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[Tutorial] Treinando o seu personagem


Neon Genesis
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TREINANDO O SEU PERSONAGEM

 

Através deste tutorial você aprenderá a treinar corretamente.

 

Independente da vocação escolhida, o jeito de treinar shielding skill, melee skill (axe, club, fist, sword) e magic level não se altera - a única exceção é o distance skill, que funciona de maneira ligeiramente diferente e por isso exige ajustes na disposição de treino para que ele seja mais efetivo. Sendo assim, o modo de treinar é igual para todas as vocações, variando apenas a velocidade que um mesmo skill avança entre duas vocações distintas.

 

MECÂNICA DE COMBATE

 

Quando você atacou, o golpe produziu...

...fumaça ao acertar o alvo = O ataque foi parado nas defesas (defense, abreviação "Def")

...faísca ao acertar o alvo = O ataque atravessou as defesas, mas parou nas armaduras (armor, abreviação "Arm")

...sangue ao acertar o alvo = O ataque atravessou as defesas e armaduras, atingindo o alvo

 

MECÂNICA DOS SKILLS

 

HIT COUNTER (CONTADOR DE GOLPES)

Antigamente, para treinar um skill, não havia muito segredo: bastava atacar um alvo e aguardar o skill subir. Como houve muito abuso por parte dos jogadores - alguns chegavam a ficar o dia inteiro "treinando afk", a CipSoft modificou a mecânica dos skills: há um contador de hits (golpes) que trava/destrava o avanço do skill do seu personagem! Funciona assim: para a contagem começar, você precisa acertar um golpe de sangue. A partir daí, você tem exatos 30 hits até que o contador acabe e o skill pare de subir. Acontece que os hits que você recebe também contam! Sendo assim:

Se não houver nada te atacando, você tem 30 hits até o contador parar;

Se estiver sendo atacado por 1 oponente, você tem 15 hits até o contador parar;

Se estiver sendo atacado por 2 oponentes, você tem 10 hits até o contador parar.

Desta forma, o recomendado é que você cause um hit de sangue antes do contador chegar ao seu limite. Caso contrário, o avanço dos seus skills (de ataque e também o shielding) irá parar.

 

DISTANCE SKILL (HABILIDADE À DISTÂNCIA)

Diferentemente das habilidades corpo-a-corpo, a habilidade à distância possui uma peculiaridade: os golpes que produzem faíscas e sangue contam em dobro para o avanço do skill. Sendo assim, tente causar a maior quantidade de golpes de faísca/sangue quanto for possível. A quantidade de sangue não importa - um hit de 1 vale o mesmo que um hit de 200. Ademais, siga as recomendações do contador de golpes. Após um estudo detalhado, o jogador Gorak chegou à seguinte conclusão: independente da arma de distância utilizada, você conseguirá extrair a sua máxima eficiência, mesmo em skills mais baixos, estando à 2 sqm do alvo. Após o skill 74, no entanto, você já poderá ficar a 1 sqm do alvo sem prejudicar o acerto máximo da arma de distância utilizada. O artigo completo (em inglês) encontra-se AQUI.

 

MAGIC LEVEL (NÍVEL MÁGICO)

Nos primórdios do Tibia, para avançar o seu nível mágico, você deveria utilizar magias que gastassem mana em um valor múltiplo de 20. Exemplo: se você utilizasse a magia Antidote - 30 de mana - você estaria desperdiçando 10 de mana para o avanço do seu magic level. Hoje em dia este problema foi "corrigido", de forma que toda mana utilizada conta para o avanço do nível mágico. Sendo assim, basta que você:

Sempre esteja utilizando a sua mana.;

Mantenha a fome do seu personagem saciada, de forma que a mana esteja sempre subindo;

Não fique por muito tempo em Zonas de Proteção (protect zones, abreviação "PZ"), pois ali a mana do seu personagem não sobe, mesmo se você estiver saciado.

Fazendo isto você garante que a sua mana esteja sempre em "movimento", garantindo um avanço constante do seu nível mágico.

 

MELEE SKILL (HABILIDADE CORPO-A-CORPO)

Basta seguir as recomendações do contador de golpes, observando que a quantidade de sangue não importa - um hit de 1 vale o mesmo que um hit de 200. A situação ideal é aquela em que você constantemente acerta hits de sangue com valores muito baixos (próximos de 1). Lembrando que os hits de sangue não farão o seu personagem avançar skill mais rapidamente do que se ele acertasse mais hits de fumaça/faíscas: isso apenas vai impedir que o avanço de skill fique "travado".

 

SHIELDING SKILL (HABILIDADE COM ESCUDO)

Para o seu shielding skill avançar corretamente, você deve ter 2 criaturas/jogadores batendo no seu personagem. O dano recebido deve ser do tipo físico (dano mágico não conta). Você deve usar um escudo para avançar neste skill - utilizar somente a arma, seja ela de uma ou duas mãos, não irá permitir o avanço. Receber golpes de mais do que duas criaturas/jogadores não irá fazer o seu shielding skill subir mais rápido - até por que o terceiro atacante sempre quebrará a defesa.

 

TIPOS DE TREINO

 

TREINO COM MONSTROS

O treino com monstros é bem simples e também um das poucas alternativas em mundos Optional PvP. Basta pegar 2 exemplares de uma criatura desejada e treinar, procurando causar o menor dano possível ao mesmo tempo respeitando a regra do contador de golpes. No caso de criaturas que não possuem auto-cura, o ideal é treinar em um local que seja capaz de repor as criaturas que forem morrendo com o treino. Já no caso de criaturas que possuem auto-cura, esta necessidade diminui ou até inexiste. Há também o caso das criaturas replicantes (Slime), que conjuram summons infinitamente. Neste caso, basta "marcar" a criatura original (ex: deixá-la com a vida "amarelada") e atacar continuamente as suas cópias. Nos dias atuais, os monstros mais populares para se treinar são (em ordem de evolução de skill):

°Sem auto-cura

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Com auto-cura

 

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Replicantes

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(Treino com criatura que possui auto-cura. Clique para ampliar)

 

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(Treino com criatura replicante. Clique para ampliar)

 

TREINO COM OUTRO JOGADOR

O treino com outro jogador só é possível em mundos onde o PvP é habilitado. Para um treino eficiente, cada um dos treinantes deve ser atacado por uma criatura fraca. Para garantir o funcionamento do contador de golpes, você deve remover os seus equipamentos gradativamente, até que o seu companheiro de treino possa acertá-lo (hit de sangue) com mais frequência. Ambos devem utilizar uma arma fraca, de forma a causar o mínimo dano possível em seu companheiro de treino. Utilizar um escudo fraco também é recomendado, para garantir o acerto de ambas as partes.

 

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(Treino com outro jogador. Clique para ampliar)

 

TREINO COM SUMMONS

Treinar com summons é relativamente simples. Primeiro, peça a um amigo druid ou sorcerer para conjurar um summon para você. Depois, coloque duas criaturas fracas para te bater, de forma a aumentar o seu shielding skill e, dependendo do summon, 2 criaturas fracas para quebrar a defesa dele. As criaturas recomendadas para um treino com summons são aquelas que possuem auto-cura. Atualmente, as criaturas recomendadas são:

 

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- recomendado para um treino inicial, enquanto os skills de ataque ainda são muito baixos. Não há necessidade de quebrar a defesa

 

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- é o summon mais popular, por possuir mais pontos de vida que um ghoul, além de se auto-curar mais rapidamente.

 

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- esta criatura possui exatamente os mesmos atributos de resistência/auto-cura de um monk. Mas por que então o meu amigo gastaria 200 a mais de mana para conjurar esta criatura para mim? Muito simples: o gozzler não "grita" como os monks, sendo assim, não chama atenção de possíveis PKs!

 

Alternativamente, você pode convencer algumas criaturas (com uma runa de Convince Creature) e treinar nelas. Dentre todas as criaturas que se pode convencer, a mais popular delas para o treino é o

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Como você precisa atacar uma criatura conjurada por alguém, o treino com summons só é possível em mundos com PvP habilitado.

 

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(Treino com Gozzler. Clique para ampliar)

 

TREINO COM TARGET DUMMIES

Após completar a quest Shadows of Yalahar, o NPC Telas, um pesquisador, permite que você use os seus protótipos de golems mecânicos para que você teste a resistência deles. Os target dummies provém um treino 100% eficiente: eles têm defesa 0, portanto sempre levam dano, e são imortais! Aqui não há preocupações. Basta colocar para atacar e esperar o skill subir. Pode utilizar a sua arma normal para atacar, não há problema! Aliás, só existe um pequeno probleminha: não há nenhuma criatura que possa te bater enquanto você treina (os dummies não atacam). Este problema só pode ser resolvido de duas maneiras:

Em mundos com PvP habilitado, você pode tentar convencer um amigo mago para conjurar 2 criaturas fracas para te bater, ou;

Você pode aguardar o evento de 1º de abril (April's Fools event) e comprar algumas

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s.

 

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(Treino em target dummy com 2 mad sheeps conjuradas. Clique para ampliar)

 

Abaixo, um vídeo-resumo dos principais tipos de treino conhecidos:

 

 

 

Creditos: Forums Tibia

 

ABrass

:amor:

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Muito bom tutorial,

Muito bem explicado.

Com muitas imagens explicando os modos de treinos, até um video.

 

Não gosto de Knight, por causa do treino, é treina, upa, treina, treina, treina, treina e dps upa.

 

Mas até que deu vontade.

Parei de joga tibia a um tempo.

Nem sabia a existencia '-' desses dummies =O

Tem que ser premmy mas que level fas a quest Shadows of Yalahar???

 

Parabéns pelo tópico.

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  • Velha Guarda

Tutorial muito pica neon, explicação impecavel, video de boa qualidade, gostei das imagens bem explicativas, topico bem organizado. Por que não dar fixo? EU APOIO: FIXO! :yes:

 

Abraços.

4b0a63ecdfb46d12255752f0fec82014303e7680

 

 

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