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Criando uma DLL para Combat Arms


Ray Zucco
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Esta é uma outra dúvida bastante freqüente que chega a nós.

 

"Como posso usar uma DLL ?", "Como posso criar uma DLL ?",

"Ei, moço! Pra quê serve uma DLL ?"

 

Pois bem, DLL ou Dynamic Link Libraries, permitem que um

conjunto de funções desenvolvidas em uma linguagem possam

ser utilizadas em programas desenvolvidos em outras

linguas.

 

Você pode, por exemplo, criar uma DLL em Delphi com um

conjunto de funções e utilizá-la em aplicativos desenvolvidos

em C++ ou Visual Basic, por exemplo. Agora, vamos começar

 

criando uma DLL:

 

 

Selecione o item New do Menu File, para exibir a caixa de

diálogo New Items. Agora, selecione o item DLL e clique em

OK, para gerar o código principal da DLL

 

que se apresenta a seguir:

 

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Em muitas situações, inclusive esta, o arquivo DELPHIMM.DLL

deve ser distribuído junto à sua aplicação. Uma outra observação

muito importante, para que você possa escrever suas DLLs, você

deve ter conhecimentos na Linguagem Object Pascal.

 

Vamos continuar criando nossa DLL, pois é ela que iremos usar

mais para frente. Apenas como exemplificação, vamos criar uma

função que receba como parâmetros dois números reais e retorne

o maior deles.

 

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Export = indica que a função poderá ser chamada por outros aplicativos.

Stdcall = permite que aplicativos desenvolvidos em outras

linguagens façam chamadas à função.

 

Após serem feitas estas alterações e salvar o projeto com o

nome MAXDLL, nossa DLL ficará assim:

 

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Você pode compilar uma DLL, assim como a um projeto no

Delphi, e distribuir livremente.

 

 

PS: Você não pode executar uma DLL pelo Delphi, através

do RUN do Menu Run, pois não se trata de uma aplicação.

 

 

Mais à frente, você perceberá que uma DLL pode usar

formulários e objetos definidos em outras unidades. Iremos,

agora, chamar uma DLL, a partir de outra aplicação.

 

 

Neste exemplo que iremos montar, iremos usar: um formulário,

duas caixas de texto (os quais o usuário irá digitar dois

números reais), um botão de comando.

 

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PS: A função Max está declarada na seção interface e implementada na

seção implementation, ou seja, a função está implementada em uma DLL.

 

Bem, mostramos como criar uma DLL simples e como fazer chamada

de uma DLL. Agora, iremos melhorar nossa DLL, fazendo com que

ela exiba um formulário qualquer em qualquer aplicação desenvolvida

para Windows.

 

Colocar os bitmaps na dll

 

Por vezes, quando iniciamos um projecto, temos uma preocupação:

fazer uma aplicação pequena. Bem, a solução pode passar por

colocar todos os bitmaps que vamos utilizar numa dll. Então vamos

lá começar:

 

Deve usar o Image Editor, criar uma nova Resource File (.res),

neste ficheiro vamos colocar os bitmaps e icons (ambos funcionam

da mesma forma) que queremos na nossa aplicação, clique com a

tecla direita do rato na nova resource file e crie um novo bitmap

, depois desenhe ou cole do clipboard um bitmap, finalmente guarde

o ficheiro com o nome images.res. Depois disto estar feito vá ao

IDE do Delphi e no File menu clique New... e escolha DLL depois

cole o código abaixo, não se esqueça de adicionar uma unit vazia

ao projecto. Guarde o projecta da dll no mesmo directório do

ficheiro image.res, finalmente faça o build da dll (não se esqueça,

que não se pode correr [executar] uma dll!)

 

Código da Dll:

 

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Código da DummyUnit:

 

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Usar os bitmaps que estão na dll

 

Estão aqui alguns exemplos como extrair

os bitmaps da dll:

 

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Membro - Banido - [E]stagiário - Banido - Membro

A timeline mais idiota da WC.

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