Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Você conhece Dyeus?

shinob12
 Compartilhar

Posts Recomendados

• Velha Guarda Ex-Staffer

As pesquisas da chamada escola sol-lua são muito mais consideradas atualmente pois os estudiosos usaram um método comparativo-histórico. O método foi emprestado do estudo de linguística Indo-Européia. Deste estudo surge o conceito da chamada religião Proto-Indo-Européia, de um suposto povo que viveu ao redor de 4000 A.C (idade do Cobre) onde hoje fica a Ucrânia.

Dyeus é a divindade reconstruída chefe do panteão proto-indo-europeu. Ele era o deus do céu de verão, e sua posição pode ter espelhado a posição do patriarca ou monarca na sociedade.

Etimologicamente ele é conectado, ou seja, gerou os seguinte outros deuses:

O Grego "Zeus Pater"

O Romano "Iuppiter"

O Irlandês "The Dagda"

O Gallo-Romano "Dis Pater"

O Védico "Dyaus Pitār"

Possivelmente Dionysos.

À partir de Dyeus, mais especificamente enraizados à partir língua latina temos o grupo da palavra "deiwos". Ela foi mantida na mitologia Inglesa, como deity, e o original Germanico ainda é visível em Tuesday (originalmente "Day of Tiwaz").

Grupo Deiwos:

O Germanico "Tiwaz" (depois conhecido como Tyr)

O Latino "Deus"

O Baltico "Dievas"

O Eslavo "Div"

Dyeus foi abordado como Dyeu Ph2ter, literalmente "Pai Celestial" ou "brilhante pai", que se reflectem na América Júpiter, Dispater e pater deus, Zeus pater grego, sânscrito ou Dyàuṣpítaḥ DyausPitrah. Em seu aspecto como um deus pai, sua esposa foi Pltwih2 Mh2ter, "Terra Mãe".

Viram da onde surgiu a expressão Deus que todo mundo usa? E o que é pior botaram ela quando fizeram as traduções das bíblias para o Grego/Latim.

E da sua boca tirarei os nomes dos pagãos, e não mais se lembrará desses nomes. Oséias 2:17

Caso tenha algum cristão aqui, se você quer se referir ao Criador que a bíblia apresenta ao invés de Deus, use Eterno, Senhor, o Altíssimo, o Todo-Poderoso, HaShem, YHWH, Elohim, etc. Ao invés de divindade ou deidade, use Elohut (hebraico) ou Alahota

(aramaico).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel e seus assuntos ... xD

@topic

Muito interessante , esse tópic me decha pensativo * . * heauehauea ...

Você sabe meu nome, não minha história. Você sabe a cor dos meu olhos, mas não o que eles já viram. Então não me julgue.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.