raios, com uma seqüência de poses parecida com a das bolas negras. Os raios sempre acertam onde você está, então tente não ficar parado.

- Catacumbas de Kastulle: Nesta missão, não há contra-atacantes. Ou seja, o melhor plano é manter o oponente paralisado, com ottoshot ou com combo infinito (Z Z Z Z, esperar, Z Z Z Z, esperar...). Mate primeiro os Caídos, e então os Guerreiros. Arqueiros não causam problemas a lutadores de curta distância... Deixe os Arqueiros para o final. No estágio do golem, tente perceber sempre o que ele for fazer, para desviar com sucesso e atacar depois. Se necessário, fique só no Crítico X... Os outros estágios com esqueletos seguem a regra do primeiro. Nos estágios das plataformas, deixe Lire (ou Lass) ir até o portal, pois eles são mais ágeis e com mais mobilidade. Se não tiver nenhuma Lire ou nenhum Lass, vá você. No Ciclope, mate os Soldados primeiro e só então ataque o Ciclope. Fique sempre nos cantos, para facilitar a evasão de seus golpes. Se necessário, fique apenas nos Críticos X, ficando longe da poeira tóxica e do Ciclope. As duas fendas, uma em cada lado do mapa, devem ser utilidadas para desviar dos golpes do Ciclope ou quando a poeira estiver no meio. Cuidado ao atacar o Ciclope, pois seus golpes são poderosos e difíceis de desviar.

- Ruínas de Kastulle: Siga a mesma regra da missão Catacumbas de Kastulle. O conteúdo dessa missão é o mesmo, adicionando totens e canhões. A ordem para derrotar os inimigos é: Caído, Totens, Guerreiros e Caçadores. Cuidado com a habilidade Fúria Selvagem dos Guerreiros Esqueleto, pois ela é forte e, se te pegar num canto de plataforma, pode causar morte instantânea, pois você cairá mas tomara vários hits fortes da encravada. No Golem, não fique no chão; sempre fique nas plataformas. Cuidado com todos os seus golpes, principalmente o soco e o Ciclone. Se for atingido pelo Ciclone, prepare o MP tomar Counter e não morrer. Nunca tente fazer um combo nele, a menos que você esteja com Invencibilidade. Fique apenas nos golpes aéreos e Críticos X (Golpe Fatal? apenas para desviar de golpes).

- Queda de Vermecia: Essa missão não possui estágios difíceis. Apenas faça o de sempre: Caídos, Totens, Soldados 1A/Guerreiros Esqueleto, depois o resto. Os estágios de plataformas podem ser difíceis, mas é só ter calma que ficam mais fáceis. Contra o chefe Amon Negro, é necessário muito cuidado. Embora seus golpes sejam meio robóticos, eles acabar sendo difíceis de desviar para lutadores de curta distância, especialmente o combo e o tufão. Tente sempre ficar abaixo dele (se ele estiver embaixo, lure-o para cima) e dando golpes de raspão, para evitar o contato mais próximo. Se conseguir juntar MP, use Crítico X.

 

5b - Cavaleira

 

Geral: A Cavaleira é uma classe da Elesis muito crítica em missões. Seu combo é extremamente longo, o que é bom para prender, mas abre brechas entre os golpes, mas o dano é muito baixo. Seu combo é melhor aproveitado se a Elesis atacar só as três primeiras estacadas do combo, e então recomeçar, para prender o oponente e causar um dano médio. Sua corrida é um impulso, ou seja, ela começa rápida, mas, no fim da corrida, ela dá uma pausa longa. Seu golpe na corrida é fraco, mas possui um alcance bom para acertar monstros na plataforma superior sem arriscar uma aproximação. Seu ataque aéreo é fraco, mas também possui um alcance bom. Suas habilidades de MP são fortes, mas normalmente são inviáveis, por sempre acabar derrubando o oponente, e deixando a cavaleira vulnerável após usá-los. O Perfurar é bom para acertar oponentes em plataformas inferiores, e com um bom dano. A Lança Giratória causa um dano bom aos dois lados da cavaleira, mas a deixa vulnerável por um tempo. A Lança de Fogo é seu único golpe de longa distância, e o único até agora, da Elesis, bom para chefes com golpes fortes de curta-distância. Outro ponto forte da cavaleira é seu ottoshot: é fácil de fazer, e acerta em uma grande área, inclusive atrás da Elesis. Mesmo causando um dano fraco, é um ótimo golpe para travar oponentes. Com isso, a Cavaleira se torna uma Elesis com golpe de longa distância e dependência total de plataformas.

 

- Calabouço de Gorgos: Procure ficar em uma plataforma e apenas faça ottos. Contra o soldado 1A, observe-o bem para identificar o momento em que ele teleportará e fugir de seu contra-ataque, ou então tente acelerar o otto para que, quando o Soldado teleportar atrás de você, ele seja pego pelo otto. Faça isso até chegar no estágio das plataformas, onde é melhor deixar os aliados irem. Se quiser ajudar, desça uma plataforma e atire a Lança de Fogo, é bem provável acertar o portal se você sair da plataforma inicial, pular para a direita e descer na próxima plataforma. Contra o Gorgos, tente sempre ficar abaixo dele e usar otto ou ataque na corrida. Também planeje bem quando usar seu MP, pois o Gorgos Vermelho adora sair correndo e você pode acabar desperdiçando MP. Tente atacá-lo com Lança Giratória ou Perfurar assim que ele soltar uma baforada, esperando-no onde ele for cair. Se ficar com pouco HP, corra e cuidado com as baforadas, use MP para ficar invulnerável.

- Castelo Gaicoz: Otto no Totem, e então no Caído: siga esta regra nos primeiros três estágios. No caso do segundo, ignore o totem e concentre-se no Caído primeiro. Se o totem já tiver sido destruído, ataque os soldados. Se não, ataque os Monbans. No terceiro, aproveite das plataformas largas e tente acertar o máximo de inimigos com a mesma Lança de Fogo. No estágio de plataformas, fique na plataforma ao lado da plataforma do primeiro canhão e use Lança de Fogo, ou então corra na plataforma, fique próximo da ponta e salte, com o MP carregado no caso de ser atacado por uma bomba. Após destruir o primeiro canhão, vá até o segundo pelo caminho das plataformas, sempre com MP carregado para não ser jogado longe. Contra o chefe, Gaicoz, fique apenas na Lança de fogo e no ataque na corrida, para não correr grandes riscos. Isso o derrubará, e dará tempo para você correr ou preparar outro golpe. Cuidado com o Asura e as espadadas brutais de Gaicoz. No estágio final, apenas arremesse uma Lança de Fogo em um canto da tela e tente acertar o maior número de inimigos possível. O que sobrar deles é facilmente derrotado

- Mar de Patusei: Mais uma vez, otto em tudo, tomando cuidado com os Soldados 1A e Fantasmas Agüi. Tente fazer um otto rápido para que, quando ele teleportem, acabem sofrendo o dano, mesmo estando atrás da Elesis. As Lagostas Amoa são ridiculamente fáceis de serem derrotadas com o otto da cavaleira. Cuidado com o oxigênio; graças à mobilidade fraca da Cavaleira, é aconselhável estar sempre próximo das câmaras de oxigênio ou da superfície. No estágio de plataformas, não perca tempo tentando chegar no portal, pois é muito difícil acertar a posição para passar para a plataforma pequena perto do final. Apenas salte e ataque no ar, na plataforma abaixo do portal, para acertá-lo, até o oxigênio baixar e você tiver que voltar para a câmara. Contra Patusei, você tem vantagem: seu combo pode ser fraco, mas alcança bem. Fique na plataforma próxima do braço dele, mantenha distância e repita o primeiro golpe do combo (aperte Z, espere, aperte novamente, espere) para não acabar andando para a frente sozinho. Quando o MP estiver cheio, fique na terceira plataforma mais alta (a segunda, submersa) e solte Lança de Fogo aqui para acertar o braço e a cabeça de Patusei. Se, durante o semi-combo no braço dele, você perceber que ele não está sofrendo dano e ele levantou o braço, desça para o chão, pois ele invocou a Chuva de Meteoros. Quando precisar, suba para respirar e, se necessário, use MP para ficar vulnerável durante uma Chuva de Meteoros.

- Continente Ellia: Como de costume, tente usar apenas otto em tudo, menos no Totem de Invocação. Para um bom usuário de lança, é provável que neste ponto seu otto já esteja quase perfeito, a ponto de causar uma chuva de dano nos alvos. Se encontrar Caído, tente matá-lo antes do totem, pois uma classe menos ágil como a cavaleira tem problemas ao enfrentar Caídos junto com Soldados 1 Negros. Se encontrar Gorgos, faça otto; se encontrar Gaicoz, também, mas com mais cautela, pois ele contra-ataca freqüentemente. Contra a Elena, não deve haver grandes problemas; ela quase nunca sai do chão, então ataque sempre com o combo (completo ou apenas com as três primeiras perfuradas de lança). Já contra a kamiki, a melhor arma é o ataque aéreo e os golpes de MP. Cuidado quando se aproximar de Kamiki, "guarde" sempre um Perfurar no caso de a Kamiki soltar um de seus golpes especiais, e se precisar, corra para recuperar HP.

- Labirinto Secreto: Nos estágios copiados das missões anteriores, apenas siga o que está escrito na missão que contém tal estágio. Contra a Harpia, procure segui-la por todos os lados, sempre pronto para pular e desviar das penas ou das investidas. Quando ela parar em uma posição, faça um breve otto e corra. Repita o processo, com cautela. Você pode usar a Lança de Fogo para causar mais dano e de grande distância, ou guardar para usar Perfurar para desviar de seus golpes. Após isso, chegará em Gadosen. Contra ele, apenas salte de um lado para o outro, atacando no ar. Cuidado para não acabar sendo combado pelas espadadas e, se ele invocar os meteoros, tente ficar atrás dele, e mesmo assim prepare-se para sair desta posição rapidamente pois Gadosen ocasionalmente faz seu combo de espadadas logo depois de invocar os meteoros.

- Castelo de Cazeaje: Começando no segundo estágio. Solte uma Lança de fogo no chão, e suba para fazer otto nos totens. Após eles serem destruídos, mate os Soldados, e então tente prender o Gorgos Vermelho em um combo enquanto o resto do grupo mata as Lagostas ou ajuda a derrotar o Gorgos. Contra o Basilisco, fique na plataforma mais alta e próxima de sua cabeça, então salte, avance, ataque e volte para pousar na plataforma. Repita até ele cair, ou até você precisar se recuperar. Caso seu HP esteja baixo, fique do lado esquerdo do buraco no chão, a quatro passos dele. Dali, fique pronto para desviar de todos os golpes do Basilisco: Se ele soltar uma baforada horizontal, não se mexa; se ele for usar o terremoto (ele levanta a garra antes de usar o terremoto), salte. Se ele for atirar uma baforada diagonal, corra para o canto esquerdo da tela e salte para não tomar dano. Lança de Fogo causa um dano imenso ao Basilisco, graças a seu comprimento. Cuidado com os terremotos, e tente desviar das baforadas se aproximando da cabeça o bastante para estar atrás de sua boca. Contra Kacaro, use Lança de Fogo da plataforma certa para tentar acertar as três partes de seu corpo, ou apenas os seus dois braços. Após isso, faça otto na cabeça até ela se quebrar. Depois destrua a engenhoca e se aproxime dos braços. Faça o combo de 3 golpes para acertar os dois braços ao mesmo tempo, junto com várias Perfurações. Contra a Cazeaje em forma Humana, aproveite do alcance do combo da cavaleira para atacá-la sem sofrar o dano da aura dela. Perfurar é bom aqui, pois o alcance também é longo e, ao contrário da Lança Giratória, você não se aproxima e possui um delay pequeno. Se ela começar a fazer um combo, corra; é possível que ela solte um Impacto de energia (semelhante ao Impacto das Almas do Sentinela ou o Impacto de Vento da Kamiki) forte. Contra a forma Canina de Cazeaje, fique sempre próximo dela, usando otto. Se ela começar a brilhar e criar uma energia laranja em sua frente, use Lança Giratória para escapar deste golpe. Se ela se levantar e começar a fazer movimentos estranhos no ar, corra: ela pode criar esferas negras semelhantes às de Kamiki, porém maiores, e causar um grande estrago. Ela também pode soltar raios com este movimento no ar, então tente fazer a corrida numa plataforma e descer da mesma, para obter um impulso maior e desviar do possível raio. Se ela começar a fazer os terremotos, tente acompanhar com o otto (muito difícil) para que ela não o acerte quando você estiver pisando na plataforma. Ou então apenas faça otto, esperando que não seja jogado para cima. Após isso, a missão estará completa.

- Catacumbas de Kastulle: Esta missão dá uma boa vantagem para a Cavaleira. Sem oponentes contra-atacantes, o otto é a melhor arma para vencer os esqueletos. O único problema é o Caído, então faça ottos para matá-lo rapidamente ou use Lança Giratória. Após eles, tente matar os arqueiros para não interromperem ottos nos guerreiros. Faça isso em todos os estágios de monstros. Contra o Golem, fique apenas usando Perfurar nas plataformas, Lança de fogo grudada na parede ou arrisque fazer combo de 1 estacada única, para ficar sempre pronto para pular e desviar de possíveis ataques. Em estágios de plataforma, não há por que não ir: o estágio com a câmera normal é um dos favoritos da Cavaleira, pois sua falta de agilidade a salva de possíveis 'derrapadas' nas plataformas. No estágio de zoom diminuído, a Cavaleira demora mais um pouco, mas continua com a vantagem da falta de derrapadas. Contra o Ciclope, fique nos buracos abaixo do chão e use o golpe na corrida quando o Ciclope estiver acima do buraco, para acertá-lo. E abuse da Lança de Fogo.

- Ruínas de Kastulle: Outra missão boa para a Cavaleira. Primeiro, livre-se dos totens, e então dos caídos, então dos esqueletos, estes sendo na ordem que achar melhor. Por último, os canhões, a menos que eles estejam atrapalhando muito. Repita isso até chegar no Golem. Nele, não arrisque: fique usando Lança de Fogo e, eventualmente, uma estacada única do combo, e talvez mais, se o Golem não reagir. Se você ficar encurralado em um dos cantos, passe pulando pelas plataformas e passe por cima do Golem.

- Queda de Vermecia: Missão fácil. Dependendo do caminho, siga as táticas do Episódio 1 ou 2. Contra a Rainha Negra, tente acertar ottos nela, ou apenas combos de três estacadas e Lanças de Fogo. Contra o Cavaleiro Oak, faça o combo de três estacadas de uma certa distância, e abuse da Lança Giratória/de Fogo. Nos estágios de plataformas, se for o caminho do Vale do Juramento, é melhor ir. Se for o de Serdin, também, mas este merece mais cuidado; as plataformas invisíveis que você eventualmente encontrará são muito boas, então procure lembrar onde elas estão. No estágio do Amon, aproveite o comprimento das plataformas para usar Lanças de Fogo. Se for atacar o Amon Negro, procure estar em plataformas inferiores, e com ataque na corrida. Se ele preparar um tufão, corra para o outro lado e ***, para ficar atrás dele e salvar-se. Se ele usar o Impacto das Sombras, *** e carregue MP para tentar se salvar com Counter, ou então corra para uma plataforma inferior. Quanto ao seu combo, não deve ser problema se você não ficar na plataforma em que ele ou em uma superior.

 

5c - Gladiadora

 

 

 

 

 

- Calabouço de Gorgos:

- Castelo Gaicoz:

- Mar de Patusei:

- Continente Ellia:

- Labirinto Secreto:

- Castelo de Cazeaje:

- Catacumbas de Kastulle:

- Ruínas de Kastulle:

- Queda de Vermecia:

 

5d - Justiceira

 

- Calabouço de Gorgos:

- Castelo Gaicoz:

- Mar de Patusei:

- Continente Ellia:

- Labirinto Secreto:

- Castelo de Cazeaje:

- Catacumbas de Kastulle:

- Ruínas de Kastulle:

- Queda de Vermecia:

 

5e - Arqueira

 

Geral: A Arqueira é a pior classe da Lire em missões. Dos três golpes de MP dela, apenas a Chuva de Flechas é realmente útil. A Rajada de Flechas causa apenas dano de uma flecha normal, e só serve para escapar de golpes pela invulnerabilidade temporária. A Tempestade de Flechas é fraca e ruim de acertar em cheio. Ela possui uma boa mobilidade, com uma corrida simples, mas boa, e pulo duplo, mas suas flechas são lentas e seu combo não é muito forte, além de derrubar o oponente com a última flecha. Não possui ottoshot, o que é outra desvantavem se compararmos a Lire (em geral) com outras personagens. Pode fazer combo infinito, se atirar apenas quatro flechas de seu combo, mas é arriscado, pois ela fica indefesa se o combo não ir até o fim. Ela possui Guan, que é uma sequência em diagonal de flechadas, feito com uma corrida no chão, um pulo e uma rápida flechada, fazendo ela voltar mais rápido para o chão e podendo atirar outra flecha. Este tipo de flechada é útil quando a Arqueira estiver nas plataformas mais superiores de um estágio, pois é um combo forte e seguro (se o alvo não for contra-atacante). Outro golpe forte da Arqueira é a voadora, que dá dano semelhante a duas flechas e não derruba o oponente, podendo fazer uma sequência deste golpe.

 

- Calabouço de Gorgos: Não há muita dificuldade, apenas tome cuidado com os Soldados 1A. Se os inimigos estiverem no chão (fora de plataformas), faça voadoras. Se eles estiverem em plataformas, solte uma Chuva de Flechas abaixo dele, atire de longe ou suba e faça guan. Para destruir o portal, faça o combo, finalizando com uma flecha crítica (Corrida durante combo) após a quinta flechada. No estágio das plataformas, não fique parado e vá para o portal, já que a Arqueira é a mais adequada para isso. Contra o Gorgos, tente ficar longe, atirando, e se aproxime apenas para acertar uma Chuva de Flechas.

- Castelo Gaicoz: Mesma tática.. Inimigos no chão recebem voadoras, inimigos em plataformas sofrem flechadas ou Chuvas de Flechas. Mas agora prioritize totens e Caídos. No estágio de plataformas, fique na plataforma abaixo do primeiro teleportador e mire até o mais alto que der, para acertar o primeiro canhão. O segundo precisará de uma aproximação, então cuidado; ande com MP carregado para não ser jogado para longe pelas bombas. Contra o Gaicoz, fique longe e deixe que os outros membros do grupo destruam o totem. Concentre-se em Gaicoz, ficando sempre longe. Se conseguir, aproxime-se e solte uma Tempestade de Flechas; Gaicoz fica inderrubável constantemente, ajudando a sofrer um dano alto da Tempestade. As sombras são fáceis, apenas dê voadoras.

- Mar de Patusei: Mesma tática! Apenas tome cuidado com o oxigênio e fique sempre perto da superfície ou uma câmara de oxigênio. Contra o Patusei, fique do lado do pé dele (sem encostar, apenas fique perto!) e atire para cima. Se o pé já foi destruído, tente fazer um movimento rápido: fique embaixo do chefe e solte uma Chuva de flechas e volte correndo (há gás tóxico neste lugar). Lembre-se de respirar constantemente e, se o Patusei erguer o braço, solte uma rajada de flechas para desviar dos meteoros.

- Continente Ellia: Tática diferente aqui. Muitos contra-atacantes perigosos, então tente não ficar parado. Suba, dê uma voadora, dê uma flechada enquanto corre, solte Chuva de Flechas, faça um pouco de guan, corra, tudo em ordem variada. Cuidado para não quebrar os totens de invocação... Se vier Fantasma Agüi ou Caído no segundo estágio, mate-os antes de se preocupar com os soldados. No terceiro estágio, apenas siga a tática de Gaicoz/Gorgos em suas missões. Contra Elena, tente ficar apenas nas voadoras, mas se você sentir que os relâmpagos dela estão fortes (se estiver muita gente junto, o dano aumenta), corra e atire de uma distância segura. Contra a Kamiki, procure sempre ficar longe, e faça tiros críticos para afastá-la, caso se aproxime.

- Labirinto Secreto: Táticas dos estágios iguais às da missão que os contém. Contra Harpia, tente ficar na câmara de oxigênio, usando rajada de flechas quando as penas se aproximarem. Contra o Gadosen, fique no canto. Após um golpe, atire um pouco mas pare, para poder se preparar para desviar do próximo golpe dele.

- Castelo de Cazeaje: No segundo estágio, use Chuvas de Flechas nos totens. Após isso, tente paralisar o Gorgos com seu combo básico, seguido de uma flecha crítica. Não fique nas plataformas mais altas, pois você será facilmente pego de surpresa por não poder ver direito abaixo, e pode receber um abraço mortal do Gorgos Vermelho. Contra o Basilisco, fique na plataforma mais alta, na beirada da esquerda. Se ele fizer um terremoto ou assoprar fogo, solte uma flecha crítica para se jogar no ar e desviar mais facilmente com um pulo duplo seguido. Para causar dano, solte Rajadas de Flecha seguidas, ou arrisque ficar abaixo da cabeça do Basilisco para acertar uma Chuva de Flechas potente (mas ele pode te engolir). Contra o Kacaro, fique nas plataformas mais altas, destruindo a cabeça dele. Após isso, solte uma chuva na engenhoca no canto superior esquerdo e atire do lado dos restos da engenhoca, tentando acertar os dois braços com a mesma flechada para causar dano duplo. Agora, contra Cazeaje, tente ficar nas plataformas, atirando com Guan. Se ela se aproximar demais, fuja, pois ela possui uma atmosfera que causa um dano irritante a todos que estiverem perto dela. Se vir ela fazendo golpes estranhos no ar, corra o máximo que der, pois ela pode estar preparando um Impacto de Energia violento. Cuidado também com a Rajada de Vento; Cazeaje faz um barulho estranho e fácil de perceber antes de atirá-lo. No fim, contra a Cazeaje forma canina, tente não atirar flechas críticas se ela não estiver fazendo nada. Apenas atira combo completo se ela estiver durante um golpe, para não derrubá-la e acabar prejudicando outros jogadores. Mas, se precisar recuperar HP, tente derrubá-la várias vezes para que ela não ataque.

- Catacumbas de Kastulle: Catacumbas de Kastulle é um problema para Lires. Os Arqueiros de Ossos e os Caídos são os principais problemas, então tente matá-los antes de tudo, especialmente o Caído. Faça Guans, combos de longa distância, voadoras (se conseguir fazer isso rapidamente, os guerreiros não terão reação) e chuvas de flecha/tempestade de flechas para uma fuga rápida. Contra o golem, faça apenas guans e sempre fique preparado para correr para o outro lado ou desviar dos espinhos de gelo. Depois, contra o Ciclope, tente sempre ficar na plataforma superior (se não estiver com névoa tóxica) ou nos buracos, atirando. Cuidado que a água dos buracos tende a subir sempre que o Ciclope estiver por perto...

- Ruínas de Kastulle: Missão difícil, com oponentes difíceis. Livre-se dos totens e dos caídos sempre em primeiro lugar. Depois, faça uma festa de Guans. Se as plataformas superiores ficarem lotadas de esqueletos, desça e espere eles descerem, ou corra e faça um combo de longe, mas sempre tente voltar e continuar com o guan. Continue assim até o Golem de Pedra. Contra ele, fique nos cantos, fazendo combos enquanto ele estiver longe. Se ele estiver próximo, dê a volta por cima dele e vá para o outro canto, ou fique na plataforma mais alta, atirando com guan.

- Queda de Vermecia: Missão fácil. Apenas faça o que achar melhor, pois não há grande dificuldade nesta missão. Contra o Amon, fique sempre longe, e se ele estiver em plataformas altas, use Chuva de Flechas.

 

5f - Caçadora

 

Geral: A Caçadora é muito ágil, e adequada para todas as missões. Seu combo é poderoso e pode ser interrompido sem deixá-la indefesa por muito tempo. Possui uma corrida em forma de estrela que a torna imune a golpe por um momento e possui um pulo avantajado (mas que não chega a ser mais alto que o da Arqueira, Nova ou Ninja). A caçadora tem um pulo extremamente avantajado e fácil de controlar, e ela pode flutuar. Para flutuar, basta segurar a seta cima depois do pulo, ao invés de descer rápido ela vai planar. O problema da Caçadora é a falta de agilidade para correr horizontalmente e a distância curta de suas setas, que não vão muito longe e a tornam extremamente fraca em combate de muito longa distância. Seu forte está em distância média (mid-range), acertando todas as flechas de seu combo e causando dano alto. Todos os seus golpes de MP são bons. Furacão causa um dano decente se o oponente estiver do seu lado, a Dança de Flechas causa mais dano, mas apenas de um lado, e a Caçada Aérea é extremamente bruta. Seu guan serve para acertar alvos de ambos os lados (para entender o que é Guan, veja o Geral da Arqueira).

 

- Calabouço de Gorgos: Bastante simples. Já que os soldados 2A, 2B e 1B não contra-atacam, fique perto deles e faça o combo até eles morrerem. No soldado 1A, faça combos de no máximo 5 flechas (considerando que a caçadora dá 9 flechadas por combo), e dê uma estrela na direção deles. Se ele teleportar, ele não vai te acertar, pois você estará no meio da estrela, ou as flechas atiradas na estrela o acertarão e pararão o teleporte. Nos estágios de plataforma, apenas salte e flutue entre as plataformas até o portal. Contra o Gorgos Vermelho, comece com uma caçada aérea na plataforma inferior ao Gorgos, para acertar as flechas e a harpia ao mesmo tempo. Mate os soldados que o acompanham e então atire no Gorgos. Tente paralisá-lo para que o resto do grupo o ataque e ajude a prendê-lo, até ele morrer. Contra uma investida dele, faça a estrela na direção do Gorgos. No caso de uma baforada de fogo, tente correr o mais longe possível parar receber menos dano ou passar para o outro lado.

 

- Castelo Gaicoz: Faça o mesmo que fez na missão Calabouço de Gorgos, mas lembre-se de quebrar o totem primeiro. Com ele, você aprenderá que Dança de Flechas é um golpe ótimo para causar dano. No segundo estágio, concentre-se no Caído antes do totem. Após os dois serem derrotados, vá no soldado 1A e depois no que sobrar. No terceiro estágio, a mesma coisa. No estágio de plataformas, tome cuidado; para acertar o primeiro canhão, não salte até ele. Fique no canto da plataforma à sua frente e atire, até ele ser destruído. Avance até o segundo sem problemas. Para gaicoz, ignore-o e destrua o totem imediatamente, os soldados são insuportáveis e atrapalham muito. Nunca fique perto de Gaicoz, e esteja sempre com mp preparado para tentar um counter. Ele é contra-atacante, então não tente fazer combos, fique dando estrela + Z e se mantenha longe dele a todo custo. Se ele soltar as ondas roxas, salte por cima dele, de uma tempestade incompleta, e logo dê estrela + Z para longe.

 

- Mar de Patusei:

- Mar de Patusei:

- Continente Ellia:

- Labirinto Secreto:

- Castelo de Cazeaje:

- Catacumbas de Kastulle:

- Ruínas de Kastulle:

- Queda de Vermecia:

 

5g - Guardiã

 

- Calabouço de Gorgos:

- Castelo Gaicoz:

- Mar de Patusei:

- Continente Ellia:

- Labirinto Secreto:

- Castelo de Cazeaje:

- Catacumbas de Kastulle:

- Ruínas de Kastulle:

- Queda de Vermecia:

 

5h - Nova

 

- Calabouço de Gorgos:

- Castelo Gaicoz:

- Mar de Patusei:

- Continente Ellia:

- Labirinto Secreto:

- Castelo de Cazeaje:

- Catacumbas de Kastulle:

- Ruínas de Kastulle:

- Queda de Vermecia:

 

5i - Maga

 

Geral: a Maga é uma classe muito versátil, com bom poder de fogo. Não é tão poderosa quanto a arquimaga, mas tem a vantagem de servir melhor como suporte. A primeira tendência ao usar a maga é, naturalmente, fazer meteoros. Mas não se esqueça de curar seus aliados (muitas vezes é melhor do que fazer o meteoro... se você não se sente tão benevolente para curar e prefere ser egoísta, lembre-se que, quanto menos aliados em jogo, mas inimigos vem para cima de você). Não deixe também de fazer escudo mágico (especialmente antes de avançar para o próximo estágio), pois é uma ótima medida defensiva. Se a sala estiver cheia, nem se preocupe em bater nos portais (nos estágios que tem): é melhor recuperar MP para abrir com meteoro.

Vale lembrar que petrificar só serve para delay (ele só tem efeito em PVP) e inverter gravidade não tem efeitos em missões.

No geral, você pode seguir duas opções: ficar parado recuperando o MP e lançando meteoro, ou partir pra pancadaria. Se for bater, a maga tem três opções: o pentagrama (zzzzz), que acerta vários alvos, mas é lento de fazer; a bola de fogo, que depende de teleporte e acerta apenas um alvo (boa opção para quando você quer distanciar do inimigo, pois foge e ainda causa dano, parando o inimigo um pouco, abrindo distância) e o golpe aéreo (pular e Z). Este último é a melhor opção para totens e portais (com o tempo, para inimigos também). Aprenda a dar este golpe aéreo em plataforma: você sobe, golpeia, desce, golpeia e repete o esquema várias vezes (isso vai travar o seu oponente e vai causar muito dano... só funciona entre duas plataformas... pratique!). Evite o terremoto (ZZ cima) pois derruba os oponentes e nem causa tanto dano (se você estiver com poucos aliados, derrubar pode ser uma boa).

Nunca, jamais, gaste MP em portais. Especialmente se o time estiver grande. Só o faça se estiver solando (ou com outro aliado) e notar que o portal está longe de ser destruído a tempo.

Pratique também a fuga através de teleporte. Com o tempo, você vai evitar diversos danos.

 

 

- Calabouço de Gorgos:Não existe motivo para não abrir com meteoro, então faça-o; se for possível carregar outro meteoro, mande bala, assim o estágio acaba mais rápido. O primeiro estágio tem a vantagem de não ter tempo para destruir o portal... ótima chance para fazer um escudo mágico (se o seu foi destruído) e ainda recuperar MP (peça para os outros para esperar). Faça o mesmo no estágio 3. No segundo estágio... meteoro. Depois que os monstros forem derrotados, vá para o canhão que todo o grupo for e fique dando o combo aéreo (gaste no máximo 1 meteoro aqui, para ir para o próximo estágio com MP cheio), abaixo do 2º canhão, recarregue MP (se precisar), faça escudo e bata com combo aéreo. Se alguém estiver muito ferido, cure e recupere o MP (é mais rápido isso do que a cura natural). No estágio 4, vá por cima, que é mais garantido. Use teleporte e só gaste MP se notar que o tempo está curto.

 

- Castelo Gaicoz: A estratégia geral aqui é um pouco semelhante à anterior, mas agora temos dois agravantes: totens e caídos. O caído é seu alvo prioritário, vá lá e detone com ele (faça os meteoros o mais próximo possível deles). O monban é fácil de ser derrotado, pratique o ataque aéreo entre plataformas e você vai vê-lo parado, levando petelecos. O segundo estágio não acrescenta muita coisa, lembre-se apenas que você só conseguirá atingir o totem através do meteoro e combo aéreo. O terceiro tem dois totens e dois caídos. Tente matar os caídos antes e não exagere nos meteoros, pois você pode eliminar os soldados antes dos totens, o que não é uma boa idéia. No estágio do canhão, tente ir para trás dele. Se não sentir firmeza ainda para a manobra, fique abaixo do primeiro canhão, lançando meteoro. Mas ficar parado só vai evitar que você aprenda a pular entre plataformas (usando o teleporte para pegar impulso) o que vai ser ruim para algumas missões mais avançadas e evita que você conquiste alguma vida extra. Treine. O gaicoz, enfim. Evite ficar perto dele, faça meteoro e fuja. Se o totem estiver inteiro, tente detoná-lo, tomando cuidado para o “azura”, que é um golpe que, se não matar, vai te ferir muito. Uma vez que o perigo seja apenas o Gaicoz, fique de longe, nos cantos, lançando bolas de fogo e recuperando o MP. Preste atenção aos “combos” para ver se a bola de fogo está atingindo mesmo (se não estiver atingindo, mude de plataforma e tente novamente. Se continuar sem atingir, apele e recupere o MP). Quanto às sombras de Gaicoz, sem dificuldade, meteoro nelas.

 

- Mar de Patusei: A coisa mais importante a se fazer durante os estágios é evitar ficar muito tempo parado (a menos que esteja em respiradouros ou do lado de fora). Se você marcar bobeira, os inimigos te cercam e você não consegue subir para respirar. Acabe primeiro com os Fantasmas Agüi, que são um perigo, depois o Soldado 1A e, por fim as lagostas. Na fase de subir, os únicos inimigos são o tempo, oxigênio e bolas de fogo. Se estiver com 3 vidas (ou até 2), deixe as arcas para quem tem menos e tente subir. Você só vai conseguir saltar na plataforma superior através de teleporte, partindo mais ou menos do meio. Se não conseguir, pratique. Se ainda assim, não conseguir, apele pro meteoro. O Patusei é fácil. Mais fácil que o gorgos. Tudo o que requer para a Arme é paciência. Fique no chão, usando a plataforma como escudo para os meteoros do grandão e mande os seus. Só saia para respirar e volte logo (cuidado com os meteoros que ele faz). A dica para causar mais danos com o meteoro aqui é ficar de costas para o Patusei, pois eles virão de frente (faça o teste: faça um meteoro de costas, e depois outro de frente).

 

- Continente Ellia: Cuidado aqui. Não se exceda nos meteoros, pois você pode destruir os totens de invocação e prejudicar demais o grupo. Seja cauteloso e use outros golpes de MP (depois do primeiro meteoro) ou vá pro corpo-a-corpo. Na fase bônus, seja solidário: pegou 5 vidas, desce e deixe pros outros. Chegou na Elena? Beleza. Tome cuidado, embora ela seja fácil, tem o potencial de tirar vidas se você desligar. Quando ela estiver na plataforma de cima, ela pira e fica lançando trocentos meteoros. Faça o mesmo. Se todos ficarem embaixo, ninguém se fere. Quando ela descer, distancie para evitar o “inverter gravidade” e lance bolas de fogo. Alguém feriu muito? Cure. Melhor que todos vão com muita vida e muito HP do que sofrerem baixas aqui. Lembre-se da cartilha da Arme ao começar a Kamiki: abra com meteoro. Depois disso, fuja. Fique nos cantos, só nas bolas de fogo. Se o escudo mágico baixar, faça outro (o golpe de congelar dela não tira nada se estiver com escudo). Para os meteoros fazerem efeito, você vai ter que aproximar um pouco, do contrário você vai vê-lo causar menos dano que 3 bolas de fogo, ou seja: aproxime, mas com cautela. Se preferir ficar na segurança dos cantos, só nas bolas de fogo e escudo mágico, use o MP para curar seus aliados (que vão precisar muito, pois Kamiki tem muitos golpes que tirar muito HP, incluindo o fogo que deixa fatal). Se um aliado estiver muito ferido e você ainda não tiver MP, pare para recarregar as baterias e chame-o para perto (algumas vezes você terá que arriscar uma aproximação).

 

- Labirinto Secreto: As técnicas dos estágios normais são como as acima. Para enfrentar o nerd, use a mesma estratégia aplicada com Gaicoz. Quando ao Gadosen, a melhor forma é fugir dos ataques dele e fazer meteoro. Procure ficar sempre às costas dele, pois quando ele suga a alma, só quem está na frente dele é afetado.

 

- Castelo de Cazeaje: Agora sim você vai enfrentar um grande desafio. No primeiro estágio, não há tantas variações: meteoros e totens (além de um gorgos vermelho perdido por aqui, que requer atenção). Se tiver que escolher entre curar e meteoro, escolha curar, é importante que você tenha a maior quantidade de aliados em pé para o próximo estágio. Basilisco. Aqui está uma grande dificuldade. Não fique no canto esquerdo e peça para ninguém ficar. Se tiver MP para fazer um meteoro na abertura faça-o. E depois? Pronto para ser isca? A estratégia a seguir exige sangue-frio e treino com teleporte (vá na expedição e treine isso): vá aos pés do basilisco, teleportando sem parar para evitar ser abocanhado e só saia pra lançar um meteoro (ou ainda, tente sem sair, voltando a teleportar em seguida). Pra que isso? Simples: o basilisco vai ficar querendo te engolir, e esquecendo de baforar, abrindo espaço para as outras pessoas feri-lo. Esta estratégia só vai funcionar se ninguém ficar no canto esquerdo (e, claro, não é sempre que ele deixa de baforar, mas acredite: isso ajuda). O Kacaro deve ter a cabeça destruída em primeiro lugar, então lance seu meteoro mais em cima. Em seguida, use o golpe que achar melhor (pentagrama, bola de fogo, ataque aéreo), mas certifique-se de que a cabeça esteja destruída. Depois de destruí-la, vá para a engenhoca do lado superior esquerdo e destrua. Agora tudo fica mais fácil. Fique na plataforma superior, recuperando MP e fazendo meteoro. Chame o grupo para reagrupar aqui em cima e receber cura. Este lugar é um ponto cego sem a cabeça e ninguém se fere. Chegou na primeira forma de Cazeaje? Repita o que fez com o Gaicoz e cuidado com a rajada de vento que ele tem. Pronto. Agora vem o grande “cachorrão”. Sem dúvida, você vai abrir com meteoro. Você tem duas estratégias a seguir aqui: ficar em uma plataforma para desviar dos golpes no chão e enchendo MP e lançando meteoro. A outra é o oposto do que foi feito até agora, mas usar o cetro pra bater: fique nas costas dele (uh, estratégia desleal, hein?) e fique dando o ataque aéreo entre plataformas e desvie dos demais golpes (se tiver invisibilidade, melhor ainda). Para desviar da grande bola de fogo, basta teleportar na direção de Cazeaje (nunca na direção que a bola está indo, senão você frita).

 

- Catacumbas de Kastulle: Se você nascer perto do Recupera HP, pegue-o e preste atenção na saúde do grupo. Em seguida, procure um caído e meteoro nele. Evite ao máximo ficar próximo dos Guerreiros de Ossos, os combos deles detonam (e, se tiver dois ou mais juntos, isso pode representar uma morte prematura). Depois de detonar os caídos, vá nos arqueiros, pois são os mais irritantes e tendem a romper os combos dos demais (os combatentes corporais estarão ocupados com os guerreiros, lembre-se, missão é um jogo de time). Em hipótese alguma derrube um esqueleto (guerreiro ou arqueiro), pois ele levanta batendo e te jogando longe. Nas fases dos venenos, ganhe distância, fuja e faça meteoro. Não esqueça de curar o restante do grupo, se necessário. No estágio de plataforma, deixe pra Lire e pros Lass. Se não tiver ninguém por perto, pergunte quem consegue e deixe apenas ele ir (se muitos forem, vários morrem à toa). Que vá no máximo 2. Se não sabe o caminho, vá de Lire (ou Lass) e aprenda e depois volte com a Arme. Saiba também que existem várias plataformas invisíveis (quando você pisa, o chão fica com uma esfera azulada). A dica para achá-las é notar sua sombra no ar. Para os golens, a melhor coisa é usar as plataformas para bater, usando o teleporte para ir de um lado para o outro. Se ele vai soltar um golpe à esquerda, teleporte através dele para a direita e vice-versa. Ficar parado neste subchefe não é um bom negócio. Chegou no ciclope? Bem, você pode fazer o velho esquema da bola de fogo, mas aqui é mais arriscado, pois ele tende a travar quem está no canto. O melhor mesmo é ficar em cima recuperando MP e lançando meteoro. Se tiver rio de lava, desça e faça isso nele. Não tem porque temer o grandalhão: se quiser recuperar MP no mesmo andar que ele, basta usar o teleporte para passar através dele.

 

- Ruínas de Kastulle: Meteoro, caído e totem. Esta é a ordem das coisas (sim, repetição do mesmo tema). Não fique parado, pois os esqueletos fazem um combo violento. São cinco estágios da mesma coisa, então vá em frente. Não se esqueça de detonar os canhões. Se ninguém estiver detonando com eles e batendo nos esqueletos, detone os canhões para evitar dano no resto da galera. No golem, tente recuperar o máximo de MP possível e faça meteoro. Mas ficar só de Speller pode levar muito tempo, então faça pentagramas e bola de fogo para feri-lo antes do MP encher. O grito é o golpe que prejudica mais a Arme, devido a sua dependência de MP, mas você pode evitar uma parte do prejuízo saltando (no ar seu MP não é sugado). Para fugir das pedras, note que há um padrão, fique do lado da plataforma, mais para dentro do estágio, quando a pedra cair ao seu lado, teleporte-se rapidamente para o canto e fique teleportanto. Os demais golpes você pode evitar através de teleporte e saltos. Nunca deixe ele te encantoar, se ele vier na sua direção, teleporte-se para o lado oposto. E cuidado com o ciclone. Pratique muito que você consegue.

 

- Queda de Vermecia: Lembre-se sempre do que fez até aqui: detone os totens e também os Caídos (felizmente, dependendo do estágio, alguns ficam próximos aos totens). Se escolher o caminho do cristal vermelho, você enfrentará Soldados1 e terá chance de topar com o Cavaleiro Oak. Se for o caso, mantenha distância, faça bolas de fogo e meteoros. Se escolher o caminho do cristal azul, você enfrentará os esqueletos e terá chance de vir a Rainha Negra. Evite os meteoros dela com teleporte e delay e faça os seus. O Amon Negro é mais fácil que a Kamiki. Primeiro preocupe-se com os ajudantes deles, mande meteoros onde estiver a maior quantidade deles. Depois faça isso no Amon Negro. Não bata com o cetro nele, fique sempre à distância, pois os golpes do chefão só afetam quem está próximo (você ainda pode prejudicar os personagens que dependem de chegar perto). Se não tiver mais ninguém te ajudando, a coisa vai levar mais tempo, mas ainda é fácil: basta ficar na mesma altura que ele, lançando bolas de fogo do lado mais distante. Fuja quando ele aproximar e faça isso. Quando tiver MP... ah, você já decorou a cartilha da maga.

 

5j - Alquimista

 

- Calabouço de Gorgos:

- Castelo Gaicoz:

- Mar de Patusei:

- Continente Ellia:

- Labirinto Secreto:

- Castelo de Cazeaje:

- Catacumbas de Kastulle:

- Ruínas de Kastulle:

- Queda de Vermecia:

 

5k - Feiticeira

 

- Calabouço de Gorgos:

- Castelo Gaicoz:

- Mar de Patusei:

- Continente Ellia:

- Labirinto Secreto:

- Castelo de Cazeaje:

- Catacumbas de Kastulle:

- Ruínas de Kastulle:

- Queda de Vermecia:

 

5l - Arquimaga

 

- Calabouço de Gorgos:

- Castelo Gaicoz:

- Mar de Patusei:

- Continente Ellia:

- Labirinto Secreto:

- Castelo de Cazeaje:

- Catacumbas de Kastulle:

- Ruínas de Kastulle:

- Queda de Vermecia:

 

5m - Ninja

 

- Calabouço de Gorgos:

- Castelo Gaicoz:

- Mar de Patusei:

- Continente Ellia:

- Labirinto Secreto:

- Castelo de Cazeaje:

- Catacumbas de Kastulle:

- Ruínas de Kastulle:

- Queda de Vermecia:

 

5n - Mercenário

 

- Calabouço de Gorgos:

- Castelo Gaicoz:

- Mar de Patusei:

- Continente Ellia:

- Labirinto Secreto:

- Castelo de Cazeaje:

- Catacumbas de Kastulle:

- Ruínas de Kastulle:

- Queda de Vermecia:

 

5o - Vingador

 

- Calabouço de Gorgos:

- Castelo Gaicoz:

- Mar de Patusei:

- Continente Ellia:

- Labirinto Secreto:

- Castelo de Cazeaje:

- Catacumbas de Kastulle:

- Ruínas de Kastulle:

- Queda de Vermecia:

 

5p - Retalhador

 

- Calabouço de Gorgos:

- Castelo Gaicoz:

- Mar de Patusei:

- Continente Ellia:

- Labirinto Secreto:

- Castelo de Cazeaje:

- Catacumbas de Kastulle:

- Ruínas de Kastulle:

- Queda de Vermecia:

 

5q - Druida

 

- Calabouço de Gorgos:

- Castelo Gaicoz:

- Mar de Patusei:

- Continente Ellia:

- Labirinto Secreto:

- Castelo de Cazeaje:

- Catacumbas de Kastulle:

- Ruínas de Kastulle:

- Queda de Vermecia:

 

5r - Sentinela

 

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- Castelo Gaicoz:

- Mar de Patusei:

- Continente Ellia:

- Labirinto Secreto:

- Castelo de Cazeaje:

- Catacumbas de Kastulle:

- Ruínas de Kastulle:

- Queda de Vermecia:

 

 

006- FAQ

 

Já Será Disponiblizado.

 

 

007- Créditos

 

/Luke

Snarf

Linak~

SkyDarkness

Todos que leram o tópico

# Messenger .

 

 

Tópico ainda em Construção.

Aguardem :D

 

 

Se kiserem agradecer , agradeçam , porke deu trabalho cria o tópico ;x

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man...

so uma sugestão..

acho que você de veria adicionar alguns SPOILERS tipo esse ( pra ver como fazer clique em "mostrar" )

 

so botar o conteudo entre [ SPOILER ] conteudo [ /SPOILER ] sem os espaços...

 

é que o topico ta muito grande

daia cho que com Spoleir fica mais facil de ler

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