Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Delphi: Obtendo padronização e produtividade usando herança visual


denwc
 Compartilhar

Posts Recomendados

Nos dias de hoje é realmente difícil encontrar projetos que ainda usam paradigmas de programação “arcaicos” como a programação estruturada. A grande maioria das soluções são criadas a partir da programação orientada a objetos (POO) ou outra abordagem mais atual. Em virtude disso, os programadores tem acesso a toda uma estrutura de opções que os permitem alcançar um novo patamar de excelência em suas aplicações.

 

Duas das grandes forças da POO são os autos níveis de padronização e produtividade que se pode alcançar. Iremos abordar um pouco sobre esses tópicos na prática dentro da IDE do Delphi for Win32.

 

Comecemos pelo mais simples de se entender, a produtividade. Vamos imaginar o seguinte cenário:

 

Você está iniciando um novo projeto no qual o único formulário onde o design se distingue dos outros é o principal, enquanto os outros seguem um padrão (fundo branco, botão de fechar, popup de opções e um painel no centro).

 

Pode parecer exagero, mas por incrível que pareça, se você for fazer todo esse preparo toda vez que criar um formulário, perderá perder um tempo precioso, e no caso de um design mais complexo, fazendo isso repetidamente, você corre o risco de posicionar os componentes sem a exatidão desejada.

 

Para resolver esse problema, usaremos a herança visual, isso nos permite criar um formulário que serve de base para um herdeiro, ou seja, podemos desenhar um formulário e logo depois criar outro exatamente igual! Para exemplificar esse recurso, siga os passos seguintes:

 

-Crie uma nova aplicação VCL (biblioteca de componentes padrão do Delphi).

 

-No formulário, crie um design que serviria de base para um sistema (a seu critério). Depois de organizar seu formulário você está pronto para herda-lo.

 

-Na barra de ferramentas acesse o menu File, New, Other.

 

-Na janela, selecione a opção “Inheritable Forms”. Desta forma o formulário que você criou estará disponível.

 

É necessário levar alguns pontos em consideração. Um deles é que o formulário herdado deve manter as características (atributos) do antigo, ou seja, você poderá alterar as propriedades dos componentes que vierem herdados, mas nunca apaga-los. O segundo é que não só os componentes contidos são herdados, mas os eventos também, isso quer dizer que se você criar um evento no formulário base, ele estará presente no herdeiro através da palavra chave inherited. Veja um exemplo:

 

procedure TfrmTeste.FormCreate(Sender: TObject);

 

var cont:integer;

 

begin

 

showmessage('O formulário de teste está sendo criado!');

 

inherited;

 

end;

 

A palavra inherited chama toda a códificação que está no evento do formulário base, sendo que você pode criar rotinas antes ou depois dela. No caso do exemplo, uma mensagem de aviso será exibida antes que a codificão herdada seja executada.

 

Bom, até aqui demostrei uma fração do poder da POO, aprofundando um pouco mais podemos obter um nível ainda maior. Imagine a seguinte situação (clássica!):

 

Você está desenvolvendo uma aplicação onde os componentes devem mudar de cor quando receberem foco e voltar a cor original quando o perderem. Isso é claro além de deixar todos os Tedits em UpperCase (caixa alta) para interação com o banco de dados.

 

Certo, o que você faria? Colocaria uma rotina em cada evento de cada componente? Se sua resposta é sim você está parado no tempo! Veja as rotinas a seguir:

 

procedure TfrmBase.DesFocalizarComponentesBase(sender: TObject);

 

begin

 

(sender as TEdit).Color:=clWindow;

 

(sender as TEdit).Font.Color:=clBlack;

 

end;

 

procedure TfrmBase.FocalizarComponentesBase(sender: TObject);

 

begin

 

(sender as TEdit).Color:=clBlack;

 

(sender as TEdit).Font.Color:=clWindow;

 

end;

 

procedure TfrmBase.FormCreate(Sender: Tobject);

 

begin

 

for cont := 0 to self.ComponentCount - 1 do

 

begin

 

if(self.Components[cont] is TEdit)then

 

begin

 

(Components[cont] as TEdit).CharCase:=ecUpperCase;

 

(Components[cont] as TEdit).OnEnter:=FocalizarComponentesBase;

 

(Components[cont] as TEdit).OnExit:=DesFocalizarComponentesBase;

 

end;

 

end;

 

end;

 

Vamos por partes...Primeiro vamos entender o que está acontecendo. Em teoria foi criado um formulário e na codificação dele criamos duas funções: FocalizarComponentesBase e DesFocalizarComponentesBase. Logo em seguida foi criada uma rotina no evento OnCreate.

 

FocalizarComponentesBase e DesFocalizarComponentesBase como os próprios nomes já dizem, recebem um objeto como parametro, qualquer tipo de objeto, e na sua execução, usa um cast para forçar o Delphi a enxerga-los como sendo do tipo Tedit, e assim, altera as propriedades necessárias para o objetivo.

 

Ok! Entendi, mas e agora? Muito simples! A chave de tudo esta no evento OnCreate, pois nele é feito um loop que percorre todos os componentes do formulário testando se cada um deles é do tipo Tedit, caso sejam, recebem as funções criadas nos seus eventos OnEnter e OnExit.

 

Depois de fazer isso tudo, todo o Tedit que estiver nesse formulário vai se comportar da mesma forma como foi prevista no projeto, mas e daí? Criei um formulário, e o resto? Resposta rápida: POO! Siga os passo mostrados anteriormente no artigo para herdar esse formulário e vai notar que o filho vai seguir o padrão do pai!

 

Imagine as possibilidades. É possivel herdar todos os formulários de acordo com a sua necessidade, simplesmente para obter um padrão de codificação e design sem precisar perder um tempo valioso organizando tudo sempre que resolver acrescentar algo ao seu sistema.

 

Existem muitas formas de se empregar isso, tudo depende do que você está desenvolvendo e para qual objetivo. Lembre-se sempre que a palavra inherited é quem chama a codificação do formulário pai, use-a com sabedoria e tome cuidado para não sumir com ela onde é necessária!

 

Até a próxima!

 

Brutalidade? Não não! O nome é Delphi!

look_by_denwc-d4wlgc0.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas atrás...

Aposto que você não consegue explicar nem 10% dos códigos que você escreveu ae, muito menos o processo de herança visual do delphi.

 

Mais uma vez você está copiando artigos do linha de código sem postar créditos (o 3º tópico dessa forma que vejo), nem sequer edita algo, apenas copia e cola --'.

 

[x] Fechado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.