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Primeiro Programa C++ explicado


claudinhors
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Exemplo 1.1 - O primeiro programa

#include <iostream>

using namespace std;

 

int main()

{

cout << "Olá Mundo!" << endl;

cin.get(); // Pára o programa até o utilizador premir uma tecla

 

return 0;

}

 

Exemplo - Primeiro Programa

Vou explicar linha por linha o que acontece.

#include <iostream>

O #include faz com que o conteúdo do ficheiro que está a sua frente, entre <> (neste caso o ficheiro iostream) seja inserido no programa. Sem ele não poderíamos utilizar o comando cout, nem o endl. Estes comandos não existem em C++ puro, mas graças à biblioteca iostream, eles passam a existir. Esta biblioteca disponibiliza ferramentas para o programador tratar do input e do output, tornando a vida do programador muito mais fácil.

.

using namespace std;

Esta instrução também é necessária para se poder utilizar os comandos cout e endl. Resumidamente, todos os comandos que fazem parte da biblioteca std (standard) do C++ estão dentro de uma namespace. Deste modo é necessário mostrar ao compilador que pretendemos usar (using) a namespace std para termos acesso aos comandos cout e endl.

 

int main()

Qualquer programa de C++ tem de ter uma função main, que é a primeira função a ser chamada pelo programa. Uma função em C++ declara-se da seguinte forma:

tipo_de_retorno nome_da_funcao (argumentos)

{ instruções }

O tipo_de_retorno é o tipo da variável de retorno. No caso da função main, é o int (do inglês integer), que significa que a função irá actuar até encontrar uma instrução (return) a devolver um valor inteiro.

O nome_da_funcao é o identificador (nome com que chamamos a função) e, como esta é a função principal, é main.

Os argumentos são facultativos (neste exemplo não são usados, logo os '()' apresentam-se vazios).

 

cout

O cout representa o console output, que neste caso é a janela que é aberta pelo programa. Como se trata do output, nós queremos "mandar" para lá texto, e fizemos isso utilizando o operador de output (<<). Pensem nestes símbolos como se fossem um sinal a indicar a direcção: nós queremos mandar a expressão "Este e o primeiro programa de um futuro programador de jogos" e o comando endl para o console output. Tem bastante lógica :P .

"Olá Mundo!"

Isto é uma string em C++. As strings são um conjunto de caracteres e são definidos entre aspas "".

endl

O endl (end line) faz com que se mude de linha (é o mesmo que usar o ENTER num editor de texto)

cin.get()

O cin.get é uma função que fica à espera que o utilizador carregue numa tecla, impedindo que o programa abrisse e desligasse logo.

return 0;

O return faz com que a função termine e devolve (ou "retorna") um valor à função. Neste caso (na função main) serve para dizer à função main para parar e devolve-lhe o valor 0, significando que tudo ocorreu como previsto.

Conceito de bloco

Também convém falar no conceito de bloco. Um bloco é o que está dentro de chavetas em C++. Neste caso serve para dizer que o código que está dentro das chavetas '{' '}' pertence à função main.

Conceito de instrução

A maior parte dos erros cometidos pelos aspirantes a programadores em C++ (e é um erro comum em programadores mais experientes :) é o esquecimento de colocar os ';' no final de cada instrução. A maior parte das vezes (no programador menos experiente) isto deve-se à dúvida de quando se deve colocar os ';'.

Cada ';' deve ser colocado no fim de cada instrução em C++. Uma instrução pode ser definida como um passo. Cada vez que definimos algo para o programa fazer, temos que colocar um ';' no final.

Há algumas excepções, como as instruções do preprocessador (as que são precedidas por um '#', como o #include) e a definição de funções (não colocam ';' no final das chavetas das funções). Felizmente o erro não é muito grave, uma vez que o compilador acusa-o logo e só com prática é que irão superá-lo.

..............

Neste ponto só precisam de saber que a estrutura mais básica de um programa em C++ é esta. Podem alterar à vontade o que está depois de "int main() {" e antes de "cin.get();" (adicionando outros cout, com outros textos). Podem também retirar o cin.get() a ver o efeito (o programa abre e fecha logo).

Comentários

Os comentários servem para explicar a outras pessoas o que uma parte/instrução do código faz. Pode-se prescindir deles, mas é aconselhável a sua frequente utilização de modo a perceber-se melhor o código.

Há 2 tipos de comentários:

// Comentário de uma linha - Faz com que tudo o que esteja nessa linha seja um comentário.

/* Comentário que pode ser de várias linhas */ - Faz com que tudo a seguir ao /* seja um comentário, até encontrar o */.

Dica:

 

Normalmente no início de cada programa há uma breve descrição do programa. Por exemplo:

 

/**********************************

 

Programa de C++

Autor: João Portela

Data: xxxx

Desc: Programa de introdução a C++

 

**********************************/

Exemplo 1.2 - Protótipo de um Menu de um jogo

Este é apenas um protótipo de um menu. Nenhum dos comandos funciona (obviamente), serve apenas como um exemplo final.

/**********************************

 

Exemplo 1.2 - Protótipo de um menu

Autor: João Portela

Data: xxxxxx

Desc: Protótipo de um menu de um jogo,

só de leitura.

 

**********************************/

 

#include <iostream>

using namespace std;

 

int main()

{

cout << "Menu de Jogo" << endl;

cout << endl; //cria uma linha vazia

cout << "1 - Novo Jogo" << endl;

cout << "2 - Continuar Jogo" << endl;

cout << "3 - Opcoes" << endl;

cout << "4 - Ajuda" << endl;

cout << "5 - Creditos" << endl;

 

cin.get(); // Pára o programa até o utilizador pressionar uma tecla

 

return 0;

}

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