Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Aprenda a Jogar Magic The Gathering


Huluky
 Compartilhar

Posts Recomendados

Tutorial MTG

 

Bem, vamos começar com o tutorial, quem quiser um tutorial com imagens tem esse em .pdf disponibilizado pela wizzards.

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Aprendendo a jogar Magic

Acredito que muitas pessoas já tenham tido contato com o jogo, mas não viraram jogadores. Além do preconceito sobre o jogo (que será discutido em posts futuros), outro grande problema são as regras do jogo.

As regras são muitas e complexas, e grande parte dos que olham uma partida não entende nada do que está acontecendo. Essa postagem serve basicamente para te situar numa partida de magic.

 

1. O Jogo

No jogo você representa um poderoso mago, capaz de andar entre os planos (Planeswalker, Planinauta), e visa conquistar territórios. Você enfrenta outros magos também poderosos, e deverá vencer seu oponente ou deixando-o a zero pontos de vida ou então esgotando os recursos mentais de seu oponente (deixá-lo sem cards no grimório).

 

2. Como Fazer Isso

Para conseguir isso você invocará criaturas para lutarem por você, seja atacando seu inimigo ou te defendendo. Além disso você poderá usar mágicas que fortaleçam suas criaturas, enfraqueçam as de seu oponente, causem dano direto ou global, entre tantas outras opções.

 

3. Os Tipos de Cartas e suas Caracterísitcas Principais

Os tipos de cartas são: Criatura, Terreno, Artefato, Encantamento, Feitiço, Mágica Instântanea, Planinauta e Tribal.

Criaturas representam seus exércitos, elas lutam por você, e podem ser destruídas. Você só pode invocar uma criatura durante seu turno.

Terrenos te dão os recursos (mana) para você jogar suas mágicas. Você só pode descer um terreno por turno, embora eles não custem nada para entrar em jogo.

Artefatos são "objetos" que ficam em jogo e tem certos poderes para também te ajudar (também podem ser jogados apenas no seu turno).

Encantamentos são como os artefatos, só podem ser jogados em seu turno e ficam em jogo com seu efeito. Existem encantamentos do tipo Aura, que são aqueles que afetam apenas uma permanente que esteja encantanda.

Feitiços são mágicas poderosas, que requerem muita concentração, e por isso podem ser feitas apenas no seu turno. Eles são jogados, resolvem, e então são colocados no seu cemitério.

Mágicas Instântaneas são mágicas de menor porte, rápidas de serem feitas, e podem ser jogadas a qualquer momento no jogo (assim como habilidades de criaturas).

Planinauta é um tipo novo de permanente introduzido a partir da edição Lorwynn. Planinautas entram com certa quantidade de Lealdade, que conta como se fosse sua vida. Se a lealdade de um planinauta acaba, ele é colocado no cemitério, os Planinautas tem habilidades que podem ser jogadas uma vez por turno, dependendo apenas de você poder pagar por ela (elas custam lealdade ou aumentam a lealdade).

Tribal é um tipo de carta criada para uma brecha na regra. Uma mágica instântanea Tribal - Goblin por exemplo fará com que uma mágica instântanea possa ser também uma mágica de goblin, coisa que antes não poderia acontecer, pois apenas criaturas tinham tipo. Isso pode fazer a diferença se houver uma carta que diz "As mágicas de goblins custam 1 a menos para serem jogadas" por exemplo. Tribal vem sempre acompanhado de outro tipo de carta (Terreno Tribal, Encantamento Tribal...).

 

4. O Turno

O turno é composto de várias fases e etapas, de modo geral, você:

- desvira todas as suas permanentes;

- entra na fase de manutenção (pode jogar mágicas instântaneas);

- compra uma carta;

- Entra na fase Principal 1 (pode jogar Terrenos, Feitiços, Artefatos, Encantamentos, Criaturas e etc);

- Entra na fase de Combate (declara atacantes, bloqueadores);

- Entra na fase Principal 2 (Igual a fase Principal 1);

- Entra no final do turno (os jogadores podem jogar mágicas instaneas);

- Acaba o turno (As criaturas que sobreviveram perdem a "memória" do dano tomado, descarta-se cartas da mão até ter apenas 7);

 

E aí recomeça tudo, no turno do seu oponente.

 

5. Combate de Criaturas

Entendam que somente se ataca JOGADORES. Você não pode atacar uma criatura, você ataca somente jogadores.

Sendo assim, você pode mandar uma criatura para o território inimigo, afim de atacá-lo, e ele decidirá se vale mais a pena bloquear a criatura ou não.

Caso ele bloqueie, cada criatura tem dois números, um poder e uma resistência respectivamente, uma criatura que seja, por exemplo, 2/2, tem 2 de poder e 2 de resistência, enquanto uma criatura 3/4 tem 3 de poder e 4 de resistência.

 

Aqui entra uma grande sacada do magic, uma criatura 1/1 e uma criatura 6/1 se matam em combate, pois a contagem é feita que uma criatura causa seu poder na resistência da outra, ou seja, a criatura 1/1 toma 6 de dano no seu 1 de defesa (ficando "-5"), enquanto a criatura 6/1 toma 1 no seu 1 de defesa, ficando com "0" de resistência, e assim morrendo.

 

Para efeitos de regra, a resistência não muda, então falamos que é uma criatura com 1 de defesa e 1 de dano sobre ela.

 

Caso eu ataque com minha criatura 1/1 e o oponente não a bloqueie, ele tomará 1 ponto de dano, se a criatura tiver 2 de poder, ele tomará 2 pontos de dano, e assim por diante. Os jogadores começam a partida com 20 pontos de vida.

 

Bem é isso, com o tempo eu arrumarei melhor o tutorial. Até.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.