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1. Dicas gerais


'Camila
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Não são poucos jogadores que conhecem apenas um número bem restrito de locais de caça, ou pior: se limitam a caçar a apenas um ou dois lugares bem óbvios e bastante conhecidos. Tudo isso pode trazer alguns problemas, como o local estar lotado ou ficar forte demais para ele.

 

Quando a área (ou as áreas) estiver lotada a pessoa possivelmente vai ficar frustrada por não conhecer nenhum outro local, e a situação é ainda pior se for em locais de todo mundo conhece e gosta de ir (é impressionante a forma com que muitos só sabem caçar nos mesmos locais, como se não houvessem outros...); às vezes a melhor saída é um local não tão conhecido mas que tenha mais coisas para matar (não adianta ir num lugar com monstros super bons de caçar, se há 20 pessoas tentando matar cada monstro...).

 

Se uma pessoa caça sempre nos mesmos locais, eventualmente ela vai ficar forte demais para esse local; isso faz com que o jogador acabe desperdiçando tempo se continuar caçar ali pois poderia estar ganhando mais experiência mais rapidamente em outro local.

 

Algumas pessoas quando escolhem um local de caça o fazem baseado exclusivamente na experiência que os monstros de lá dão. Isso não seria um grande problema, se outras tantas pessoas não pudessem ter também a brilhante idéia de caçar exatamente no local maravilhoso que você escolheu. É preciso também levar em conta o quão "povoado" está a o local de caça. Por exemplo, não adianta nada continuar caçando em um local com monstros que dão 700 pontos de experiência, mas que você mate um a cada cinco minutos porque há vários outros também caçando aí; é melhor ir para um local onde você, digamos, consiga matar três ou mais monstros que dão 250 pontos em um minuto (nesse caso, mesmo que os monstros dessem menos experiência, você conseguiu ganhar mais em menos tempo).

 

Para escolher direito uma boa área para caçar, é necessário antes de mais nada conhecer elas. Eu não tenho a intenção de dar nessa série de artigos um guia exaustivo de todas as áreas e estratégias possíveis e imagináveis, mesmo porque boa parte da diversão do jogo está em explorá-lo, e porque vários locais mereceriam até um artigo próprio e os textos ficariam grande demais (o que não quer dizer que mais para frente eu não escreva artigos sobre locais específicos do Tibia). O que eu pretendo fazer nessa série de artigos é dar uma boa idéia de onde há locais de caça, do que tem neles, e do grau de dificuldade para que se saiba melhor como se preparar ou quando ir.

 

É bom ressaltar que levels e skills não são o bastante para caçar bem, e que é preciso também de prática e boas estratégias, bem como suprimentos o bastante (para se curar, recuperar mana, etc.), e também um bom senso (baseado em sua vivência no jogo) do que você é ou não capaz de conseguir fazer. Nesse artigo não me concentrarei nesses aspectos, os quais ficarão para um artigo futuro (depois dessa série sobre áreas de caça, para ser mais exato).

 

2. Dicas de como escolher melhor uma área mais vazia

 

Até aqui eu bati várias vezes na tecla de que é melhor caçar em locais com menos gente, mas não tinha dito como encontrar uma. Não há um método 100% garantido para isso, pois é não dá para prever com certeza o que várias outras pessoas vão fazer e também porque também depende de qual mundo de jogo você está. Mas há algumas coisas que podem te ajudar se você levá-las em consideração:

O quanto mais perto um local estiver de uma cidade, mais provável é que ela esteja lotada devido à facilidade de se chegar nele.

Por outro lado, locais longe de cidades (especialmente os de difícil acesso) costumam estar mais vazios, e melhor ainda se você precisar completar alguma quest não muito fácil para poder ir nesse local.

É possível que áreas mais novas estejam, em média, mais vazias do que áreas mais antigas, pois vários ainda não as conhecem ou simplesmente estão acostumados a caçar nos locais que já conhecem. Para a sua informação, as cidades mais recentes no jogo são (das mais novas às mais antigas): Svargrond > Liberty Bay > Port Hope > Edron (as demas cidades são tão mais antigas se comparadas essas, que nem faz alguma diferença compará-las no que diz respeito à idade).

Durante a noite ou madrugada há menos pessoas jogando, assim a maior parte dos locais costumam estar mais vazios.

Normalmente o número de pessoas diminui a medida que aumenta o grau de dificuldade de uma área, pois vai diminuindo o número de pessoas fortes o bastante para ela. Por isso, quando você estiver em levels mais baixos talvez seja difícil achar um local de caça vazio o bastante, mas com paciência você fica mais forte e pode ir com locais com bem menos gente.

Durante a semana há menos pessoas jogando no que nos fins de semana.

As áreas acessíveis apenas a jogadores com Premium Account costumam estar bem mais vazias do que as áreas onde todos podem ir; as áreas Free Account são acessíveis a qualquer jogador, e assim algumas costumam estar bem lotadas, especialmente as para jogadores de level baixo. Por isso, é necessário ter alguma paciência para ganhar levels nelas quando você está começando um novo personagem. Mas não se preocupe, a media que você fica mais forte, pode ir caçar em áreas Free Account mais vazias (ou menos cheias, em alguns casos).

Se há mais alguém caçando onde você está, pode tentar combinar um horário para cada um, ou um espaço para cada um.

Em todo o caso é bom lembrar que Tibia é um jogo multiplayer, e que necessariamente você vai encontrar outras pessoas durante o game. Então não há sentido em ficar bravo só porque há outros no mesmo local de caça que você (se quiser nunca encontrar outros, a melhor alternativa é um jogo convencional de um único jogador, e não um MMORPG). É justamente a interação entre as pessoas que é o maior charme de um jogo multiplayer.

 

Mas se você não conseguir caçar em algum lugar que ache vazio o bastante, é uma boa hora de lembrar que há mais que você pode fazer no jogo do que caçar. Pode ir resolver quests, se divertir com amigos, explorar locais novos ou explorar melhor os antigos para ver se descobre algo que não conhecia, treinar os seus skills (nota mental para mim: escrever uma hora algum artigo sobre skills, hehe), etc. Ou então pode fazer alguma coisa na vida real, porque há mais na vida do que jogar, como caminhar no parque, ler um livro, etc.

 

3. Ab'Dendriel

(Free Account)

 

3.1 Áreas para levels baixos

 

Dentro dessa cidade há alguns locais interessantes para personagens de level baixo. A Shadow Caves, habitadas exclusivamente por Trolls, é uma grande caverna no subterrâneo da cidade, é um ótimo local para se caçar logo depois de ter chegado ao continente principal (mainland); a entrada dela fica no subsolo 2 da cidade (local da entrada), é é preciso de uma chave para entrar (a qual pode ser comprada da NPC Shirith, que fica perto da entrada, por 50 GP, o que não é muito considerando que você pode ganhar bem mais do que isso caçando nesse local).

 

Ainda dentro da cidade, há uma caverna de slimes (fica a norte da loja de frutas, a entrada fica atrás dessa árvore, e é necessário machete para cortar a grama e assim chegar até a entrada). Nela eles são as coisas mais fortes que você vai encontrar, e há outras coisas como ghouls, rotworms e spiders, essa caverna é boa para se ganhar experiência porque ela é bem escondida e normalmente o respawn dela está completo. Magos podem caçar aí desde os levels mais baixos, mas não devem usar wands, rods ou magias do elemento terra (que antes do update 8.1 era elemento veneno) porque a maior parte dos monstros nessa caverna são imunes a ele, é melhor que druids esperem até o level 13 pois é nele que eles podem conseguir uma rod que não seja do elemento terra. Já os knights, que precisam atacar de perto, é melhor que esperem ter um level um pouco maior que o dos magos, e skills consideráveis para dar um dano maior e se defender melhor dos ataques, eu sugeriria pelo menos level 20 com skill de ataque 50 e skill de defesa 50. Não é um bom local para paladinos porque é meio difícil manter distância de monstros nesse lugar, devido ao fato de a caverna ser bem estreita e ter monstros em todas as direções.

 

Outro bom local dentro da cidade é uma caverna de elfs (na parte noroeste da cidade, aqui, é necessário machete para cortar a grama e assim chegar até ele). Há todos os tipos de elfs nessa caverna, incluindo um elf archanist. É recomendável ter um level razoável, eu diria algo em torno de 20 ou 25, para caçar aí.

 

3.2 Áreas para levels mais altos

 

Em uma ilha perto da cidade, há um castelo chamado Elvenbane (o acesso a ele se dá por uma passagem subterrânea, que fica aqui). Há vários orcs (normal, Spearman, Warrior e Berzeker), trolls, minotaurs (normal, Archer, Guard e Mage), elfs (normais e 1 Archanist), dwarfs (normais), Hunters e 1 Dragon. Você pode caçar aí mesmo no level 8 se ficar longe dos monstros mais fortes, como Minotaur Guards, Orc Berserkers e Hunters; isso não é difícil porque o castelo é dividido em várias salas em cada uma das torres, e basta não ir nas salas que você vir que há algo que não pode vencer. Se você não for forte o bastante, fique longe da torre central (aqui) porque é nela onde estão os monstros mais fortes (Minotaur Mage, Demon Skeletons, Elf Archanist e Dragon). Obviamente, é necessário ter um level razoável para caçar as coisas mais fortes desse lugar, e ele depende muito do que você quer caçar, então não tem como eu dar um valor único, mas eu diria que dar para começar a pensar em pelo menos level 20, e skills 50 para kinights e paladinos.

 

A leste de Ab'Dendriel, há a Uldreck's Rock (aqui), também conhecida como Orc Fortress (Fortaleza dos Orcs). Aqui você encontra todos os tipos de orcs, inclusives os Orcs Warlods (os mais poderosos dessa raça). No andar térreo, os orcs mais fortes que você encontra são os Orc Leaders, mas cuidado ao subir ou descer para outros andares pois o número de orcs aumenta e você pode encontrar também Warlords. Esse definitivamente não é um local para levels baixos, eu recomendaria pelo menos level 50, e no caso de paladinos e knights também ao menos skills 60 ou 65 (se você for paladino e conseguir manter uma boa distância dos orcs para atacar, é possível que consiga caçar em um level mais baixo, como o 40). Se você possui um level considerável mas não tem Premium Account, esse é um local que te permite ganhar experiência em uma boa velocidade.

 

No subterrâneo de Ab'Dendriel há a prisão de Hellgate. A entrada para ela fica aqui, mas é necessária uma chave que pode ser comprada aqui por 5.000 GP. Helgate é um labirinto e você não pode voltar por onde veio, para sair é necessário escalar esse local, portanto deve se ter pelo menos 6 parcels para empilhar e escalar ou a magia Levitate, depois de subir essa parte é só seguir à esquerda e daí o caminho é bem fácil (é só ir seguindo e subindo os buracos quando encontrar um, e eventualmente você estará na superfície). É bom não ir em Hellgate se for fraco, porque é possível encontrar monstros fortes como Giant Spiders, Demon Skeletons ou Elder Beholders. Também há monstros mais fracos, como Rotworms, Carrion Worms, Beholders, Skeletons e Ghouls.

 

4. Carlin

(Free Account)

 

4.1 Áreas para levels baixos

 

Não é a toa que muitos jogadores escolher começar suas jornadas em Carlin, nessa região há muitos bons locais para levels baixos. Mas por outro lado, isso costuma fazer com que não raramente esses locais estejam lotados, porém é sempre bom conhecer várias áreas de caça.

 

Os esgotos da cidade são um bom local para se começar logo que se sai da ilha introdutória de Rookgaard. Há inúmeras entradas para o esgoto nas ruas da cidade, não vai ser difícil alguma, por exemplo tem uma perto do depot (aqui).Há um bom número de monstros fracos nele, os quais ajudarão alguém a conseguir os seus primeiros levels. É possível encontrar Rats, Cave Rats, Spiders, Bugs e (no segundo subsolo) rotworms.

 

Outro bom local para se começar são Femor Hills, que são as colinas a leste de Carlin (aqui). Nesse local se encontra na superfície quase que apenas Goblins, os quais podem ser caçados desde o level 8. Há um único hunter nesse local (aqui) e um Demon Skeleton nesse buraco, mas basta ficar longe deles se for fraco, e também é possível encontrar alguns cyclops nesse ponto, é necessário ser um pouco mais forte para enfrentar eles, mas não tão forte assim (level 20 e skills 60). Nas cavernas de Femor Hills é possível encontrar Goblins ou Rotworms.

 

Mais um local fácil pero de Carlin é a ilha de Folda, você pode comprar uma passagem para ela por 20 GP do NPC Nielson, que fica na jangada à noroeste de Carlin (aqui). Na superfície da ilha não há nada de muito forte, apenas alguns animais fracos (que são boa fonte de comida) e de vez em quando algum Frost Troll. Subindo uma escada mais ou menos no centro da ilha (aqui) é possível encontrar 2 wyverns, que são uma boa fonte experiência para quem tem level alto ou consegue matá-los. No primeiro subsolo da caverna da ilha (entrada aqui), é possível encontrar Frost Trolls, Rotworms, Minotaurs, Minotaur Archer (só 1 nesse andar), e outros monstros bem fracos. No segundo subsolo, além desses monstros você também pode encontrar Slimes e Orcs (normais, Spearmans e Warriors). Não é recomendável ir no terceiro subsolo, pois nele há Water Elementals (que são bem fortes, e certamente vai acabar matando os mais desavisados...) e mais nada além deles.

 

4.2 Áreas para levels mais altos

 

Até agora eu falei de locais para levels baixos perto de Carlin, agora vamos aumentando o grau de dificuldade. A sudoeste de Carlin, há as Ghostlands (o buraco que leva à passagem para entrar nelas fica aqui). Elas são um bom local de caça para magos, porque eles podem caçar nelas desde os levels mais baixos, se conseguirem manter distância dos monstros ao atacarem com magias ou wands e rods; já para knights e magos é recomendável ao menos level 20 com skills 50. Há três cavernas nas Ghostlands, cada uma com monstros mortos-vivos. Na primeira caverna (que fica aqui), há Cave Rats, Skeletons, Ghouls e Demon Skeletons. Na segunda caverna (que fica aqui), há, além dos monstros da primeira, Slimes, Fire Devil e Stalkers; tenha cuidado especial com os Stalkers, pois apesar de não serem muito fortes eles podem ficar invisíveis, criaturas invisíveis podem continuar machucando você mas são imunes a ataque melee (corpo-a-corpo), para atacá-los enquanto estão invisíveis use alguma runa ou magia que pegue uma área grande (assim é fácil acertar eles), os Stalkers voltam a ficarem visíveis quando atingidos. Na terceira caverna (que fica aqui), é possível encontrar Ghouls, Stalkers e Demon Skeletons.Na quarta caverna (que fica aqui), há, além dos monstros das outras duas cavernas, Beholders, 1 Vampire, e 1 Giant Spider (se não quiser encontrar a Giant Spider, não desça essa escada que leva até o quinto subsolo).

 

A Oeste de Carlin se encontra a Isle of the Kings, que possui uma caverna onde há vários monstros mortos-vivos. Você pode ser transportado para essa ilha pelo NPC Dalbrect (que fica aqui) por 20 GP, mas antes você tem de encontrar e devolver a ele o Family Brooch dele (dica: o item se encontra dentro de um caixão que fica em uma das cavernas de Ghostlands). Para poder acessar a caverna da ilha (aqui), você tem de primeiro dizer "Fugio" ao NPC Costello, que fica perto da caverna (Fugio é o norme do irmão perdido dele, dizendo isso ele pede para você investigar mais a respeito dele e para isso te dá permissão de entrar na caverna. A caverna começa fácil nos primeiros andares (só skeletons e ghouls), mas vai dificultando à medida que você avança (vão aparecendo também demon skeletons, monks, banshees), tenha certeza de não ir além daquilo que você é capaz de enfrentar.

 

No subterrâneo dos "Fields of Glory" há o Maze of the Lost Souls. A caverna que leva até o labirinto fica aqui, e a entrada do labirinto fica aqui. Ele é um enorme labirinto e precisa ter pelo menos level 30 para poder entrar nele. Devido ao seu grande tamanho, é bem difícil dizer exatamente o que você vai encontrar exatamente em que parte. Há uma grande variedade de monstros que podem ser encontrados neles, desde os bem fracos (como Orcs, Trolls e Minotaurs) até os bem fortes (como Dragon Lords e Giant Spiders). Evite explorar esse local a não ser que você esteja bem preparado, pois não é difícil se perder e dar de cara com algo bem forte (se precisar de mapas do labirinto, olhe aqui).

 

Se achou que o labirinto era difícil, ainda nem sabe o que tem no final dele: a cidade escondida de Demona, onde há Warlocks (as criaturas mais poderosas que se pode derrotar na área Free Account). Como se isso não fosse o bastante, os Warlocks estão acompanhados de Dragons, Elf Aechanists, Dwarf Guards, Minotaurs Guards e Stone Golems. É necessário ter level 60 para conseguir entrar em Demona, mas nem pense em ir aí antes de ter um level bem alto (digamos 100 ou 130, e também skills 90 no caso de knights e paladinos), e é bem recomendável não ir sozinho. Uma vez que você entrou em Demona, é bem difícil voltar por onde veio pois o caminho de volta é longo, é mais curto voltar passando por um teletransportador que fica em nessa parte da cidade (depois de passar por várias coisas bem fortes).

 

5. Palavras finais

 

Isso conclui a Parte 1 da série de artigos sobre áreas de caça, fiquem ligados nas próximas partes onde falaremos de ainda mais locais de caça! Sei que demorei um pouco mais do que o normal para publicar esse artigo (devido à compromissos da vida real), mas garanto que as próximas partes virão bem mais rapidamente :-)

 

By: Camilinha !

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