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[Tutorial] Como ripar um jogo


vmgd1997
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Advertência!

Os processos e idéias apresentados aqui não são ilegais, mas o uso que você vier a fazer deles pode ser. Você deve ter em mente que algumas produtoras não permitem que você faça cópias dos CDs nem para fins de backup e, nesse caso, o descrito aqui não será tolerado por elas. NÃO me mande e-mail perguntando como se faz a versão RIP deste ou daquele jogo.

 

 

Por que ripar?

Digamos que você adquiriu o CD de um jogo e gostaria de fazer o seguinte:

 

- Colocar junto com o jogo todos os patches, mapas, utilitários e frescurinhas lançados para ele pelo próprio desenvolvedor ou por terceiros, que você reuniu na Internet;

- Colocar o seu outro jogo preferido no mesmo CD para não ter ficar esse troca-troca eterno no drive;

 

Por exemplo, você sabia que é possível colocar o conteúdo de ambos os CDs de Total Annihilation em um único CD? Basta conhecer um ou dois truques.

 

 

Você ou um amigo tem um gravador de CD, mas seu desejo foi frustrado pelo fato de que o que você quer colocar no mesmo CD não cabe no espaço disponível, porque o jogo é enorme!

 

Neste texto eu ensino técnicas básicas de como liberar espaço na sua cópia para gravar outras tranqueiras suas.

 

 

RIP?

RIP é o nome dado pelos crackers ao ato de extrair do programa (incluindo jogos) tudo o que não é essencial. A finalidade disso para eles é reduzir o tempo de transmissão do programa pela internet e o espaço ocupado pelo conjunto de programas nos servidores de seus associados. Os softwares que passaram por um processo de RIP são chamados de “versão RIP”.

 

Existem diversas técnicas de RIP. A maioria delas está fora do alcance de quem não tem um profundo conhecimento de assembler e proteção contra cópias. Neste texto vou mostrar apenas as técnicas mais básicas (ao alcance de uma quantidade maior de usuários) de RIP para jogos. Estas técnicas só conseguem burlar proteções anti-cópia rudimentares, mas ainda assim funcionam com uma grande quantidade de títulos.

 

 

O que você precisa:

* Poder e saber gravar CDs ou DVDs (não explico nada sobre isso neste texto);

* Espaço livre no HD (talvez mais de 650MB) para preparar o trabalho;

* Um CD/DVD regravável para os testes (não é obrigatório);

* Um CD/DVD virgem para gravar o resultado.

* O primeiro passo é copiar o conteúdo do CD/DVD para o HD. É com a cópia no HD que vamos trabalhar.

 

 

 

 

Identificando o que é inútil:

 

Primeiro vilão: DirectX

Se seu jogo requer directX para rodar, existe um diretório no CD com o programa de instalação. Esse diretório só é necessário durante a instalação do jogo e às vezes apenas se sua instalação do DirectX estiver desatualizada. Por isso em muitos casos você pode erradicar o diretório DirectX do CD. Alguns jogos como “Spider Man – Separation Anxiety” não instalam de jeito nenhum se o diretório DirectX estiver ausente, mesmo que não seja necessário instalá-lo. Leve isso em conta e teste antes com um CD regravável para ver se o programa instala direito.

 

Se você acreditar que deve preservar a capacidade de instalação do DirectX no CD, ainda há algo que você pode fazer para ganhar espaço. Em muitos CDs, DirectX vem com diversas versões para diversas linguas. Dentro de Directx\Drivers\ haverá um diretório para cada uma delas nomeado com a sigla da língua.

 

A sigla para o Brasil é BRZ e para os EUA é ENG ou USA (depende da versão do DirectX).

 

Você pode remover todos os diretórios que não sejam os citados acima, porque eles jamais serão necessários (a não ser que seu Windows seja em outra língua que não seja o inglês ou o português).

 

No Jogo SHOGO, por exemplo, DirectX vem para 19 línguas. Remover as 17 desnecessárias libera 30.4MB de espaço. Note que eu não recomendo deixar apenas o BRZ, porque o diretório ENG pode ser necessário. ENG tem 4 vezes o tamanho de BRZ e deve haver uma boa razão para isso.

 

Se você optar por remover completamente o DirectX, ganha mais 15MB. O ganho para outros jogos depende da versão do DirectX e com quantas línguas ele (o DirectX) veio.

 

Note que nem sempre o diretório DirectX está na raiz do CD. Ele pode estar em um diretório chamado \redist\ ou em qualquer outro lugar. Dê uma busca no CD. Versões antigas não tem divisão por línguas, por isso não podem ser reduzidas, só suprimidas.

 

Segundo vilão: Demos de outros jogos

É comum o desenvolvedor incluir no CD demos de seus outros jogos. É bom tê-los no CD original, mas não na sua cópia.

 

Localizar e remover os demos não é tão simples quanto remover o DirectX. Não existe uma localização padronizada no CD, nem um formato de arquivo evidente. Você deve procurar por diretórios com nomes óbvios como “demos”, “trial”, “sampler”, ou “preview”. Dependendo de sua habilidade, você poderá encontrar demos ocultos em lugares menos óbvios.

 

Para facilitar suas chances de encontrar demos ocultos, dê uma busca para arquivos *.exe e *.avi. Esses arquivos podem ser utilizados pelo jogo ou por demos. Você terá que usar de dedução lógica para decidir o que não é do jogo, pela posição em que for encontrado e pelo nome do arquivo.

 

No Jogo SHOGO, por exemplo, existe um diretório “previews” com demos e filmes totalizando 125MB!

 

No Jogo MS Combat Flight Simulator, existe um diretório “Sampler” com 102MB.

 

Terceiro vilão: Programas de serviço online que você nunca vai usar.

Muitos jogos vem com os programas de instalação de provedores de acesso à internet americanos e/ou programas para jogar na internet.

 

Você deve procurar pelo nome de pastas como Mindspring, Kali, Mplaynow, Mplayer, etc.

 

No jogo M.A.X. 2, por exemplo, a pasta Mindspring contém o programa de instalação do Internet Explorer 4 em inglês. São 26MB inúteis.

 

Quarto vilão: Documentação

Em M.A.X. 2, por exemplo, existe um manual em format PDF, que somado ao viewer da Acrobat, totaliza 14MB. Para que você quer a documentação na sua cópia?

 

Quinto vilão: Filmes do jogo

Hoje em dia, quase todo jogo tem sequências de vídeo. Em alguns, são bobagens facilmente dispensáveis, em outros (Tomb Raider, por exemplo) é nos filmes que a estória é esclarecida. Independentemente do conteúdo, alguns filmes são simplesmente bonitos de se ver (como a sequência cinematográfica inicial de Descent – Freespace).

 

Mas se o que você quer mesmo é jogar, os filmes apenas estão no seu caminho ou ocupando espaço no CD (verdade principalmente para quem está jogando contra outros jogadores via Internet e não está seguindo as missões do jogo).

 

Remover os filmes é a parte mais divertida de todo esse meu texto, porque é a que requer um pouco mais de astúcia. Primeiro, você deve localizar os filmes no CD. Se não estiver familiarizado com isso, talvez essas informações lhe dêem um ponto de partida.

 

 

Como fazer?

 

Ao contrário dos “vilões” anteriores, os filmes são geralmente solicitados durante o jogo e você precisa usar alguns truques para fazer com que o jogo pense que os filmes ainda estão lá.

 

1 – Remover os filmes

 

A atitude mais óbvia mas é também a que menos funciona. Apenas jogos que tenham sido escritos para ignorar possíveis erros de leitura na hora de procurar os filmes vão ser enganados por esse método. Mas você pode arriscar, se quiser.

 

2 – Substituir todos os arquivos de filme por arquivos com 0 bytes

 

Parece bobagem, mas funciona. Uma grande quantidade de jogos só verifica se o filme está lá mas não verifica se o filme pode ser executado. Na hora de executá-lo a rotina principal do jogo passa o nome do filme para a rotina de execução apropriada e esta, em muitos casos, quando não consegue executar o filme que lhe foi passado simplesmente aborta e passa o controle de volta ao jogo como se o filme tivesse sido executado normalmente. Nenhuma mensagem de erro ou interrupção. Mas o arquivo precisa ter 0 bytes. Se tiver um byte que seja os resultados podem ser imprevisíveis.

 

Engraçado, não é? Você talvez esteja se perguntando: “e como é que eu consigo um arquivo de 0 bytes?!”. As maneiras de criar um arquivo assim são como receita de Neston: é só inventar uma. Mas para não complicar muito, baixe esse arquivo aqui. Ele tem 0 bytes e está com a extensão ZIP apenas para que seu browser possa baixá-lo corretamente, pois arquivos de 0 bytes não tem formato definido. Eles são o que você quiser que eles sejam, mesmo que só “figurativamente”.

 

Tudo o que você precisa fazer é substituir os filmes do jogo, um a um, por cópias desse arquivo.

 

Quer ver um exemplo que funciona? No jogo CLAW em portugês, os filmes estão contidos no arquivo \movies\Claw.fec. Substitua esse arquivo por um arquivo de 0 bytes, grave um CD de teste com a nova versão e veja como um jogo pode emagrecer em 351MB com uma tacada só. (O tamanho do CD é reduzido de 486MB para 135MB)

 

Esse é o melhor método possível, pois é o que reduz ao máximo o espaço requerido pelos filmes e permite transições menos estranhas que o método a seguir. Porém, alguns jogos são mais exigentes e não vão ser enrolados pelo arquivo de 0 bytes. A reação do jogo pode variar entre ficar pedindo o CD, travar, abortar, espernear, etc. O método a seguir, embora requeira um pouco mais de trabalho, tem chances de funcionar onde este método fracassou.

 

3 – Substituir todos os arquivos de filme por um arquivo do mesmo formato, mas com o menor tamanho possível

 

O jogo quer um AVI? Dê um AVI a ele! Ele só não precisa saber que o AVI que você está oferecendo não é o que ele está esperando.

 

Digamos que o jogo tem três filmes no formato AVI (é só um exemplo. Essa técnica pode ser usada com qualquer formato) assim:

intro.avi – 100MB

victory.avi – 5MB

theend.avi – 70MB

 

Se você apagar intro.avi e theend.avi e em seguida copiar victory.avi no lugar de ambos, vai ficar com algo assim:

intro.avi – 5MB

victory.avi – 5MB

theend.avi – 5MB

Parece tolice? Pois funciona na maioria dos casos. O jogo não faz idéia do que tem no filme e geralmente não tem como saber que está executando o filme errado (por que raios os desenvolvedores iriam se preocupar com isso?)

 

Os únicos inconvenientes são de que o jogo vai parecer estranho com o mesmo filme executando frequentemente e que o aproveitamento de espaço não é tão bom quanto no método anterior (no exemplo, você ainda precisa de 15MB).

 

Se você tem grande experiência com arquivos, já deve ter notado que não precisar usar um arquivo de 5MB só porque ele é o menor do CD. Você pode usar QUALQUER outro arquivo do mesmo formato. Assim, se você encontrar um arquivo AVI de 100KB, poderá usá-lo

 

Nota:

Em alguns casos não é tão simples. Um filme SMK pode ser substituído por qualquer outro. Mas em alguns formatos, como o próprio AVI, dois filmes com a mesma extensão podem ter sido criados com esquemas de compressão (CODECS) diferentes, por isso o filme que você colocar no lugar pode não ser reconhecido pela rotina de execução de filmes do jogo. Se isso ocorrer, ou você encontra um arquivo pequeno criado com a mesma técnica, ou vai ter que se contentar com o menor arquivo disponível no jogo.

 

 

Um exemplo são os filmes do jogo Worms 2. Se você tentar executar os filmes sem ter instalado o jogo, no máximo vê uma imagem completamente estranha. Quando você instala o jogo na máquina, os CODECS apropriados são instalados sem o seu conhecimento e os filmes são apresentados normalmente. Evite usar um filme AVI que requer um CODEC “difícil” como os deste jogo.

 

O inconveniente, claro, é que durante a execução do jogo toda vez que um filme deveria ser executado você verá um flash de um filme que nada tem a ver com o game.

 

Ë sempre bom ter em mente que elguns jogos são bem chatos e podem querer verificar o tamanho do arquivo ou outros atributos antes da execução. Aí não tem jeito usando essas técnicas básicas.

 

Sexto vilão: Trilhas de áudio

Não são inúteis. Mas se você é do tipo de pessoa que prefere jogar ouvindo apenas os efeitos sonoros do jogo ou se simplesmente já está de saco cheio das músicas, pode liberar MUITO espaço em disco eliminando-as. Alguns jogos não gostam disso mas outros simplesmente deixam para lá quando não conseguem encontrar uma determinada faixa no CD.

 

Nota:

Se você não sabe o que é uma trilha de áudio, procure descobrir senão você não vai entender lhufas disto aqui (na verdade você está botando o carro à frente dos bois).

 

 

Copie apenas os dados do CD para um CD de teste e veja o que acontece. Se você tiver sorte o jogo vai rodar sem problemas. Se o jogo insistir que não encontra as trilhas de áudio (ou travar, ou enlouquecer, etc), experimente aplicar o mesmo método de substituição do “vilão” anterior: Procure ou crie uma trilha de áudio bem pequena e substitua todas as trilhas do CD por ela. Muitos jogos não verificam o tamanho da trilha e simplemente mandam que ela seja executada. Eles nem vão perceber se a música parar três segundos depois.

 

 

O que foi explicado aqui vai permitir que você faça um RIP com sucesso para uma grande quantidade de títulos, mas alguns não vão permitir um ou nenhum de meus truques. Para colocar mais de um título no mesmo CD você ainda vai encontrar alguns desafios, pois os dois títulos podem ter diretórios com o mesmo nome ou ambos podem identificar o CD pelo label (e só pode haver um label no CD). Qualquer dia desses falarei sobre isso e sobre como você pode testar o seu trabalho sem precisar de CDs .

 

 

Informações Adicionais

 

Formatos e extensões de vídeo

 

Nesta lista eu dou algumas informações sobre os diversos formatos e extensões de vídeo, acrescentando os jogos que (só os que eu conheço) usam esse formato, onde estão os vídeos no CD e o quanto de espaço você pode ganhar se removê-los.

 

.DDV

Este é um formato de vídeo bem incomum, criado com a tecnologia de compressão de vídeo Masher Até o momento em que este texto foi escrito, só podia ser encontrado nos seguintes títulos:

 

Tzar

African Safari Trophy Hunter

Oddworld Abe’s Oddysee – 369MB em \

Oddworld Abe’s Exoddus

Não conheço nenhum player para este formato.

 

.SMK (Tecnologia Smacker)

Shogo

Dominion CD1 – 327MB em \Cine

Dominion CD2 – 322MB em \Cine

MS Monster Truck Madness – 155MB em \Videos

 

Arkritz

Starcraft – internamente. Os vídeos de Starcraft não podem ser removidos com técnicas básicas de RIP, apesar de usarem a tecnologia Smacker.

Sim City 3000 BR – 26MB em \Sc3\Res\ui\Shared\Movies (ver MPG, MOV, AVI)

Carmageddon – 86 Mb em \Data\Cutscene

Myth II – SoulBlighter – 96MB em \Cutscenes

Uprising 2 – Lead And Destroy – 147MB em \Video

Existem pelo menos dois players para este formato, sendo um para DOS e outro para Windows.

 

.RPL

Este formato parece ser exclusivo da EIDOS. Você pode assistir esses vídeos seguindo a dica nesta minha outra página.

 

Tomb Raider I, II e III

Deathtrap Dungeon – 67MB em \Asylum\Movies

 

.AVI

SIN – 68MB em \setup\data\base\movies

MS Combat Flight Simulator – 72MB em \Videos e 6MB na raiz

Forsaken – 40MB em \data\splash

BattleZone – 36MB em \Splash\avi

M.A.X. 2 – 15MB em \Demo (ver MVE e EXE)

Police Quest Swat 2 – 340MB em \Swat2\Movies

Commandos – 321MB em \Commandos\Video. Só é possível retirar do CD se você souber driblar a proteção contra cópia (ou se esta já tiver sido driblada)

Sim City 3000 BR – 20MB em \Demos (ver SMK, MPG, MOV)

Space Bunnies Must Die – 196 MB em \Movies (incluindo o filme que mostra como o jogo termina)

O formato AVI é diretamente suportado pelo Windows. Clique duas vezes no arquivo e, se o CODEC apropriado estiver instalado, o filme podera ser assistido. Não é necessário nenhum player especial.

 

.MVE (Formato exclusivo da Interplay)

M.A.X. 2 – 20MB em \max2 (ver AVI e EXE)

Oficialmente, filmes MVE só podem ser executados dentro dos jogos da Interplay. Não existe, oficialmente, nenhum player que os execute.

 

.MPG

Sim City 3000 BR – 25MB em \Demos (ver SMK, MOV, AVI)

.MOV (Apple Quicktime)

Sim City 3000 BR – 16MB em \Demos (ver SMK, MPG, AVI)

Requer a instalação do Quicktime no seu computador.

 

.EXE

M.A.X. 2 – 19MB em \Demo (ver AVI e MVE)

Um vídeo no formato .EXE na verdade pode ser um vídeo em qualquer outro formato, mas embutido em um programa de execução apropriado. Assim, independentemente da tecnologia usada para criar o filme, ele roda em qualquer máquina.

 

Formatos problemáticos

 

.TRE

Wing Commander Prophecy – São 427 MB de filmes no CD 1, 429 no CD2 e 388 no CD3. O formato inclui diversos filmes internamente, por isso as técnicas descritas aqui só funcionarão com muita sorte.

 

 

Exemplo prático:

 

Começando a Ripar seu jogo

- Para deletar a introdução, trilha sonora e filmes, simplesmente vá até a pasta principal do jogo e os delete.

- Tenha certeza que você tem um crack do jogo que funciona antes de começar a ripar o jogo. Aqui um bom site para se achar cracks:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Passo-a-passo de como compactar o jogo

1. Você precisará do UHARC GUI. Aqui vai o link: Donwload

2. Instale o UHARC e abra-o

3. Clique em "Create Archive", como na imagem abaixo.

Imagem

 

4. Adicione a pasta do jogo ou os arquivos do jogo + o crack

5. Clique em "Create Archive" e salve onde desejar

Imagem

 

6. Quando terminar de criar, vá até o lugar que você salvou, teremos um novo passo.

7. Não terminou ainda, agora vamos para o script.

8. Abra o bloco de notas e escreva o script abaixo. Tenha certeza que o .uha que você acabou de criar no UHARC esteja no comando del name.uha (name será substituído pelo nome do arquivo .uha que você salvou. Se salvou como "pes6rip", é exatamente assim que você colocará no comando del)

 

@echo off

cls

UHARC.exe x -o+ -vm+ -y+ files.uha

cls

del pes6rip.uha

echo DONE...

pause

 

 

 

PS: lembrem-se que eu pus pes6rip.uha apenas de exemplo, variará de acordo com quem for ripar, e do jogo que for.

 

9. Agora vamos fazer o "final" da descompactação. Os créditos =]

 

echo ************************************************

echo * :::===== :::==== :::==== :::===== ::: === *

echo * ::: ::: === ::: === ::: ::: === *

echo * === ======= ======== === ====== *

echo * === === === === === === === === *

echo * ======= === === === === ======= === === *

echo ************************************************

echo ************************************************

echo * Ripped By:Your name *

echo ************************************************

echo.

echo.

pause

 

 

 

 

10. O código no bloco de notas deve ter ficado assim (lembrando que a partir do comando echo são os créditos):

 

@echo off

cls

UHARC.exe x -o+ -vm+ -y+ files.uha

cls

del pes6rip.uha

echo DONE...

pause

echo ************************************************

echo * :::===== :::==== :::==== :::===== ::: === *

echo * ::: ::: === ::: === ::: ::: === *

echo * === ======= ======== === ====== *

echo * === === === === === === === === *

echo * ======= === === === === ======= === === *

echo ************************************************

echo ************************************************

echo * Ripped By:Your name *

echo ************************************************

echo.

echo.

pause

 

 

 

11. Salve como install.bat

 

Tenha certeza que quando for compactar em um .rar, .zip ou outro de sua preferência, que os arquivos install.bat e x.uha (x = nome do arquivo do jogo, criado no UHARC, no nosso exemplo foi pes6rip) estejam nele, quando terminar já pode upar e compartilhar nos fóruns que você frequenta \o/

 

Exemplo de como fazer arquivos com mais de 2 gigas.

 

Primeiro faça dois arquivos no UHARC. Depois faça esse script no bloco de notas, e salve normalmente como install.bat

 

@echo off

cls

UHARC.exe x -o+ -vm+ -y+ files.uha

cls

del files.uha

cls

UHARC.exe x -o+ -vm+ -y+ files2.uha

cls

del files.uha

echo DONE...

pause

echo ************************************************

echo * :::===== :::==== :::==== :::===== ::: === *

echo * ::: ::: === ::: === ::: ::: === *

echo * === ======= ======== === ====== *

echo * === === === === === === === === *

echo * ======= === === === === ======= === === *

echo ************************************************

echo ************************************************

echo * Ripped By:Your name *

echo ************************************************

echo.

echo.

 

 

 

Acho que o script está certo (o autor noob não tem certeza se esse funciona, mas o que eu passei antes tá certinho)

 

Agora o registro. Cada jogo que é instalado no seu PC cria linhas de registro. Nosso rip também fará isso.

Para o registro, você pode usar uma espécie de monitor de registro. Você pode usar o Regmon (funciona bem) ou outro de sua preferência. Link do Regmon: http://ultradownload...ownload/Regmon/

Você deverá rastrear toda ação escrita no registro quando você instala o jogo do CD, ou de qualquer outro lugar que estiver instalando.

Após isso, você precisará escrever um arquivo de registro (.reg) e executá-lo como abaixo, em uma arquivo batch (.bat):

 

regedit yourregfile.reg >nul

del yourregfile.reg

 

 

Um arquivo de registro é necessário, porque as vezes o jogo não se iniciará sem os valores apropriados escritos no registro.

 

Dicas

E para aqueles "MP3 Packer"? As vezes o jogo tem vários arquivos wave (de som) instalados. Mas arquivos wave são grandes e facilmente comprimidos para arquivos .ogg ou outra extensão. Então o que isso realmente fará e comprimir/descomprimir arquivos de áudio.

Portanto, qualquer programa que trabalhe com parâmetros do DOS pode ser usado para esse fim.

 

P: Há razão em criar um jogo comprimido no UHARC mesmo eu não tirando as músicas e os vídeos?

R: Depende. Se você está comprimindo para si mesmo, talvez não. UHARC leva tempo para trabalhar (é uma engine de compressão de alta qualidade e leva bastante tempo para comprimir algo), se você está fazendo para si mesmo ou para um amigo, simplesmente copie o jogo, gravando-o em um CD ou DVD.

Se você estiver fazendo para upar em um fórum, por exemplo, talvez novamente - mas o problema é diferente agora.

Se a mídia do jogo (vídeos e sons) for bem comprimida e um jogo de 1,8 Gigas com áudio/vídeos passa para um tamanho de 800 Megas, aí valerá a pena para quem for baixar.

Se ficar por volta de 1,6 Gigas, muitas pessoas não terão o trabalho de baixá-lo (prefirirão um rip autêntico, sem sons e vídeos), e correr o risco de encontrar um erro crc, arquivo corrupto ou simplesmente um lixo de um jogo.

Lembre-se Também que alguns jogos tem no seu código algum comando para executar OBRIGATORIAMENTE alguns arquivos de música/vídeo e vão dar erro se esses arquivos forem deletados para se fazer o rip (você precisará, as vezes, fazer algum código extra para acabar com isso. Muitas vezes somente substitua o vídeo exigido pelo jogo por um menor (ou um vídeo em branco de 1 segundo) e funcionará. Muitas vezes, não sempre).

E se você realmente quer entrar no mundo de ripar jogos, há (em algum lugar, não sei como usá-lo) programas que ripam áudio, convertem-no para .ogg ou .mp3, depois é só substituí-los pelos arquivos de áudio originais (backup é sempre importante), que são bem maiores.

 

O UHARC levou 30 minutos para comprimir 400 MB, deixando um arquivo final de 45 Mb, em um Athlon X2 4800+.

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