Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Trabalhando com arquivo de texto - Delphi

Owner
 Compartilhar

Posts Recomendados

Olá,

Então eu fiz esse tópico porque gosto muito de mexer com arquivo de txt com Delphi !

Além de ficar mais leve acho mais fácil ( mas vim ensinar como fazer isso, trabalhando com a extensão, salvar, abrir e outros que eu lembrar ) (:

Trabalhando com txt

Para trabalhar com txt bastar ter paciência, e não é um bicho de 7 cabeças, aqui neste tópico faze rei pequenos tutoriais (:

-Abrindo um arquivo em txt

Ensinarei com duas formas, pelo memo e pelo edit

Pelo Memo

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

É simples o código mas bem útil, mas se você quiser abrir pelo edit, seria assim

Esse código acima lê a primeira linha do arquivo ! Assim você faz pela quantidade que quiser de linhas, sempre repetindo o codigo e começando pelo 0 e não pelo 1.

-Salvando um arquivo em txt

Depois disso você deve aprender a salvar esse arquivo, que talvez você editou ou criou

Usa muito também no lugar de substituir um banco de dados, é otimo para quem não quer mexer com XML, Acess e etc ...

Só usar a criatividade e abusar do txt, ele é poderoso (: é só isso, é simples mais muito útil ! Espero que tenham gostado

Até e Abrasz

Feito por Owner

e DragonBoss

4I1ShmNRGyg2k.webp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou legal o tuto...

trabalhar demais com txt eh gambiarra.. KSopKKOPASKoPKSA

mas eu uso bastante ( principalmente pra evitar de usar ini )...

Ahh, lembrando que se vc tentar ler de um arquivo que nao existe, ele irá resultar em erro (sei que alguem pode me dizer "ahhh vaaaaa, serio mesmo que ele da erro?", mas só to dizendo que alem dele nao ler nada, ele vai dar erro), entao uma opçao eh primeiro verificar se o arquivo existe, se existir ele tenta lê, se nao... não lê ( 'ahh váaaa', novamente )....

mas enfim.. eh isso ae...

OBS: essa ideia de leitura por linhas tbm funciona com listbox (eu uso listbox ao inves de memo).

flw, abraçs

Link para o comentário

POG é o melhor jeito de programar quando é iniciante

rsrsrsrs ' Mas não aconselho a usar POG não, apesar que eu use (:

EU aprendi Try mas nem lembro mais, vou ter que dar uma lida na minha apostila.

Até e Abrasz :amor:

4I1ShmNRGyg2k.webp

Link para o comentário

ótimo tutorial!tava precisando de uma ajuda assim as uns 3 meses quando comecei.o amigo la de cima falou em carregar o conteudo de listbox de um arquivo de texto.é possivel carregar de arquivos sem extensão tbm.aqueles arquivos com ícone branco.eu faço assim.primeiro salva o conteudo no arquivo

depois para carregar no listbox

Link para o comentário

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.