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FAQ : Dúvidas Freqüentes


ppassos13
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Perguntas freqüentes sobre problemas com Ragnarok Online

 

1 – Introdução

2 – Dúvidas e erros mais freqüentes

2.1 – Gravity error

2.2 – Game Guard não conecta / dá erro ao conectar / Patch não atualiza

2.2.1 – Tipos de erros do Game Guard

2.3 – “Desconectado devido a um espaço de tempo entre você e o servidor”

2.3.1 – Conexão ruim

2.3.2 – Problemas com a placa de vídeo

2.3.3 – Outros problemas

2.4 – Desconetado a intervalos de tempo regulares

2.5 – “Alguém já está utilizando esta conta”

2.6 – O jogo fecha logo depois de abrir (e variações)

2.7 - “Cannot init d3d OR grf file has problem“

2.8 – Patcher fica travando

3 – Problemas de compatibilidade

3.1 – Sistemas Operacionais

3.2 – Placas de Vídeo

3.3 – Outros dispositivos

4 – Requisitos para rodar Ragnarok

5 – Não conseguiu resolver seu problema? (A.K.A. Continua dando pau, vou postar pra ver se resolvo)

5.1 – Como postar sua dúvida

5.2 – Falando com a Central de Suporte da Level Up Games

6 – Créditos

 

 

 

1 – Introdução

 

Eu tenho notado a quantidade de dúvidas repetidas e problemas que podem ser facilmente corrigidos serem postados freqüentemente aqui. Então resolvi fazer esse guia, para que pessoas com problemas chequem antes de postar. Isso facilita a vida de todo mundo – de quem tem problemas/dúvidas, já que tem a chance de resolver mais rápido, e de quem posta ajudando, que não tem q ficar repetindo a mesma coisa um mol de vezes.

 

Eu peguei apenas os posts mais comuns, que eu vejo tanto aqui quanto no fórum da LUG. Vou atualizar o guia caso eu veja alguma outra coisa (ou caso alguém poste ou mande MP me lembrando XD). Também podem me corrigir caso eu tenha dito algo errado! ^^ Lembrando que eu prefiro críticas construtivas, se alguém chegar e disser simplesmente "Ficou um lixo aewlz" eu vou ignorar! XD

 

2 – Dúvidas e erros mais freqüentes

 

2.1 – Gravity error

 

Esse erro, que é o que acontece quando o jogo fecha e aparece a telinha cinza com um monte de letras e números, normalmente acontece quando há algum problema com as atualizações/sprites. Ele pode ser resolvido seguindo esse procedimento:

 

- Abra a pasta onde o Ragnarok está instalado (normalmente é em “Arquivos de programas” / “Gravity” / “Ragnarok Online”);

 

- Localize os arquivos abaixo e exclua-os:

 

C:\Arquivos de programas\Gravity\Ragnarok Online\Patch.inf

C:\Arquivos de programas\Gravity\Ragnarok Online\Patch2.txt

 

- Feche todas as janelas, execute o jogo e aguarde sua atualização.

 

Outra opção é reinstalar o jogo. Como esse erro é relacionado ao client que está instalado, a reinsalação do jogo pode resolver o erro.

 

Caso o jogo comece a travar após telas de Loading, apresentando o Gravity Handler Error, reinicie seu computador. Este erro se deve a um Memmory Leak presente no executável do RO, que pode estourar a pilha de processos logo no primeiro loading como pode nunca acontecer; depende da sua "sorte".

 

2.2 – Game Guard não conecta / dá erro ao conectar

 

Esse erro pode ser causado porque o firewall não está configurado para deixar o Ragnarok ou o Game Guard acessar a Internet. Se for esse o caso, entre na lista de permissões do seu firewall e adicione os arquivos do jogo (ragexe.exe) e do Game Guard (GameMon.des) nela. Se apenas isso não funcionar, configure as portas utilizadas pelo Game Guard também (no próprio firewall): as portas TCP são essas: 21, 80, 5000, 6000 e 6900. Nenhuma UPD é usada.

 

Se não funcionar, algo que pode ser tentado (e que é o que eu faço quando jogo no computador do meu pai XD) é desativar o firewall somente enquanto o Patcher ou o Game Guard estiverem atualizando, voltando a ativá-lo após o jogo abrir.

 

Se isso não resolver o problema, tente o seguinte procedimento:

 

Se você utilizar o Windows 2000 / XP:

 

- Clique em Iniciar / Executar;

- Digite cmd;

- Aparecerá uma tela preta para digitar;

- Nesta tela, digite: ipconfig /flushdns.

 

Se você utilizar o Windows 98 / Me:

 

- Clique em Iniciar / Executar;

- Digite winipconfig;

- Aparecerá uma tela Configuração de IP;

- Nesta tela, clique em: Liberar Tudo e Renovar Tudo.

 

Após isso, desabilite o Agendador de pacotes QoS da sua conexão local. Siga esse procedimento:

 

- Clique em "Iniciar / Configurações / Painel de Controle";

- Clique em "Conexões de rede";

- Localize sua conexão de internet (geralmente, Conexão local);

- Selecione esta conexão com o botão direito do mouse e clique em propriedades;

- Localize a opção "Agendador de pacote QoS" e desmarque a mesma;

- Clique em Ok. Caso sua internet seja Velox ou Speedy, ela cairá;

- Reinicie o computador.

 

Agora é só executar o jogo e ver se o patch e o Game Guard atualizam.

 

2.2.1 – Tipos de erros do Game Guard

 

GameGuard Error 114.

Este erro costuma ocorrer devido a problemas com o firewall. Assim se estiver com este problema, desative o Firewall e veja se consegue conectar. Se conseguir, o problema é com ele; configure-o conforme descrito acima.

 

Se mesmo sem o firewall você não conseguir conectar, pode ser que haja algum programa rodando ao mesmo tempo que esteja impedindo o Game Guard de entrar.

 

GameGuard Error 360, 380, or 610.

 

Há diversas causas para estes erros, podem-se eliminar algumas causas com os seguintes testes:

 

- Localize o diretório do Ragnarok (normalmente “C:\Arquivos de programas\Gravity\Ragnarok Online”). Neste diretório há um subdiretório chamado GameGuard; apague-o e execute o patch. Os arquivos do Game Guard serão baixados novamente.

 

- Se isso não resolveu, desative seu firewall e siga os mesmos passos para o erro 114. Se ainda não resolveu desinstale o firewall, pois pode ser alguma mudança no registro do sistema que acaba por não permitir o funcionamento do Game Guard. Se isso resolver o problema procure por outro firewall.

 

- Se você usa conexão a cabo ou modem DSL e está conectando através de um roteador, switch ou hub, desconecte estes dispositivos e conecte diretamente o modem de seu computador ao cabo/DSL. Se assim você conseguir conectar ao jogo, tente atualizar o firmware do hub/roteador/switch.

 

- Se nada disso resolver, contate o suporte técnico da LUG.

 

2.3 – “Desconectado devido a um espaço de tempo entre você e o servidor”

 

Esse é um problema que pode ter várias origens. Vou citar as mais comuns:

 

2.3.1 – Conexão ruim

 

A primeira delas é a sua própria conexão. Se estiver ocorrendo perda de pacotes ou o tempo de resposta para os pacotes enviados estiver muito alto, a conexão com o rag será perdida. Para saber se é esse o caso, siga esses passos:

 

- Clique em Iniciar / Executar;

- Digite cmd (no Windows 2000/XP) ou command (no Windows 98/ME);

- Aparecerá uma tela preta para digitar;

- Nesta tela, digite: ping http://www.seu_provedor_de_internet.com.br (Nota: pode ser qualquer página, eu uso http://www.uol.com.br; no site da Level Up, eles dizem para utilizar o próprio endereço deles. Eu não recomendo pelo simples motivo de que fazer isso pode levar a pessoa à conclusão de que o problema é com os servidores da LUG, quando na verdade é com a conexão da pessoa.)

- Vai aparecer algo assim:

 

Disparando contra

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[200.221.2.45] com 32 bytes de dados:

 

Resposta de 200.221.2.45:bytes=32 tempo=24ms Tempo de vida=58

Resposta de 200.221.2.45:bytes=32 tempo=23ms Tempo de vida=58

Resposta de 200.221.2.45:bytes=32 tempo=24ms Tempo de vida=58

Resposta de 200.221.2.45:bytes=32 tempo=23ms Tempo de vida=58

 

Estatísticas do Ping para 200.221.2.45:

    Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de perda),

Tempos aproximados de ida e volta em milissegundos:

    Mínimo = 23ms, Máximo =  24ms, Média =  23ms

 

O que isso significa? Significa que seu computador mandou um pacote de dados muito pequeno (32 bytes apenas) para o servidor da UOL esperando uma resposta. No caso desse micro, a resposta foi recebida muito rapidamente: em média, 32 ms (milisegundos) após terem sido enviados. Mas se a conexão estiver ruim, esse tempo aumenta: pode ser de 100, 200, 500, 900 ms. Se demorar muito mais que isso, o pacote é considerado perdido e não há resposta.

 

Se não há resposta para os dados que seu computador está enviando, ou se há demora em recebê-la, o ragnarok não vai funcionar direito, porque ele é basicamente uma troca de pacotes de dados entre o seu computador e os servidores da LUG.

 

2.3.2 – Problemas com a placa de vídeo

 

Por incrível que pareça, você pode ser desconectado por problemas na sua placa de vídeo. Eu não sei o porque isso ocorre, mas já ouvi falar de vários casos em que a pessoa reinstalou / atualizou o driver da placa de vídeo e parou de ter esse tipo de problema com o jogo.

 

Outra coisa que às vezes funciona é jogar no modo janela. Algumas pessoas que caíam muito quando jogavam em modo Fullscreen pararam de ter esse problema quando alternaram para o modo janela.

 

Para alterar para esse modo, basta entrar no setup do ragnarok, desabilitar o modo Fullscreen e selecionar na caixa de opções a resolução que você usa normalmente. O rag vai ficar “em tela cheia”, ou seja, ocupando todo o espaço do monitor, mas estará rodando em janela. Isso faz com que mudanças da janela do jogo para outros aplicativos fique mais rápida (o famoso alt-tab), mas pode deixar o jogo ligeiramente mais lento em alguns computadores (esse é o meu caso xD).

 

Ainda outra solução relacionada à placa de vídeo e configurações de vídeo é a quantidade de cores utilizada na configuração. Alterar o esquema de cores de 32 bits para 16 e vice-versa pode resolver o problema, mas eu só vi isso em alguns casos isolados.

2.3.3 – Outros problemas

 

Mantendo a conexão ativa

 

Isso de manter a conexão ativa se chama Keep Alive. Se o programa de conexão de vocês não pinga o servidor a cada N minutos, vocês podem fazer isso:

 

Menu Iniciar -> Executar ->

Windows 98/ME -> command

Windows 2K/XP -> cmd

 

No prompt de comandos, digitem "ping -t www.uol.com.br" e de enter. Pode-se trocar o uol por qualquer outro site ou ip que vocês conheçam, sugiro que deixem pingando o site do seu servidor.

 

Realmente, esta mensagem é devido a extrapolação na tolerancia de pacotes perdidos, quer dizer:

Fazemos de conta que o Pacote que o cliente recebe para informar que apareceu o prite do monstro X na tela tenha 5 bytes. Ele pode tolerar que você perca até 1 byte deste pacote que mesmo assim ele identifica qual foi a operação que o servidor mandou ele fazer. Se você perder 2 bytes, ele desconecta pois não sabe o que era pra ele fazer.

 

Também tem o problema de que o RO em sí mantem um pacote Keep Alive entre o Zone Server que você esteja conectado. Problema que se este pacote falha, ele desconecta; mesma coisa com os pacotes do GameGuard.

 

Infelizmente os servidores do Aegis não respondem a ping, não sei se da para tracar a rota pra eles também... De qualquer forma, esse problema é LAG, mas o que é LAG, alguém aqui sabe? LAG vem de Latencia, ou seja, tempo de resposta da conexão, também conhecido como PING. Resumindo, sua conexão está:

 

* Extrapolando a tolerancia de perca de pacotes ou,

* Perdendo os pacotes durante a rota de comunicação ou,

* A taxa de resposta está muito alta.

 

1º - Checar se você está tendo este tipo de problemas em outros jogos on-line.

2º - Identificar todos os processos que estão usando a internet, para fazer isso digite "netstat -b" no prompt de comandos (se não me engano é arp -a no Windows 98).

 

Caso haja muitos processos usando a internet, comece a fecha-los. As vezes um programa pode estragar a comunicação de um, mas não de outro, quer dizer, as vezes seu emule pode acabar com o RO, mas não com o CS, intendeu?

 

Caso seja somente com o RO, sugiro digitar no prompt de comandos "tracert www.levelupgames.com.br" e depois "tracert sitedoseuprovedor", veja as taxas de resposta. Caso as do site da Level-up estejam muito altas, você tem duas opções:

 

1º - Trocar o servidor DNS sua conexão. O site da ABUSAR tem alguns artigos sobre isso, incluindo um com os servidores DNS de todos os provedores de banda larga.

2º - Contectar seu provedor para verificar se há algum problema.

 

 

 

Em ultimo caso vai ser a sua fiação interna, mas se o modem estiver ligado diretamente ao PC, essa hipotese é excluida.

 

Fiação interna

 

Um problema que vi uma vez só foi o caso de uma pessoa que utilizava um roteador e, por causa da distância, um cabo de rede muito comprido. Apesar da internet estar muito boa, ele tinha perda de pacotes, e resolveu colocando um hub entre o cabo de rede longo e o micro dele. Segundo o relato, o rag não caiu mais depois disso.

 

Ficou assim:

 

Internet --> Modem Speedy --> Roteador --> Cabo de rede de 38m --> Hub --> Micro

 

2.4 – Desconectado a intervalos de tempo regulares

 

Isso normalmente acontece por algum tipo de problema no PC ou na conexão. Faça o seguinte:

 

- Verifique se não está rodando ao mesmo tempo nenhum software P2P (Kazaa, E-mule, LimeWire, etc);

- Faça uma varredura de vírus e spywares do seu micro, para certificar-se de que seu computador não está infectado;

- Desabilite o Agendador de pacotes QoS em sua conexão local (veja como fazer isso abaixo);

- Diminua a resolução do Ragnarök Online no Setup do jogo;

- Desabilite a opção “Full Screen Mode” no Setup do jogo;

- Desabilite os efeitos de luz e névoa do Ragnarök Online no Setup do jogo.

- Veja também se não há outros programas rodando ao mesmo tempo, fazendo com que o processamento do micro fique em 100% e sobrecaregando-o.

 

Para desabilitar o Agendador de pacotes QoS, siga esses passos:

- Clique em "Iniciar / Configurações / Painel de Controle" (ou só “Iniciar / Painel de Controle no Windows XP);

- Clique em "Conexões de rede";

- Localize sua conexão de internet (geralmente, Conexão local);

- Selecione esta conexão com o botão direito do mouse e clique em propriedades;

- Localize a opção "Agendador de pacote QoS" e desmarque a mesma;

- Clique em Ok. Caso sua internet seja Velox ou Speedy, ela cairá;

- Reinicie o computador.

 

 

2.5 – “Alguém já está utilizando esta conta”

 

Eu recebo essa mensagem pelo menos uma vez por mês. Parece que há um bug que faz com que ela seja exibida no lugar da famigerada mensagem de “Desconectado devido a um espaço de tempo entre você e o servidor”. Muito provavelmente não há ninguém tentando acessar sua conta, a menos que você continue jogando e essa mensagem insista em ficar aparecendo.

 

Mas, por via das dúvidas, troque a senha sempre que essa mensagem aparecer. Vai saber se é bug mesmo... eu sempre troco! XD

 

2.6 – O jogo fecha logo depois de abrir (e variações)

 

Isso normalmente acontece por 2 motivos:

 

O primeiro é que o Game Guard por algum motivo não pôde ser inicializado. Se o ícone do Game Guard não estiver aparecendo na barra de tarefas, tente o seguinte:

 

- Localize o diretório do Ragnarok (normalmente “C:\Arquivos de programas\Gravity\Ragnarok Online”).

 

- Neste diretório há um subdiretório chamado GameGuard; apague-o e execute o patch. Os arquivos do Game Guard serão baixados novamente.

 

Outro motivo para isso acontecer é que há algum programa que o Game Guard identivicou como nocivo. Passe um bom anti-vírus e um excelente anti-spyware, pois provavelmente essa é a causa.

2.7 - “Cannot init d3d OR grf file has problem“

 

Isso acontece devido a um problema com a sua placa de vídeo ou com o DirectX.

 

- Clique em Iniciar / Executar;

- Digite dxdiag;

- Na aba “Arquivos do DirectX”, verifique se aparece a mensagem “Não foram encontrados problemas.” Se forem encontrados problemas, reinstale o DirectX.

- Na aba “Exibir”, teste os recursos do DirectDraw e do Direct3D.

- Desinstale o RO por completo e reinstale novamente o jogo.

 

Se tudo estiver funcionando corretamente, então é provável que o problema seja com sua placa de vídeo.

 

Verifique se os drivers da placa de vídeo estão corretamente instalados e atualizados. Se reinstalar / atualizar os drivers, reinstale também o DirectX (lembrando que o mínimo pro Rag rodar é o DirectX 8.0)

 

2.8 – Patcher fica travando

 

Uma breve informação pra usuários da plataforma Win9x (98 e Milenium): Vocês podem começar a odiar o Patcher novo. A plataforma 9x tem um problema com a biblioteca MFC, no qual esse novo patcher foi feito. Se ele ficar muito tempo aberto, tende a aperecer um problema muito chato: O Patcher fica com as letras em negrito, para de fazer download e trava, as vezes sozinho, as vezes o PC todo.

 

Solução pra esse problema seria passar pra uma plataforma NT (2000, XP e Vista*), ou manipular o Patcher para ficar pouco tempo aberto.

 

Caso sua placa de vídeo seja onboard, terá mais chances de ocorrer este problema; não me perguntem porque pois eu não sei, mas ví usuários do XP com video onboard tendo esse problema e usuários do 98 com placa off também tendo-o ;X

 

Bom, manipular o patcher é simples:

1º - Abra-o uma vez e deixe-o começar a fazer o download de 1 arquivo. Anote o nome do arquivo e pode fechar o patcher.

2º - Abra o patch2.txt que se encontra na pasta do RO.

3º - Localize o nome que o patcher estava a baixar dentro deste arquivo.

4º - Delete todas linhas que comecem por "//" após ele.

5º - "Agrupe" os arquivos de 3 em 3 linhas, exemplo:

 

697 2006-5-31data_sc_v8.gpf

698 2006-05-31Ragexe.rgz

699 2006-5-31data_sc_v8_2.gpf

 

700 2006-5-31data_ld.gpf

701 2006-6-2data_sc.gpf

702 2006-6-2data_sc_2.gpf

 

703 2006-5-24Event_val_img.gpf

704 2006-6-7data_ld.gpf

6º - coloque "//" na frente de todas as linhas após o primeiro grupo. Exemplo:

 

697 2006-5-31data_sc_v8.gpf

698 2006-05-31Ragexe.rgz

699 2006-5-31data_sc_v8_2.gpf

 

//700 2006-5-31data_ld.gpf

//701 2006-6-2data_sc.gpf

//702 2006-6-2data_sc_2.gpf

 

//703 2006-5-24Event_val_img.gpf

//704 2006-6-7data_ld.gpf

 

7º - Salve e coloque o Patch2.txt como somente leitura

8º - Inicie o patcher, espere terminar o processo e feche-o novamente.

9º - Tire o "somente leitura" do patch2.txt

10º - Abra-o, tire os "//" da frente do proximo grupo de arquivos, salve e coloque como somente leitura de novo.

11º - Repita o processo até terminar de atualizar

 

Isso também serve pra quem tem conexão discada e tem medo de cair a conexão no meio de uma atualização =D

3 – Problemas de compatibilidade

 

3.1 – Sistemas Operacionais

 

O jogo é compatível somente com Windows (do 98SE em diante).

 

3.2 – Placas de Vídeo

 

- As placas de vídeo Voodoo podem apresentar problemas quando usando efeitos. A solução é jogar sem efeitos (/effect).

- Algumas placas de vídeo, principalmente as mais antigas, podem ter problemas de compatibilidade com o DirectX 9.0, o que faz com que o jogo apresente problemas (já que ele precisa do DirectX). A solução no caso é desinstalar o DirectX e deixar apenas o 8.0c instalado na máquina.

 

3.3 – Outros dispositivos

 

- Os codec's Intel AC`97 podem apresentar problemas com o som de fundo e efeitos sonoros.

- Alguns mouses, como os modelos A4Tec, podem não operar adequadamente no jogo.

- O controlador gráfico Intel® 82810E não é compatível com Ragnarok Online.

 

4 - Requisitos para rodar Ragnarok

 

Requisitos Mínimos

 

- Sistema Operacional: Windows 98SE/ME/2000/XP

- Processador: Pentium - 500 ou equivalente (Athlon CPU, Celeron)

- Memória RAM: 128 MB ou superior

- Vídeo: Placa de Vídeo compatível com DirectX e com 8MB de memória de vídeo.

- Som: Placa de Som compatível com DirectX

- Espaço em disco: 1GB ou mais

- DirectX 8.0 ou superior

 

Requisitos Recomendados

 

- Sistema Operacional: Windows 98 SE/ME/2000/XP

- Processador: Pentium 700 MHz ou superior (incluindo serie AMD e Celeron)

- Memória RAM: 256 MB ou superior

- Vídeo: Placa de Vídeo de 32 MB com suporte a Acelerador DirectX 3D

- Som: Placa de Som compatível com DirectX; Suporte a som 3D surround

- Espaço em disco: 1GB ou mais

- DirectX 8.0 ou superior

 

5 – Não conseguiu resolver seu problema? (A.K.A. Continua dando pau, vou postar pra ver se resolvo)

 

Bem, nem sempre os problemas relativos ao micro ou ao Rag podem ser corrigidos com as respostas encontradas aqui. Nesse caso você tem 2 opções: postar sua dúvida no fórum ou entrar em contato com a Central de Suporte.

 

Lembre-se sempre de pesquisar no fórum antes de postar, sua dúvida pode já ter sido respondida em outro tópico!

 

5.1 – Como postar sua dúvida no fórum

 

Existem algumas coisas que tornarão sua vida – e a vida de quem vai responder também – mais fácil.

 

- Em primeiro lugar, pesquise antes de postar.

 

- Coloque um título que descreva resumidamente o problema. Tópicos chamados “Ajuda aelwz!!!”, “Socorro!!!”, “Não consigo jogar” tem menos probabilidade de obter uma resposta rápida. Além disso, tópicos com títulos que resumam o problema podem ajudar outros que estejam com o mesmo problema, evitando que diversos tópicos com o mesmo assunto sejam abertos.

 

Exemplo: O Game Guard dá o erro 114 quando vou jogar.

Título “ruim”: “Socorro, não consigo jogar!”

Título “bom”: “Meu Game Guard dá o erro 114”

 

- No corpo do post, coloque seu Sistema Operacional, descrição detalhada do erro, o que você estava fazendo quando ele aconteceu e se havia outros programas abertos além do jogo. Isso facilita muito na hora de identificar o problema e, na maioria das vezes, é essencial para que uma resposta eficaz seja dada.

 

- Não fique postando repetidamente apenas para deixar seu post no topo da lista. Isso leva as pessoas a pensarem que sua dúvida já foi respondida, além de ser contra as regras da maioria dos fóruns.

 

5.2 – Falando com a Central de Suporte da Level Up Games

 

- Mandando tickets: mandar um ticket não é nenhum bicho de sete cabeças. E sim, eles respondem, basta saber como escrever.

- Em primeiro lugar, mande o ticket com o assunto correto. Isso facilita para eles e agiliza o trabalho.

- Na primeira mensagem que mandar, já diga qual é seu sistema operacional, placa de vídeo, versão do DirectX, memória RAM e processador.

- Descreva detalhadamente o problema: quando ocorreu, o que você estava fazendo na hora, quais programas estavam abertos no momento do erro, qual é seu firewall e antivírus, etc. Se possível, mande uma imagem do erro. (Aperte o botão Print Screen, abra o paint, aperte ctrl-v e salve a imagem.

- Não seja ofensivo. Se o problema é no seu micro, a culpa não é da LUG, não tem porque ser mal-educado.

 

- Ligando para a Central de Suporte:

- O telefone da central de suporte é (0xx11) 5105-5829, de Segunda a Domingo, das 08:00 às 20:00 horas. Infelizmente eles não têm um serviço 0800, então para quem mora fora da região de São Paulo a ligação é interurbana.

- Tenha em mãos qual é seu sistema operacional, placa de vídeo, versão do DirectX, memória RAM e processador. Também tenha anotado quando ocorreu, o que você estava fazendo na hora, quais programas estavam abertos no momento do erro, qual é seu firewall e antivírus, etc. Muito provavelmente o(a) atendente vá pedir essas informações, se vc já estivar com elas em mãos, tornará as coisas muito mais rápidas.

- Aqui também vale a regrinha de ouro: educação sempre. Se você não entender as instruções, peça algo do tipo “Pode repetir, por favor?” ou “Não entendi, o que quis dizer com isso / como faço isso?” Tenha em mente que ninguém nasceu sabendo mexer no computador e nem é obrigado a saber termos técnicos; se você não entender o que o atendente disser, peça para explicar sem se estressar. Ele vai explicar passo a passo, devagar e repetir sempre que for preciso.

 

6 – Créditos

 

Créditos a mim por forcencer este tópico à Web Cheats.

Créditos a # Sailorcheer do forúm da Level Up!Games por escrever este tutorial de como solucionar seus problemas sobre o Ragnarök Online.

 

7 - Parte Pessoal

 

Bom , primeiro quero dizer que aceito Críticas construtivas , Agradecimentos e Comentários benéficos , pois eu postei isso para ajudar o pessoal aqui da Web Cheats , e não para chegar uma pessoa e dizer : Isso não serve pra nada ou outros tipos de comentários inúteis que ninguém precisa agüentar , espero que entendam o meu lado e espero que eu tenha postado na área correta , se eu não postei favor mover o tópico.

Obrigado por lerem [@@@@@@@]

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