Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Curso sobre de Lógica e ProgramaÃĤÃģo


rap_
 Compartilhar

Posts Recomendados

Curso sobre de Lógica e Programação

 

aki eu vo postar o como vai c dividido o curso!!

 

ALGORITMO

 

ALGORITMO NÃO COMPUTACIONAL

 

PROGRAMA

 

LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO

 

TÉCNICAS ATUAIS DE PROGRAMAÇÃO

 

ALGORITMOS EM “PORTUGOLâ€ÂÂ

 

OPERADORES ARITM̮ՉۡTICOS

 

OPERADORES RELACIONAIS

 

LINEARIZAÇÃO DE EXPRESSÃĥES

 

MODULARIZAÇÃO DE EXPRESSÃĥES

 

OPERADORES ESPECIAIS (MOD e DIV)

 

FUNÇÃĥES

 

BIBLIOTECAS DE FUNÇÃĥES

 

FUNÇÃĥES PRÉ-DEFINIDAS

 

OPERADORES LÓGICOS

 

TABELA VERDADE

 

EXPRESSÃĥES LÓGICAS

 

VARIÃÆ’ÂÂVEIS

 

VARIÃÆ’ÂÂVEIS DE ENTRADA E SAÃÆ’ÂÂDA

 

CONSTANTES

 

IDENTIFICADORES

 

TIPOS DE DADOS

 

TIPOS PRIMITIVOS DE DADOS

 

COMANDOS DE I/O (INPUT/OUTPUT)

 

SINAL DE ATRIBUIÇÃO

 

SINAL DE IGUALDADE

 

CORPO GERAL DE UM PROGRAMA

 

ESTRUTURAS SEQÜÊNCIAIS

 

; PONTO E VÃÆ’ÂÂRGULA ;

 

PRIMEIRO ALGORITMO

 

SEGUNDO ALGORITMO

 

{LINHAS DE COMENTÃÆ’ÂÂRIO}

 

‘ASPAS SIMPLES’

 

ESTRUTURAS DE DECISÃO

 

ALGORITMO TRÊS

 

ALGORITMO QUATRO

 

NINHOS DE SE

 

ALGORITMO CINCO

 

ESTRUTURAS DE CONDIÇÃO

 

ALGORITMO SEIS

 

ESTRUTURA DE REPETIÇÃO DETERMINADA

 

ALGORITMO SETEALGORITMO OITO

 

ESTRUTURA DE REPETIÇÃO INDETERMINADA COM VALIDAÇÃO INICIAL

ALGORITMO NOVE

 

ESTRUTURA DE REPETIÇÃO INDETERMINADA COM VALIDAÇÃO FINAL

 

ALGORITMO DEZ

 

ALGORITMO ONZE

 

PROGRAMAS EQUIVALENTES

 

EXERCÃÆ’ÂÂCIOS

 

-----------------------------------------------------------------------------------

 

O CURSO COMEÇARA ESA SEMANA A PARTIR DE 14/05/06

------------------------------------------------------------------------------

editei a data de ínicio!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Re.: Curso sobre de Lógica e Programação

 

kra muito bom issu eh bom dar a base para a gaelra

eles querem as coisas muito na mÃģo

dizem q sabem fazer um aim

mas as vezes naum sabem nem o q eh um algoritimo eh issu aew

tentar botar essa galera no eixo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Re.: Curso sobre de Lógica e Programação

 

Bem vamos comeÃĤar bem do ínicio mesmo!!! la vai espero que gostem!!

 

 

--IntroduÃĤÃģo--

 

O objetivo principal da Lógica de ProgramaÃĤÃģo Ãĩ demonstrar tÃĩcnicas para resoluÃĤÃģo de problemas e consequentemente automatizaÃĤÃģo de tarefas.

 

O aprendizado da Lógica Ãĩ essencial para formaÃĤÃģo de um bom programador, servindo como base para o aprendizado de todas as linguagens de programaÃĤÃģo, estruturadas ou nÃģo.

 

De um modo geral esses conhecimentos serÃģo de supra importÃĢncia pois ajudarÃģo no cotidiano, desenvolvendo um raciocínio rápido.

 

Partindo do princípio que “a Ãļnica coisa constante no mundo Ãĩ a mudanÃĤaâ€ÂÂ, forneÃĤo abaixo meu endereÃĤo eletrônico para que vocÃĻ possa me ajudar, enviando críticas, elogios ou sugestÃĵes que servirÃģo para o eterno aprimoramento desse trabalho.

 

--Algoritmo--

 

Um Algoritmo Ãĩ uma seqüÃĻncia de instruÃĤÃĵes ordenadas de forma lógica para a resoluÃĤÃģo de uma determinada tarefa ou problema.

 

--Algoritmo nÃģo Computacional--

 

Abaixo Ãĩ apresentado um Algoritmo nÃģo computacional cujo objetivo Ãĩ usar um telefone pÃļblico.

 

 

 

Início

 

1. Tirar o fone do gancho;

 

2. Ouvir o sinal de linha;

 

3. Introduzir o cartÃģo;

 

4. Teclar o nÃļmero desejado;

 

5. DESVIO

Se der o sinal de chamar

 

5.1 Conversar;

 

5.2 Desligar;

 

5.3 Retirar o cartÃģo;

 

6. SenÃģo

 

6.1 Repetir;

 

Fim.

 

--Programa--

 

Um programa Ãĩ um Algoritmo escrito em uma linguagem computacional.

 

--Linguagens de ProgramaÃĤÃģo--

 

SÃģo Softwares que permitem o desenvolvimento de programas. Possuem um poder de criaÃĤÃģo ilimitado, desde jogos, editores de texto, sistemas empresariais atÃĩ sistemas operacionais.

 

Existem várias linguagens de programaÃĤÃģo, cada uma com suas características próprias.

 

Exemplos:

 

· Pascal

 

· Clipper

 

· C

 

· Visual Basic

 

· Delphi e etc.

 

--TÃĩcnicas Atuais de ProgramaÃĤÃģo--

 

· ProgramaÃĤÃģo Seqüencial

 

· ProgramaÃĤÃģo Estruturada

 

· ProgramaÃĤÃģo Orientada a Eventos e Objetos

 

 

por hoje e só esta semana estarei postando os outros módulos!!

 

FuiZZ

BY: Rap_

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Re.: Curso sobre de Lógica e Programação

 

poxa bem legal esse curso, vou passar prum amigo meu q quer aprender sobre programaÃĤÃģo, sab acho q vc devia ser programador, mto bom msm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Re.: Curso sobre de Lógica e Programação

 

Galera terminei agora outros modulos vo postar aqui tá?

 

TÉCNICAS ATUAIS DE PROGRAMAÇÃO

 

 

 

· ProgramaÃĤÃģo Seqüencial

 

· ProgramaÃĤÃģo Estruturada

 

· ProgramaÃĤÃģo Orientada a Eventos e Objetos

 

 

 

ALGORITMOS EM “PORTUGOLâ€ÂÂ

 

 

 

Durante nosso curso iremos aprender a desenvolver nossos Algoritmos em uma pseudo-linguagem conhecida como “Portugol†ou PortuguÃĻs Estruturado.

 

“Portugol†Ãĩ derivado da aglutinaÃĤÃģo de PortuguÃĻs + Algol. Algol Ãĩ o nome de uma linguagem de programaÃĤÃģo estruturada usada no final da dÃĩcada de 50.

 

 

 

OPERADORES ARITM̮ՉۡTICOS

 

 

 

+ ÃĬ AdiÃĤÃģo

 

- ÃĬ SubtraÃĤÃģo

 

* ÃĬ MultiplicaÃĤÃģo

 

/ ÃĬ DivisÃģo

 

 

 

OPERADORES RELACIONAIS

 

 

 

> ÃĬ Maior que

 

< ÃĬ Menor que

 

>= ÃĬ Maior ou Igual

 

<= ÃĬ Menor ou Igual

 

= ÃĬ Igual

 

<> ÃĬ Diferente

 

 

 

LINEARIZAÇÃO DE EXPRESSÃĥES

 

 

 

Para a construÃĤÃģo de Algoritmos todas as expressÃĵes aritmÃĩticas devem ser linearizadas, ou seja, colocadas em linhas.

 

É importante tambÃĩm ressalvar o uso dos operadores correspondentes da aritmÃĩtica tradicional para a computacional.

 

 

 

 

(2/3+(5-3))+1=

 

Exemplo:

 

Tradicional

Computacional

 

 

 

 

 

 

 

 

MODULARIZAÇÃO DE EXPRESSÃĥES

 

 

 

A modularizaÃĤÃģo Ãĩ a divisÃģo da expressÃģo em partes, proporcionando maior compreensÃģo e definindo prioridades para resoluÃĤÃģo da mesma.

 

Como pode ser observado no exemplo anterior, em expressÃĵes computacionais usamos somente parÃĻnteses “( )†para modularizaÃĤÃģo.

 

Na informática podemos ter parÃĻnteses dentro de parÃĻnteses.

 

Exemplos de prioridades:

 

(2+2)/2=2

 

2+2/2=3

 

 

 

OPERADORES ESPECIAIS (MOD e DIV)

 

 

 

MOD ÃĬ Retorna o resto da divisÃģo entre 2 nÃļmeros inteiros.

 

DIV ÃĬ Retorna o valor inteiro que resulta da divisÃģo entre 2 nÃļmeros inteiros.

 

 

 

 

 

13 DIV 2 = 6

 

 

 

13 MOD 2 = 1

 

13

 

2

 

6

 

1

 

MOD

DIV

 

 

FUNÇÃĥES

 

 

 

Uma funÃĤÃģo Ãĩ um instrumento (Sub–algoritmo) que tem como objetivo retornar um valor ou uma informaÃĤÃģo.

 

A chamada de uma funÃĤÃģo Ãĩ feita atravÃĩs da citaÃĤÃģo do seu nome seguido opcionalmente de seu argumento inicial entre parÃĻnteses.

 

As funÃĤÃĵes podem ser predefinidas pela linguagem ou criadas pelo programador de acordo com o seu interesse.

 

Exemplos:

 

Valor Inicial X

 

Valor Final X=9

 

 

 

 

 

 

 

 

Processamento

Valor Final Y

 

Y=3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Re.: Curso sobre de Lógica e Programação

 

aí foi exelente esse modulo

principais conceitos de algoritimo

entÃģo aí vai um conselho para a galera q se interessa em programar

leiam todas as apostilas deste curso

aproveitem enquanto o rap_ está ensinado

q issu eh muito dificil de aprender sozinhu

eh issu aew

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Re.: Curso sobre de Lógica e Programação

 

BIBLIOTECAS DE FUNÇÃĥES

 

 

 

Armazenam um conjunto de funÃĤÃĵes que podem ser usadas pelos programas.

 

 

 

FUNÇÃĥES PRÉ-DEFINIDAS

 

 

 

ABS( )--------------VALOR ABSOLUTO

 

SQRT( )-------------RAIZ QUADRADA

 

SQR( )--------------ELEVA AO QUADRADO

 

TRUNC( )-----------VALOR TRUNCADO

 

ROUND( )-----------VALOR ARREDONDADO

 

LOG( )----------------LOGARITMO

 

SIN( )-----------------SENO

 

COS( )----------------COSENO

 

TAN( )------------------TANGENTE

 

 

 

 

As funÃĤÃĵes acima sÃģo as mais comuns e importantes para nosso desenvolvimento lógico, entretanto, cada linguagem possui suas funÃĤÃĵes própias. As funÃĤÃĵes podem ser aritmÃĩticas, temporais, de texto e etc.

 

 

 

OPERADORES LÓGICOS

 

 

 

Atuam sobre expressÃĵes retornando sempre valores lógicos como Falso ou Verdadeiro.

 

 

E -------------------- RETORNA VERDADEIRO SE AMBAS AS PARTES FOREM VERDADEIRAS.

 

OU-------------------- BASTA QUE UMA PARTE SEJA VERDADEIRA PARA RETORNAR VERDADEIRO.

 

NÃO------------------INVERTE O ESTADO, DE VERDADEIRO PASSA PARA FALSO E VICE-VERSA.

 

TABELA VERDADE

 

A----V| V| F| F

B----V| F| V| F

A E B----V| F| F| F

A OU B----V| V| V| F

NÃO(A)----F| F| V| V

_______________________________________FIM______________________________________

____

 

Galera, tá ai mais uns modulos espero que tenham gostado te mais...

depois estarei postando outros módulos Ãĩ que agora endo meio sem tempo, pois estou desenvolvendo umas paradas aqui mas voltarei com todo gás!!!

 

abraÃĤo aew pra v6!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Re.: Curso sobre de Lógica e Programação

 

ótimo... mas po tem algumas coisas de algoritmo basico que vocÃĻ ainda nao postou tipo... os comandos e talx... posta + tarde pelo menos... Variaveis e explicacoes eu tenho no meu caderno... (algumas). =]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.