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Guia sobre Sábio/Professor de Suporte(WoE).


Utsch15
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Guia sobre Sábios

 

Neste guia primeiro apresentarei as builds e depois explicarei as razões que levam às escolhas dos atributos e habilidades de um sábio/professor voltado para a WoE. Creio que tendo em mente essas razões você poderá construir a sua própria build ou modificar as que eu apresentarei aqui. Você está lendo um guia, esta leitura tem como objetivo guiá-lo, mas não existem regras inquebráveis, cada pessoa faz da sua maneira.

Introdução

 

Com a chegada das transclasses aumentou o número de builds PvM e algumas pessoas dizem que os sábios com build WoE estão "fora de moda". Porém, só existe uma classe mais efetiva na WoE que um sábio, essa classe é a transclasse de sábio. Se uma pessoa falar na guerra que os sábios de suporte decidem qual lado vai ganhar, ela não está exagerando.

 

Se você pretende fazer um sábio para upar rapidamente eu aconselho que você faça um battle sage, com a ajuda de equipamentos eles upam bem rápido.

 

Stats

 

Vou diferenciar as builds de sábios em 2 diferentes tipos: A build que vai pra guerra e a build que não vai pra guerra. Na WoE você precisará de dois stats: des pra usar suas magias, vit para ficar vivo. Quando você não estiver na guerra você precisará de int para matar monstros. As builds que eu apresentarei a seguir são baseadas no equilíbrio/desequilíbrio entre WoE e upar.

 

Stat Build 1

 

Int 81+9

Des 99+5

Vit 48+3+4 (carta fabre x4)

For 4+5

 

Essa build permite que você chegue ao 8x sozinho. Chegar no 99 sozinho com essa build é difícil, mas possível. Se você sente que precisa de mais um pouco de int pode tentar uma variação com 86+9 int e 38+3+4 vit.

 

Stat Build 2

 

int 11+9

Des 99+5

Vit 93+3+4 (carta fabre x4)

For 24+5

 

Essa build é mais efetiva que a primeira na WoE. Porém, não upa sozinho. O fato de não upar sozinho não importa em leveis mais altos, as duas builds upam mais rápido no leech. Com Benção sua inteligência alcança bônus na regeneração. Com as cartas fabres você tem proteção total contra status negativos. Você pode alcançar 150 des com ou sem comida, dependendo dos equipamentos/comida que você pretende usar é possível diminuir a destreza. Se você pretende equipar cartas drops todo o tempo você pode colocar vitalidade em 97+3, mas sem diminuir destreza ou int alcançaria apenas 10 de força com isso.

 

Stat Build 3

 

Se você não gostou nem da primeira build nem da segunda, faça sua própria build. Mude os valores de int e vit até achar algo que lhe agrade e coloque os pontos que sobram na força. A int fornece bônus na regeneração de SP de 6 em 6 pontos. Bônus no ataque mágico máximo de 5 em 5 pontos, bônus no ataque mágico mínimo de 7 em 7 pontos. A vitalidade fornece imunidade a status negativos quando atinge o valor 100, algumas pessoas dizem haver um bônus na proteção de 20 em 20. A vit fornece bônus na regeneração de HP de 5 em 5. Tendo esses valores em mente, as explicações abaixo e usando as builds acima como base eu acredito que você conseguirá construir a sua própria build.

 

Explicações sobre a build de atributos

 

Primeiro vamos analisar os benefícios que cada stat oferece:

 

-Des: Cada 15 pontos diminuem o tempo de conjuração em 10%. Com 150 pontos o tempo de conjuração é 0.

-Vit: Cada ponto em vit aumenta seu HP e oferece proteção contra status. Com 100 pontos de vit você não será afetado por vários status.

-For: Cada ponto em força aumenta sua carga máxima em 30.

-Int: A inteligência aumenta o seu ataque mágico e a sua regeneração de SP.

 

Esses são os atributos mais relevantes para os sábios. As únicas coisas que um sábio precisa na WoE é usar suas magias e ficar vivo. Então, os atributos principais são destreza e vitalidade. A inteligência irá influenciar o seu PvM e até que level você conseguirá upar sozinho, sua função não é matar então sua inteligência não vai influenciar nisso.

 

- Motivos por trás da destreza:

 

Uma das habilidades mais eficientes na WoE é Proteger Terreno. Normalmente quando for hora de usar essa habilidade você estará em uma área que é atacada de várias formas. Por esse motivo queremos que o tempo de conjuração seja o mais curto possível, e o mais curto possível é 0. Para isso você precisará de 150 de destreza.

 

- Como alcançar 150 de destreza?

 

Para alcançar essa destreza você precisa de 99 des, Benção, Canção de Batalha, e equipamentos que forneçam +16 de destreza.

Um exemplo seria: 99(des base)+5(level de classe 50)+4(bastão com 4 drops)+8(2x luvas c/zerom)+3(AoA)+1(carta rocker)+10(benção)+20(Canção de Batalha) = 150 des

Você terá que sacrificar algumas coisas para alcançar essa destreza com um sábio. Mas Proteger Terreno com 0 de conjuração vale a pena. Se você não tem algum dos equipamentos você pode usar comida para aumentar sua destreza. E eu não sugiro andar com esses equipamentos o tempo todo. É bom tem nos atalhos para quando você precisar mas você precisa chegar vivo no local onde você vai usar Proteger Terreno. Então, use equipamentos para aumentar sua sobrevivência até lá. Um professor pode usar mais equipamentos de proteção enquanto tenta obter 150 des devido ao bônus mais alto em destreza que eles recebem de seu nível de classe 70.

 

- Eu acho 99 des base muito caro. Tem algum outro meio de pegar 150 des?

 

Tem sim. É só usar comida que aumente a sua des. Se você colocar 95 des é só usar uma comida de +4 des e o problema está resolvido. Isso também serve quando você ainda não tem equipamentos suficientes. Se você ou algum amigo seu possui uma carta Ermitão Maligno isso também ajudará a aumentar a sua destreza. Outra possibilidade para o uso de comida é se você tem 99 des mas não quer usar alguns equipamentos de des por eles diminuírem a sua sobrevivência. Um exemplo seria equipar uma carta dokkebi/peixe espada na armadura e um chapéu fedorento, usando uma comida de +4 des para compensar.

 

- Motivos por trás da vitalidade:

 

A vitalidade afeta a sobrevivência do ser personagem, não somente pelo fato de aumentar o seu HP. Ela também influência a quantidade de HP regenerada pelas poções (cada ponto em vitalidade aumenta em 2% a eficiência de uma poção) e a chance do seu personagem ser afetado status negativos. Apenas o fato de ser um sábio faz com que muitos jogadores o tenham como um alvo primário: isso faz com que ser capaz de sobreviver se torne uma prioridade.

 

- Quanto colocar em vit?

 

A destreza é nossa prioridade. Sabendo disso você terá que decidir se a sua prioridade é upar ou sobreviver na WoE. Se a sua prioridade é upar: coloque a inteligência em um valor que você considera satisfatório e depois coloque o quanto você poder em vitalidade. Se a sua prioridade é sobreviver na WoE faça o contrário: coloque a vitalidade em um valor que você considera satisfatório e depois coloque o quanto você poder em inteligência/força. Os valores aceitáveis para a vitalidade variam entre 40 e 100.

 

- Quando a vitalidade pode me prejudicar?

 

Normalmente apenas uma situação faz com que vitalidade seja prejudicial: quando somos alvos de AD. AD é uma habilidade que causa mais dano baseado na vitalidade do alvo. Porém, como a vitalidade também aumenta a quantidade de HP regenerada pelas poções você poderá regenerar uma quantidade de HP maior do que a quantidade de HP perdida devido ao AD com valores de vit entre 60 e 100, se o seu HP for muito baixo e você morrer em um hit isso não vai fazer diferença.

 

- Motivos por trás da força:

 

Força pode parecer um atributo bem inútil para a classe dos magos. Porém, nos sábios com construção voltada para a WoE a força tem a função de manter o sábio vivo por mais tempo. Cada ponto em força aumenta em 30 sua capacidade máxima de carga. Isso permite que você carregue mais poções, com mais poções você sobrevive mais tempo. Força não é um dos atributos principais mas é um ótimo local para colocar aqueles pontos que sobram.

 

- Motivos por trás da inteligência:

 

A inteligência não lhe será muito útil na WoE. O único motivo para colocar pontos nesse atributo é para conseguir upar sem leech. Esse atributo não influência as principais habilidades dos sábios na WoE e em um pre-cast bem organizado todos os inimigos que você poderia matar, mesmo tendo valores elevados em inteligência, já estarão mortos. Então, os pontos que você colocará nesse atributo dependem de qual level você pretende alcançar sem leech ou outras formas de ajuda.

 

Skills

 

Skill Build 1

Veja a build aqui

 

Mago:

 

1 Chama Reveladora

10 Lanças de Fogo

5 Bola de Fogo

10 Barreira de Fogo

1 Lanças de Gelo

4 Relâmpago

10 Tempestade de Raios

8 Petrificar

 

Sábio:

 

10 Petrificar (+2 pontos)

5 Estudo de Livros

5 Espelho Mágico

3 Desconcentrar

5 Desencantar

1 Cancelar Magia

1 Conjuração Livre

2 Encantar com Chama

2 Encantar com Ventania

2 Encantar com Geada

1 Encantar com Terremoto

3 Vulcão

3 Dilúvio

3 Furacão

5 Proteger Terreno

1 Coluna de Pedra

5 Fúria da Terra

 

Essa build de skills é para sábios que pretendem upar "com suas próprias mãos" e ainda assim serem úteis na WoE. Tempestade de Raios e Fúria da Terra são usadas para mobar em alguns lugares. Você pode mudar a build como você desejar, é só não mexer em skills realmente necessárias na WoE como Proteger Terreno e Desencantar.

 

Skill Build 2

Veja a build aqui

 

Mago:

 

1 Chama Reveladora

1 Lanças de Fogo

1 Lanças de Gelo

1 Relâmpago

10 Petrificar

7 Ataque Espiritual

5 Espíritos Anciões

10 Escudo Mágico

13 pontos sobrando

 

Sábio:

 

5 Estudo de Livros

5 Espelho Mágico

3 Desconcentrar

5 Desencantar

1 Cancelar Magia

1 Conjuração Livre

2 Encantar com Chama

2 Encantar com Ventania

2 Encantar com Geada

3 Dilúvio

3 Vulcão

3 Furacão

5 Proteger Terreno

9 pontos sobrando

 

Essa build é para os sábios que possuem baixa int. Os pontos de mago que estão sobrando podem ir para Rajada Congelante ou Regeneração de SP. Se você pretende upar nos primeiros leveis sozinho os pontos também podem ir em Lanças de Fogo. Os pontos de sábio que estão sobrando podem ir em Fúria da Terra (apenas 1 ponto para revelar Desordeiros). Conjuração Livre se você realmente gosta dessa skill. Regeneração de SP ou Desconcentrar se você acha que precisa de outros meios de conseguir mana.

 

Skill Build 3

Veja a build aqui

 

Mago:

 

10 Lanças de Fogo

7 Ataque Espiritual

5 Espíritos Anciões

7 Barreira Mágica

1 Chama Reveladora

1 Lanças de Gelo

1 Relânpago

10 Petrificar

7 Pontos sobrando

 

Sábio:

 

 

5 Estudo de Livros

1 Espelho Mágico

3 Desconcentrar

5 Desencantar

2 Encantar com Chama

2 Encantar com Ventania

2 Encantar com Geada

3 Dilúvio

3 Vulcão

3 Furacão

5 Proteger Terreno

8 Pontos Sobrando

 

Essa build de habilidades é para aqueles que têm int e querem Barreira Mágica. A sua int garante que seu up nos níveis médio/baixos seja tranquilo e a Barreira Mágica o torna muito útil em alguns grupos de alto nível, além de ser uma ótima habilidade para a WoE. Os pontos Sobrando podem ser usados para obter/aumentar: Tempestade de Raios, Rajada Congelante, Barreira de Fogo Conjuração livre, Barreira Mágica, Espelho Mágico. São várias possibilidades. Para WoE seria melhor aumentar Barreira Mágica, Espelho mágico e talvez pegar 1 ponto em Conjuração Livre. Os pontos que sobram e não existem mais nenhum lugar que vale a pena investir podem ir em Aumentar Recuperação de SP, Sentido Sobrenatural e Conjuração Livre. Exemplo

 

 

Explicações sobre a build de habilidades

 

Rajada Congelante x Petrificar, qual é o melhor?

 

Apesar de Rajada Congelante não consumir gemas, ter um maior alcance, maior chance de parar o inimigo e causar mais dano. Na WoE essa skill é inutilizada devido à grande quantidade de jogadores usando carta Cavalo Marinho. Apesar de Petrificar também ser inutilizado por uma carta a quantidade de jogadores que se protegem contra o mesmo é menor. E se eles não podem ser Petrificados na grande maioria das vezes eles também não podem ser congelados. Petrificar também permite que os sábios com alguma int derrubem oponentes menos resistentes. Isso ocorre devido à habilidade permitir que uma magia cause dano no alvo sem que o alvo seja "despetrificado". Mais explicações na parte de estratégia.

 

Qual level de Fúria da Terra eu colocar na build?

 

Se você pretende usar Fúria da Terra para matar monstros coloque-a no level 5. Se você tem int suficiente para causar pelo menos 1 de dano na guerra e quer usar a skill apenas para revelar os inimigos você só precisa do level 1. Se você possui uma int muito baixa você não será capaz de atingir os inimigos. Então, não coloque pontos nessa skill.

 

Por que apenas um ponto em Conjuração Livre?

 

Jogando como um Sábio é relativamente difícil de conseguir 150 des. Se fosse mais fácil nem precisava pegar Conjuração Livre. O melhor uso de Conjuração Livre é mover-se para uma falha do pre-cast enquanto se conjura Proteger Terreno. Você só precisa de um level da skill para realizar essa manobra. Porém, se você realmente gosta dessa habilidade você pode colocar mais pontos nela, desde que isso não prejudique outras skills que também são necessárias.

 

Guia sobre Professor

 

Introdução

 

Apesar de serem construídos de formas parecidas os Professores têm uma grande vantagem sobre os Sábios: eles realmente não precisam de inteligência para nada, nem para upar. Isso faz com que vários pontos de atributos e habilidades fiquem livres. Para criar um Professor WoE temos que saber como aproveitar esses pontos.

 

Stats

 

Existem três tipos principais de Professor : Caster, Battle, Full support. Eu acredito que o último tipo é mais efetivo na WoE, por esse motivo esse guia é voltado para os profs FS. Não estou dizendo que os FS são melhores que os outros tipos em todos os aspectos, estou falando apenas sobre WoE.

 

Sendo um prof FS você precisará de: des/vit/for/int. Algumas pessoas usam sorte mas simplesmente não vale à pena. Se você tiver alguns pontos sobrando quando terminar a build você pode colocar esses pontos em força ou inteligência. Se você não vê nenhum benefício de colocar pontos nesses atributos você pode aumentar sua sorte, mas isso não vai te ajudar muito. Des para diminuir o tempo de conjuração, vit para proteção contra atordoamento e HP, Int para acertar alguém com Fúria da Terra ou Rajada Congelante, For para aumentar sua capacidade de carga. Não use int com o intuito de aumentar o seu SP máximo, simplesmente use equipamentos para isso. Isso só importa quando você "reabastecer" monges/mestres, então não se preocupe muito com isso.

 

Stat Build 1

 

Int 2+13+3 (dragonologia lvl 4)

Des 99+11

Vit 96+4

For 33+6

Sor 1+2

 

Essa build funciona bem se você não possuir Fúria da Terra e não estiver com medo de Acid Demonstration por alguma razão. Se você acha que AD vai te machucar demais tente uma build com 80 vit. Os pontos que sobram depois de pegar 99 des e 96 vit podem ir para For/Int/Sor. Mas lembre que sorte lhe oferece pouca proteção comparada com vit, e que nessa build você já possui vit 100. Você pode diminuir sua vit se for usar Manto do Sobrevivente, distribua os pontos que iriam ser gastos com vit onde você quiser.

 

Stat Build 2

 

Int 38+13+3 (dragonologia lvl 4)

Des 99+11

Vit 86+4+10 Manto do Sobrevivente

For 29+6

Sor 1+2

 

Com essa int você será capaz de "revelar" Desordeiros. A int está no bônus do seu ataque mágico mínimo, o motivo para isso é que você só precisa causar 1 de dano. Se você acha que um pouco menos de int já está bom você pode tentar 31 int e aumentar sua força (vai sobrar 2 pontos de stats que podem ir para a sorte). Essa int também aumenta um pouco o seu SP máximo, o que pode ser útil em algumas situações.

 

Stat Build 3

 

Int 38+13+3 (dragonologia lvl 4)

Des 99+11

Vit 76+4

For 47+6

Sor 1+2

 

Esse é um exemplo de build tendo em mente que uma vit alta faz você levar mais dano de AD. Ao invés de colocar os pontos em força você poderia colocar em sorte. Porém, sorte oferece pouca proteção. Você pode diminuir sua vit se for usar Manto do Sobrevivente, distribua os pontos que iriam ser gastos com vit onde você quiser.

 

As builds acima são apenas exemplos, tendo em mente o que você precisa é fácil fazer uma build diferente dessas e que também funcione bem. Você precisa de proteção contra status e 150 des com Benção + Canto de Batalha, depois disso é só colocar os pontos que sobram onde você preferir.

 

Explicações sobre a build de atributos

 

O que um Professor precisa? Usar suas skills e ficar vivo. Destreza vem em mente quando se fala em usar skills. A Destreza permite que o tempo de conjuração das suas magias seja diminuído. Como os benefícios da destreza crescem linearmente iremos pegar 99 de des. Ficar vivo? Vitalidade aumenta o seu HP e diminui as chances de você sofrer alguns "status". Porém, se você não estiver preparado uma vitalidade muito alta poderá causar a sua morte em algumas situações. Na WoE a quantidade de poções que você carrega também define quanto tempo você irá sobreviver. Por esse motivo a força ajuda a manter você vivo. Os pontos que sobram vão para int, possibilitando o uso de algumas skills e aumentando o seu SP. Pontos são colocados em sorte apenas na completa falta de opções.

 

-Des: Cada 15 pontos diminuem o tempo de conjuração em 10%. Com 150 pontos o tempo de conjuração é 0.

-Vit: Cada ponto em vit aumenta seu HP e oferece proteção contra status. Com 100 pontos de vit você não será afetado por vários status.

-For: Cada ponto em força aumenta sua carga máxima em 30. No começo da WoE normalmente você estará com 89% da sua carga máxima.

-Int: Ao contrário do que a maioria dos jogadores está acostumado a int não será colocada em múltiplos de 5. Ela será colocada em múltiplos de 7 já que o que interessa é o ataque mágico mínimo.

-Sor: A sorte atua como a vitalidade na proteção contra os status. Algumas pessoas que sentem que necessitam dessa proteção sem aumentar a vitalidade aumentam sua sorte. Eu não aconselho isso.

 

A razão por trás de cada atributo já foi explicada na parte de Sábios, elas continuam as quase mesmas quando se trata de Professores. A diferença são os pontos livres que os professores têm por não necessitar de inteligência e a maior quantidade de pontos por ser uma transclasse.

 

Skills

Veja a build aqui

 

High Mage:

1 Chama Reveladora

7 Ataque Espiritual

5 Espíritos Anciões

1 Lanças de Fogo

1 Relâmpago

5 Lanças de Gelo

10 Petrificar

3 Aumentar recuperação de SP

6~9 Rajada Congelante

7~10 Escudo Mágico

 

Professor:

 

4 Estudo de Livros

3 Espelho Mágico

4 Indulgir

1 Exalar Alma

1 Desconcentrar

5 Cancelar Magia

5 Desencantar

5 Sifão de Alma

2 Encantar com Chama

2 Encantar com Ventania

2 Encantar com Geada

3 Dilúvio

3 Vulcão

3 Furacão

5 Proteger Terreno

1 Bruma Ofuscante

9 Estudo de Livros +(4 pontos)

4 Dragonologia

1 Prisão de Teia

1 Encantar com Terremoto

1 Coluna de Pedra

1 Fúria da Terra

5 Enlouquecedor

 

Essa build é para aqueles que têm um pouco de int.

 

E se minha build de stats for sem int?

 

 

Tire os 3 pontos usados em fúria da terra e coloque-os em algum outro lugar. Indulgir 5 e Espelho Mágico 5 é uma possibilidade.

Se os seus aliados estão muito preocupados com a carta Ghostring você pode colocar Encantar com Terremoto 4, tirando um ponto de Indulgir (talvez). Existem outras maneiras de mudar o elemento de uma arma. Então, você não necessariamente precisa de Encantar com Terremoto 4 para fazer isso.

Tenha em mente que as builds aqui são apenas exemplos, mude-as como você quiser.

 

Por que não tem Memorizar/Conjuração Livre?

 

Memorizar não é necessário já que nessa build temos como objetivo 150 des.

150 des também torna Conjuração livre inútil.

 

150 des? O.o

99+11+4+6+10+20 = 150 des

 

99(base des)+11(lvl de classe 70)+4(bastão com 4 drops/bastão do sobrevivente versão des com drops)+6(2xzerom)+10(benção)+20(Canção de Batalha) = 150 destreza

 

Os sábios também podem alcançar 150 des como já foi mostrado antes. Mas eles necessitam de um equipamento full des:

 

99(base des)+5(level de classe 50)+4(bastão com 4 drops/bastão do sobrevivente versão des com drops)+8(2x luvas c/ zerom)+3(AoA)+1(carta rocker)+10(benção)+20(Canção de Batalha) = 150 destreza

 

150 só com ajuda? Eu não quero depender de outros players. O que eu faço?

 

Joga Tetris, Mário All Stars... sei lá.

 

Explicações sobre as habilidades

 

Enlouquecedor

 

[LV 1] MATK +20% MDEF -12% 60% success

[LV 2] MATK +40% MDEF -24% 65% success

[LV 3] MATK +60% MDEF -36% 70% success

[LV 4] MATK +80% MDEF -48% 75% success

[LV 5] MATK +100% MDEF -60% 80% success

 

 

 

A redução na mdef é baseada na int-mdef do alvo e não na mdef dos equips. Isso torna o uso ofensivo da skill limitado, se você considerar que nessa build a int é muito baixa o uso ofensivo cai para 0. No pre-cast o uso defensivo dessa skill é imenso. Simplesmente use ela em um wizard aliado e veja os inimigos evaporarem. Eu acredito que o aumento na força do pre-cast causado por essa skill é motivo suficiente para colocar pontos nela.

 

Fúria da Terra

Essa skill é usada apenas para revelar Desordeiros na WoE. Não é necessária, e se você não tem int o suficiente você não deve colocar pontos nela. Apesar de não ser necessária quando eu jogava com um professor sem essa skill eu tinha que gritar para os bruxos onde o desordeiro estava, ao invés de simplesmente usar a skill.

 

Prisão de Teia

Algumas pessoas argumentam que os pré-requisitos para essa skill são muitos e por isso não é viável pega-lá. Outros dizem que professor sem skills ofensivas não se beneficiam dessa skill. Eu digo que em alguns momentos você precisa parar um inimigo, e tem que ser agora ou ele vai transformar o seu emperium em poeira. Nessas situações você não pode depender de Petrificar ou Rajada congelante já que as chances dessas skills não funcionar são bem grandes. Prisão de Teia para o inimigo com 100% de chance.

 

Bruma Ofuscante

Essa habilidade é muito útil em situações que acontecem regurlamente. Todas as habilidades que não tem como alvo o chão podem falar quando usadas em alvos que se encontram dentro dessa habilidade, 75% de chance. Uma habilidade muito útil e que so custa 1 ponto, sem motivos para não ter essa habilidade.

 

Proteger Terreno

Você tem que pegar essa skill, ela é obrigatória. Algumas pessoas defendem que essa skill é melhor no lvl 3 do que no lvl 5. Argumentando que no lvl 5 a área afetada é tão grande que em alguns locais quando essa skill é usada defensivamente ela acaba protegendo a entrada que os inimigos estão usando. Eu prefiro o lvl 5 por que ele possui uma maior capacidade ofensiva, apesar do lvl 3 ser suficiente na maioria das defesas, e nas salas pequenas onde o fato acima descrito pode acontecer um melhor posicionamento da skill resolve o problema facilmente.

 

Sifão de Alma

No lvl 5 essa skill tem um cooldown de 15s. No lvl 4 ela tem um cooldown de 10s. Algumas pessoas preferem o lvl 4 para poder tirar o SP dos inimigos com mais freqüência. Na prática isso não acontece devido ao extenso número de ações que devemos tomar na WoE. Portanto, esses segundos no cooldown não fazem muita diferença. O level 5 é útil para matar bruxos de nível baixo em 1 hit, o level 4 é útil em algumas situações em que você não pode se dar ao luxo de perder um pouco de HP. Você pode selecionar que level da habilidade você quer usar.

 

Indulgir

Quando maior o level dessa skill maior a quantidade de SP que ela fornece. Ela consome 10% do seu HP máximo em todos os leveis. Algumas pessoas preferem níveis mais baixos devido delay reduzido. Não vejo isso como um fator determinante na escolha do level dessa skill já que o aumento no delay é de apenas 0,2s por level. O que deve se ter em mente na escolha do level dessa skill é quantas vezes você precisará usa-lá para atingir o seu SP máximo ou o SP do seu amigo Monge/Mestre.

 

2 ª PARTE

 

Estratégia

 

Na primeira parte do guia estão as informações relevantes a construção do personagem. Apartir de agora as informações serão sobre como usar o personagem que foi construído.

 

Sobre as Habilidades

 

Nessa parte do guia não serão abordadas as habilidades mais importantes na WoE. Serão abordadas as habilidades que podem ter alguma função ou particularidade que não seja óbvia para alguns jogadores.

 

Disablers

 

Disablers são uma classe de habilidades usada para inutilizar os inimigos diminuindo a eficiência seu ataque/defesa. Sábios e Professores possuem alguns poderosos disables.

 

Petrificar

 

Quando um alvo é petrificado ele fica mais escuro por alguns segundos até mudar de cor novamente se tornando mais escuro ainda. Se o alvo for atacado enquando ele ainda estiver "escurecendo" o alvo não voltará ao normal, continuará petrificado. Isso é útil para sábios com int média/alta pois permite que um inimigo seja acertado por 2 ou 3 magias antes de quebrar o petrificar. Se o seu personagem não possuir int petrificar será usado para inutilizar um inimigo. Eu aconselho que inimigos como Sacerdotes FS ou Templários de GC sejam sejam alvos dessa habilidade e depois ignorados. Um personagem petrificado é inútil; os citados acima são difíceis de matar, mas não representam uma ameaça. Petrificar também é util contra usuários de GR, quando Petrificar chegar no segundo estágio o alvo se torna da propriedade Terra 1.

 

As duas fases do Petrficar

 

Rajada Congelante

 

Rajada Congelante é usada para inutilizar um alvo quando petrificá-lo é inviável. Quando o inimigo possui um alcance muito maior que o alcance de Petrificar ficará difícil de usar a skill. Nessas situações Rajada Congelante é usada. Isso considerando que você tenha as duas. Se você tiver que escolher entre uma e outra escolha Petrificar.

 

Prisão de Teia

 

Essa habilidade impede o inimigo de se mover mas não de atacar. Ela é usada quando um inimigo realmente precisa ser impedido. Existem cartas que protegem contra as duas skills anteriores, mas nada protege alguém contra Prisão de Teia. Um bom exemplo é um sin-x inimigo com EDP perto do seu emp. Você não vai querer que ele encoste no seu emp.

 

Desconcentrar

 

O problema com essas skill é que você tem que usá-la enquanto o inimigo está conjurando uma magia. Então ela é usada para anular magias que têm um tempo de conjuração relativamente grande e normalmente causam grandes efeitos. Exemplos: Nevasca, Disparo de Esferas Espirituais, Proteger Terreno. É claro que isso depende da destreza do inimigo. Sábios baixa int podem usar essa skill como uma Fonte de SP.

 

Desencantar

 

Essa habilidade remove a maioria dos buffs, muito útil em qualquer situação. Porém, você não deve sair desencantando qualquer inimigo que aparecer. Use desencantar primeiro nos inimigos que podem causar mais danos. Exemplos:

- Um Lorde com Frenesi ativado.

- Os Ferreiros / Mestre Ferreiros depende de buffs para causar grande parte dos seus danos.

- Remove Fúria Interior, impedindo Monges e Mestres de usarem o Punho Supremo de Asura.

- Cavaleiros de Agilidade dependem de buffs para atacar rapidamente.

Outras situações em que Desecantar também ajuda muito:

- Desencantar anula Redenção. (Não funciona se for usado no Templário/Paladino)

- Desencantar remove todos os Espíritos. (Menos o espírito de Arruaceiro)

- Desencantar remove Assumptio, assim como os outros buffs de Sacerdote/Sumo-Sacerdote.

- Desencantar remove Corpo Fechado. (Se não me engano em um update futuro dispell será afetado pela mdef mesmo no lvl 5, não

sendo mais viável para remover Corpo Fechado)

- Desencantar remove Close Coffin. (Como é a tradução disso? XD)

- Desencantar remove Desejo Arcano e Double Bolt. Habilidades importantes para vários Professores mas que não fazem muita

diferença na WoE. Também remove Memorizar, essa já é mais importante em algumas situações.

- Desencantar anula Fingir de Morto.

Essa é uma habilidade muito versátil que você vai usar toda WoE.

 

Sifão de Alma

 

Essa habilidade tem seu efeito máximo quando os inimigos não carregam itens para recuperar o SP. Mas você não pode contar com isso, considere que o seu inimigo tem tais itens e que essa habilidade só irá pará-lo por alguns segundos. Um bom exemplo seria um jogador fazendo spam de Acid Demonstration. Queimar todo o SP dele vai pará-lo por alguns segundos talvez isso salve a vida de alguns aliados ou a sua própria. Se ele não tiver itens de recuperação de SP vai pará-lo por um bom tempo. De qualquer maneira é tempo suficiente para o seu Guarda-Costas dar um jeito nele. Não use essa habilidade em quem tem mais SP simplesmente para causar maiores danos, use nos jogadores que mais dependem do SP para causar dano.

 

Proteger Terreno:

 

 

Essa é a razão de Sábios e Professores serem tão bons na WoE. Essa habilidade inutiliza a maioria das defesas tornando o vida dos seus aliados bem mais fácil. Na defesa você pode usá-la para impedir que uma Nevasca caia em seu pre-cast e usar Proteger Terreno em cima de outro Proteger Terreno cancelando o primeiro, isso é usado quando um inimigo consegue usar Proteger Terreno para quebrar o seu pre-cast. Dependendo da sua destreza você irá usar essa habilidade em conjunto com Conjuração Livre. Enquanto os seus aliados servem de distração você usa Proteger Terreno e anda para algum ponto onde você não será acertado pelas magias. Usar outra habilidade que "encante" o terreno como dilúvio cancela o seu Proteger Terreno, isso é útil quando depois de cancelar um Proteger Terreno inimigo algumas células ainda estiverem sobre o seu efeito.

 

Interferência entre dois Proteger Terreno

 

Skills de Suporte

 

Ao contrário dos disables essas habilidades tem como objetivo fortalecer os aliados e não enfraquecer os inimigos.

 

Exalar Alma

 

O uso dessa habilidade é muito simples. A única coisa que você deve ter em mente é que após trocar o SP com alguém que usou Asura o seu SP vai para 0 e você não poderá usar Indulgir. Então mesmo com uma habilidade para recuperar o SP você irá precisar de itens que regenerem SP. Qualquer coisa que regenere mais que 3 de SP e seja leve. Isso também acontece quando o Sifão de Alma falha, seu SP vai para 0 e você precisa usar itens para recuperar o seu SP e depois usar Indulgir.

 

Enlouquecedor

 

Enlouquecedor faz com que seja necessário 2 Professores para o uso dessa habilidade. Um professor mais perto da entrada, logo após o Lamento de Loki, e outro perto do pre-cast para utilizar Enlouquecedor nos Bruxos. Infelizmente esse segundo Professor terá que estar fora do clã para usar Enlouquecedor em seus aliados; sendo necessário algum meio de comunicação como Team Speak ou Ventrilo, para que o professor não fique "perdido".

 

Bruma Ofuscante

 

A Bruma Ofuscante pode cegar aqueles que estiverem dentro dela. Mas esse fato não é motivo suficiente para usar Bruma Ofuscante no local onde o inimigo se encontra. Bruma Ofuscante protege quem estiver dentro dela então a use em seus aliados ou em você mesmo. Quando essa habilidade é útil? Em qualquer momento em que alguém seja alvo de uma habilidade e não existam outros meios de protege-lo ou não exista tempo suficiente para usar outra habilidade. Exemplos:

 

- Você estava distraído e só viu um Mestre quando ele estava bêm perto de você. Você pode tentar Desencantar o Mestre ou usar uma Barreira Mágica em você, mas essas duas habilidades têm cast. Como Bruma Ofuscante não tem cast é mais fácil de usa-la antes do Asura sair, se você ficar vivo use Barreira Mágica ou Desencantar depois.

- Suas Maiores preocupações são Asura e AD. Bruma ofuscante reduz o dano e faz com que AD falhe. Útil antes ou depois de levar um AD. Depois de sobreviver um AD você pode usar Bruma Ofuscante e spammar pots para aumentar as chances de vocÊ ficar vivo.

- Usar Barreira Mágica para proteger o Emperium contra ataques de curto alcançe é uma tática bem conhecida. Bruma Ofuscante pode proteger o Emperium contra ataques de longa distância. Apesar de nunca ter testado isso acredito que Bruma reduza o dano de ataques de longa distância no Emperium, por motivos óbvios.

 

Quest skill: Element Change / Create Elemental Converter

 

O melhor elemento com WoE em mente é o elemento Terra. Os itens gerados por essa habilidade não serão usados por você mas por seus aliados. O dano vindo de outros elementos são mais fácilmente/comumente reduzidos por equipamentos/habilidades dos jogadores inimigos. A arma de um aliado estar encantada com um elemento é útil quando se ataca um jogador que é um possível usuário de Ghostring.

 

Eu acredito que as outras habilidades sejam auto-explicativas e por isso encerro essa parte por aqui. Se você acha que falta alguma habilidade aqui é só falar.

 

Uso das habilidades

 

Além da forma como o personagem foi construído o que torna um Sábio ou Professor bom na WoE é como/quando/porque ele usa cada uma de suas habilidades. Tentarei estabelecer algumas prioridades para o uso de habilidades nessa parte do guia.

 

No ataque

 

Antes do ataque começar você deve estar preparado. Fique na área do Canto de Batalha até receber os +20 de stats. Quando você estiver com 150 des (ou o máximo possível) o seu clã estará pronto para atacar.

 

Você acha que um clã inteiro vai esperar eu dizer "estou pronto" para depois disso começar um ataque?

Não, eu acho que alianças inteiras irão esperar você falar isso.

 

- Quando o ataque começar você deverá usar Proteger Terreno assim que o Lamento de Loki inimigo for quebrado. Se não existir Lamento de Loki é só usar Proteger Terreno e ser feliz. Quebrar o Lamento de Loki requer organização, se um dos membros do dueto não possuir 100 de vit um Lorde em frenesi com uma katana com 4 cartas bebê selvagem resolve o problema.

- Após quebrar o pre-cast inimigo com o seu Proteger Terreno você tem duas opções: recuar para a sala anterior ou ficar na sala onde você se encontra. O normal é recuar mas se recuar significar sair do castelo você não deve sair da sala. Sair do castelo cancela o seu Proteger Terreno.

- Se você recuou se mantenha vivo e fique olhando se o seu Proteger Terreno vai ser cancelado ou não.

- Se você não recuou por algum motivo tente impedir que seus aliados sejam mortos e inutilizar os inimigos. Desencantar em todos os Monges/Mestres que você ver diminui o número de aliados mortos por Asura. Petrificar nos suportes inimigos deixa a defesa mais fraca. Sifão de Alma impede que personagens que dependem de habilidades façam qualquer coisa por algum tempo. Desconcentrar em qualquer habilidade perigosa que você ver sendo conjurada. Bruma Ofuscante e Barreira Mágica quando necessário para manter os aliados vivos.

- Se mantenha vivo, se você morrer o Proteger Terreno é cancelado e o ataque pode falhar por isso. Não morra.

- Quando chegar ao Emperium: Proteger Terreno impede que o mesmo seja curado.

 

Na defesa

 

Na defesa você pode estar ocupando dois lugares: aquele responsável por aumentar o ataque dos Bruxos ou aquele logo após o Lamento de Loki.

 

Se você está no primeiro local mantenha o pre-cast forte e no tempo livre faça com que os inimigos morram mais rapidamente e os impeça de se moverem.

- Use enlouquecedor nos Bruxos e dependendo da situação Dilúvio.

- Sempre que alguém precisar de SP seja a poção azul que anda.

- Quando os inimigos não estão morrendo no pre-cast use Desencantar e Prisão de Teia ou outra habilidade para impedir o inimigo de se mover.

- Se o Lamento de Loki for quebrado use Proteger Terreno para impedir que o pre-cast seja quebrado.

 

Na segunda posição você deve estar pronto para cancelar qualquer Proteger Terreno inimigo e fazer com que seus aliados matem qualquer inimigo que conseguir andar para fora do Lamento de Loki. Se cancela um Proteger Terreno inimigo usando um Proteger Terreno em da habilidade do inimigo.

- Como você será um dos jogadores mais próximos do dueto sempre é útil usar Barreira Mágica nos componentes do dueto.

- Todo e qualquer inimigo que conseguir atravessar o pre-cast e sair do Lamento de Loki deve levar um Asura na cara. Mantenha os Monges/Mestres aptos a fazer isso e faça dos inimigos alvos fáceis.

- Se algum Sábio/Professor inimigo conseguir conjurar Proteger Terreno simplesmente cancele o Proteger Terreno inimigo.

 

Necessidades e preparações para a WoE

 

Itens, equipamentos, aliados, comunicação e organização. Você precisará disso dentro do jogo e fora do jogo.

 

Itens

 

- Poções Brancas para recuperação de HP, ou similares.

- Poções verdes para curar status negativos, quanto mais vit você tiver menos poções verdes você usará.

- Comida para aumentar seus stats, se necessário.

- Limões, morangos ou coisas to tipo são necessárias para professores que jogam acima de 50% da sua capacidade de peso. (Recomendo jogar em 89% sendo um Professor)

- Gemas que serão consumidas na conjuração de algumas magias.

- Teias de aranhas, apenas professores.

 

Equipamentos

 

A regra geral para os equipamentos é manter você vivo e usar suas magias o mais rápido possível. A lista não vai ser muito

longa e existem outras possibilidades não listadas aqui.

 

- Cabeça: Chapéu Fedorento, Maça de Guilherme Tell, Chapéu de Mestre Arcano (utilizado apenas para aumentar o SP antes de encher o SP de um monge/mestre ou personagens com SP bem maior que o seu), Feathered Beret (chega com rachel), Dropping Cat (não sei a tradução -.-).

- Arma: Bastão[4] com cartas fabres ou cartas drops. Bastão do Sobrevivente[1] (versão para destreza) com carta drops. Combat Knife é uma faca com o mesmo efeito de Chapéu Fedorento, como normalmente não nos preocupamos com o nosso ataque mágico ela é uma ótima opção.

- Escudo: Qualquer escudo com carta Sapo Thara.

- Armadura: Alguns Manto de Seda[1] (você precisará trocar entre os mantos para se adaptar). Cartas úteis: Pupa, Peco Peco, Cavalo Marinho, Druida Maligno, Peixe-Espada, Dokkebi, Rocker.

- Sapatos: Sapatos[1] ou High Quality Sandals[1]. Cartas úteis: Verit, Matyr, Soldado Atirador.

- Mantos: Capa Velha, Manto do Sobrevivente, Sobrepeliz[1]. Cartas úteis: Poeira, Marte, Raydric.

- Acessórios: 2x Rosários[1] ou Luvas[1] com cartas Zerom.

 

A habilidade de criadores Acid Demonstration causa danos monstruosos á personagens com alta vitalidade, então você deverá utilizar alguns equipamentos com essa habilidade em mente.

 

Faca de combate é um ótimo equipamento. Se você acha que irá usar esse equipamento não conte com os +10 de vit do Manto do Sobrevivente, esse manto não é tão bom sem o combo. Você também pode guardar os pontos de stats e usá-los apenas quando obter a Faca de Combate.

 

Desviando de habilidades com a Carta Fumacento:

 

Uma técnica útil para desviar de habilidades. Quando se é alvo de Asura e se desaparece um instante antes do cast de Asura terminar você não é atingido mas o Monge/Mestre gasta o SP e as esferas da mesma maneira.

 

Desviando de Asura

 

 

Aliados

 

Apesar da grande variedade de aliados existem 3 tipos de personagens que você precisa perto de você:

 

- Monge/Mestre: Como professor você não vai matar muito. Ele vai ser o seu guarda-costas e suas habilidades vão permitir que ele use Asura em qualquer pessoa que olhar torto para você.

- Paladino com Canção de Batalha: Sábios ou Professores se beneficiam muito com os +20 stats de Canção de Batalha. Possibilitando que vários jogadores alcancem 150 des.

- Sacerdote/Sumo Sacerdote: Segue o mesmo princípio da classe acima. Os benefícios de benção e outros buffs e ainda a capacidade de te manter vivo por mais tempo.

- Lorde: Uma das maiores dores de cabeça que você vai ter quando estiver atacando um inimigo é a prenseça de um dueto usando Lamento de Loki. Um Lorde com frenesi e uma espada com cartas de efeito pode quebrar o Lamento de Loki por alguns segundos ou frações de segundo,o suficiente para você usar Proteger Terreno se você tiver 150 des.

 

Comunicação

 

Usar programas para comunicação por voz como o Team Speak ou Ventrilo é bem útil. Mesmo sem usar tais programas é necessário que a comunicação na hora da guerra seja clara e precisa, com o mínimo de flood possível. Um jogador chave que não sabe onde deve estar ou o que deve fazer faz falta, e pode estragar toda a sua estratégia.

 

Organização

 

Saber em que grupo cada jogador vai estar e o que cada jogador vai fazer dentro de cada grupo dias antes da WoE pode ser exagero ou desnecessário, mas não vai machucar ninguém exceto os seus inimigos. Um grupo soltando Nevascas na entrada em cima de um Lamento de Loki bem posicionado com um grupo garantindo a sobrevivência do dueto e matando quem escapar das nevascas, atrás desse grupo várias armadilhas para não deixar o inimigo avançar. É simples de falar mas nem sempre tão fácil de organiza

 

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