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Guia para Aprendizes


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1.1 O que é um Super Aprendiz?

~1.2 Como Virar um Super Aprendiz

2.1 As Vantagens de um Super Aprendiz.

~2.2 As Desvantagens de um Super Aprendiz.

3 Tipos de Builds de Super Aprendizes.

~3.1 Build AGI

~3.2 Builds Hibridas I

~3.3 Builds Hibridas II

~3.4 Build INT/DES: Instant Cast

4.1 Equipamentos - O que usar?

~4.2 Cartas para Super Aprendiz

5.1 Onde Upar?

~5.2 Build AGI

~5.3 Build Híbrida I

~5.4 Build Híbrida II

~5.5 Build INT/DES

6.1 Os Cinco Segredos dos Super Aprendizes

~6.2 1º: Anjo da Guarda

~6.3 2º: Recuperando o HP/SP Duas Vezes mais Rápido

~6.4 /doridori - Como Usar?

~6.5 3º: Não Morrer até o Nível de Classe 70

~6.6 4º: Recuperando todo seu HP

~6.7 5º: Fúria Angelical - Frases em ingles

~6.8 5°: Fúria Angelical - Frases Traduzidas

7.1 Extras - Links Úteis

~7.2 Histórico de Updates

~7.3 Críticas, Dúvidas ou Sugestões

 

 

O que é um Super Aprendiz?

 

 

Super Aprendizes são as classes mais flexíveis do jogo. Podem ter todas as habilidades de todas as primeiras classes (1-1), menos as habilidades com Arco (Rajada de Flechas/Chuva de Flechas) e habilidades com Espada de Duas Mãos (Perícia em Espada de Duas Mãos).

 

 

 

Como Virar um Super Aprendiz?

 

 

Para se tornar um Super Aprendiz, você deve ser um Aprendiz com nível de Base igual ou superior a 45, e nível de Classe igual a 10. Após chegar ao nível 45/10, você tem que ir até Al de Baran, e conversar com o NPC Tzerero e entregar para ele:

.: 30 Resinas

.: 30 Mucos Pegajosos

 

 

 

As Vantagens de um Super Aprendiz

 

 

A principal vantagem de ser um Super Aprendiz, é que você vai poder ter 20 pontos de habilidade a mais para colocar em suas habilidades, ou seja, você vai ter 69 pontos para distribuir, totalizando um nível de classe máximo 70, ao contrário de todas as outras classes, onde o nível de classe máximo é 50 (49 pontos de habilidade). Ao chegar no nível de classe máximo, você ganha um bônus de +5 em todos os seus atributos.

Outra vantagem, é a de poder misturar classes e habilidades, se tornando extremamente poderosa. Exemplo: Você pode ter as habilidades Perícia em Esquiva e Ataque Duplo dos gatunos, misturado à Mammonita dos mercadores e ao Golpe Fulminante dos espadahins. Essas combinações é que fazem Super Aprendizes uma classe rápida e forte.

 

 

 

As Desvantagens de um Super Aprendiz

 

 

Com certeza a pior desvantagem é continuar com o mesmo HP/SP de um aprendiz normal. Sem a ajuda de cartas de aumento de HP/SP é muito difícil de conseguir evoluir direito.

Outra desvantagem, é que você possui uma linha de equipamentos muito limitadas, só pode equipar as mesmas coisas que um aprendiz normal pode.

 

 

 

Tipos de Builds

 

 

Uma infinidade de build são possíveis, use a sua imaginação. Você pode fazer as mais loucas e estranhas combinações de classes, como ter habilidades/atributos de Espadachins misturados com Magos, ou Gatunos junto com Noviços. Vou listar aqui, apenas as mais comuns. Peço que não sigam esse guia ao pé-da-letra, isso é apenas para dar uma idéia.

 

 

 

Build AGI

 

 

Esse é o tipo mais comum de Super Aprendiz. Eles usam a AGI/FOR como atributo principal, para poderem conseguir um grande valor de esquiva e velocidade de ataque, junto com um alto dano.

Vou listar como os atributos podem ficar no nível 99:

 

FOR: 85+5

AGI 95+5

VIT: 30+5

INT: 1+5

DES: 34+5

SOR: 2+5

 

Habilidades:

Perícia em Esquiva: 10

Ataque Duplo: 10

Golpe Fulminante: 10

Curar: 3 (apenas para abrir Aumentar Agilidade)

Aumentar Agilidade: 10

Aumentar a Recuperação de HP: 2

Aumentar a Recuperação de SP: 2

Precisão: 3 (apenas para abrir Ólhos de Águia)

Ólhos de Águia: 1 (apenas para abrir Cocentração)

Concentração: 10

Pneuma Tree: 8 (Revelação: 1, Teleporte: 2, Portal: 4, Escudo Sagrado: 1)

 

 

 

Builds Híbridas I

 

 

Esta, é a build que tenta deixar AGI e VIT elevados, para poder ter tanto uma boa esquiva, como uma boa defesa. É boa, e bastante equilibrada.

 

FOR: 75+5

AGI 75+5

VIT: 75+5

INT: 1+5

DES: 35+5

SOR: 1+5

 

Habilidades:

Perícia em Esquiva: 10

Ataque Duplo: 10

Golpe Fulminante: 10

Curar: 3 (apenas para abrir Aumentar Agilidade)

Aumentar Agilidade: 10

Aumentar a Recuperação de HP: 5

Aumentar a Recuperação de SP: 2

Imacto Explosivo: 5

Envenenar: 6

Pneuma Tree: 8

 

 

 

Builds Híbridas II

 

Este é o mais interessante tipo de build. Tenta combinar habilidades de classes diferentes, como gatunos e magos, mas não perdendo o ataque, ou seja: AGI, FOR e INT altas, junto com uma boa quantidade de DES, para diminuir o tempo de conuração e errar menos os alvos .

 

FOR: 75+5

AGI 85+5

VIT: 1+5

INT: 61+5

DES: 40+5

SOR: 1+5

 

Habilidades:

Aumentar a Recuperação de SP: 4

Laças de Fogo: 10

Chama Reveladora: 1

Bolas de Fogo: 5

Barreira de Fogo: 10

Ataque Espiritual: 4

Espiritos Anciões*: 10

Precisão: 5

Ataque Duplo: 10

Perícia em Esquiva: 10

 

*Muitas pessoas contradizem Espiritos Anciões em nível 10, mas na minha opinião, ajuda bastante um Super Aprendiz.

 

 

 

Build INT/DES: Instant Cast

 

 

Esse é o tipo de build mais destrutiva, poderosa e temida de Super Aprendiz, mas é praticamente impossível upar rápido sozinho. Ela é temida porque consegue conjurar magias fortes (como Lanças de Fogo) quase instantâneamente, não dando chance para seus adversários.

 

FOR: 1+5

AGI 9+5

VIT: 1+5

INT: 99+5

DES: 99+5

SOR: 1+5

 

Habilidades:

Lanças de Fogo: 10

Chama Reveladora: 1

Barreira de Fogo: 10

Bolas de Fogo: 5

Proteção Divina: 5 (para abrir bênção)

Bênção: 10

Aumentar a Recuperação de SP: 4

Lanças de Gelo: 10

Precisão: 3 (para abrir Ólhos de Águia)

Ólhos de Águia: 1 (para abrir Concentração)

Concentração: 10

 

 

 

Essas build são apenas dicas para te ajudar, não siga isso ao pé-da-letra, monte sua build sozinho.

 

 

Equipamentos - O que usar?

 

 

Como já foi dito, Super Aprendizes não têm uma grande variedade de equipamentos.

 

 

 

Equips para um Build AGI/Híbridos

 

[Topo] Cabeça: +6 Chapéu Chinês

[Meio/Baixo] Cabeça: O que você achar mais legal

Arma: +9 Stilettos Elementais ou +9 Stilettos [3] com cartas de dano (vadon, poring noel, anaconda...)

Escudo: +8 Vembrassa [1] com cartas de redução de dano (sapo de thara, pé-grande...)

Armadura: +7 Armadura de Aprendiz [1] com carta Pupa ou carta Sapo de Rodda

Capa: +7 Capuz [1] com carta Sussurro

Sapatos: +7 Sandálias com Besouro Ladrão Macho

Acessório': Presilha com Kukre ou com Louva-a-Deus

Acessório'': Presilha com Kukre ou Louva-a-Deus

 

 

 

Equips para um Build INT/DES

 

 

[Topo] Cabeça: +7 Chapéu [1] ou Laço [1] com Carta Salgueiro ou Salgueiro Ancião

[Meio/Baixo] cabeça: O que você achar mais legal

Arma: Bastão [4] ou Punhal [4] com 4 Cartas Drops

Escudo: +8 Vembrassa [1] com cartas de redução de dano

Armadura: +7 Armadura de Aprendiz [1] com Rocker ou Filhote de Lobo do Deserto, Carta Pupa ou Sapo de Rodda.

Capa: +7 Capuz [1] com cartas de redução de dano (isis, jakk...)

Sapatos: +7 Sandálias [1] com carta Sohee ou Eggyra

Acessório': Presilha com Zerom

Acessório'': Presilha com Zerom

 

 

 

Cartas para Super Aprendiz

 

~ Cartas de Armas:

 

 

- Tamanho e Tipo -

Lobo do Deserto: +15% contra monstros do tamanho Pequeno

Esqueleto Operário: +15% contra monstros do tamanho Médio

Minorous: +15% contra monstros do tamanho Grande

Caramelo: +20% contra monstros do tipo Inseto

Flora: +20% contra monstros do tipo Peixe

Goblin: +20% contra monstros do tipo Bruto

Hydra: +20% contra monstros do tipo Humanóide

Ovo de PecoPeco: +20% contra monstros do tipo Amorfo

Petite [terrestre]: +20% contra monstros do tipo Dragão

Escorpião: +20% contra monstros do tipo Planta

Strouf: +20% contra monstros do tipo Demônio.

 

 

 

 

 

 

- Elemento -

Vadon: +20% contra monstros do elemento Fogo

Drainliar: +20% contra monstros do elemento Água

Mandragora: +20% contra monstros do elemento Vento

"Kaho": +20% contra monstros do elemento Terra

Esqueleto Orc: +20% contra monstros do elemento Sagrado

Poring Noel: +20% contra monstros do elemento Sombrio

"Escorpião Rei": +20% contra monstros do elemento Morto-Vivo.

 

 

 

 

 

- Cartas de Atributos

 

 

Drops: +1 DES

Zangão: +1 FOR

Fabre: +1 VIT

Lunático: +1 SOR

"Larva de Andre": +1 INT

Besouro-Ladrão Fêmea: +1 AGI

 

 

 

 

 

- Cartas que causam Status -

 

 

Magnólia: 5% de chance de causar Maldição

Metaller: 5% de chance de causar Silêncio

Plankton: 5% de chance de causar Sono

Marina: 5% de chance de causar Congelamento

Réquiem: 5% de chance de causar Caos [Não Implementado]

Bebê Selvagem: 5% de chance de causar Atordoamento

Zenorc: 5% de chance de causar Envenenamento

 

 

 

 

 

- Diversas -

 

 

Múmia: +20 de acerto (Hit)

Andre: +20 de ataque

Mosca Caçadora: 3% de chances de recuperar 15% do dano causado como HP.

 

 

 

~ Cartas de Armaduras:

 

 

Filhote de Lobo do Deserto: +1 INT

Pupa: +700 HP

Rocker: +1 DES

Sapo de Rodda: +400 HP, +50 SP.

 

 

 

~ Cartas de Capa:

 

 

Condor: +10 Esquiva

Sussurro: +20 Esquiva, +50% do dano do elemento Fantasma

Ísis: 30% de resistência contra ataques da propriedade Sombrio, +5 esquiva

Jakk: 30% de resistência contra ataques da propriedade Fogo, +5 esquiva

Marionete: 30% de resistência contra ataques da propriedade Fantasma, +5 esquiva

Marte: 30% de resistência contra ataques da propriedade Água, +5 esquiva

Névoa: 30% de resistência contra ataques da propriedade Veneno, +5 esquiva

Poeira: 30% de resistência contra ataques da propriedade Vento, +5 esquiva

 

 

 

~ Cartas de Sapato:

 

 

Besouro Ladrão Macho: +2 AGI

Eggyra: Recuperação de SP +15%

Sohee: SP + 15%, recuperação de SP +3%

ChonChon: +1 AGI, +2 esquiva

 

 

 

~ Cartas de Acessório:

 

 

Zerom: +3 DES

Louva-a-Deus: +3 FOR

Tarou: +2 FOR

Kukre: +2 AGI

Yoyo: +1 AGI, +5 esquiva perfeita

 

 

 

~ Cartas de Escudo:

 

 

Sapo de Thara: -30% do dano de Humanóides

Guerreiro Orc: -30% do dano de Brutos

Khalitzburg: -30% do dano de Demônios

Ovo de Besouro Ladrão: +400 HP

Petite [voador]: -30% do dano de Dragões

Pé-Grande: -30% do dano de Insetos

"Rafflesia": -30% do dano de Peixes

 

As cartas entre aspas (" "), só saem de OCA (Velho Álbum de Cartas), por isso são mais raras e caras do que as outras.

 

 

 

 

Onde Upar?

 

Vou dar a dica de Lugares e Monstros onde você pode upar até ter o nível de base 45, ou seja, até você virar Super Aprendiz. Uma dica: Leve Poções sempre .

 

Build AGI

 

 

1~13: Nesses níveis você é extremamente fraco, ainda não tem uma boa Esquiva. O melhor lugar é o campo de treinamento mesmo.

Monstros: Porings, Fabres, Pickys, Esporos, Rockers, Drops.

 

14~20: Aqui você pode continuar matando Rockers e Zangões, mas se tiver equipamentos bons, pode tentar Caverna de Payon, matando Zumbis.

Monstros: Rockers, Zangões, Zumbis, Esporos.

Mapas: prt_fild04, pay_fild06 e pay_dun00

 

21~25: Você ainda não tem muitas opções.... Pode continuar matando Zumbis, ou pode ir para o outro andar da Caverna de Payon, matando Martins e Fumacentos.

Monstros: Zumbis, Esporos, Martins, Fumacentos.

Mapas: pay_filld06, pay_dun00, pay_fild09 e mjo_dun01

 

26~35: Nesse nível, Salgueiros Anciões são ótimos. Além dederrubarem Resinas, que você precisa para se tornar Super Aprendiz, eles também podem derrubar Galhos Secos e Cartas, que podem ser vendidos a mercadores.

Monstros: Salgueiros Anciões, PoPorings, Fumacentos.

Mapas: pay_fild07, pay_fild09 e pay_fild04

 

36~45: Aqui eu não tenho muita experiência, mas você pode continuar nos Salgueiros Anciões, ou se tiver uns equipamentos melhores pode tentar matar Esporos Venenosos na Torre de Geffen, ou Presentes na Fábrica de Brinquedos de Lutie.

Monstros: Salgueiros Anciões, Esporos Venenosos, Poeiras, Presentes, Cookies.

Mapas: pay_fild07, xmas_dun01, xmas_dun02, yuno_fild01 e mjolnir_07

 

 

 

Build Híbrida I

 

 

1~13: Não tem diferença dos AGI's, fique nos monstros do campo de treinamento.

Monstros: Porings, Fabres, Pickys, Esporos, Rockers, Drops.

 

14~20: Também continua igual ao AGI... Essas duas builds não se diferenciam tanto, em relação a Lugar para Upar.

Monstros: Rockers, Zangões, Zumbis, Esporos.

Mapas: prt_fild04, pay_fild06 e pay_dun00

 

21~25: Aqui se você tiver um noviço como Suporte, ja tem como tentar Fumacentos e Martins.

Monstros: Zumbis, Esporos, Martins, Fumacentos.

Mapas: pay_dun00, pay_fild06, mjo_dun01 e pay_fild09

 

26~30: Ou você pode continuar nos Fumacentos, ou ir nos Salgueiros Anciões - Se tiver um Suporte, se não fique nos Fumacentos mesmo.

Monstros: Salgueiros Anciões, PoPorings, Fumacentos.

Mapas: pay_fild09, pay_fild07 e pay_fild04

 

31~45: Presentes. Não tem muita escolha, ou é Presentes em Lutie ou é Esporos Venenosos . Se mesmo assim, não achar que consegue, fique mais nos Salgueiros Anciões.

Monstros: Salgueiros Anciões, Esporos Venenosos, Poeiras, Presentes, Cookies.

Mapas: pay_fild07, xmas_dun01, xmas_dun02, yuno_fild01 e mjolnir_07

 

 

 

Build Híbrida II

 

 

1~13: Pode seguir o mesmo caminho do AGI.

Monstros: Porings, Fabres, Pickys, Esporos, Rockers, Drops.

 

14~20: Aqui também, mesma coisa do AGI .

Monstros: Rockers, Zangões, Zumbis, Esporos.

Mapas: prt_fild04, pay_fild06 e pay_dun00

 

21~25: ...

Monstros: Zumbis, Esporos, Martins, Fumacentos.

Mapas: pay_filld06, pay_dun00, pay_fild09 e mjo_dun01

 

26~35: Mate Salgueiros Anciões. Ou Esporos Venenosos, se você tiver um suporte ou muitas Poções.

Monstros: Salgueiros Anciões, Esporos Venenosos, Poeiras

Mapas: pay_fild07, pay_fild09 e pay_fild04

 

36~45: Você pode cotinuar nos Esporos Venenosos, ou ir para Lutie, matar Presentes. A única coisa chata em Lutie, são os soldadinhos de chumbo...

Monstros: Esporos Venenosos, Poeiras, Presentes, Cookies.

Mapas: pay_fild07, xmas_dun01, xmas_dun02, yuno_fild01 e mjolnir_07

 

 

 

Build INT/DES

 

 

1~13: Fique no campo de Treinamento. Lá você consegue matar a maioria dos monstros, e normalmente em grupo com os outros aprendizes.

Monstros: Porings, Fabres, Pickys, Esporos, Rockers, Drops.

 

14~20: Você pode continuar nos mesmos monstros se não tiver ninguém para te ajudar, ou tentar Rockers e Zangões. Não recomendo tentar Zumbis ainda.

Monstros: Porings, Pickys, Sapos de Rodda, Pupas, Rockers, Zangões, Esporos.

Mapas: prt_fild05, prt_fild04 e moc_fild01

 

21~31: Praticamente impossível de solar, mas você pode continuar nos Rockers/Zangões (), tentar Zumbis se tiver várias poções, ou tentar solar Ambernites.

Monstros: Rockers, Zangões, Zumbis, Ambernites

Mapas: prt_fild05, pay_dun00 e gef_fild13

 

31~45: agora fica ainda mais difícil para solar. O único caminho que eu vejo, é continuar nos mesmos monstros... Claro que se você tiver um bom suporte, pode tentar Fumacentos e Martins.

Monstros: Rockers, Zangões, Zumbis, Ambernites, Fumacentos, Martins.

Mapas: prt_fild05, pay_dun00, gef_fild13, mjo_dun01 e pay_fild09

 

Como eu já tinha colocado: O Build INT/DES é o mais complicado e cansativo...

 

 

Os Cinco Segredos dos Super Aprendizes

 

Como já foi dito, Super Aprendizes são uma classe especial, e como toda coisa especial, eles possuem segredos. Alguns deles não são confirmados com 100% de certeza, mas vou listá-los mesmo assim.

 

1º: Anjo da Guarda

 

 

Sim, Super Aprendizes têm direito ao seu próprio Anjo da Guarda! Este, tem como missão sempre proteger o Super Aprendiz, existe uma chance de seu Anjo te "beneficiar" com as habilidades: Kyrie Eleison, Magnificat, Gloria, Suffragium, Imposito Manus, Bênção e Aumentar Agilidade, quando você evolui um nível de base.

 

 

 

2º: Recuperando o HP/SP 2 vezes mais Rápido

 

 

O comando /doridori, se usado frequentemente, pode recuperar o HP e o SP do Super Aprendiz duas vezes mais rápido que a normal.

 

/doridori - Como Usar?

 

Muitas pessoas já devem ter tentado usar o comando /doridori para recuperar o HP/SP duas vezes mais rápido, e agora vou revelar como ele funciona:

 

- Usar o /doridori direto várias vezes sem parar não funciona;

- O /doridori só funciona se você tiver as habilidades Aumentar a Recuperação de HP e de SP lv 1 ou +;

- O /doridori faz com que você regenere o dobro de HP/SP, exemplo: Se com Aumentar a Recuperação de SP lvl 1 você recupera 9 SP, com /doridori você recupera 18 SP.

 

Bem, agora vou explicar como conseguir usar o /doridori de um modo que funcione:

Nos intervalos de cada Recuperação de HP/SP você precisa fazer:

 

- 6 vezes /doridori (6 foi o minimo com que eu consegui, não sei se tem um máximo)

- Tem que estar sentado para fazer

- Ficar fazendo rapido o /doridori não funciona, tem que fazer lentamente mas nunca parando de virar a cabeça (Exemplo: . = Intervalo entre os /doridori's [não em segundos exatos, apenas para você ter uma idéia];

1.....2.....3.....4[...]

Nunca faça 1.2.3.4[...],

ou 1....................2...............3...............4[...]

Se você fizer desse jeito, não funcionará).

 

 

 

 

3º: Não Morrer até o nível de Classe 70

 

 

Diz uma lenda, que se um Super Aprendiz NUNCA morrer, nem mesmo enquanto ele ainda é um Aprendiz comum, e chegar até o nível de classe máximo (70) ele recebe um bônus de +5 adicionais em todos os atributos, tendo assim +10 e não simplesmente +5.

 

 

 

4º: Recuperando todo o seu HP

 

 

Os Anjos da guarda também podem te beneficiar usando a habilidade "Corpo Fechado", Recuperando totalmente o HP do Super Aprendiz e usando a habilidade "Invocar Esfera Espiritual" em nível desconhecido (a quantidade de esferas também é desconhecida) se ele cair morto no chão, quando a porcentadem de experiência de base for igual a 99 (99,x%).

 

 

 

5º: Fúria Angelical - Frases em ingles

 

 

Para isto acontecer, você precisa invocar seu Anjo da Guarda no "tempo certo". Para invocar seu Anjo da Guarda, você precisa estar com a sua experiência de base "fechada" em x0.0 (ex.: 10.0%, 20.0%...). O seu anjo aparece em "forma" de Fúria Interior (nv1). Para isso acontecer, você tem que digitar:

"Guardian Angel, can you hear my voice? ^^;

My name is [seu Nick Aqui], and I’m a Super Novice~

Please help me~ T.T

[Qualquer coisa, mas você tem que digitar algo]"

 

 

 

5º: Fúria Angelical - Frases no Traduzidas

 

 

Para invocar, precisa estar igual ao de cima, com experiência de base "fechada" em x0.0%, apenas mudam as frases que precisam ser digitadas. Acredito que as frases no bRO são:

"Anjo da Guarda, você pode me ouvir?

Eu sou [seu Nick Aqui], um Eterno Aprendiz!

Eu preciso da sua ajuda, por favor!

[Qualquer coisa, mas você tem que digitar algo]

 

Observações:

Você tem que digitar todas as frases, não pode errar nenhuma letra e não pode digitar muito rápido. Você precisa ter um chat meio "cheio", com umas ~7 frases. (Original por Mimimi~; Versão bRO por Seger)

 

 

 

 

Espero ter ajudado em alguns pontos que muitos tinham duvida

 

Obrigado

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