Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

LHC - Large Hadron Collider

BrUn0H
 Compartilhar

Posts Recomendados

ZZ072AD975.jpg

Entrou em funcionamento o maior acelerador de partículas do mundo, o LHC - Large Hadron Collider ou em português, grande colisor de hadrões. Orçado em 4 bilhões de euros, é a maior máquina do planeta, com um perímetro de 27Km de extensão e com um total de 9300 magnetos supercondutores no seu interior. Segundo muitos, esta é a máquina do juízo final.

ZZ3944FEC6.jpg

Não é somente o maior acelerador de partículas mas também um dos maiores sistemas criogénicos, em que a temperatura dos magnetos supercondutores será de aproximadamente 271 graus negativos, utilizando cerca de 10.080 toneladas de nitrogénio líquido e 60 toneladas de hélio líquido. No entanto, o LHC é também uma máquina de extremo calor, pois aquando da ocorrência da colisão de dois protões, será gerada uma quantidade de calor de cerca de 100.000 vezes a temperatura do núcleo do sol.

O LHC contará ainda com o maior sistema de detecção jamais construído. Terá que ser capaz de detectar e gravar cerca de 600 milhões de colisões de protões por segundo e medir o deslocamento de partículas e o tempo com uma precisão assombrosa. Para ter uma noção da resolução métrica e temporal, poderíamos dividir o metro em largos milhões e o segundo em largos bilhões, para igualar a capacidade do LHC.

Adicionalmente, um sistema desta magnitude terá que contar com a maior capacidade computacional jamais reunida. A quantidade de informação produzida por cada uma das grandes experiências efectuadas no LHC ocupará cerca de 100.000 DVDs de dupla camada por ano (ver datacenter abaixo).

Entre muitas outras coisas, um dos principais objectivos do LHC é tentar explicar a origem da massa das partículas elementares. Para isso irá contar com aproximadamente 2 mil físicos de 35 países e dois laboratórios autónomos, o

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.
(Joint Institute for Nuclear Research) e o
(Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire).

Alguns cientistas acreditam que este equipamento pode provocar uma catástrofe de dimensões cósmicas, como um buraco negro que acabaria por destruir a Terra. Inclusive está actualmente a decorrer um processo no tribunal do Hawaii que tenta impedir a experiência, até que hajam mais provas de que não existem riscos. Outros ainda acusam o CERN de não ter realizado os estudos suficientes de impacto ambiental. Outra teoria ainda é a de que poderia ocorrer a formação de

; possibilitando uma reacção em cadeia e geração de "matéria estranha", que pode possuir a característica de converter a matéria ordinária em matéria estranha, gerando nova reacção em cadeia na qual todo o planeta seria transformado.

ZZ1DAA28E8.jpg

Apesar das alegações "catastróficas", físicos teóricos de notável gabarito internacional como

e
, além de vários outros físicos e engenheiros, afirmam que tais teorias são meramente absurdas e que as experiências foram meticulosamente estudadas e revistas, estando sob controle.

Entretanto, se um buraco negro fosse produzido dentro do LHC, ele teria um tamanho milhões de vezes menor que um grão de areia, e não viveria mais de 1x10^−27 segundos pois, por ser um buraco negro, emitiria radiação e evaporaria. Mas, supondo que mesmo assim ele continuasse estável, continuaria sendo inofensivo. Esse buraco negro teria sido criado à velocidade da luz (300 mil km/segundo) e em menos de 1 segundo ele atravessaria as paredes do LHC e se afastaria em direcção ao espaço. A única maneira de permanecer na terra seria se a sua velocidade fosse diminuída para 15 km por segundo. Supondo que isto ocorresse, ele iria para o centro do planeta, devido à gravidade, mas continuaria a não ser ameaçador. Para representar perigo, seria preciso que ele adquirisse massa, mas com o tamanho de um protão ele passaria pela terra sem tocar em nada (não parece, mas o mundo ultramicroscópico é quase todo formado por vazio), podendo encontrar um protão para somar à sua massa a cada 30 minutos a 200 horas. Para chegar a ter 1 miligrama, seria preciso mais tempo do que a idade actual do universo.

Informações adicionais e relatórios sobre a segurança do LHC tem obviamente sido produzidos e poderão ser consultados

.

Qual é a sua opinião? Será esta a máquina do juízo final ou um dos mais fantásticos e dispendiosos projectos científicos?

ZZ143C18F5.jpg

ZZ27DDC9EC.jpg

ZZ73D20E60.jpg

ZZ2B58355E.jpg

ZZ48EE195C.jpg

ZZ2E638B6B.jpg

ZZ031DC6CD.jpg

ZZ32740465.jpg

ZZ5CF9BC3E.jpg

ZZ567D1251.jpg

ZZ48C0C191.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obs: Nada mais de fim do mundo :D

Deu certo

"Começa experiência para recriar a origem do universo

O primeiro passo do experimento que pretende simular o Big Bang, a explosão que teria dado origem ao universo, foi concluído com sucesso. O gigantesco acelerador de partículas foi acionado na Suíça no dia 11/09/08"

Foi realizado

das 10;00 ate 2.30 hr

Link para o comentário

• Velha Guarda Ex-Staffer

Não poste duplamente, edite seus tópicos...

Obs: Esses buracos-negros com menos de 10cm só cresceriam a partir de comer matéria, oque seria dificil de acontecer...

de13ccf8cea1451ba054acd5eb78c4a1.jpg

Link para o comentário

AgT, vc está enganado...

Buracos negros não crescem e muito menos comem matéria

Buracos negros, são estrelas que acabaram de morrer, e por causa da grande gravidade existente numa estrela, ela atrai matéria próxima para o núcleo ( centro ), que é o grande espaço preto...

Logo após um dia, quando a gravidade se espalha, tudo que estava no núcleo, volta a sua órbita, se estiver inteiro xD

Estudei isso na sétima série, vc devia saber AgT ¬¬

Link para o comentário

Buraco negro tem uma explicação mais profunda xD

Eu não lembro direito a dedução da formula de gravidade mas acho que é assim:

Iguala Peso à equação da gravitação universal

m.g= GMm/d²

Corta as massas menores pq são iguais em valor.

assim você terá que gravidade...

g=GM/r²

A massa do corpo não se altera e seu volume retrai

d=m/v .:. Sua densidade é muito alta... imagina a massa da terra em uma bola de futebol...

Se o volume diminui logo o raio tb.

Como g e r são inversamente proporcionais...

se 5r .:. 1/25g (Se aumento o r 5 vezes o g diminui 25

Se 1/5r .:. 25g (Se diminuo o r 5 vezes o g aumenta 25

Isso cria uma super atração para o centro do buraco negro.

Obs: G é cte

Link para o comentário

poxa nunk pensei que um forum de cheats tmb fosse cultura xP

casazeq,freddy..tmb sao cultura..

e se o agt nao ta na 7 em qual c ta mano 0.o'

mas fzr esa joça...foi ideia do Djanho com certteza..

alguem acordou e disse..vou inventar uma maquina que pode matar o planeta todo se eu errar uma virgula nos calculos =D

Link para o comentário

lol velho eu n sabia disso :D

q foda \o

eu tava vendo, que esses protos ai do LHC, chegaram a 99,9% da velocidade da luz, e por um curto espaço de tempo deicharam de existir e passaram a existir mais a frente, ou seja, HOUVE O TELETRANSPORTE :D

é meus amigos daqui a poco vão inventar a tão famosa maquina do tempo ^^

OBS: eu to no 1º ano nem sabia disso e faço senai aushdisuadh

Link para o comentário

• Velha Guarda Ex-Staffer

Uma vez, o da minha varanda deu defeito e o buraco negro levou metade do cérebro do AgT (ele foi lá dá uma olhada nas coisas).

Sorte que ele tá vivo, só não posso dizer que ficou sem seqüelas, o garoto acha que está na 6ª série...

(Brincando tá Taiguara? ;))

Link para o comentário

poxa nunk pensei que um forum de cheats tmb fosse cultura xP

casazeq,freddy..tmb sao cultura..

e se o agt nao ta na 7 em qual c ta mano 0.o'

mas fzr esa joça...foi ideia do Djanho com certteza..

alguem acordou e disse..vou inventar uma maquina que pode matar o planeta todo se eu errar uma virgula nos calculos =D

Cultura inútil... você poderia viver sem saber disso tranqüilamente.

Tem muito coisa que a gente aprende e não tem aplicação prática real.

Link para o comentário

Cultura inútil... você poderia viver sem saber disso tranqüilamente.

Tem muito coisa que a gente aprende e não tem aplicação prática real.

lol...so tava zuando vc nunk ouviu tipo...alguem fla alguma coisa inteligente *tipo aquela* e outro alguem fala..nossa fulano tmb é cultura,vivendo e aprendendo e etc.. -.-

e concerteza tm muitas coisas q aprendemos que nao usamos para nada...

Link para o comentário

Só tem nerd ai para memorizar essas formulas ou cara de pau que vai no wikipedia para fingir que é espero... Vocês poderiam criar uma organização ja criei um nome. NIA ou NA (Nerds in Action), tem que ser em inglês =D

pois sei la vai q o mndo explode e eu nem sei prque :S

Prefiro morrer sem saber porque morri do que morre sabendo pelo oque morri....

Link para o comentário

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.