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Aprenda a criar uma grande empresa de jogos em "Game Dev Story"


Ray Zucco
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Aprenda a criar uma grande empresa de jogos em "Game Dev Story"

 

 

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Lançado em outubro de 2010 para as plataformas iOS da Apple, como iPhone e iPad e mais recentemente para celulares da linha Android, "Game Dev Story" é um dos jogos de simulação mais viciantes e divertidos já lançados para as plataformas móveis.

 

No game, o usuário administra uma produtora de jogos eletrônicos e deve conseguir emplacar o maior número de jogos no Hall da fama até seu negócio crescer e se transformar em uma potência da indústria. Se tudo der certo, o que começou em um pequeno estúdio vai se transformar em uma poderosa fabricante de consoles, assim como a Sony, Microsoft e a Nintendo. As três, aliás, marcam presença no jogo, lembradas através das empresas fictícias Sunny, MicroX e Intendro.

 

Além destes exemplos, os entusiastas da indústria de games e da história dos consoles em geral certamente se divertirão com as diversas referências que o jogo oferece, já que boa parte dos consoles são baseados em aparelhos reais, e o nome de diversos jogos misturam diferentes títulos já conhecidos. E conhecer um pouco da história dos games não chega a ser essencial, mas certamente é um diferencial para ajudar a não investir em videogames fracassados. Além disso, apesar de simples, o jogo conta com várias "pegadinhas" e segredos que o jogador somente descobre após muito tempo de jogo.

 

Pensando nisso, o UOL Jogos preparou um guia com as dicas mais importantes para o jogador saber onde e como investir o dinheiro de sua empresa. Confira!

 

Começando o jogo

Como toda pequena empresa, seu estúdio começa enxuto, com poucos funcionários e uma verba diminuta.

 

No começo, pense em contratar primeiramente os funcionários mais baratos e invista forte no PC, já que é uma plataforma de desenvolvimento livre e, apesar de não possuir tantos consumidores, seu custo de produção é muito baixo.

 

Como não há muito o que fazer no início, é normal que seu jogo não saia tão bom quanto o esperado e receba notas pífias da mídia especializada, mas não desanime. O importante é somar o máximo de receita para investir em projetos futuros.

 

Enquanto sua empresa não tem dinheiro para comprar kits de desenvolvimento para consoles mais avançados, o ideal é juntar dinheiro cumprindo projetos menores (Contract), como desenvolvimento de trilha sonora e filmes em computação gráfica. Caso a sua equipe seja pequena, prefira os projetos que lhe dão mais dias para desenvolvê-lo, pois geralmente os que pagam melhor não lhe dão prazos tão longos para trabalhar e, além de perder dinheiro, você perde tempo que poderia ser utilizado em outros projetos.

 

Contratando funcionários

Economizar com funcionários definitivamente não é sinônimo de sucesso no ramo dos games. Um bom presidente investe todos os seus centavos para contratar (Hire) os melhores funcionários e preencher todas as cadeiras disponíveis na sala. Quanto mais funcionários empenhados no desenvolvimento, melhor ficam os jogos.

 

Tente também mesclar as funções, colocando especialistas em gráficos, som, diretor (bom para roteiro e enredo) e produtor (mais equilibrado), sem esquecer dos *****s, que irão agilizar a programação geral. Além disso, dê preferência para os Hackers, que vira e mexe aparecem disponíveis nos anúncios de emprego que você pode contratar. Caso veja um hacker disponível para contratação, não pense duas vezes, pois ele será de suma importância na criação dos jogos de Hall da Fama.

 

Fique ligado no Natal!

Lançar um jogo antes das festas de fim de ano é sinônimo de inteligência e sagacidade na indústria dos games. Desta forma, fique atento à data, pois a melhor época para se iniciar um projeto é no início de agosto.

 

Como um projeto demora em média quatro meses para ser finalizado por uma equipe comum, a probabilidade é que seu jogo chegue entre os meses de novembro e dezembro, aproveitando assim, as festas natalinas. Em casos de equipes maiores e com mais de dois hackers no time, esse desenvolvimento pode durar até dois meses. Nesse caso, o desenvolvimento pode começar até mais tarde.

 

Quais gêneros combinam mais com outros?

Um dos maiores segredos para levar um jogo ao Hall da Fama é começar pelo básico e iniciar um projeto com um gênero fácil. Neste caso, o ideal é não inventar moda e seguir pelo básico. Ninjas e piratas combinam com ação e aventura, mas não combinam com golf e outros esportes. Ter o mínimo de noção do mercado de games também ajuda.

 

Assim, os mais atentos notarão que um RPG combina perfeitamente com fantasia, e jogos de cartas funcionam com calabouços (Dungeon), lembrando que esse último também é perfeitamente aceitável em um jogo de RPG.

 

O interessante é que quanto mais o jogador cria projetos com gêneros compatíveis, mais o jogo lhe dá pontos para aperfeiçoar as estatísticas dos seus jogos futuros.

 

Comprando itens valiosos para a sua empresa

Vira e mexe a sua empresa recebe a visita de um vendedor (Salesman), que lhe oferecerá a venda de no máximo três itens. Entre as opções, os mais importantes no início são os cartões para turbinar a qualidade dos jogos.

 

Há opção de aperfeiçoamento dos gráficos (Graphics), som (Sound), criatividade (Creativity) e diversão (Fun). Além deles, o energético Dead Bull aumenta a vitalidade dos funcionários que, mais dispostos, passam a lhe oferecer mais pontos valiosos de Research Data (são utilizados para aperfeiçoar qualquer uma das opções de qualidade citadas acima), aumentar o nível (Level) dos funcionários, entre outros.

 

Finalizando, o "Change Carreer Manual" é útil para trocar as funções dos seus empregados. Este item é muito importante principalmente após o crescimento da empresa, quando será necessário moldar seus funcionários para carreiras mais específicas, como um engenheiro de hardware.

 

Os bugs são muito bem vindos! Fique atento!

Durante o desenvolvimento de um jogo, os programadores podem fazer com que o projeto ganhe dezenas de bugs. Apesar de à princípio esses defeitos de programação parecerem indesejáveis, na realidade do jogo eles significam uma oportunidade de se aperfeiçoar ainda mais o produto. Como isso é possível? É simples. Após o final do desenvolvimento, os seus funcionários precisam eliminar todos os bugs antes que o jogo chegue às lojas. A vantagem disso é que a cada bug eliminado, a sua equipe ganha mais pontos de research data, que podem ser utilizados nos diversos itens de boost para gráficos, som, criatividade e diversão. Assim, quanto mais bugs surgirem, mais oportunidades a empresa terá para melhorar o seu jogo.

 

Uma dica infalível para colecionar mais bugs é aceitar as propostas dos funcionários para melhorar alguns pontos do projeto, como os gráficos.

 

Ao aceitar, diminua todo o investimento de research data até que a probabilidade de sucesso da tarefa chegue ao mínimo. Assim, o seu funcionário vai se dar mal na empreitada, mas sua equipe terá mais uma dezena de bugs para resolver no fim do desenvolvimento.

 

Criando um jogo do ano

Criar um jogo do ano pode ser considerado uma loteria, já que "Game Dev Story" não tem uma lógica exata para premiar os games. Não é raro um jogo acumular mais de 37 pontos e não ganhar, enquanto um jogo mais humilde e com notas mais baixas garantir o troféu. Apesar disso, há uma regra geral que deve ser seguida para que os críticos se empolguem com seu projeto. A primeira delas é esquecer um pouco dos gráficos e som e investir pesado na diversão.

 

Caso tenha boosts de diversão (Fun), gaste todos os seus pontos de Research Data nesse quesito até que seu game chegue a 290 pontos (ou mais).

 

Caso consiga essa proeza, administre bem as demais opções para que acumulem no mínimo 100 pontos cada uma e capriche no Hype.

 

Uma outra regra que não é geral, mas ajuda muito é investir em continuações de séries já consagradas, já que o Hype desses jogos já inicia com um nível mais alto que os demais.

 

Criando o seu próprio console

Após juntar muita grana vendendo jogos de sucesso absoluto em diversas plataformas, chegou a hora de arriscar voos mais altos desenvolvendo a sua própria plataforma para jogos. Esta opção fica disponível assim que a sua empresa muda de sede pela primeira vez, chegando à sala com oito vagas para funcionários (não contando as secretárias).

 

A partir desse momento, o jogo pede que o jogador tenha um engenheiro de hardware na equipe para iniciar o desenvolvimento de um console, mas onde afinal está esse engenheiro?

 

Caso você resolva procurar esse sujeito nas vagas de emprego seu dinheiro será automaticamente jogado fora, pois a probabilidade de ele aparecer por lá é quase nula. A saída então é utilizar os cartões de mudança de carreira e turbinar o potencial de um de seus funcionários. Para começar, escolha um empregado com nível já avançado (preferencialmente nível 5 em alguma função) e troque a sua carreira com o Change Carreer Manual comprado do Salesman.

 

Invista nessa nova função até que ele alcance o nível 5 e troque novamente para uma nova função com um novo cartão de mudança de carreira. Suba o nível novamente até 5 e repita essa operação até que a opção "Hardware Engineer" apareça. Pronto, alcance o nível 5 nesse novo cargo e inicie o desenvolvimento de sua preferência, dando prioridade (caso tenha dinheiro sobrando) para um console com BD player e 64 Bits.

 

Criando sequências de seus jogos

Após conseguir levar um jogo ao Hall da Fama (geralmente os jogos com notas acima de 8 e 9 e que acumulam nota acima de 35), seu jogo poderá ganhar uma continuação. Essas sequências geralmente causam maior expectativa entre os jogadores e tendem a ganhar até o prêmio de melhor jogo do ano com mais facilidade que um jogo novo.

 

Fique atento apenas com a quantidade de sequências lançadas, pois o investimento excessivo dessas continuações pode acabar frustrando os seus fãs, ocasionar uma diminuição no seu público em jogos futuros e até comprometer as vendas. Uma boa opção para evitar isso é intercalar as sequências entre produções originais.

 

A propaganda é a alma do negócio

É lei em Game Dev Story: Jogo sem divulgação não aumenta o Hype e suas vendas serão comprometidas. Assim, não deixe de divulgá-lo no máximo de mídias possíveis. No começo, seu público diminuto pode ser alcançado com mídias online, mas após muitos anos de empresa, você terá que arriscar planos de marketing mais ousados, como o patrocínio de carros de corrida.

 

Outra boa opção é investir no Gamedex, a feira de Games similar à E3 em que a empresa pode escolher um estande comum, com mascotes dos jogos, com as garotas conhecidas como Booth babes e até um convidado especial.

 

No início, a empresa pode conquistar um bom público somente com as duas primeiras opções, mas com o passar do tempo, as garotas serão fundamentais. Outra furada básica que não pode ser cometida é o retrocesso no investimento da feira. Levar garotas em um ano e no seguinte aparecer apenas com mascotes é pedir para ser vaiado.

 

Sua secretária não é boba e geralmente costuma acertar em suas previsões. Por isso, a cada novo anúncio de console novo, leia atentamente o que ela tem a dizer antes de comprar kits de desenvolvimento para essa nova tecnologia.

 

Entretanto, como boa parte destes consoles são inspirados em aparelhos famosos, não é muito difícil imaginarmos quais terão sucesso e quais vão amargar baixas vendas. Conheça alguns dos consoles em que vale a pena investir e outros em que o melhor é passar longe. Bem longe.

 

 

 

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Comentário:

 

 

 

Fonte: UOL games

 

:amor:

 

Nova skin.

Membro - Banido - [E]stagiário - Banido - Membro

A timeline mais idiota da WC.

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