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A Guerra MP X AP !!


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Recentemente, em Grand Chase, foi desenvolvido um novo e inovador sistema que visa substituir o MP, ou Mana Points: os Action Points, ou AP. No entanto, este sistema vem causando transtornos a vários jogadores, habituados com o antigo sistema de MP, presente em quase todos os personagens, com exceção do Dio, do Zero e, futuramente, da Ley (estes três usam o novo sistema).

 

O novo sistema de Action Points, ou simplesmente AP, funciona por pressionamento de apenas um botão. Basta apertar um botão entre A, S, D, F e G que uma técnica ou um combo complementar será efetuado automaticamente. O sistema também apresenta carregamento automático de AP (tanto em PvP quanto em Missões) e conta com uma Árvore de Talentos, de modo que cada personagem que use AP se torne único, do ponto de vista estrutural.

 

O MP, por sua vez, é um sistema antigo, já conhecido desde os primórdios de Grand Chase em 2003. Recentemente a desenvolvedora KOG adicionou às personagens, que usam o sistema antigo, suas Árvores de Talentos, que remodelaram as personagens no que diz respeito a combos e habilidades, de modo que cada personagem que use MP também tenha caráter estrutural único.

 

Apesar de inovador, o sistema de AP vem sendo mal recebido pelo fato de ser "um sistema desequilibrado, que torna a jogabilidade reduzida a apenas apertar botões para liberar habilidades". A ideia do sistema de AP é inovar as habilidades no geral, a jogabilidade e permitir a criação de um estilo único de jogo, que varia de jogador a jogador, através da combinação de habilidades e combos. O uso do sistema, no entanto, vai de usuário a usuário, pois o sistema permite que cada jogador possa expressar o seu estilo de jogo por meio das combinações que são feitas.

 

A vantagem do sistema de AP é a sua versatilidade em relação ao sistema de MP. Uma Árvore de Talentos interligada entre as classes, que abre um leque de combos, bem como a facilidade de liberar habilidades, torna o jogo com o AP muito mais flexível. No entanto, o sistema apresenta um tempo de "cooldown" bastante elevado, o que impossibilita que certos combos sejam feitos a todo momento.

 

O sistema de MP, no entanto, é um sistema fixo, definido, que não necessita de tempo de "cooldown" para executar combos com eles. O sistema de MP é um sistema que, apesar de sua inflexibilidade, não apresenta tantas brechas para ataques como o sistema de AP, que dispõe de combos e habilidades especiais com um tempo de invencibilidade menor (a invencibilidade pode se dar até mesmo na metade da habilidade especial até o seu fim, como ocorre em algumas técnicas do Zero). Além disso, suas técnicas especiais são bem mais poderosas, no geral, do que as técnicas especiais de AP.

 

A grande desvantagem do sistema de AP está na sua limitação. O sistema de AP é um sistema que permite combos extras e habilidades especiais. No entanto, os combos gerais das personagens que usam o sistema de AP dependem exclusivamente da Árvore de Talentos, que se limita a 30 (trinta) pontos por classe. Sem combos desenvolvidos na Árvore de Talentos da personagem, e sem técnicas liberadas nela, a personagem acaba se tornando inútil, tanto em Missão quanto em PvP, pois não há habilidades ou combos extras pré-configurados, ao contrário do que acontece com o sistema de MP.

 

A reclamação maior dos jogadores, porém, está no desequilíbrio que o sistema proporciona, pois, além das técnicas de AP estarem relativamente poderosas em relação às técnicas especiais de MP, apresentam também um "delay" mais baixo do que o tempo de espera das barras de MP de personagens que usam o sistema antigo, o que faz com que vários jogadores que fazem uso de AP sejam discriminados, taxados de "spellers", e sejam excluídos do jogo em quase todas as vezes que jogam.

 

A solução para esta problemática está em aumentar do "delay" das técnicas especiais de AP, que muitas vezes podem ser repetidas assim que uma sequência de técnicas e combos é feita. Não obstante, é preciso também equilibrar as técnicas de MP, para que não haja vantagem no lado dos usuários de MP. Somente com equilíbrio neste ponto é que será possível ter um jogo harmônico, tanto com jogadores que usam AP quanto com jogadores que usam MP, acabando com a discriminação que há com os jogadores de AP e tornando o jogo mais agradável para jogar, em todos os modos de jogo.

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