Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

[Componentes] Windows


shinob12
 Compartilhar

Posts Recomendados

  • Velha Guarda Ex-Staffer

Introdução

 

1 Significado do nome

2 Origem e história

3 Principais versões

3.1 Windows 1.0x

3.2 Windows 2.xx

3.3 Windows 3.xx

3.4 Windows NT

3.5 Windows 95

3.6 Windows 98

3.7 Windows Neptune

3.8 Windows 2000

3.9 Windows ME

3.10 Windows XP

3.11 Windows Server 2003

3.12 Windows Vista

3.13 Windows Server 2008

3.14 Windows Seven

3.15 Windows CE

4 Compatibilidade

5 Características técnicas

6 Implementações Alternativas ao Windows e suas API´s de Programação

 

 

Microsoft Windows é uma popular família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen. Antes da versão NT, era uma interface gráfica para o sistema operacional MS-DOS.

 

O Windows é um produto comercial, com preços diferenciados para cada uma de suas versões. É o sistema operacional mais usado do mundo, embora uma grande quantidade de cópias sejam ilegais[1].

 

O impacto deste sistema no mundo atual é muito grande devido ao enorme número de cópias instaladas. Conhecimentos mínimos desse sistema, do seu funcionamento, da sua história e do seu contexto são, na visão de muitos, indispensáveis, mesmo para os leigos em informática.

 

Significado do nome

A palavra windows em português significa janelas. A sua interface gráfica é baseada no padrão WIMP previamente desenvolvido em Xerox PARC: possui janelas que exibem informações e recebem respostas dos utilizadores através de um teclado ou de cliques do mouse.

 

O registro da marca Windows foi legalmente complicado, pelo fato dessa palavra ser de uso corrente em inglês

 

Origem e história

A Microsoft começou o desenvolvimento de um Gerenciador de Interface (subseqüente renomeado Microsoft Windows) em setembro de 1981. O Windows só começa a ser tecnicamente considerado como um SO a partir da versão Windows NT, lançada em Agosto de 1993. O que havia antes eram sistemas gráficos sendo executados sobre alguma versão dos sistemas compatíveis com DOS, como MS-DOS, PC-DOS ou DR-DOS. Somente o MS-DOS era produzido pela própria Microsoft.

 

O MS-DOS é um sistema operativo que não dispõe de interface gráfica, funciona através de comandos de texto introduzidos no teclado pelo utilizador. O Windows surgiu inicialmente como uma interface gráfica para MS-DOS, que permitia correr programas em modo gráfico, o que permitiu a utilização do mouse, que até à altura era considerado supérfluo em computadores de tipo IBM-PC.

 

Principais versões

 

 

Windows 1.01 era uma interface gráfica bidimensional para o MS-DOS e foi lançado em 20 de Novembro de 1985. Era necessário o MS-DOS 2.0, 256 KB RAM e um disco rígido. Naquela altura, o MS-DOS só conseguia suportar 1 MB de aplicações. Era uma primeira tentativa de criar um sistema multitarefa. Nessa época, instalado em computadores XTs que tinham apenas 512Kb de memória, ocupava praticamente toda a memória disponível. O Windows 1.01 não foi nenhum grande sucesso comparado com seus sucessores da década de 1990, devido à limitação do hardware da época. Inicialmente, ele foi lançado em quatro disquetes de 5.25 polegadas de 360 KB cada um. Continha o Reversi (jogo), um calendário, bloco de notas, calculadora, relógio, prompt de comando (uma janela direta para o DOS), Write, Control Painel, Paint e programas de comunicação. Permite a utilização de mouse, janelas e ícones. Nesta versão ainda não havia sobreposição de janelas.

 

Windows 2.xx

 

O Windows 2.03 foi lançado em 1 de Novembro de 1987 e praticamente tem a mesma interface do Windows 1.0x, com a diferença de apresentar mais recursos, ferramentas e maior paleta de cores, embora os computadores daquela época fossem ainda muito lentos quando estes utilizavam uma interface gráfica de boa qualidade. Permite a sobreposição de janelas e estas podem maximizar e minimizar. Era apresentado em oito disquetes de alta densidade de 5,25" de 360 KB cada um.

 

Em 27 de Maio de 1988, foi lançado o Windows 2.10, que era apresentado em sete disquetes de dupla densidade de 3,5" de 720 KB cada um, e era nada mais do que o Windows 2.03 reformulado.

 

Existem duas versões especiais do Windows 2.10:

 

Windows 2.10/286 foi lançada para aproveitar todos os recursos dos microprocessadores 286;

Windows 2.10/386 foi lançada para aproveitar todo o potencial dos microprocessadores 386.

Existe uma outra versão da família Windows 2.xx, o Windows 2.11, que foi lançada em Março de 1989, com pequenas mudanças em gerenciamento de memória, melhor impressão e drivers Postscript.

 

 

Windows 3.xx

 

O Windows 3.00 foi o primeiro sucesso amplo da Microsoft e foi lançado em 22 de Maio de 1990. Ao contrário das versões anteriores, ele era um Windows completamente novo. Tecnicamente hoje, esta versão é considerada o primeiro sistema gráfico da empresa. Era um sistema gráfico de 16 bits, mas ainda precisava ativar primeiro o MS-DOS para ativar o Windows. Substituiu o MS-DOS Executive pelo Gerenciador de Programas e o Gerenciador de Arquivos que simplificavam as aplicações e tornava o sistema mais prático. Melhorou bastante a interface, o gerenciamento de memória e o sistema multitarefa e incluiu o suporte às fontes True Type. Conseguiu ultrapassar o limite de 1 MB do MS-DOS e permitiu a utilização máxima de 16 MB de aplicações. Naquela época era o único possível de compatibilizar todos os programas das versões anteriores. Utilizava o CPU Intel 80286 e Intel 80386. Também existe a versão 3.00a, que foi lançada em 31 de Outubro de 1990.

 

Pode ter sido responsável pela saída do mercado de empresas como Novell e Lantastic, que dominavam como fornecedoras de NOSes (sistemas operacionais para redes) em plataformas cliente-servidor e ponto a ponto, respectivamente.

 

Existem cinco versões especiais do Windows 3.00:

 

Windows with Multimedia Extensions - foi lançada por vários fabricantes de periféricos multimédia, por isso ela não tem uma certa data de lançamento. Tinha recursos multimédia (semelhantes aos do Windows 3.10) e era um pouco mais estável.

Windows 3.10 - foi lançada em 6 de Abril de 1992 e tinha softwares para multimédia e fontes TrueType (aumenta muito o número de tipos de letras disponíveis) e era mais estável do que o Windows 3.00. Ele era apresentado em oito disquetes de alta densidade de 3,5" de 1,44 MB cada um. Nesta versão permitiu o uso de um maior número de línguas de trabalho, incluindo o Cirílico e o Japonês. O Minesweeper substituiu o Reversi.

Windows for Workgroups 3.10 - foi lançada 28 de Outubro de 1992, e era praticamente o Windows 3.10 com suporte a rede, fax-modem e correio eletrônico. Ele era apresentado em nove disquetes de alta densidade de 3,5" de 1,44 MB cada um.

Windows 3.20 - nesta versão limitou-se em acrescentar o Chinês como uma língua de trabalho.

Windows for Workgroups 3.11 - foi lançada 8 de Novembro de 1993 e era praticamente a revisão da versão anterior.

Windows for Pen Computing - foi lançada em Abril de 1994 e tinha todos os recursos do Windows for Workgroups 3.11 mais o suporte a canetas para PCs.

 

 

 

Windows NT

 

O Windows NT foi lançado pela primeira vez pela Microsoft em 1993 com o objectivo principal de fornecer mais segurança e comodidade aos utilizadores de empresas e lojas (meio corporativo), pois as versões do Windows disponíveis até então não eram suficientemente estáveis e confiáveis. Foi um sistema operativo de 32 bits, multitarefa e multiutilizador. A sigla NT significa New Technology (nova tecnologia em inglês). Trazia a funcionalidade de trabalhar como um servidor de arquivos. Os NTs têm uma grande estabilidade e têm a vantagem de não ter o MS-DOS. A arquitectura desta versão é fortemente baseada no microkernel. Assim, em teoria, pode-se remover, actualizar ou substituir qualquer módulo sem a necessidade de alterar o resto do sistema. Cogita-se que boa parte do código fonte do Windows NT seja baseado no OS/2, um sistema operacional desenvolvido conjuntamente pela Microsoft e IBM, mas desentendimentos entre as duas companhias levaram ao fim da parceria e a IBM passou a se dedicar sozinha ao OS/2 e a Microsoft ao Windows. O Windows NT também tinha elementos dos sistemas VMS e Lan Manager. Ele não era muito popularizado até ao aparecimento do Windows 2000 (NT 5.0). O Windows NT aceita três tipos de sistemas de arquivos: FAT (Windows NT 3.xx e Windows NT 4.0); FAT32 (Windows 2000, Windows XP e Windows 2003) e NTFS (Windows NT 4.0, Windows 2000, Windows XP, Windows 2003 e Windows Vista).

 

Existem edições especiais:

 

NT 3.1 era muito semelhante ao Windows 3.1. Foi lançado em 1993. Pode ser utilizado no Intel x86, DEC Alpha e MIPS CPUs.

NT 3.5 foi lançado em 1994 e era semelhante ao NT 3.1.

NT 3.51 foi lançado em 1995 e tinha uma interface semelhante ao Windows 3.1 e trouxe algumas inovações nas áreas de gestão e distribuição de energia, podia executar um grande número de aplicações Win 32 do Windows 95. Mas foi rapidamente ultrapassado porque não oferecia bons serviços de Internet.

NT 4.0 foi lançado em 1996 tinha uma interface semelhante ao Windows 95 e era mais estável mas menos flexível do que o Windows 95. Introduziu o Web Server, o Microsoft FrontPage, softwares de criação e gestão de web sites, o Microsoft Transaction Server e o Microsoft Message Queuing (o MSMQ melhora a comunicação).

NT 5.0 só foi produzido em versão Beta e posteriormente foi mudado para Windows 2000. Tinha uma interface semelhante ao Windows 98.

Este Windows permaneceu sem popularidade até o fim da era 9x/ME, quando lançaram o Windows 2000. Nesta edição também foi implementada a idéia de Serviços (ou Processos), no qual o sistema operacional trabalha a partir de serviços, tendo assim menores chances de travar, pois era possível reinicializar apenas um serviço ao invés da máquina por inteiro.

 

Estas versões do Windows aceitam quatro tipos de sistemas de arquivos:

 

FAT 12 e 16 - Windows 1.0x, Windows 2.xx, Windows 3.xx, Windows 95, Windows 98, Windows ME, Windows NT 3.xx e Windows NT 4.0;

FAT 32 - Windows NT 3.51 (com o PowerPack), Windows 95 OSR 2.x, Windows 98, Windows 2000, Windows XP e Windows Server 2003;

NTFS - Windows NT 3.xx, Windows NT 4.0, Windows 2000, Windows XP , Windows Server 2003 e o Windows Vista(atualmente).

 

Windows 95

 

Oficialmente, Windows 4.x. Foi lançada em 24 de Agosto de 1995. Ele era um Windows completamente novo, e de nada lembra os Windows da família 3.xx. O salto do Windows 3.0 ao Windows 95 era muito grande e ocorreu uma mudança radical na forma da apresentação do interface. Introduziu o Menu Iniciar e a Barra de Tarefas. Nesta versão, o MS-DOS perdeu parte da sua importância visto que o Windows já consegue activar-se sem precisar da dependência prévia do MS-DOS. As limitações de memória oferecidas ainda pelo Windows 3.0 foram praticamente eliminadas nesta versão. O sistema multitarefa tornou-se mais eficaz. Utilizava o sistema de ficheiros FAT-16 (VFAT). Os ficheiros (arquivos) puderam a partir de então ter 255 caracteres de nome (mais uma extensão de três caracteres que indica o conteúdo do arquivo, facilitando assim sua identificação e podendo ser associado para abertura em determinados programas).

 

Existe uma outra versão do Windows 95, lançada no início de 1996, chamada de Windows 95 OEM Service Release 2 (OSR 2), com suporte nativo ao sistema de arquivos FAT32. Já o Windows 95, a partir da revisão OSR 2.1, incluía o suporte nativo ao Barramento Serial Universal (USB) e Ultra DMA (UDMA).

 

Foi lançada ainda uma versão especial, o Windows 95 Plus!, com um pacote de diferentes temas visuais e sonoros para personalização do sistema operacional. Esta versão também incluía o navegador Internet Explorer.

 

 

Windows 98

 

Esta versão foi lançada em 25 de Junho de 1998. Foram corrigidas muitas das falhas do seu antecessor. A maior novidade desta versão era a completa integração do S.O. com a Internet. Utilizava o Internet Explorer 4. Introduziu o sistema de arquivos FAT 32 e começou a introduzir o teletrabalho (só foi possível devido à integração do Web). Melhorou bastante a interface gráfica. Incluiu o suporte a muitos monitores e ao USB (Universal Serial Bus). Mas, por ser maior do que o Windows 95 e possuir mais funções, era também mais lento e mais instável. Nessa versão, nasce a restauração de sistema via MS-DOS (Scanreg.exe /restore). A restauração de sistema visava corrigir problemas retornando o computador a um estado anteriormente acessado (ontem, antes de ontem, etc).

 

Existe uma versão especial, conhecida como Windows 98 Segunda Edição (Windows 98 SE). Foi lançada em 1999 e esta versão visava corrigir as falhas (bugs) e resolver os problemas de instabilidade do Windows 98. Incluía drivers e programas novos. Substituiu o Internet Explorer 4 pela versão 5, que era mais rápida, e introduziu a Internet Connection Sharing, que permite a partilha de uma “rede de internet” para muitos computadores. Acrescentou também o NetMeeting 3 e suporte a DVD. Muitos utilizadores classificam este sistema como um dos melhores da Microsoft, apesar de ser tratar de um sistema operacional sem suporte a multitarefa real, e ainda tendo o DOS como o seu núcleo principal..

 

Windows Neptune

 

O Windows Neptune (em português: Windows Netuno) era uma versão do Microsoft Windows de 32 bits que foi desenvolvida entre janeiro de 1999 e janeiro de 2000, sendo projetada como uma versão Home Edition do Windows 2000, já que este sistema operacional era direcionado a empresas e as pessoas não sabiam como usufruir de tantos recursos não necessários à elas. Se o projeto fosse continuado, seriam removidos os aplicativos empresariais, e o computador se tornaria muito mais multimédia. Após a Microsoft parar (ou abandonar, como é dito por muitas fontes) o desenvolvimento do sistema, muitas idéias não incluidas nele e no Windows 2000 foram postas em prática no projeto Whistler (lançado em 2001 como Windows XP) e a Microsoft lançou outro sistema operacional para usuários baseada em DOS, o conhecido Windows Me.

 

Windows 2000

 

O lançamento desse Windows, em Fevereiro de 2000 (apesar do sistema estar datado 1999), que também era chamado de Windows NT 5.0 na sua fase Beta, marcou o começo da era NT (Nova Tecnologia) para usuários comuns. Sofreu problemas de aceitação no mercado, devido a falhas de segurança, como, por exemplo, o armazenamento de senhas em um arquivo próprio e visível, o que facilitava a ação de crackers e invasores. Em relação aos Windows anteriores, sua interface gráfica apresentava sutis diferenças como um tom caque nos menus e na barra de tarefas e ícones redesenhado, o mesmo que o ME usaria tempos depois. Apesar dos problemas iniciais, trata-se de um sistema operacional bastante estável, multiusuário e multitarefa real. E por um bom tempo muitos o preferiram em relação ao seu sucessor, o XP.

 

Nesta versão foi iniciada a criação e utilização de um novo sistema de gerenciamento, baseado em LDAP, chamado pela Microsoft de Active Directory, o que trazia diversas funções, como suporte a administração de usuários e grupos (como no NT 3.51 e 4.0) além das novas opções como computadores, periféricos (impressoras, etc...) e OU´s (Organization Unit).

 

Versões: Professional, Server, Advanced Server, Datacenter Server e Small Business Server.

 

Windows ME

 

Foi lançado pela Microsoft em 14 de Setembro de 2000, sendo esta a última tentativa de disponibilizar um sistema baseado, ainda, no antigo Windows 95. Essa versão trouxe algumas inovações, como o suporte às máquinas fotográficas digitais, aos jogos multi jogador na Internet e à criação de redes domésticas (home networking). Introduziu o Movie Maker e o Windows Media Player 7 (para competir com o Real Player) e atualizou alguns programas. Introduzia o recurso "Restauração de Sistema" (que salvava o estado do sistema em uma determinada data, útil para desfazer mudanças mal sucedidas) e o Internet Explorer 5.5. Algumas pessoas crêem que este foi apenas uma terceira edição do Windows 98 e que foi apenas um produto para dar resposta aos clientes que esperavam por uma nova versão. Muitas pessoas achavam-no defeituoso e instável, o que seria mais tarde comprovado pelo abandono deste segmento em função da linha OS/2-NT4-2000-XP. Na mesma época, foi lançada uma nova versão do Mac OS X e a Microsoft, com receio de perder clientes, lançou o Windows ME para que os fãs aguardassem o lançamento do Windows XP.

 

Windows XP

 

Lançada em 25 de Outubro de 2001 e é também conhecida como Windows NT 5.1. Roda em formatações FAT 32 ou NTFS. A sigla XP deriva da palavra eXPeriência (eXPerience).

 

Uma das principais diferenças em relação às versões anteriores é quanto à interface. Trata-se da primeira mudança radical desde o lançamento do Windows 95. Baseada no OS/2 da IBM, cujos alguns direitos são compartilhados entre a IBM e a Microsoft, e, seguindo a linha OS/2-NT-2000-XP, a partir deste Windows, surgiu uma nova interface. Nota-se uma melhoria em termos de velocidade em relação às versões anteriores, especialmente na inicialização da máquina. O suporte a hardware também foi melhorado em relação às versões 9x-Millenium, abandonada definitivamente.

 

Esta versão do Windows foi considerada como a melhor versão já lançada pela Microsoft para usuários domésticos, possui uma interface totalmente simples a inovadora. Um dos problemas é seu consumo, ele só pode ser instalado em estações com mais de 128Mb de memória, e cada vez que a Microsoft lança uma nova versão, é cada vez maior e mais abstraído do hardware.

 

Versões: Home, Professional, Tablet PC Edition, Media Center Edition, Embedded, Starter Edition e 64-bit Edition.

 

Windows Server 2003

 

Versão do Windows lançada em 24 de Abril de 2003, e é também conhecida como Windows NT 5.2, e é o sucessor do Windows 2000 para o ambiente corporativo. Novidades na área administrativa, Active Directory, e automatização de operações. Esta versão do Windows é voltada principalmente para servidores e empresas de grande porte, possui recursos de servidores na ativa e garante a segurança de dados.

 

Versões: Web Edition, Standard Edition, Enterprise Edition, Data Center Edition e Small Business Server (32 e 64 bits).

 

Windows Vista

 

Também conhecido como Windows NT 6.0, pelo nome de código Longhorn e pelo proprio nome oficial Vista, é o mais novo S.O da Microsoft, e que tem seis versões, uma delas simplificada e destinada aos países em desenvolvimento. O Windows Vista começou a ser vendido em 30 de Janeiro de 2007. As seis edições diferentes do Windows Vista foram projetadas para se ajustar ao modo como você pretende usar seu PC. Ele tem uma interface intitulada Aero,com recursos de transparência,que não existe na Versão Starter e um sistema de alternância 3D de janelas chamado Flip 3D, que é ativado pelo atalho Logotipo do Windows + Tab.

 

A versão básica e popular do Windows Vista (Limitada):

 

Vista Starter Edition, destinado aos mercados emergentes e países em desenvolvimento.

São duas versões destinadas ao usuário doméstico:

 

Vista Home Basic

Vista Home Premium

As duas versões voltadas para o público corporativo são:

 

Vista Business Edition (projetado para atender às necessidades de empresas de todos os portes)

Vista Enterprise Edition (necessidades de grandes empresas globais)

A versão Ultimate é a edição mais abrangente do Windows Vista. Reúne todos os recursos de infra-estrutura avançados de um sistema operacional empresarial, todos os recursos de gerenciamento e eficiência de um sistema operacional móvel, e todos os recursos de entretenimento digital de um sistema operacional voltado ao consumidor

 

Vista Ultimate Edition

O Windows Vista Ultimate Edition é a versão do Windows Vista que mais requer recursos do computador. Para que o desempenho seja razoável, a Microsoft recomenda um processador de 1.8Ghz e 2GB de memória RAM.

 

Windows Server 2008

 

Versão mais recente do Windows Server, lançada em 27 de fevereiro de 2008. Windows Server 2008 Standard Edition Essa versão, que substitui o Windows Server 2003, foi projetada para fornecer serviços e recursos para outros sistemas em uma rede. O sistema operacional tem um abundante conjunto de recursos e opções de configuração. O Windows Server 2008 Standard Edition dá suporte a 2-way e 4-way SMP (multiprocessamento simétrico) e a até 4 gigabytes de memória em sistemas de 32 bits e 32 GB em sistemas de 64 bits. Windows Server Enterprise Edition A Enterprise Edition estende os recursos fornecidos no Windows Server 2008 Standard Edition para proporcionar maior escabilidade e disponibilidade e dar suporte a serviços adicionais, como o Cluster e Serviço de Federação do Active Directory. Também dá suporte a sistemas de 64 bits, memória RAM hot-swap e non-uniform memory access (NUMA). Os servidores enterprise podem ter até 32 GB de RAM em sistemas x86 e dois terabytes (TB) de RAM em sistemas de 64 bits e 8 CPUs. Windows Server 2008 Datacenter Edition É o servidor Windows mais robusto. Ele aperfeiçoou os recursos de cluster e dá suporte a configurações de memória muito amplas com até 64 GB de RAM em sistemas x86 e dois TB RAM em sistemas de 64 bits. Tem requisito mínimo de CPU e pode dar suporte a até 64 CPUs. Windows Web Server 2008 É a Web Edition do Windows Server 2008. Já que foi projetada para fornecer serviços Web para a implantação de sites e aplicativos baseados na Web, essa versão do servidor só dá suporte a recursos relacionados. Especialmente, ela inclui o Microsoft.NET Frameworks, o Microsoft Internet Information Services (IIS), o ASP.NET, o servidor de aplicativos e recursos de balanceamento de carga de rede. No entanto, não possui vários outros recursos, incluindo o Active Directory, e você terá que instalar o server core obter alguma funcionalidade padrão. O Windows Web Server 2008 dá suporte a até 2 GB de RAM e 2 CPUs.

 

Windows Seven

 

Anteriormente com o codinome Vienna, esse será o sucessor do Windows Vista, onde se incluirão vários recursos que não se encontram no Vista. Uma versão Beta já foi lançada para Beta-Testers da Microsoft. Na versão Beta já se pode perceber pequenas mudanças, como maior integração a processador de Múltiplos Núcleos e inicialização mais rápida. Um teste realizado pela Microsoft, constatou que o Windows Seven inicia mais rápido que o Windows Vista, e na mesma velocidade do Windows XP. Os desenvolvedores da microsoft já anunciaram que pretendem fazer com que a inicialização/Boot do sistema seja muito mais rápida (por volta de 15 seg.) Previsto para o fim de 2009 ou primeiro Trimestre de 2010.

 

Windows CE

 

Versão minimalista que equipa dispositivos com sistemas embarcados como rádios automotivos, consoles de videojogos (Dreamcast), celulares, PDAs, robôs e TVs.

 

Compatibilidade

Os primeiros Windows, como o 1.0, 2.0 e 3.x, só são compatíveis em partições formatadas com o sistema de ficheiros FAT, ou como é chamado, FAT 16. No salto do 3.1 para o 95B (Windows 95 OSR 2/OSR 2.1), os HD's poderiam ser formatados em FAT 32. Inicialmente lançado com o Windows NT, a tecnologia NTFS é agora o padrão de fato para esta classe. Com a convergência de ambos sistemas, o Windows XP passou também a preferir este formato.

 

Características técnicas

A principal linguagem de programação usada para escrever o código-fonte das várias versões do Windows é a C++.

 

Até a versão 3.11, o sistema rodava em 16 bits (apesar de poder instalar um update chamado Win32s para adicionar suporte a programas 32 bits), daí em diante, em 32 bits. As últimas versões (como o XP, o 2003 Server o Windows Vista (nome de código Longhorn) e o Windows Server 2008 está preparado para a tecnologia 64 bits. Esse sistema deveria incluir o sistema de arquivos WinFS, que acabou retirado do Windows Vista.

 

Implementações Alternativas ao Windows e suas API´s de Programação

 

WINE

 

 

Wine (acrónimo recursivo para WINE Is Not an Emulator, isto é,WINE Não é um Emulador sendo que wine traduzido literalmente do inglês para o português significa vinho (a logomarca do Wine é uma taça de vinho) é um projecto para sistemas operativos UNIX que permite a executar nesse ambiente software especificamente concebido para o Microsoft Windows.

 

O WINE é uma implementação Livre das bibliotecas do windows no Linux, isto não é emular, pois ele não cria nenhuma máquina virtual em que o Sistema operacional Windows roda em cima (isto também é chamado de virtualização). O WINE funciona como uma camada que expõe uma API compatível com a do Windows; ao serem executadas as diferentes funções, o Wine irá traduzi-las para rotinas em UNIX cujo resultado seja idêntico.

 

O WINE atua então apenas como um tradutor ou um interpretador de linha de comando, muito parecido com um shell ou então um php, toda vez que ocorre uma chamada para a função desenha Cubo que estava implementada na DirectX.dll por exemplo, o WINE traduz esta chamada para uma de suas próprias bibliotecas em que alguém escreveu uma função similar para realizar o mesmo, desenhar um cubo na tela. Por isto as vezes os jogos que rodam em cima do Wine geram erros, pois executam chamadas a funções que o WINE não sabe como interpretar, isto é, chamam bibliotecas ou funções muito novas que os desenvolvedores do WINE não implementaram. Se o wine fosse de fato um emulador e uma máquina virtual perfeita, a princípio, todos os programas do Windows deveriam rodar no Linux sem problemas.

 

O Wine ainda disponibiliza a sua própria biblioteca (Winelib) por forma a que o código-fonte dos programas concebidos para Windows possa ser compilado no ambiente UNIX.

 

O Wine é também um dos Alphas mais longos de todos. Cerca de 12 anos, tendo sido iniciado em 1993 por Bob Amstadt e Eric Youngdale.

 

O projeto está atualmente em sua versão 1.1.14 desde 30 de Janeiro de 2009. Já roda muitos programas, entre eles:

 

Adobe Photoshop

DreaMule

Filezilla

Macromedia Flash

Microsoft Office

Corel Draw (até versão 8)

Microsoft Internet Explorer

mIRC

uTorrent

Ares Galaxy

Shareaza

Firefox ( versão para MS Windows)

Internet Explorer

Winamp

E também jogos muito conhecidos, como: Need for Speed Underground, Warcraft III, Starcraft, Max Payne, Max Payne 2: The Fall of Max Payne, Counter Strike, Half-Life, Half-life², World of Warcraft entre outros. Há também um fork do Wine conhecido como Cedega (antigo Winex) que visa maior compatibilidade com jogos, tendo implementações mais avançadas do Directx 9.0, tendo suporte à Pixel Shaders 2.0 e Vertex Shaders 2.0, por exemplo.

 

REACTOS

 

O ReactOS é um sistema operativo em software livre, licenciado sob a GNU GPL, cujo objetivo é desenvolver um sistema operacional 100% compatível com os aplicativos e drivers binários para Windows NT.

 

História

 

Antes de ReactOS

Em meados de 1996 algumas pessoas formaram um grupo chamado FreeWin95, cujo objetivo era implementar um sistema operacional que seria um clone do Windows 95. Infelizmente, como vários novos projetos Open Source ambiciosos, acabou em uma discussão sem fim sobre o desenho do sistema, sem resultados.

 

 

O início do ReactOS

No fim de 1997, o projeto tinha parado sem resultados. Jason Filby entrou como coordenador do projeto e chamou todos ainda escritos na lista para reiniciar o projeto. Ficou decidido que a base seria o Windows NT e que a ênfase seria nos resultados - em código escrito em vez de discussões sem fim. O projeto foi renomeado para ReactOS, já que as raízes do sistema operacional surgiram de uma insatisfação geral sobre o monopólio da Microsoft no mercado de sistemas operacionais. Em fevereiro de 1998, iniciou o ReactOS.

 

 

Escalada íngreme

Os primeiros anos do ReactOS foram dolorosamente lentos, apesar das grandes quantidades de código que estavam sendo escritos. Apenas alguns desenvolvedores sabiam como escrever código de kernel. Foi uma época em que apenas algumas pessoas escreviam o difícil início do kernel. Mais tarde, quando o kernel estava mais completo e estável, e foram escritos drivers básicos como os de IDE e teclado, mais pessoas foram capazes de se envolver no desenvolvimento.

 

 

Hoje

O kernel percorreu um longo caminho, está mais estável e muitas APIs estão completas o suficiente para realizar trabalhos mais avançados. Foi realizado um trabalho substancial em várias bibliotecas. O código de rede inicial tem problemas suficientes que evitam que funcione corretamente, mas não por muito tempo. Uma implementação básica do Dispositivo de Interface Gráfica (Graphics Device Interface - GDI) e drivers de gráficos VGA estão preparando o caminho para a GUI. O número de desenvolvedores vem aumentando.

 

 

Futuro próximo

Logo se iniciarão subsistemas para outras plataformas. O código da GUI e shell gráfico padrão, com a ajuda do projeto Wine, está funcionando agora e continuará crescendo mais e está mais completa a cada dia. O ReactOS está pronto para experimentar um crescimento massivo em um futuro próximo.

 

 

Breve cronologia

1996 - Um grupo de pessoas resolveu juntar-se com o objetivo de criar um novo Sistema Operativo Livre, que iria ser um clone do Windows 95, saído havia um ano. O grupo foi denominado FreeWin95.

 

Final de 1997 - Como o grupo caiu em discussões acerca do funcionamento do futuro kernel, o projeto não tinha produzido nada, entretanto. Jason Filby torna-se cordenador do projecto e consegue fazer renascer o projeto das cinzas, depois de contactar as pessoas que ainda estavam subscritas nas mailing-lists.

 

1998 - Começa o trabalho. Depois de algum diálogo, ficou decidido que o objetivo seria o Windows NT, em vez do Windows 95 como tinha ficado decidido um ano antes; alem disso o projecto mudou de nome e passou a chamar-se ReactOS, nome que ainda hoje conserva.

 

2003-2004 - Hoje em dia o ReactOS já está bastante estável e inclusive roda algumas aplicações nativas do Microsoft Windows. Devido ao maior número de pessoas envolvidas no projeto, as partes de mais baixo nível já estão escritas e o desenvolvimento tornou-se mais fácil.

 

Arquitetura

 

Firefox rodando no ReactOS e exibindo a página do projeto

Gerenciador de arquivos do ReactOS 0.3.0A arquitetura do ReactOS é em tudo semelhante à do Windows NT. Existem os mesmos conceitos (Registro, Subsistemas, Executivo, Controladores IFS, etc), que estão organizados da mesma maneira que no NT. As partes do kernel do ReactOS são as seguintes:

 

 

Executivo

Executivo é o nome que se dá a todo o código que roda em modo de kernel. Está organizado em 3 camadas essenciais.

 

 

Camada de abstracção de hardware

É a parte de mais baixo nível no ReactOS. Fornece ao resto do executivo as primitivas necessárias para que todas as arquitecturas, placas-mãe, CPUs e chipsets possam ser controlados de uma maneira uniforme pelo núcleo e pelos controladores.

 

Teoricamente, para portar o NT (ou o ReactOS), o único código que seria necessário modificar seria o desta camada.

 

 

Núcleo

Aqui, o Núcleo aparece como a camada do Executivo que desempenha as funções tradicionalmente desempenhadas pelos núcleos dos sistemas operativos.

 

Gestor de Entrada e Saída

Gestor de Configurações

Plug and Play

Gestor de Alimentação

Gestão de Memória

Suporte ao Executivo

Gestor de Objectos NT

Monitor de Referência da Segurança

Gestão de processos

Chamada de procedimentos locais e outras modalidades de IPC

Subsistema Win32

 

Controladores de dispositivo

Os Controladores de dispositivo são extensões ao Executivo que este carrega para poder interagir com os diversos dispositivos de Hardware.

 

 

Subsistemas protegidos

Permitem que software de diversos Sistemas Operativos possa rodar no topo do Executivo. O objectivo principal é, por enquanto, o Subsistema Win32, mas este corre em modo de kernel por isso não é incluído neste grupo. Outros subsistemas em desenvolvimento atualmente incluem o Subsistema de POSIX (Unix e derivados) e o de OS/2.

 

 

Arquitectura de APIs nativas

A Arquitetura de APIs nativas permite ao código em modo de utilizador chamar serviços de modo kernel de uma forma padronizada e é equivalente a interface de "Chamadas de Sistema" (system calls) utilizada em numerosos UNIXes. As APIs utilizadas no Windows não estão documentadas pela Microsoft, mas a arquitetura utilizada no ReactOS é aberta a quem a quiser saber. Ela está implementada em NTDLL.DLL.

 

 

Requisitos de sistema

Processador x86 (i586 ou mais atual)

64MB de memória RAM

Disco rígido IDE

Partição de sistema FAT32

Placa de vídeo compatível com VGA

Teclado

Mouse compatível com porta PS/2 ou serial

O ReactOS pode ser executado também em programas que emulam os dispositivos listados como Virtual PC, VMware, QEMU ou Bochs.

 

 

Cedega

 

 

Cedega, anteriormente denominado de WineX, é um projecto comercial da TransGaming para UNIX o qual premite executar software concebido para Windows. Note-se que a diferença entre o Cedega e o Wine ou o CrossOver é que o Cedega é especializado em jogos de computador.

 

O Cedega encontra-se presentemente na versão 7 e consegue executar os jogos tão bem (ou melhor, dizem alguns utilizadores) como se estivessem sendo executados no próprio Windows.

 

Crédito: Wikipédia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.