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A Guerra AP x MP


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Bom, Oque voces acham de Ap? apelão né?, mata de boa, voces podem estar errados, aqui vai um exemplo da GCTALES para quem esta reclamando de AP.

 

Recentemente, em Grand Chase, foi desenvolvido um novo e inovador sistema que visa substituir o MP, ou Mana Points: os Action Points, ou AP. No entanto, este sistema vem causando transtornos a vários jogadores, habituados com o antigo sistema de MP, presente em quase todos os personagens, com exceção do Dio, do Zero e, futuramente, da Ley (estes três usam o novo sistema).

 

O novo sistema de Action Points, ou simplesmente AP, funciona por pressionamento de apenas um botão. Basta apertar um botão entre A, S, D, F e G que uma técnica ou um combo complementar será efetuado automaticamente. O sistema também apresenta carregamento automático de AP (tanto em PvP quanto em Missões) e conta com uma Árvore de Talentos, de modo que cada personagem que use AP se torne único, do ponto de vista estrutural.

 

O MP, por sua vez, é um sistema antigo, já conhecido desde os primórdios de Grand Chase em 2003. Recentemente a desenvolvedora KOG adicionou às personagens, que usam o sistema antigo, suas Árvores de Talentos, que remodelaram as personagens no que diz respeito a combos e habilidades, de modo que cada personagem que use MP também tenha caráter estrutural único.

 

Apesar de inovador, o sistema de AP vem sendo mal recebido pelo fato de ser "um sistema desequilibrado, que torna a jogabilidade reduzida a apenas apertar botões para liberar habilidades". A ideia do sistema de AP é inovar as habilidades no geral, a jogabilidade e permitir a criação de um estilo único de jogo, que varia de jogador a jogador, através da combinação de habilidades e combos. O uso do sistema, no entanto, vai de usuário a usuário, pois o sistema permite que cada jogador possa expressar o seu estilo de jogo por meio das combinações que são feitas.

 

A vantagem do sistema de AP é a sua versatilidade em relação ao sistema de MP. Uma Árvore de Talentos interligada entre as classes, que abre um leque de combos, bem como a facilidade de liberar habilidades, torna o jogo com o AP muito mais flexível. No entanto, o sistema apresenta um tempo de "cooldown" bastante elevado, o que impossibilita que certos combos sejam feitos a todo momento.

 

O sistema de MP, no entanto, é um sistema fixo, definido, que não necessita de tempo de "cooldown" para executar combos com eles. O sistema de MP é um sistema que, apesar de sua inflexibilidade, não apresenta tantas brechas para ataques como o sistema de AP, que dispõe de combos e habilidades especiais com um tempo de invencibilidade menor (a invencibilidade pode se dar até mesmo na metade da habilidade especial até o seu fim, como ocorre em algumas técnicas do Zero). Além disso, suas técnicas especiais são bem mais poderosas, no geral, do que as técnicas especiais de AP.

 

A grande desvantagem do sistema de AP está na sua limitação. O sistema de AP é um sistema que permite combos extras e habilidades especiais. No entanto, os combos gerais das personagens que usam o sistema de AP dependem exclusivamente da Árvore de Talentos, que se limita a 30 (trinta) pontos por classe. Sem combos desenvolvidos na Árvore de Talentos da personagem, e sem técnicas liberadas nela, a personagem acaba se tornando inútil, tanto em Missão quanto em PvP, pois não há habilidades ou combos extras pré-configurados, ao contrário do que acontece com o sistema de MP.

 

A reclamação maior dos jogadores, porém, está no desequilíbrio que o sistema proporciona, pois, além das técnicas de AP estarem relativamente poderosas em relação às técnicas especiais de MP, apresentam também um "delay" mais baixo do que o tempo de espera das barras de MP de personagens que usam o sistema antigo, o que faz com que vários jogadores que fazem uso de AP sejam discriminados, taxados de "spellers", e sejam excluídos do jogo em quase todas as vezes que jogam.

 

A solução para esta problemática está em aumentar do "delay" das técnicas especiais de AP, que muitas vezes podem ser repetidas assim que uma sequência de técnicas e combos é feita. Não obstante, é preciso também equilibrar as técnicas de MP, para que não haja vantagem no lado dos usuários de MP. Somente com equilíbrio neste ponto é que será possível ter um jogo harmônico, tanto com jogadores que usam AP quanto com jogadores que usam MP, acabando com a discriminação que há com os jogadores de AP e tornando o jogo mais agradável para jogar, em todos os modos de jogo.

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