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Mega Tuto Bruxo/Clérigo/Sacerdote/Bispo


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Obs: Esse guia não foi feito por mim, Créditos à Miy, ele não é expert em magos, mais fez uma busca pra traze esse tuto pra galera. O guia é grande mais vale a pena...

 

 

 

Sumário

 

#1 – Prós e Cons.

 

#2 – Distribuição dos AP’s (Pontos de Habilidade; Build)

 

#2.1 –Build Normal

#2.2 – Pure INT

#2.3 – Blood Priest

#2.4 – Blood Bishop

 

#3 –Bruxo

 

#3.1 –Skills de um Bruxo

#3.1 –Skill Builds (Colocando seus pontos de Skill)

#3.2 –Áreas de Treinamento

 

#4 – Clérigo

 

#4.1 – Skills de um Clérigo

#4.2 – Skill Builds (Colocando seus pontos de Skill)

#4.3 – Áreas de Treinamento

#4.4 –Variado

 

#5 – Sacerdote

 

#5.1 –Teste de Classe

#5.2 – Skills de um Sacerdote

#5.3 – Skills Builds (Colocando seus pontos de Skill)

#5.4 – Areas de Treinamento

#5.5 –Suplemento

 

#6 – Bispo

 

#6.1 – Teste de Classe

#6.2 – Skills de um Bispo

#6.3 – Skills Builds (Colocando seus pontos de Skill)

#6.4 –Areas de Treinamento

#6.5 –Informação das Quests de Habilidades

 

1# -Prós e Cons

 

Prós:

 

.Classe super econômica.

Nossa habilidade de nos curarmos e não necessitarmos da skill “Proteção Arcana” para upar nos permite usar muito menos poções.

 

.Alta sobrevivência.

Bem, basicamente os Mobs (conjunto de monstros) tiram menos dano de nós pelas skills “Invencibilidade” (reduz dano físico) e “Resistência Elemental” (diminui dano mágico). Essa também é a razão de conseguirmos upar sem “Proteção Arcana” em muitos mobs de level alto ou ter um menor consumo de poções quando “Proteção Arcana” está ativado.

 

.Sacerdotes/Bispos são sempre bem vindos em partys.

Por causa das skills de curar, buffar (ato de dar mais efeitos/status) e mesmo pela nossa redução de danos tomados o que nos permite sobreviver bastante.

 

.Uma das classes de Up mais rápido na quarta classe (Bishop), mas não será mais uma classe econômica.

Devido à skill “Gênesis” você tem um dos ups mais rápidos, porém essa skill não é barata.

 

Cons:

 

.Dano baixo durante Clérigo e Sacerdote.

Nós somos basicamente classes de Suporte, ou seja, não possuímos dano alto (sendo assim, se você procura dano alto vá para outra classe D: ). Quando Bispo seus danos serão bem mais altos, porém o custo de MP será aterrorizador.

 

.Você precisa de uma internet estável para upar sem “Proteção Arcana” principalmente durante Sacerdote.

Razão Obvia. Quase todos os Mobs de level alto dão danos Extremamente altos (normalmente se morre no segundo hit!). Sem “Proteção Arcana” + Lag = Dê alo para sua Tumba :-D! “Proteção Arcana” ON = Consumo enorme de poções! Lembrem-se que não temos dano alto logo nossa velocidade de matar é bem lenta. Também não possuímos “selos” diferente dos Feiticeiros.

 

#2 – Distribuição dos AP’s (Pontos de Habilidade; Build)

 

#2.1 –Build Normal

 

O status inicial ideal é:

 

FOR = 4

DES = 4

INT = X

SOR = Y

 

SOR = Level + 3, essa é uma das regras comuns entre os Bruxos. Luvas, sapatos e chapéus de Bruxos são sempre SOR = [Level + 3]. Sobretudos (Overrals) são SOR = [Level + 2]. Para as armas depende do tipo, para mais informações consutem:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Como adicionar AP por level

 

O comum é “4 INT e 1 SOR” por level quando sua SOR estiver igual seu LvL + 3. Porém, quanto maior sua int, maior seu ganho de MP por level. Então alguns adicionam 5 pontos de INT por level e adicionam LUK quando vão usar o seu set. De ambas as formas o resultado final será praticamente igual (não digo igual pois nunca testei ou vi 2 bishops lvl 200 cada um seguindo por um desses caminhos para comparar.).

 

Eu devo sempre ter a quantidade de SOR necessária para um set futuro?

 

Não.

 

Por exemplo, você planeja usar “Seraphis” (Chapéu lvl 60), “Manute” (Luvas lvl 60) e “GoldRunner” (Sapato lvl 60), eles precisam de 63 de SOR para ser usado, mas, obviamente, você estará usando “Anakarune” (Sobretudo lvl 58) por ser o Overral mais próximo do seu lvl, ele necessita de 60 de SOR, mas esse Overral dá +1 de SOR (Então você possui 60, terá 61 quando ter ele equipado). Logo você devera ter 62 de SOR (com bônus de +1 = 63). Claro que será ainda melhor se você tiver um Escudo que dê + SOR para diminuir a quantidade necessária de pontos gastos.

 

Logo, concluímos: Sempre veja seus equips futuros e veja se eles dão bônus de SOR para poder usar mais pontos em INT e menos em SOR.

 

Quando parar de por SOR?

 

Decida sua Arma final e seu ultimo Set sempre vendo os equips com bônus de SOR. Por exemplo, se você for usar equipamentos do lvl 90 não use Arma de lvl 8x, sempre dê preferência para Armas de lvl superior ao Set para ter mais Ataque Mágico. Afinal, você já usou pontos para o set 90 mesmo.

 

Prós e Cons:

 

Prós:

- “Privilégio” de poder mudar sempre de Equipamentos (acompanhando o seu level)

- Defesa Física maior. (Pelos equips você pode matar mobs de lvl maior sem “Proteção Arcana” diferente do Pure INT)

- Perde menos EXP por morte (Devido a SOR) (~5%)

- Mais esquiva (recebe mais Miss) devido a sua SOR

 

Cons:

- Ataque Mágico menor que Pure INT (Necessita itens “godly” para chegar no ATKM do Pure INT)

- MP menor que o do Pure INT

 

O efeito da Skill “Maple Warrior”

Essa skill de Quarta Classe faz com que temporariamente seus status aumentem em certos %’s então nós podemos ter ainda menos SOR de base! Na parte dos Bispos falarei um pouco dessa Skill.

 

#2.2 – Pure Int

 

O status inicial ideal é:

 

FOR = 4

DES = 4

INT = X

SOR = 4

 

Como adicionar AP por level

 

Muito simples. Adicione todos seus pontos em INT sempre. Nada mais

 

Prós e cons

 

Pros:

- Maior ataque mágico.

- Maior MP por ter mais INT

- Não precisa gastar muitos mesos para ter Ataque Mágico alto (Exemplo: Mesmo com uma arma 7x/8x seu ataque mágico deverá ser próximo de um Priest Normal com arma 9x)

- INT extra maior usando o “Maple Warrior”

 

Cons:

- Usa o mesmo equipamento pela vida toda (Falta de SOR)

- Perde 10% de EXP por morte

- Defesa Física menor (Não se preocupe muito com isso. A skill “Invencibilidade” cobre essa falha)

- “Mira” baixa (Exemplo: Um Clérigo LvL 50 ainda pode dar Miss nos Mobs do seu lvl enquanto uma Build normal não. Mas esse problema diminui de acordo quando você upa)

 

Equipamentos

 

Existe um guia em inglês que explica os equipamentos e tudo dos Pure INT’s muito bem, para os interessados:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

#2.3 –Blood Priest

 

Um “Blood Priest” é um Sacerdote que sacrifica pontos colocando em HP em alguns Lvis em vez de por INT ou SOR.

 

Existem 2 Status iniciais ideiais:

 

Build 1: normal blood priest

 

STR = 4

DEX = 4

INT = X

SOR = Y

HP = Z

 

É como qualquer outro Sacerdote, exceto que ele sacrifica pontos de AP em HP. Essa build usa equipamentos normais com seu lvl de acordo com sua quantidade de LUK

 

Build 2: pure INT blood priest

 

STR = 4

DEX = 4

INT = X

SOR = 4

HP = Z

 

Essa builds é similar a de Pure INT, exceto que sacrifica pontos de AP em HP. Você pode usar equips de Pure INT ou equips normais que precisem apenas de 4 de SOR

 

Prós e Cons:

 

Prós:

- Maior chance de Sobrevivência (Mais HP) (Você pode upar sem “Proteção Arcana” mais cedo que as outras builds, mas é necessário ajuda para matar pela sua baixa velocidade de matar. Importante: Mesmo tendo mais HP, seu MP ainda será superior, logo em certos Bosses e Mobs “Proteção Arcana” deverá ser ativada! Ter mais HP não significa que essa Skill se torna dispensável)

- Melhores combinações de ataques (Por possuir mais HP eles podem fazer certas combinações de ataques que Sacerdotes normais não podem, como nos “Monglongs”, sem “Proteção Arcana”/”Hyper Body” eles podem usar 2 vezes a skill “Raio Brilhante” e depois usar “Cura”, diferentes dos Priests normais que precisam usar 1 “Raio Brilhante” e 2 “Cura” por causa do HP)

 

!Atenção! Se você for fazer um Blood Priest sempre use “Raio Brilhante” no up. Não utilizar essa skill (ou usar apenas umas vez, não usando a vantagem do seu HP alto) torna impossível querer competir sua velocidade de matar com a de um Sacer normal.

 

Cons:

- MP menor

- Ataque Mágico menor. Faz danos menores. (Por isso que é melhor fazer a Build 2, colocar ainda SOR nessa combinação faz seu ATKM cair muito)

- Dano e Cura menor da skill “Curar” (A sua cura aumenta de acordo com o MATK, não com seu HP, outro ponto para se for fazer essa Build usar a Segunda)

- “Mira” baixa (Mesmo em leveis altos você ainda terá uma quantidade considerável de Miss diferente das outras builds)

 

Como adicionar AP

 

Como dito antes, Build 2 > Build 1. Então, aqui o que normalmente se faz:

 

Lvl 1-70: Tudo em INT

70-XX: Tudo em HP

XX-200: Tudo em INT

 

Note que não existe Blood Cleric, desde que seus mobs quando Clérigo não tem tanto dano e é totalmente possível mata-los sem o HP extra, fazer um apenas dificultaria seu Up diminuindo o ATKM e pondo um HP desnecessário.

 

#2.4 – Blood Bishop

 

Um Blood Bishop é um Bispo que bota pontos de AP em HP ao invés de INT ou SOR, mas apenas depois que alcança seu ATKM desejado. É uma build muito semelhante à de Blood Priest, mas ele só coloca em HP muito depois. Para saber melhor sobre essa Build existe um guia muito bom em Inglês:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Então, que Build escolho?

 

Não existe uma Build certa a escolher. Cada um escolhe a sua pelas suas preferencias no jogo! Eu sempre prefiro a build normal, sem o HP, se precisasse usaria Equips de HP, mas você escolhe a sua! É seu Personagem, sua diversão (:

 

#3 –Bruxos

 

#3.1 –Skills de um Bruxo

 

.Raio de Energia

 

Lvl 1: MP -6, 20 de ataque básico, 15% de maestria.

Lvl 10: MP -9, 35 de ataque básico, 35% de maestria.

Lvl 20: MP -14, 55 de ataque básico, 60% de maestria.

 

Ataque Básico do Bruxo, normalmente se deixa ele no LvL 1. Não possui pré-requisito, ela não atravessa paredes e obstáculos.

 

.Garra Arcana

 

Lvl 1: MP -10, 11 de ataque básico, 15% de maestria.

Lvl 10: MP -13, 23 de ataque básico, 35% de maestria.

Lvl 20: MP -20, 40 de ataque básico, 60% de maestria.

 

Esse é seu ataque principal quando Bruxo, alem de mais forte que o “Raio de Energia” ele ataca 2 vezes. Ela atravessa paredes e obstáculos.

 

.Proteção Arcana

 

Lvl 1: MP -6; Substitui 11% do dano em HP por MP, durante 111 segundos.

Lvl 10: MP -8; Substitui 42% do dano em HP por MP, durante 330 segundos.

Lvl 20: MP -12; Substitui 80% do dano em HP por MP, durante 600 segundos.

 

Essa skill é sua Salva Vidas por um bom tempo! Isso temporariamente faz com que uma % do seu dano recebido seja no MP. Apenas use-a se estiver com pouco HP ou em monstros que matem você em 1~5 hits, lembre-se que ela suga muito MP em pouco tempo.

 

.Armadura Arcana

 

Lvl 1: MP -8; +2 na defesa contra armas, durante 54 segundos.

Lvl 10: MP -10; +20 na defesa contra armas, durante 200 segundos

Lvl 20: MP -16; +40 na defesa contra armas, durante 400 segundos.

 

Essa skill almenta sua defesa por uma quantidade de tempo, em leveis baixos parece muito bom, mas em leveis maiores é inutil ela não vai lhe salvar, nem mesmo ajudar signifcantemente. Deixe-a em 0.

 

.Recuperação de MP Melhorada

 

Essa skill faz com que você recupere mais MP a cada 10 segundos. Sua quantidade de INT tambêm influência a quantidade restorada. Essa skill é muito importante para economizar mesos!

 

Formula de quanto MP recupera:

 

Lvl de Recuperação de MP Melhorada x (Lvl do Personagem/10)+3

 

.Aumento de MP Máx. Melhorado

 

Lvl 1: Ao subir de nível, +2; se AP for aplicado, +1 sobre o MP Máx.

Lvl 5: Ao subir de nível, +10; se AP for aplicado, +5 sobre o MP Máx.

Lvl 10: Ao subir de nível, +20; se AP for aplicado, +10 sobre o MP Máx.

 

Você ganha mais MP a cada LvL UP e sempre que colocar seus Pontos de Habilidade em MP. É sempre bom ter essa skill Maximizada cedo pelo bônus de MP (:

 

#3.2 –Skill Builds

 

Build Normal

 

Level 8: Raio de Energia 1

Level 9~10: Recuperação de MP melhorada 5 e Aumento de MP Máx. Melhorada 1

Level 11~13: Aumento de MP Máx. Melhorada 10 (Max)

Level 14~17: Recuperação de MP melhorada 16 (Max) e Garra Arcana 1

Level 18~24: Garra Arcana 20 (Max) e Proteção Arcana 2

Level 25~30: Proteção Arcana 20 (Max)

 

Essa é uma build básica para o Primeiro Char, maximizando o MP rapidamente você gasta menos em poções de MP e após isso maximiza Garra Arcana. Essa build upa um pouco mais devagar, mas é ótima para economizar.

 

Build do Bruxo com dinheiro

 

Level 8: Raio de Energia 1

Level 9~10: Recuperação de MP melhorada 5 e Aumento de MP Máx. Melhorada 1

Level 11~13: Aumento de MP Máx. Melhorada 10 (Max)

Level 14~20: Garra Arcana 20 (Max) e Proteção Arcana 1

Level 18~24: Proteção Arcana 20 (Max) e Recuperação de MP Melhorada 2

Level 25~30: Recuperação de MP Melhorada 10 (Max)

 

Essa é uma build onde você pegará MP Máx. e depois parte para a Garra Arcana nessa build você pega sua skill de ataque mais cedo, mas como só pega Recuperação de MP no final e Proteção Arcana antes você deverá gastar muito em poções ou ficar bom tempo sentado (Outra opção para a build é trocar Recuperação de MP com Proteção Arcana o que deve economizar um dinheirinho)

 

Build de Ataque

 

Level 8: Raio de Energia 1

Level 9~15: Garra Arcana 20 (Max) e Recuperação de MP Melhorada 1

Level 15~17: Recuperação de MP Melhorada 5 e Aumento de MP Máx. Melhorada 2

Level 18~20: Aumento de MP Máx. Melhorada 10 (Max) e Recuperação de MP Melhorada 1

Level 21~24: Recuperação de MP Melhorada 16 (Max) e Proteção Arcana 2

Level 25~30: Proteção Arcana 20 (Max)

 

Essa build você começa pegando Garra Arcana tendo sua skill de ataque logo, porem você perde bastante do seu Max MP apenas recomendo ela se você tiver dinheiro para pots e for louco para upar rapido.

 

Build de Raio de Energia

 

Essa é a pior build possível, para fazer ela, siga uma das duas primeiras builds colocando Raio de Energia onde tem Garra Arcana e o ponto que sobrar você bota em Armadura Arcana.

 

#3.3 –Áreas de Treinamento

 

Lvis 8~10:

Nesse level você apenas terá Raio de Energia logo seu dano será baixo, slimes (lesmas) é o melhor para upar por você conseguir matar rápido e ter em grande quantidade.

 

Lvis 11~15

Aqui você pode continuar nas lesmas ou tentar ir à gosma (a.k.a slime) ele dá 10 de exp cada e você terá um up decente, lembre-se de ter cuidado para não morrer. Faça as quests do Grendel para ganhar pots de HP e MP.

 

Lvis 16~20

Gosma e cogumelo laranja são suas melhores opções, nesses leveis você será fraco até ter Garra Arcana em um lvl decente, no fim desses leveis pode ir para a Praia dos Porcos. (Lembre-se de pegar todo o dinheiro que dropar, é importante)

 

Lvis 21~25

Aqui você pode matar cogumelos laranjas, porcos e os tocos próximos de Perion. Você deve ser capaz de matar eles todos em uma boa velocidade.

 

Lvis 26~30

Esse será o melhor LvL para upar por ter Garra Arcana maximizada. Você pode ir nos Cogumelos verdes, Cogumelos zoombies, Cogumelos Espinhosos e vários outros. (Você também pode upar em kPQ)

 

#4 –Clérigo

 

#4.1 –Skills de um Clérigo

 

.Cura

 

Level 1: MP -12; Porcentagem de cura 10%

Level 10: MP -12; Porcentagem de cura 100%

Level 30: MP -24; Porcentagem de cura 300%

 

Funções da Cura

 

Como diz o nome, essa skill cura a nós mesmos e os membros da nossa party que estão na área de efeito da skill. Entretanto, a skill Heal, além de nos curar ainda causa dano em monstros “Undead” (Morto Vivo)!! É uma das skills mais usadas no nosso treino diário quando Clérigos. (Mas é necessário usar uma arma para causar dano, mesmo uma espada LvL 0! Para nos curar não é necessário armas)

 

Limites da Cura: Máximo de monstros/players que recebem o efeito da skill

 

O Maximo de membro nas Party é 6, logo o Maximo de players que podem ser curados é 5 (sem contar com você). Portanto, o numero máximo de monstros que podem ser atingidos é 5! Essa é umas das “principais” dificuldades que você pode ter: Juntar um MOB muito grande, nem sua cura consegue curar 100% nem você mata eles a tempo, mas lembrem-se da consumidora ativa de pots que todos possuímos: “Proteção Arcana”.

 

E lembrem-se sempre, quando numa party nossa principal função é curar os membros da nossa party nunca priorizando os monstros! (Caso tenham tantos monstros quanto membros da party a cura irá para a Party automaticamente)

 

Área de Efeito da Cura

 

A área de efeito é bem grande de fato, nós conseguimos acertar monstros que não estão na nossa elevação e curar membros da party do mesmo jeito! Mas ela ainda perde comparada a skills dos Feiticeiros.

 

Quantidade de HP curada

 

Obviamente, quanto maior o level da Skill mais cura, a quantidade de HP do jogador afeta a cura, mas insignificantemente. Sua cura vai depender principalmente da sua INT / ATKM![/b] Não tem sentido você ter HP enorme e INT / ATKM ruins já que você não conseguirá curar a quantidade de HP que tem e vai acabar morrendo. Lembro de um tópico no fórum “SleepyWood” onde havia uma Blood Priest level 40, ela adicionou apenas 20 de int e o resto em HP e no lvl 40 com sua Cura maximizada não curava nem 150 de hp, ou seja, quase nada do seu hp. Desastroso, não?

 

Lembrete: A quantidade de vida a ser curada quando a Skill Cura está maximizada não é seu HP x 3! Existem varios testes já feitos de Priests/Bishops que conseguem curar “Cavaleiros Draconianos” com “Hyper Body” (Possuem em media de 12k de hp) em 2 duas curas (Eles usam “Rugido do Dragão”duas vezes. Essa skill consome HP, ficavam me media de 3k~5k de hp) eram totalmente (quase totalmente) curados

 

Dano da Cura

 

Vamos dividir aqui em 3 partes:

 

(a) Instabilidade do Dano, Divisão de dano e o que o efeito de membros da party causam ao dano

 

O dano da “Cura” possui apenas 30% de maestria, por isso é bem instável. O dano vai diminuindo de acordo com a quantidade de Mortos Vivos na área. Cura é uma das únicas skills mágicas com tal dano instável. (para nossa “felicidade”). Quando um membro da Party (mesmo com HP cheio) entra na área da sua “Cura” o dano diminui ainda mais, por exemplo: você está matando 2 undeads e entra um membro, seu dano cai cada vez mais. É BEM irritante quando você está solando os Undeads e alguém entra na área de efeito, ele apenas atrasa os monstros a morrer. (Claro que considerando ele estar com HP normal/cheio).

 

(b) Fórmula

 

1. Antiga fórmula do fórum “SleepWood”

 

Dano máximo para UM Morto Vivo = 0.0259 x LvL x ATKM x (lvl Cura) / 10

 

Nota:

* Lvl, ATKM e lvl Cura se referem ao level do seu personagem, ataque magico total e level da sua Cura (30 no máximo) respectivamente.

* Esta formula ignora a MDEF do Mob. (Por essa formula o dano deveria ser maior do que é)

*Essa formula pode acertar em lvis menores, mas com o passar dos lvis e dos mobs ela começará a dar danos às vezes centenas de vezes maior do que ele é

*Essa formula terá 0% de chance de dar certo para lvis altos ou pessoas com pouco ATKM

*Ela não tem muita chance de acertar o dano de fato.

 

2. Formula da “Cura” por “Heartshealer” (SleepWood Fórum)

 

Fonte:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

Link da Calculadora:

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Limite do ATKM:

 

Antes de colocar seu ATKM na formula da Cura se calcula uma coisa chamada “Limite do MATK”

 

Limite do ATKM = 5.6 x M

M = Level do Personagem

 

Regras:

*Você não precisa aplicar seu Limite do ATKM caso seu ATKM (Denominado por Z) tiver uma diferença proxima a 5.

[Limite ATKM – Z] <= 5 OU [Z – ATKM] <= 5 // ATKM = Z

 

*Caso seu ATKM (Denominado por Z) for menor que seu Limite do ATKM em 41 pontos ou mais, deve se adicionar 40 ao seu ATKM

[Limite ATKM – Z] >= 41

ATKM = Z + 40

 

*Caso seu ATKM (Denominado por Z) for menor que seu Limite do MATK em 6~40 pontos, deve-se adicionar +0.47 MATK para cada MATK que você tem a menos

6 <= [Limite ATKM – Z] <= 40

ATKM = Z + [(Limite ATKM – Z) x 0.47]

 

*Para cada ponto de ATKM que você tiver a mais que sei Limite do ATKM deve ser diminuir 0.27 ATKM por cada ponto a mais que você tiver.

[Z – Limite ATKM] >= 6

ATKM = Z – [(Z – ATKM) x 0.27]

 

(<= = menor ou igual. >= = maior ou igual)

 

Fórmula do dano da Cura

 

HD = [(A/30)(ATKM^2)(0.014346)-DEFMm]/(n)

 

ATKM = Ataque Magico Total

DEFMm = Defesa Magica do Monstro

HD = Dano estimado da cura (Heal Damage)

A = Level da Cura

n = Numero de monstros no Range

*Para 1 monstro n = 1.0 / 2 monstros n = 1.25 / 3 monstros n = 1.5 / 4 monstros n = 1.75 / 5 monstros n = 2.0.

 

3. Formula da Cura por NekoneCat (SleepWood Fórum)

 

Dano máximo para UM morto vivo = (-0.00000000930070097298 * SOR^3 + 0.00000114245440636277 * SOR^2 - 0.00000678550546220552 * SOR + 0.0144845947915278) * ATKM * INT

 

Fonte:

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Link da Calculadora:

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Nota:

*Esta formula pode ser usada apenas para Cura no level maximo (30)

*Esta formula não foi ajustada visando a MDEF do monstro ainda

 

© Fatores que afetam o dano do Cura

 

Todas as 3 formulas comprovarão: INT e ATKM são os principais fatores que afetam o Dano da Cura

O HP NÃO AFETA o dano da Cura, talvez realmente altere algo, mas INT / ATKM é MUITO maior.

 

Curiosidade:

 

É possível usar Cura enquanto Pula! Você pode utilizar isso para aumentar sua área de efeito um pouco ou fugir de um ataque e ainda causa dano.

 

.Absorção de MP

 

Level 1: Para todo ataque: 11% de chance de sucesso, absorve 21% do MP máximo do inimigo

Level 10: Para todo ataque: 20% de chance de sucesso, absorve 30% do MP máximo do inimigo

Level 20: Para todo ataque: 30% de chance de sucesso, absorve 40% do MP máximo do inimigo

 

Absorção de MP tem uma chance de sugar o MP do inimigo depois de todo ataque mágico. Quando usado em um mob à chance do efeito é muito grande. Por quê? Porque quando você usa, caso não pegue MP de um monstro poderá pegar do outro, mas atenção que nós sugamos MP de UM monstro de cada vez, logo se você sugar o MP de um monstro até o fim, você não recebera mais MP! É sempre bom ter ela ativa quando se vai upar com Cura/RB (Raio Brilhante – Skill de Priest). Sem duvida essa é uma das importantes skills “meso savier”! Essa Skill não é tão boa para os Feiticeiros como para nós, não usamos Proteção Arcana no Up diferente deles, logo eles estão constantemente gastando poções de MP pela proteção arcana e em monstros de lvl alto os danos serão tão altos que mesmo com a Absorção de MP maximizada o MP não será totalmente recuperado):

 

.Invencibilidade

 

Level 1: MP -15; Dano Fisico -11% por 15 segundos

Level 10: MP -15; Dano Fisico -20% por 150 segundos

Level 20: MP -30; Dano Fisico -30% por 300 segundos

 

Essa skills nos dá um aumento incrível na nossa DEF.F desde que quando no lvl 20 diminui 30% nosso Dano Físico! É tanto que a DEF.F pode chegar a passar a de um DK (Dragon Knight / Cavaleiro Draconiano)!. Podemos upar com “Proteção Arcana” gastando menos pots de mp ou mesmo upar sem ela e não termos problema! (Lembrem-se que também existem certos ataques mágicos que são considerados físicos, então também sofrem o efeito da “Invencibilidade”)

 

.Teleporte

 

Level 1: MP -60; Teleporte, com 130 de distancia

Level 10: MP -33; Teleporte, com 130 de distancia

Level 20: MP -13; Teleporte, com 150 de distancia

 

Às vezes todos nós cansamos de andar o tempo todos e essa é nossa salvação! Quanto maior o lvl do Teleporte mais vezes você pode usá-lo com um gasto menor de MP E uma maior distância! Tele não só permite que andemos rápido para nossos lugares de treinos, mas também nos permite “missar” de ataques dos monstros teleportando! Teleporte Maximo permite que você vá para plataformas que no lvl 1 não e que você passe por Mobs grandes sem nem tocar neles, do que com lvl 1 você ainda levaria hit deles, eu acho bom nós Maximizarmos esta skill, porem existem os que preferem gastar mais MP e deixar ela lvl 1... Vai de cada um o uso dela ou não.

 

.Benção

 

Level 1: MP -12; +1 de Mira, Evasão, Defesa Fisica e Defesa Magica por 10 segundos

Level 10: MP -12; +10 de Mira, Evasão, Defesa Fisica e Defesa Magica por 100 segundos

Level 20: MP -24; +20 de Mira, Evasão, Defesa Fisica e Defesa Magica por 200 segundos

 

Essa é uma importante skill de Party. Principalmente para os Guerreiros, pois muitos deles para terem dano alto fazem Low-Dex builds, então os +20 de Mira são muito úteis para diminuir ou mesmo eliminar os Misses! Mas essa skill é útil para nós também, não pela Defesa física e mágica, mas pelos +20 de Evasão, mais misses = mais skills de ataque sem a necessidade de usar cura = mais velocidade de matar! (Essa skill é útil para todas as classes, apenas fiz uma referência aos Guerreiros por serem os mais “necessitados” dessa skill)

 

.Flecha Divina

 

Level 1: MP -12; Ataque Basico de 22, maestria de 15%

Level 15: MP -12; Ataque Basico de 50, maestria de 35%

Level 30: MP -24; Ataque Basico de 80, maestria de 60%

 

Outra skill ofensiva além de Garra Arcana e Cura! Mas essa é completamente dispensável, digo isso porque seu dano principal será em Mortos Vivos e monstros das “Trevas” atacando monstro por monstro o que é lerdo desde que temos a skill Cura que ataca em Mob e ainda lhe Cura! Sem dúvida Cura será seu melhor up até você ter “Raio Brilhante” como Priest. Além de essa skill ter uma forte concorrente quando você for um Bishop! Angel Ray tem o mesmo efeito que Flecha Divina, porem maior. (Lvl 1 AR = 123 ATK, lvl 30 FD = 80 ATK).

 

#4.2 –Skill Builds

 

Level 11 Flecha Divina Build

 

30: 1 Teleporte

31-40: 30 Cura (Max)

41-47: 20 Absorção de MP (Max) e 1 Teleporte

48-53: 20 Teleporte (Max)

54-60: 20 Invencibilidade (Max) e 1 Benção

61-67: 20 Benção (Max) e 1 Flecha Divina

68-70: 9 Flecha Divina (Level 11 Flecha Divina)

 

Adicionando 1 ponto em Teleporte no level 30 é melhor para viajar mais rapidamente e 1 de Cura é bem inútil. Maximizando Cura logo depois e após isso Absorção de MP você economiza um bom dinheiro! Maximiza-se Teleporte depois para facilitar o up em mapas grandes e após isso Invencibilidade e Benção finalizando com Flecha Divina. É a Build mais recomendada para os que não gostam de Flecha Divina lvl 30

 

Dica: Você pode por Cura até o lvl 15 e depois economizar seus pontos de habilidade até o lvl 40 e por tudo em Cura até o lvl 30, por quê? No lvl 15 seu custo de MP será 12, quando no 16 ele será 24 o valor de custo de MP da Cura é constante lvl 1~15 - 12 de MP e lvl 16~30 - 24 de MP. (Essa dica vale para TODAS as Builds!)

 

Level 1 Teleport Build

 

30: 1 Teleporte

31-40: 30 Cura (Max)

41-47: 20 Absorção de MP (Max) e 1 Flecha Divina

48-57: 30 Flecha Divina (Max) e 1 Invencibilidade

58-64: 20 Invencibilidade (Max) e 2 Benção

65-70: 20 Benção (Max)

 

O Clérigo decide que gosta de Flecha Divina, então maximiza ela e Absorção de MP o que economizará mais que Teleporte e pega Cura, Invencibilidade e Benção. Atenção para que deixando Tele 1 o gasto de MP nela será enorme! São 60 de mp por teleporte e não se teleportar atrasa no Up.

 

Level 1 MP Eater Build

 

30: 1 Teleporte

31-40: 30 Cura (Max)

41-46: 1 Absorção de MP e 18 Teleporte

47: 20 Teleporte (Max) e 1 Flecha Divina

48-57: 30 Flecha Divina (Max) e 1 Invencibilidade

58-64: 20 Invencibilidade (Max) e 2 Benção

65-70: 20 Benção (Max)

 

Similar a build anterior, só que agora quem fica com 1 ponto é a Absorção de MP, o gasto de mp’s não sobe muito porque você teleportará bastante, mas não é efetivo para economizar. Lembrem-se que Absorção de MP lvl 1 não vai juntar tanto MP logo o gasto de poções crescerá um pouco, em leveis baixos não é nada alarmante, mas em leveis maiores pode se tornar bem incomodo.

 

Level 1 Bless Build

 

30: 1 Teleporte

31-40: 30 Cura (Max)

41-47: 20 Absorção de MP (Max) e 1 Teleporte

48-53: 20 Teleporte (Max)

54-63: 30 Flecha Divina (Max)

64-70: 20 Invencibilidade (Max) e 1 Benção

 

Essa build é apenas seguida pelos que não irão jogar para sempre como Clérigo, visando apenas um forfun Solo, para nós mesmos Benção não fará grande falta, mas para as partys sim então fiquem avisados: Essa Build é única e extremamente para Solo! (E não, lvl 1 de Benção não é útil)

 

Level 15 Teleport + Level 6 MP Eater Build

 

30: 1 Teleporte

31-40: 30 Cura (Max)

41-42: 6 Absorção de MP

43-46: 12 Teleport

47: 2 Teleporte, 1 Flecha Divina

48-57: 20 Flecha Divina (Max) e 1 Invencibilidade

58-64: 20 Invencibilidade (Max) e 2 Benção

65-70: 18 Benção (Max)

 

Se você insistir em por Flecha Divina máxima essa será a melhor Build possivel, pois economizara da maneira mais eficiente. Teleporte lvl 15 é o necessário para guild PQ e Absorção de MP 6 possui uma chance considerável de funcionar e junta uma boa mp até.

 

Notas:

 

1. Benção: Por que se adicionar Tarde? Eu quero Ludi PQ!

 

Algumas razões para isso:

 

(a). Clérigos upam Solo quase o tempo todo

 

Você apenas vai começar a upar constantemente em Partys quando Priests, até lá quase todo seu up será solo

 

(b). O menor level para se pegar Benção é 45

 

Se você quiser pegar Bless cedo, faça o seguinte:

 

30: 1 Teleporte

31-40: 30 Cura (Max)

41: 3 Invencibilidade

42: 2 Invencibilidade e 1 Benção (Precisa de 5 Invencibilidade para ter Benção)

43-45: 9 Benção (Benção lvl 10 = Mínimo para Ludi)

46-48: 9 Benção

49: 1 Benção (Max) e 1 Absorção de MP

 

Por que isso é ineficaz? 1 – No lvl 45 sua Benção será lvl 10 que adiciona 10 de mira, o que não é realmente útil desde que as “Sniper pills” que custam 500 meso cada adicionam + 10 de mira. (Principal utilidade de benção = guerreiro low dex.). Quando maximizar Benção será lvl 49 (Ludi = 35 – 50) e a Exp só é boa para os lvis 30 ~ 47 +-. Então não vale a pena sinceramente.

 

© A Exp de Ludi apenas é boa até o mais ou menos level 45:

 

Em volta de 2x% nos leveis 35 ~ 40.

1x% nos leveis 43 ~ 46/47

Em volta de 6~8% nos leveis 47 ~ 50

 

Agora, quem garante que você poderá pegar Ludi PQ rapidamente? Ou fazê-la rapidamente! E nesse tempo que você espera poderia ter ido upar normalmente, então realmente vale a pena perder de por Absorção de MP ou outra skill para algo que nem é uma exp certa e rápida? Sem mais. Do resto é opinião pessoal de você ter ou não ela cedo.

 

2. Teleporte vs Absorção de MP – Qual adicionar antes?

 

Se você quiser adicionar outras skills antes você pode por Teleporte level 15 que tem uma boa velocidade e um custo de MP menor. Como temos vários Mobs possíveis para os Clérigos também é possível variar sua Build alternando entre Absorção de MP e Teleporte (Existem varias combinações como: 2 Abs. De MP e 1 Teleporte. 2 Teleporte e 1 Abs. de MP. 3 Abs. de MP – 3 Teleporte – 3 Abs. de MP – 3 Teleporte…)

 

3. É possível maximizar Absorção de MP/ Teleporte / Benção se eu quiser maximizar Flecha Divina?

 

Pra quem seguiu a ultima das builds (15 tele, 6 MP) você pode maximizá-las sacrificando pontos quando priest. Das skills “Perdição” ou “Convocar Dragão”. Perdição quase nunca é usado, é caro e não tem 100% de chance de funcionar e Convocar Dragão será totalmente substituído por Bahamut.

 

#4.3 – Áreas de Treinamento

 

Lveis 3x

*O nome dos Mobs está em inglês por não saber seus devidos nomes no nosso servidor. Desculpem-me, caso saibam os nomes de qualquer Mob, por favor, avisem!

 

Nesses leveis você estará pegando Cura, ou seja, ela ainda é ridícula em dano, por isso você deverá upar com Garra Arcana, escolha sempre monstros que você mate em 1 ~2 Hits, mais que isso never.

 

Javalis (Level 22, 550 HP, 42 EXP)

Na Terra dos Javalis Selvagens 2 é melhor que a Terra dos Javalis Selvagens 1, já que na 1 você terá o Boggies Jr. Que debuffam você o que atrapalha muito nos leveis baixos, nós não matamos eles rapidamente no começo, por tanto é uma boa ter uma Party aqui.

 

Cogumelos espinhosos (Level 22, 300 HP, 35 EXP) e Cogumelo Zoombie (Level 24, 500 HP, 42 EXP)

Esses Cogumelos do Ant Tunnel (Dungeon de SleepyWood/Selva do Sono) dão uma boa Exp e se encontram em grandes quantidades, nesses mapas sempre tem gente, não pense que sozinho você conseguira mais exp desde que tem um mapa todo de monstros e alem da demora de viagem fica bem cansativo, faça party e divida o mapa, a exp fica bem melhor (cogumelos espinhosos possuem pouca hp o que os permite matar rapidamente)

 

Crows (Level 25, 550 HP, 42 EXP)

O spawn deles na “Crow Forest” 1 e 2 em Zipangu. A habilidade deles de voar pode ser bem incomoda.

 

Olhos Malignos (Level 25, 720 HP, 50 EXP) *Evil Eyes (Não tenho certeza do nome do Monstro)

Caverna dos Olhos Malignos 1 e 2 na Selva do Sono tem um Spawn muito bom! Recomenda-se treinar aqui com mais 1 ou 2 pessoas para não perder tempo subindo e descendo.

 

Stirges (Level 20, 300 HP, 33 EXP)

Esses pequenos Morcegos possuem um HP mínimo e uma exp decente, uma boa idéia é você se juntar com mais uma pessoa para mata-los mais rapidamente, eles possuem um spawn ótimo também.

 

Duck (Level 22, 380 HP, 37 EXP) e Sheep (Level 25, 550 HP, 45 EXP)

Ambos estão nos mapas de Shangai, não são os melhores para se matar, mas dão uma boa exp.

 

Mascara de Madeira (Level 23, 500 HP, 42 EXP) e Mascara de Pedra (Level 24, 600 HP, 45 EXP)

Ficam nos Sítios de Escavações 1, 2 e 3. Você pode dar preferência a upar no 3 que é o único lugar sem Toco Fantasma que dá pouca EXP. Eles possuem um bom Spawn aqui fica opcional possuir party ou não, pois o mapa é gradinho até.

 

Caso você queira diminuir o gasto de pots, desligue a Proteção Arcana e se habitue a enquanto upa ficar de olho no sue HP para usar heal quando ele estiver baixo! Essa é uma pratica importante para o futuro principalmente quando você for 7x+ onde muitos dos mobs matarão você em 2 hits!

 

*Alguns monstros recomendados para o 4x podem ser mortos no 3x como os Jr. Cellions e os Jr. Lioners que dropam Overral lvl 38, Chapeu lvl 40, Bota lvl 35 e alguns outros equips. Mas neles você levará uma media de 3 hits para matar o que atrasara seu Up. Dê preferência a ele se quiser Dinhero/Drops e não velocidade de Up.

 

Lveis 4x

 

Cura maximizada! Agora você pode ir para Undeads, mas lembre-se que no começo você ainda pode ter misses então pode ir em monstros Não-Undeads para upar

 

Javalis de Fogo (Level 32, 1000 HP, 60 EXP)

Terra Queimada 2 é o melhor lugar! Nesses leveis você deve matá-los em 2 hits e se não quiser andar muito, faça Party e divida o Mapa.

 

Lioners Jr., Grupins Jr. e Cellions Jr. (Level 33, 1100 HP, 65 EXP)

Esses gatinhos de Orbis dão bom EXP e Mesos, o spawn e o drop tambêm podem ser muito uteis a você. Escolha qualquer um para upar desde que o elemento deles não influencia na Garra Arcana. Mais uma vez, você pode dividir o mapa com outra pessoa desde que ele é dividido em varias plataformas.

 

Assombração Jr. (Level 35, 1200 HP, 70 EXP)

Eles ficam no Metrô de Kerning. Você pode escolher dois caminhos: B2 e Linha 1 área 2. Apenas vá pela B2 se você for bom em Jumping Quest, se não você apenas perdera tempo nisso. Na linha 1 área 2 é bom fazer uma party e dividir o mapa pois ele tem varias plataformas e é bem grande.

 

Chronos (Level 37, 1750 HP, 82 EXP)

Localizados no “Ludibrium Path’s of Time” 2 e 3. Apelidados de “Stupid Ghosts” (Fantasmas Estupidos) por motivos desconhecidos (eles parecem um pouco estupidos mesmo, mas dropam escudo mágico, então que seja ú_u). Possuem um spawn bom e recomenda-se party, pois as fases são bem grandes e necessitam de muitas subidas.

 

Lupin Zombies (Level 40, 1800 HP, 90 EXP)

Dungeons das Arvores de Ellinia (Floresta dos Macacos 1 e 2) são os melhores mapas desde que quase todos os monstros são Undeads (Menos os Cursed Eyes). Você pode juntar os seus drops para vender ou para fazer a quest do Chapéu Lvl 40, eles são bem fáceis de matar (Tirando suas maravilhosas bananas! Como irritam mimimi). Fique feliz por ser clérigo é a classe com mais facilidade para matar eles! Lembrando que eles dropam o Staff de level 45 ^-^

 

Paper Lantern Ghost (Level 40, 1920 HP, 93 EXP)

Localizado no mapa “Night in The Forest” (Zipangu) eles ficam juntos de algumas Dark Cloud Fox (Level 45, 2600 HP, 110 EXP) que não são Mortos-vivos então você terá que matá-las com Garra Arcana. O mapa é longo e todo na horizontal então é bem conveniente de andar nele, party é bom nestes mapas.

 

Platoon Chronos (Level 41, 2050 HP, 93 EXP)

Mais um “Stupid Ghost” mate eles nos mapas: “The Path Of Time 1” e “Lost Time 1” (Ambos em Ludibrium). Eles dropam escudos mágicos tambem. Como os Chronos eles ficam em mapas bem grandes, recomenda-se Party.

 

Skeledogs (Level 44, 2450 HP, 107 EXP) e Mummydogs (Level 47, 2750 HP, 117 EXP)

Estes ficam apos os Sítios de Escavação, nas Tumbas 1, 2 e 3. Como nas Tumbas 2 e 3 aparecem também “Soldier Skeletons” que você não conseguirá matar (São de level 57) então é melhor ficar apenas no 1! Atenção que esses monstros diferentes dos outros Undeads NÃO POSSUEM MP logo Absorção de MP não irá funcionar então leve poções de MP caso queira treinar rápido e Teleporte será de grande ajuda nesse mapa.

 

Lveis 5x

 

Agora sim sua Cura terá dano bom e você pode partir para Mobs de lvl alto! Eu pessoalmente recomendo Assombrações e Pac Pinky, mas você pode ficar nos Skeledogs e Mummydogs se não se importar em upar em monstros com 0 de MP. (A sim, Pac Pinks dropam Tobis! Money $.$)

 

Zombie Lupins, Paper Lanten Ghost, Platoon Chromos, Skeledogs e Mummydogs

Vejam na Área de 4x sobre eles, todos eles podem ser usados para up nos leveis 5x por um tempo.

 

Assombração (Level 48, 2800 HP, 120 EXP)

Existem 3 mapas com eles nos Metrôs de Kerning: B3, Linha 1 Área 4 e Linha 2 Área 3. Se você for bom em Jumping Quest vá upar no B3 desde que o mapa é pequeno e o spawn grande! Linha 1-4 é muito boa! Mas o mapa é grande logo é melhor você dividir com uma Clérigo do seu level ou próximo e dividir o mapa em 2 ou 3 partes, lembrando que ele apenas nasce quando uma parte do mapa é completa. Tele é de grande ajuda nesse mapa. Linha 2-3 não é muito bom o spawn é mais devagar e teleporte é menos efetivo (plataformas muito distantes)

 

Zumbis Operários (Level 57, 4500 HP, 190 EXP)

Você pode ir nos Operários no mapa: “El Nath’s Forest Dead Trees 1-4” va para lá quando seu heal não der mais Miss! Com a alteração do Mapa o spawn não é mais tão bom, mas continua bem decente e eles dropam o “Black Book” usado para a Skill “Ressurrection” de Bishop (Acredito que quando ele vier não irá dropar tal item :/). Agora Singapura tem Undeads melhores por isso os mapas de Operários são bem vazios.

 

Pac Pinky (Level 58, 5000 HP, 200 EXP)

Estes monstros são Exclusivos do MapleSEA, MAS colocarei eles aqui, pois podem vir para o nosso servidor né... Caso realmente não saia para nós ele será futuramente retirado ):

Eles se encontram nos Mapas exclusivos de Singapure do MapleSEA “Mysterious Path 2 e Ghost Ship 1”. Treine no Ghost Ship desde que lá só tem os Pacs. Mesmo que você divida o Mapa com uma party (um encima e outro embaixo) apenas vá para lá proximo ao level 58, pois eles possuem um HP bem alto.

 

Lvis 6x

 

Slimy e Selkie Jr. são as melhores recomendações, sem duvida.

 

Assombração, Zumbis Operários

Leiam na area de 5x sobre eles, a exp deles começará a ficar obsoleta, mas se você não se preocupar em upar devagar...

 

Skeleton Soldiers (Level 57, 4600 HP, 190 EXP) e Officer Skeletons (Level 63, 7500 HP, 240 EXP)

Sua melhor localização será nos novos mapas de Perion “Camp 1, 2 e 3”, mas eles podem ser encontrados juntos com os Skeledogs e Mummydogs nas Tumbas 2 e 3! Eles além de um bom spawn e exp considerável dropam coisas boas! Overral LvL 58! Sapato LvL 50! Chapeu LvL 70! Staff ATKM 60%! Wand ATKM 60%! Claw Att 60%! Glove att 60%! E Por ai vai!!!

 

Pac Pinky

Ghost Ship 1. Lembrando: MapleSEA ONLY! Caso ele não venha para o bMS será retirado do guia.

 

Selkie Jr. (Level 60, 5500 HP, 220 EXP) e Slimy (Level 63, 5800 HP, 250 EXP)

Outros dois monstros MUITO bons exclusivos para o MapleSEA >_<”. Eles ficam no “Mysterious Path 3”, “Ghost Ship 2” (Apenas Slimy) e “Ghost Ship 5” (Apenas Selkie Jr.). O Spawn dele NÃO PARA! Quem já esteve em FOG (Forest of Golem) sabe o que eu quero dizer! Alem disso eles ainda dão muitos mesos (3xx~4xx) e um mapa grande! Dividindo em uma Party você deve apenas ficar parado soltando Heal numa plataforma e outra pessoa em outra e assim ir upando! Alem deles droparem itens muitos bons. Caso não venha pro bMS = Retirado do Guia.

 

Soul teddies (Level 63, 7600 HP, 245 EXP) e Master Soul Teddies (Level 67, 11000 HP, 265 EXP)

Eles se encontram em Ludi no mapa “Ludibrium’s Forgotten Path of Time 1” em level alto (65+) você pode tentar a sorte aqui pelos seus bons drops! Mas não esperem um Up rapido desde que o mapa é ENORME e exige muitas subidas. Dividir ele com Party é uma boa idéia! Alguns drops: Wand LvL 58, Luva LvL 70, Luva LvL 60, Chapeu LvL 60, Sapato LvL 70, Staff ATKM 10%!!!

 

 

Notas:

Os monstros aqui são apenas sugestões do guia, você pode treinar em qualquer outro mob a sua vontade. Para saber exp, hp, drop de todos os monstros, chequem:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

#4.4 –Variado

 

Nós não precisamos mais de Poções de HP por termos Heal?

 

Nossa, eu admito que rio muito quando vejo estes Clerics/Priests que acham que por termos Heal não precisamos de Pots! É importante sempre andarmos com poções, não por que Heal não dê conta do serviço, mas porque em vários momentos existem monstros que podem nos prender (Stun) impedindo que usemos Heal ou mesmo fujamos, como você sobreviverá ai? E como Priest então onde você upa em lugares que 2 hits = K.O? Por isso não se enganem.

 

Nós não precisamos de “Proteção Arcana” por termos heal?

 

Muito sempre pensam: “Nossa, essa skill só faz gastar pot, podemos nos curar mesmo, é disperdicio de mesos!”

 

Mas ai eu pergunto: O que você fará em monstros que tiram mais que seu HP? E os que tiram mais que seu HP mesmo com Hyper Body? Com Proteção Arcana Maximizado apenas 20% do dano ira para seu HP e 80% pro MP que normalmente é suficiente, você sempre usará ela para lutar com Bosses e Mobs de lvl alto, nosso treino em upar sem ela pelo Heal, Invincible e Elemental Resistance (quando for Priest), mas ela ainda será muito usada por você. Ou você espera sobreviver em Zakum, por exemplo, sem ela?

 

#5 –Sacerdote / Priest

 

Depois de passar praticamente 30 leveis quase apenas usando Cura PARABÊNS![/b] XD”. Agora você apenas deve fazer o teste de terceira classe, afinal Grendel não iria simplesmente lhe dar uma classe free né? rçrçrç

 

#5.1 –Teste de Classe

 

O teste consiste em 2 partes:

 

Batalha com o Lado Negro de Grendel

 

Localização: Ellinia (Floresta do Mal 2 / Forest of Evil 2)

Limite de tempo: 20 minutos

Pots que provavelmente precisará: 50 Red Bean Sunday, 20 All Cure Potions (Ou Agua Sagrada) para curar dos debuffs de Grendel e algumas poções de HP (para qualquer coisa)

(*Essa quantidade não será toda usada, mas é melhor prevenir do que remediar.)

 

Você lutará contra o lado negro de Grendel! Ele invocará 4 Tauromacis depois de algum tempo (lembre-se de SEMPRE estar usando Proteção Arcana desde que os Macis não são Undeads e possuem um dano alto, melhor perder algumas poções a ficar morrendo.). Para aqueles sem Flecha Divina Max. Deverão matar ele usando Garra Arcana, pode parecer difícil, mas não é, é possível matar ele em menos de 8~10 minutos a base da Garra Arcana. Evitem atacar os Macis, pois eles incomodarão bastante e use e abuse do seu teleporte para evitar os danos de Grendel. Nele você deve pegar um item que será dado a Grendel para você continuar na segunda parte:

 

Teste da Sabedoria

Localização: El Nath (Mapa Secreto no “Sharp Cliff 2”)

Coisas a trazer: 1 Cristal das Trevas (Dark Crystal) refinado (Não é um Cristal Negro!! (Black Crystal))

 

Responda TODAS as perguntas corretamente ou você terá que pegar outro cristal das trevas! ):

Vocês podem checar as respostas no Hidden.

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Parabêns por se tornar um Priest! (:

 

#5.2 –Skills de um Sacerdote

 

.Desencantar

 

Level 1: MP -15; Área afetada: 110%; Chance de Sucesso: 34%

Level 10: MP -15; Área afetada: 200%; Chance de Sucesso: 70%

Level 20: MP -20; Área afetada: 300%; Chance de Sucesso:: 100%

 

Desencantar tira os debuffs provocados pelos monstros curando todos da party dos status negativos em certa área! Essa skill será muito útil nos bosses, nos novos mapas de leafre, alguns lugares de aqua em fim, em todo seu up no lvl alto ele será útil.

 

Desencantar funciona em:

Skill Lock – Apenas desencantar e poções funcionam neste período

Darkness – Diminui o Acerto de armas físicas

Slow – Ela já diz tudo, mas poucos monstros dão este status como os Sharks, Papulatus e mais alguns

EXP Decrease Curse – O pesadelo geral, ela diminui a exp ganha por monstro D:

Weakness – Não pode pular

Poison – Envenenamento ora, poucos monstros dão esse status como os Operários na “cave of trials”

Wdef e Mdef up – Aumenta defesa fisica e magica dos monstros ao redor

 

Dispel não funciona em:

Stun – Paralisação do GateKeeper, Geyser do mapa dos Operários, Zakum, Manon, Griffey e mais alguns

Super Wdef e Mdef up – Aumento super, alguns monstros que tem ele: Peixe-Osso, Casa de Gobião, Pianus, Zakum

 

Depois de ver as vantagens todos chegamos na conclusão, tê-lo maximizado é muito útil e no max o range dele é muito grande o que cura todos logo você não se preocupa com desencantares desnecessários.

 

.Símbolo Sagrado

 

Level 1: MP -51; Dura 32 Segundos; Todos os membros da party ganham 102% de EXP

Level 15: MP -65; Dura 74 Segundos; Todos os membros da party ganham 130% de EXP

Level 30: MP -80; Dura 120 Segundos; Todos os membros da party ganham 150% de EXP

 

Essa skill é a principal razão das pessoas quererem party com Priest! Afinal, quem não quer upar com um rate maior? 50% a mais de EXP pra todo mundo! Wee /o/

 

Agora, atenção! Símbolo Sagrado só será 100% em party de duas ou mais pessoas! No solo o bônus será de apenas 10%, upando a 110% no lvl 30.

 

Delay do Símbolo Sagrado

 

Como vocês notarão que quando se usa Símbolo Sagrado existe um delay, uma demora em poder se mover e usar outras skills. Então, o que fazer? Não se preocupe, algumas dicas são:

 

-Usar numa escada ou corda, isso fará o delay sumir.

-Usar uma poção de HP quando levar dano e estiver no delay. Simples.

-Usar teleporte quando usa essa Skill (SIM! Teleporte funciona durante ela ^-^) assim você pode fugir dos ataques e evitar gastar em pots. Você pode teleportar 3 vezes durante o delay em qualquer direção.

-Usar proteção arcana no up.

 

Nota: Quando você usa SS tenha noção do seu HP, Buffs, Pots e onde você está. Usar SS no delay sem Invencibilidade ou Poções ou Proteção Arcana dependendo do Mob significa morte instantânea quando levar Hit!

 

.Resistência Elemental

 

Level 1: Aumenta 12% de tolerância contra ataques elementais

Level 13: Aumenta 36% de tolerância contra ataques elementais

Level 20: Aumenta 50% de tolerância contra ataques elementais

 

A versão mágica de Invencibilidade! Ela diminui 50% do dano de ataques elementais no max!!!! Você levará menos dano de ataques de fogo, gelo, trovão, veneno e cia. Ela permite que você use ZERO poções de MP em vários spots! Caso não tenha ela max você vai usar poção de HP até os infernos wtf seu HP não vai aguentar todos os danos que recebe de jeito maneira nenhum.

 

Exemplo de monstros com dano elemental:

Ludi: Soul Teddy, Master Soul Teddy, Klocks, Dark Klocks, Ursinho da Morte, Master Death Teddy, Vigia Fantasma, Grim Phantom Watch, Thanatos, Dual Ghost Pirate, Ghost Pirate, Viking, Papulatos

Zipangu, El Nath: Bain

Victoria: Tauromacis, Red Drake

Orbis: Lucida, Lioner, Cellion, Grupin

Aqua: Sparker, Freezer (Focas azuis no mapa de Aqua)

Leafre: Dual Beetle, Ataque de fogo dos Brextons, Ataque de Gelo dos Rextons, Lança Chamas do Wyvern.

 

Alguns mobs tem danos elementais óbvios como as bolas de fogo do bains, quando outros tem elementos “não-indentificados” como os Soul teddys, mas são elementais desde que RE diminui seu dano.

 

Exemplo: O dano do veneno dos operários por segundo, cai de 30 para 15;

 

Mas claro que não são todos os monstros que usam ataques mágicos! Aqui vão alguns:

*Monstros que usam dano mágico que é considerado físico, invencibilidade diminui eles

Aqua: Goby House

El Nath: Garra dos Coolies, Yeti, Dark Yeti, Yeti & Pepe, Dark Yeti & Pepe, Cerebes

Zipangu: Monglong ghost, Tapa de Anegos, Extra D, Crow (Boss)

Ludi: Buffon

Leafre: Haf, Blood Haf, Beetle, Birk, Dual Birk, Hobi, Green Hobi, Green Cornian, Dark Cornian, Nest Golem, Jr. Newtie, Blue Dragon Turtle, Red Dragon Turtle

 

*Monstros que usam dano mágico que não é elemental ou considerado físico

Aqua: Shark, Peixe-Osso, Lulas

El Nath: Werewolf, Lycan

Zipangu: Tiro do Male Boss, Tiro do Anego

Leafre: Blue Kentarus, Red Kentarus, Dark Kentarus, Ataque de vento do Red Wyvern, Blue Wyvern, Dark Wyvern, Ataque de distância do Brexton, Skelegon, Skelosaurus

 

Calculo do RE

 

Na verdade, é simples: Faça o dano mágico dele próximo ao dano físico com Invencibilidade

 

Você deve adicionar RE de acordo com o dano Físico recebido do monstro, por quê? Porque o dano mágico com RE deve ser SEMPRE menor que o dano físico com Invencibilidade, se você não sobrevive ao dano físico não adianta nada desde que ele lhe tocar e atacar é uma chance enorme e você morreria no meio dos mobs. Então para saber quanto de RE você precisa para um mob especifico, sabendo que seu dano é elemental só você ir testar o dano em vez de perguntar pra alguém ;]

 

.Raio Brilhante

 

Level 1: MP -21; Ataque Básico 60; Maestria 15%

Level 15: MP -35; Ataque Básico 80; Maestria 35%

Level 30: MP -50; Ataque Básico 105; Maestria 60%

 

Cansou de ficar no Heal? Nossa nova skill de área que acerta monstros Não-MortoVivos!! Raio Brilhante é uma skill Holy que dá 1.5x mais dano em monstros com fraqueza ao “elemento” Sagrado, incluindo quase todos os mortos vivos menos os da “família” Chronos, Paper Lanthern Ghost e mais alguns. Agora é possível acertar 6 monstros ao mesmo tempo em vez de 5 já que você não suga um dos efeitos! E bônus: O dano NÃO cai quando tem mais ou menos monstros levando hit <3~

 

Agora, nem tudo é sonho: O range, da distância que ele pega, é RI-DI-***-LA! Nem podemos comparar com as skills dos outros bruxos... Ele pega horizontalmente num range bom, mas verticalmente não, desde que monstros em plataformas acima de você nunca vão levar hit! E os monstros devem estar até que próximos para levarem o hit, mas hei! É melhor que nada né...

 

Mas apesar do range ela é uma skill essencial no seu UP nos Mobs de undead de lvl alto! Sim, você pode matar eles com Heal, mas alem de demorar ainda tem um dano instável e ruim comparado com RB, treinar upar com RB e heal ao mesmo tempo agiliza e melhora seu up principalmente por você virar uma classe de ataque! Mas, atenção: Você morre em 2 hits lá, logo é necessário pratica e agilidade nos dedos para se upar bem, sempre carregue poções de emergência e se conseguir upar sem Proteção Arcana o custo em poções de MP é quase 0 principalmente pros com Absorção de Mp e Teleporte Max;

 

.Porta Mística

 

Level 1: MP -80; Portal funciona por 30 segundos

Level 10: MP -53; Portal Funciona por 120 segundos

Level 20: MP -33; Portal funciona por 180 segundos

 

Essa é uma skill no mínimo conveniente, ela cria uma portal que te leva para a cidade mais próxima! Todos os membros da party podem usar e abusar dela enquanto não desaparecer! Ela pode ser usada para trazer os membros da party para o lugar de treinamento ou mesmo para ir à cidade resolver algo, ou mesmo comprar poções que acabaram. Mas atenção que Porta Mística gasta uma Magic Rock (Pedra mágica) a cada uso, elas podem ser compradas por 5k em El Nath (Esse preço apenas depois da quest dele, antes custa uns 7.5k).

 

Eu pessoalmente considero isso o auxilio antes do ress, desde que com isso você pode trazer os membros da party que morreram de volta ao mapa sem problemas! E a única diferença de ress é que ele não volta diretamente no mapa, mas ress também não diminui a EXP perdida, logo é igual 8D.

 

Algumas considerações sobre o uso dessa skill:

 

-Sempre use em Spots seguros, onde os monstros não apareçam! Imagina você trazer um membro da party com 50 de HP (a HP de quando morre) e um monstro aparece bem nele? Complicado eim.

-Bruxos em geral quando vão para algum lugar via Porta Mística imaginam que você usara em um spot seguro e não ativam Proteção Arcana, mas se por acaso você tiver que fazer em um lugar que não seja, avise-os para ativar! Ou irão chover reclamações em você. Rçrçrç

-Quando alguém com pouca vida ou que morreu entra na Porta Mistica lembre-se de cura-lo rapidamente, em um mob de lvl alto caso algum imprevisto aconteça e ele leve um dano, vai morrer.

 

.Convocar Dragão

 

Level 1: MP -32; Invoca um dragão com 64 de ataque base por 10 segundos

Level 15: MP -60; Invoca um dragão com 120 de ataque base por 80 segundos

Level 30: MP -80; Invoca um dragão com 150 de ataque base por 140 segundos

 

Essa skill invoca um pequeno dragãozinho que ataca passivamente em certos períodos de tempo, mas apenas um monstro e ele não ataca se você estiver em cordas ou escadas. Ele gasta uma Summoning Rock (Pedra de invocação) e por isso o melhor é você decidir em que lvl deixará essa skill e usa-la quando chegar neste level apenas. Se você quiser uma ajuda o treino bote ela cedo, isso fará com que mate mais rapidamente os monstros, mas cuidado que às vezes ele ataca mobs que você não está nem ai o que vai lhe atrapalhar. (E eu sinceramente, não acho uma grande ajuda, tanto que o máximo que ponho é 15 para o bahamut)

 

.Perdição

 

Level 1: MP -88; Muda por 5 segundos; Tem 52% de chance de funcionar

Level 20: MP -50; Muda por 15 segundos; Tem 80% de chance de funcionar

Level 30: MP -30; Muda por 20 segundos; Tem 90% de chance de funcionar

 

Perdição transforma até 6 monstros ao seu redor em Lesmas Azuis, mas atenção que se existem 6 monstros a chance de sucesso é individual, para um pode funcionar como para outro não! Caso tenha mais de 6 monstros os mais “velhos” (que nasceram primeiro) serão afetados. E ele pode ser usado em escadas e cordas!!

 

O que acontece quando o Mob é transformado?

 

-Dano físico é reduzido para 7% do original. (Ex: Caso ele tire uns 1.6k de hp, quando blue snail vai tirar 122)

-Ataque Mágico desativado

-Velocidade da lesma azul (Mobs que não podem andar vão poder caso virem lesmas)

-Monstros fracos ao elemento Sagrado quando transformados não são mais

-Mortos-Vivos quando Lesmas ainda são afetados pela Cura

-HP e EXP continuam o mesmo

 

*Dano físico seu não ira afetar o blue snail, ele tem a mesma esquiva que o monstro original.

 

Lembre-se que essa skill usa uma Pedra Mágica sempre que usada o que a torna uma skill carinha se usada frequentemente, então cuidado.

 

Usos da Perdição

 

-Em monstros com dano alto que você não poder tirar a Proteção Arcana

Ex: Caçando Gatekeeper

-Ocasionalmente em monstros que você não pode tirar a Proteção Arcana

Ex: Caçando Skelegons e Skelesauros

-Por diversão ^-//

Ex: Movendo Goby Houses pra deixar elas juntas

 

#5.3 –Skill Builds

 

Level 1 Porta Mística e 20 Perdição Build

 

70: 1 Raio Brilhante

71: 3 Desencantar (Para abrir Símbolo Sagrado)

72: 1 Porta Mística, 2 Simbolo Sagrado

73~82: 30 Símbolo Sagrado (Max) e 2 Resistência Elemental

83~86: 11 Resistência Elemental e 1 Raio Brilhante

87~96: 30 Raio Brilhante (Max) e 2 Resistência Elemental

97~98: 20 Resistência Elemental (Max) e 1 Desencantar

99~104: 20 Desencantar (Max) e 2 Convocar Dragão

105~114: 30 Convocar Dragão (Max) e 2 Perdição

115~120: 18 Perdição (Perdição 20)

 

Por partes:

 

1) Por que Raio Brilhante no level 70?

Fato: Você pode por esse ponto livre em qualquer skill, colocando em Raio Brilhante é mais para quebrar a monotonia do Heal e para ajudar um pouco ^-^

 

2) Por que maximizar Símbolo Sagrado cedo?

Obvio: Com SS max você é muito mais bem vindo em partys e agiliza upar!

 

3) Por que Resistência Elemental depois de Símbolo Sagrado?

Adicionar um pouco de SP em RE depois de maximizar SS é MUITO recomendado pois vai dar flexibilidade nos nossos spots permitindo ir em lugares de monstros com dano elemental e upar sem proteção arcana mais tranquilamente.

 

Por que não Raio Brilhante antes?

Quando você tiver Raio Brilhante em um lvl decente (9x) você poderá upar tranquilamente nos Bains e em mobs melhores, mas até lá ter RB antes significa upar ou só em mobs sem ataques elementais ou upar em lugares com esses monstros e se preparar para perder exp. RE antes é mais flexibilidade e sobrevivência principalmente por ela ser passiva.

 

Mas por que level 13?

Porque com isso nós podemos ir no monstro com maior ataque mágico elemental de ludi (não sei se é do jogo o-o), os Grim Phantom Watch de ludibrium, seu dano mágico normal é 1900, com ER 13 em media de 1216 que é próximo ao dano Físico! (Se for build normal, pure int leva mais dano) e tirando Thanatos onde não upamos ele é o mais forte, ou seja, com 13 é o suficiente para podermos upar, mas aconselho por max para reduzir o maximo possível o dano, e por isso não maximizamos de uma vez.

 

4) Desencantar ou Convocar Dragão primeiro?

A ordem pode ser invertida a sua vontade, desde que você queira ou não ir Zakum cedo e se você precisa da ajuda do dragão para upar. Como Bahamut (dragão quarta classe) precisa apenas de 15 do Summon Dragon você pode deixar ele 15 e maximizar Desencantar, ou seja Desencantar maximizado e no final de sua aventura como Priest convocar.

 

5) Por que Perdição não está maximizada?

Perdição max não tem 100% de sucesso e ela usada frequentemente fica cara para o bolso, perdição será usado poucas vezes mesmo e lvl 20 é o suficiente, maximizar perdição é perder ponto de outras skills.

 

6) Level 1 de Porta Mística é o suficiente?

Alguns dizem que level 1 é tempo até demais rofl. Normalmente caso os membros da party precisem ir para a cidade usam o Scroll de teleporte para cidade mais próxima e nós usamos porta para eles voltarem, logo 30 segundos é o suficiente. Lvl 1 também é suficiente para quem não upa por muitas horas, pois o que leva para vender e usar no npc não é muito e quem não sofre de lag, porque caso sofra de lag você perde segundos do Portal e pode perdê-lo. Caso você tenha apenas 1 lembre-se de sempre ter as coisas necessárias para não ficar gastar pedras a toa nesse vai e volta.

 

Max Porta Mística e 0 Perdição Build

 

70: 1 Raio Brilhante

71: 3 Desencantar (Para abrir Símbolo Sagrado)

72: 1 Porta Mística, 2 Simbolo Sagrado

73~82: 30 Símbolo Sagrado (Max) e 2 Resistência Elemental

83~86: 11 Resistência Elemental (13 RE) e 1 Raio Brilhante

87~96: 30 Raio Brilhante (Max) e 2 Resistência Elemental

97~98: 20 Resistência Elemental (Max) e 1 Desencantar

99~104: 20 Desencantar (Max) e 2 Convocar Dragão

105~114: 30 Convocar Dragão (Max) e 2 Porta Mística

115~120: 20 Porta Mística (Porta Max) e 1 ponto em qualquer skill.

 

Alguns Priests não querem adicionar perdição já que ele é raramente usado e caso, então seguem essa Build. A ordem das skills já foi mencionada na primeira. A sim! A principal razão de se ter porta max é para em leveis altos em Leafre poder upar sem problema desde que os spots ficam realmente longes de Leafre e existem monstros de lvl alto no caminho que dão um dano considerável.

 

Build de Reparação

 

Alguns priests seguem builds na segunda classe onde algumas skills como Absorção de MP, Teleporte, Bless, Flecha Divina não são maximizados e decidem maximiza-los na terceira classe. (maximizar Flecha Divina é um desespero ainda mais para gastar pontos de terceira classe... Pegue a quarta e consiga Angel Ray. Thx)

 

Nessa Build você pega os pontos de Perdição e botam nessas skills, você também pode tirar pontos de Convocar Dragão para isso só lembrar de deixar ele level 15.

 

level 15 Convocar Dragão, Max Perdição e 6 Porta Mística build (80 sec.)

 

70: 1 Raio Brilhante

71: 3 Desencantar (Para abrir Símbolo Sagrado)

72: 1 Porta Mística, 2 Símbolo Sagrado

73~82: 30 Símbolo Sagrado (Max) e 2 Resistência Elemental

83~86: 11 Resistência Elemental e 1 Raio Brilhante

87~96: 30 Raio Brilhante (Max) e 2 Resistência Elemental

97~98: 20 Resistência Elemental (Max) e 1 Desencantar

99~104: 20 Desencantar (Max) e 2 Porta Mística

105: 3 Porta Mística (6 Porta)

106~115: 30 Perdição (Perdição Max)

116~120: 15 Summon Dragon

 

Essa build é visando o Bahamut da quarta classe, diferente do Dragãozinho ele ataca 3 monstros simultaneamente, o dano dele É sagrado e não precisa de Summoning Rock!!!!!! Então podemos usá-lo a vontade >3

 

Os pontos em Perdição podem ser usados para outras coisas como maximizar outras skills ou mesmo em Porta, apenas recomendo Perdição 30 pela chance de sucesso e Porta 6 é o suficiente em vários casos.

 

level 15 Convocar Dragão, 20 Perdição e 16 Porta Mística build (156 sec.)

 

70: 1 Raio Brilhante

71: 3 Desencantar (Para abrir Símbolo Sagrado)

72: 1 Porta Mística, 2 Símbolo Sagrado

73~82: 30 Símbolo Sagrado (Max) e 2 Resistência Elemental

83~86: 11 Resistência Elemental e 1 Raio Brilhante

87~96: 30 Raio Brilhante (Max) e 2 Resistência Elemental

97~98: 20 Resistência Elemental (Max) e 1 Desencantar

99~104: 20 Desencantar (Max) e 2 Porta Mística

105~109: 13 Porta Mística e 2 Perdição (16 Porta)

110~115: 18 Perdição (20 Perdição)

116~120: 15 Convocar Dragão

 

Build alternative para a de cima.

 

Level 15 Convocar Dragão, 26 Perdição e 10 Porta Mística build (120 sec.)

 

70: 1 Raio Brilhante

71: 3 Desencantar (Para abrir Símbolo Sagrado)

72: 1 Porta Mística, 2 Símbolo Sagrado

73~82: 30 Símbolo Sagrado (Max) e 2 Resistência Elemental

83~86: 11 Resistência Elemental e 1 Raio Brilhante

87~96: 30 Raio Brilhante (Max) e 2 Resistência Elemental

97~98: 20 Resistência Elemental (Max) e 1 Desencantar

99~104: 20 Desencantar (Max) e 2 Porta Mística

105~107: 8 Porta Mística e 2 Perdição (10 Porta)

108~115: 24 Perdição (26 Perdição)

116~120: 15 Convocar Dragão

 

Outra build alternativa, a melhor eu acho. 2 minutos de Portal é o suficiente e Perdição 26 pode ser usado de vez enquando nos skelegons, alem de que Bahamut se pega cedo quando quarto job. A não ser que você seja super milionário para pegar gênesis muito cedo, onde o bahamut só vai atrapalhar. No final Perdição É uma skill boa e não vejo porque não ter de temos as skills essenciais em bons leveis!!

 

#5.4 –Áreas de Treinamento

 

Pequenos conceitos necessarios

 

1. Level Mínimo Necessário para Leech (Upar com alguém matando)

Level mínimo para o leech passivo = Level do Monstro – 5

Nota: Leech Passivo = Ganhar Exp sem Atacar os Monstros.

 

Os monstros listados aqui são os que eu indico para upar com um leech passivo atacando os monstros ao menos uma vez e ganhar uma exp decente, você pode ir antes dos leveis indicados, mas lembre-se de hita-los uma vez! Não é tão difícil se você estiver seguindo apenas um Personagem de Ataque e forem em Undeads ^-^// (Você não necessita 100% de HyperBody, mas caso tenha, ajuda)

 

2. Importância de Invencibilidade

SEMPRE ande com Invencibilidade ligada, principalmente em monstros com dano físico alto, é super importante isso, pois sem HB e sem Invencibilidade é uma passagem grátis para a cidade. Normalmente se usa na ordem:

 

Símbolo Sagrado > Bless > Invencibilidade.

 

Visto que SS tem a duração meio que curta, sempre fique de olho e lembre-se do Invencibilidade.

 

3. Importância da Resistência Elemental

Ela é uma skill Passiva, logo nunca estará “desativada” (ufa? Rsrsrs ^-^”), como foi dito nas builds, ela lhe permite varias de mobs com ataque elemental com menor preocupação.

 

4. Importância das Poções de HP

Leve poções não importa onde vá, elas são úteis em emergências e quando você não tem tempo de dar heal! (Ex: usando Raio Brilhante nos monglongs, você erra o tempo e não tem como dar heal e isso é bem comum na verdade...)

 

O tipo de poção depende do dano que você leva, vou dar um exemplo mais ou menos desde que estou sem imaginação: Você tem 1300 de HP sem HB e está nos Grims, ele dropa Unagi, uma “poção” que cura 1000 de HP, ele lhe dá um Hit de 1200, você tem 100 e HP e usa o Unagi, agora 1100, mas no próximo Hit você morre. Logo você precisa de uma poção que cure mais do que o dano dele! Entenderam a lógica?

 

5. Usar equipamentos de HP

 

Quando colocava essa parte no fórum o temido erro da LUG que o post não foi aparecia, estarei criando um link individual e colocando aqui ^-^”

 

6. Hyper Body

 

Não conte sempre com HB para sobreviver um hit, nem sempre o Draconiano vai lhe dar HB na hora certa e é necessário sobreviver sem ele! Lembre-se disso e evite estresses com esses Draconianos impontuais!

 

Área de Treinamento

 

Agora sim, vamos aos lugares de treino XD. Finalmente Atualizado :3

 

Nota: Qualquer menção de DANO será baseado na build NORMAL (ou seja, com Sor).

 

Levis 7x

 

Aqui seu Shining Ray ainda é level 1 e você estara se preparando pra partear mesmo, no começo você continuara solo, mas no fim pode começar a ter partys mais frequentemente ^_//

 

Assombração (Level 48, 2800 HP, 120 EXP) e Zumbis Operários (Level 57, 4500 HP, 190 EXP)

Ainda são upaveis no começo do 7x, mas não espere muito da exp. Para mais informações ver locais de up do 5x.

 

(FOG) Dark Stone Golem (Level 58, 4800 HP, 200 EXP) e Mixed Golem (Level 59, 6000 HP, 210 EXP)

Localizado na SleepyWood (Floresta do Sono), a FOG (Forest of Golem / Floresta dos Golens), possui um spawn fantástico! Para vir aqui é necessário ter Símbolo Sagrado, sua principal função será usar SS para os atacantes além de bufa-los e cura-los sempre que necessário, se possível use equipamentos que aumentem a sua velocidade de andar para poder acompanhar a party mais rápido.

 

Importante: Para se fazer uma BOA exp aqui, só com pelo menos 2 ou 3 atacantes e sempre mantendo a SS ativa. A exp individual dos monstros não é tudo isso, mas como mobam fácil com vários matando em mais de 100% de exp não é nada mal.

 

Selkie Jr. (Level 60, 5500 HP, 220 EXP) e Slimy (Level 63, 5800 HP, 250 EXP)

Monstros únicos do MapleSea. Mais uma vez: Caso não venham para o servidor BR serão retirados (mesmo que demora pra eu vir tirar .-.’). Sâo os melhores monstros pro começo do 7x sem dúvida.

 

Soul teddy (Level 63, 7600 HP, 245 EXP) e Master soul teddy (Level 67, 11000 HP, 265 EXP)

Não é o melhor mapa, longe disso: Os montros têm HP alta, o mapa é grande e tem que subir e descer muito, mas se estiver com tédio dos outros monstros e quiser mudar um pouco é opção. (Dividir o mapa facilita o up).

 

Mr Anchor (Level 68, 11500 HP, 275 EXP)

Eles se encontram na Ghost Ship 6 (Singapura), o spawn deles compensa um pouco pelo HP alto, o bom daqui é que como eles são monstros altinhos com Heal é possível atacar a plataforma debaixo usando de cima, umbom mapa para Heal Spam, Raio Brilhante não será bom nele. Uma boa dica é dividir com outro Sacer ou Mago o mapa.

 

Também é possivel dividir a exp com um Cavaleiro Draconiano usando Rugido do Dragão, combinando com Símbolo Sagrado é um bom up.

 

Leader B (LV 64, 9000 HP, 320 EXP) e Extra D (LV 72, 15100 HP, 465 EXP)

Ambos em Zipangu no mapa “Parking Lot”, é um mapa bom, mas perigoso. O dano médio do Extra D é 3xx com Invencibilidade e seu dano mágico é 7xx no Stab e 1k+ no Upper Cut. (Ambos são considerados físicos, invencibilidade diminui). É super necessário ter Símbolo num nível decente para vir aqui, você pode upar sem “Proteção Arcana”, mas ainda é perigoso, se puder equipe alguns equipamentos de HP, você provavelmente morre fácil pro Upper cut, por isso “Proteção Arcana” é bom estar ligado, o mapa vai custar em poções para upar, mas com uma boa party a exp é muito boa pro 7x.

 

Lvis 8x

 

Seu SS agora está bem útil, comece com partys mesmo! Você estará pegando Resistência Elemental e Raio Brilhante no final, então é um período bem divertido de up.

 

Selkie Jr. (Level 60, 5500 HP, 220 EXP), Slimy (Level 63, 5800 HP, 250 EXP) e Mr Anchor (Level 68, 11500 HP, 275 EXP)

No começo do 8x ainda são upaveis, mas agora não mais tão recomendados.

 

Ursinho da Morte (Level 85, 32000 HP, 1300 EXP)

Level mínimo para Leech: 80

Dano físico (Invencibilidade max): 7xx

Dano elemental (RE 0): 12xx. = Necessário level 3 de RE ou maior ou equipamentos de HP (Sacer 8x tem HP de 10xx geralmente)

 

Eles ficam no “Forgotten Path of Time 3” em Ludi, para uma boa exp faça party com um Draconiano visto que você ainda não tem RB num level bom e se for solar será com Heal.

 

Peixe-Osso (Level 92, 48500 HP, 2000 EXP) e Gobião (Level 85, 17000 HP, 1400 EXP)

Level mínimo para Leech: 87

Dano físico (Invencibilidade max): 9xx – 10xx (Peixe-Osso e Gobião House) e 7xx (Gobião)

Dano mágico:

- Peixe-Osso (não é físico nem elemental): 1.3k ~ 1.4k [nem invencibilidade ou RE funcionam]

- Gobião (invencibilidade max): 1.3k ~ 1.4k, ataque “físico” a distância.

 

No 85 o Heal já começa a não dar miss, tornando possível ficar de leech nesse mapa desde esse level, porém no 85 você ainda tem uma chance de morrer alta e uma certa dificuldade as vezes. Esses monstros estão em Aqua nos mapas “Deep Sea Gorge I e II”. Minha opinião o II é o melhor, pois possui mais Goby Houses (que além de tudo pode-se fazer a brincadeira da Perdição!). Para upar aqui faça party com um Mago de gelo ou com um Cavaleiro Draconiano.

 

*Com um Mago de Gelo: Use “proteção arcana” e ajude ele a atacar (mas sempre se mantenha seguro!), cure-o sempre e nade com cuidado se não quiser gastar poções como doido, mantenha distância suficiente das Goby houses quando ele estiver atacando, se ele tiver “Selo” será melhor ainda para prevenir super MDEF up e permitir um treino mais seguro.

 

*Com um Cavaleiro Draconiano: Não use “proteção arcana”, só se mantenha curando e bufando e ajude quando precisar, normalmente Draconiano faz um estrago ótimo nas casas dos gobiões e nos peixes então é bem tranqüilo, nade com segurança para não gastar poções e tente se equipar com equips de HP para ter 1.4k de HP sem Hyper Body. Caso não tenha os equips e quiser upar, quando o HB acabar se ele não por logo ative “proteção arcana” e peça HB, não é um método muito bom, mas dá pra sobreviver lol.

 

Dual ghost pirate (Level 87, 35000 HP, 1500 EXP)

Level mínimo para Leech: 82

Dano físico (Invencibilidade max): 9xx

Dano mágico (RE 0): 1.2k ~ 1.3k [RE diminui o dano]

 

Party full é o melhor para ele, o DGP fica no “Unbalanced Time” (Ludibrium), Concentre-se em curar a party e tomar MUITO cuidado para não acertar os DGPs, use equipamentos de HP ou “proteção arcana”, sempre fique usando Símbolo Sagrado e bufando, fora isso só vá auxiliando, se possível conseguir 2 Draconianos e eles sempre manterem a HB fica bem tranqüilo o up. Sempre que um DGP estiver atacando e o parceiro da party precisar de cura, vá sem medo, mas também se estiver se HB bote proteção arcana e gaste poções, manter a party viva é nossa função.

 

Red kentaurus (Level 88, 37000 HP, 1600 EXP)

Level mínimo para Leech: 83

Dano físico (Invencibilidade max): 8xx

Dano mágico: 1.1k ~ 1.2k [invencibilidade e RE NÃO diminuem o dano.]

 

Os Red Kentaurus ficam no mapa “Area of Red Kentaurus” em Leafre, mapa não tão bom, aqui você só poderá ficar no buff e heal, nada mais, cuidado com os monstros que caem das plataformas e talvez precise de equips de HP para poder sobreviver ao ataque mágico, caso level Stun use poções porque durante o Stun você não pode se curar.

 

Dark kentaurus (Level 88, 37000 HP, 1600 EXP)

Level mínimo para Leech: 83

Dano físico (Invencibilidade max): 8xx

Dano mágico: 1.1k ~ 1.2k [invencibilidade e RE NÃO diminuem o dano.]

 

Monstro considerável para solar perto do 9x, possui alguns drops consideráveis como equips de level 8x, para ir nele existem 2 mapas em especial que são muitos bons: “Area of Black Kentaurus” e “Battlefield of Fire and Darkness”. Para o primeiro deles uma party de sacerdotes é a mais recomendada, onde fica bem fácil por não ter que se preocupar muito com buffs, só na velha técnica da Cura, cuidado com o Stun do mapa e prepare poções de HP, no mapa do Battlefield é bom ir com um Mago de Gelo, nesse mapa só cuidar dos buffs, curar e atacar de preferência os Dark Kentaurus, deixando os Red com o mago. Para ambos o mapa providencie equipamentos de HP caso não sobreviva ao ataque mágico.

 

Master death teddy (Level 89, 40000 HP, 1720 EXP)

Level mínimo para Leech: 84

Dano físico (Invencibilidade max): 9xx

Dano mágico (0 RE): 1.2k ~ 1.3k [RE diminui o dano]

 

Ficam no “The Lost Time” de Ludi, sem muito que falar daqui, cuide dos buffs e da cura, a melhor party possível é com um Draconiano.

 

Bain (Level 90, 45000 HP, 1800 EXP)

Level mínimo para Leech: 85

Dano físico (Invencibilidade max): 9xx ~ 1xxx

Dano mágico (0 RE): 1.4k [RE diminui o dano]

 

Monstro muito bom para o up, fica nos mapas “Wanwan Spa of Hell” e “Armory” (Zipangu), mapa de Zipangu de longe o melhor pelas plataformas, level mínimo de RE pro mapa é o 10 onde o dano mágico fica em torno de 9xx. O Male Boss aparece sempre depois de algum tempo, perto dele sempre bote Proteção Arcana ON e quando longe Off, upar com um Draconiano recomendável. Uma boa idéia aqui é tenta por seu HP suficiente pra com Hyper Body agüentar 2 hits.

 

Monglong ghost (Level 100, 68000 HP, 3200 EXP)

Level mínimo para Leech: 95

Dano físico (Invencibilidade max): 1.2k ~ 1.3k

Dano mágico (Invencibilidade max): 1.2k ~ 1.3k

 

Monstro ÓTIMO, mas MUITO difícil, principalmente no 8x. Encontrado no mapa “Encounter with Buddha” (Zipangu) esse é um dos monstros favoritos de se upar de vários jogadores desde o 8x até o 9x, o mapa é uma horizontal, sem nenhum lugar seguro, Invencibilidade ON o tempo TODO, use equipamentos de HP e Hyper Body é MUITO importante, de poções você pode usar as que as Monglongs dropam, “Proteção Arcana” SEMPRE ON também, desde antes de entrar no mapa (é ridículo quando você entra, tem mob e morreu), o gasto em poções é bem alto sim e o fato que antes do 95 o leech passivo é impossível você tem que atacar pelo menos 1 vez elas para ganhar exp, por isso o melhor é ser só um atacante na party, onde você vai atraindo as monglongs e ele mata, lembrando de sempre dar um hit! Esse mapa você precisa de prática, por isso cuidado quando for, outro cuidado que a cada 20 horas+ o Crow Boss aparece, ele tira cerca de 6k de dano físico e mágico, se aparecer corra, mesmo que tenha que parar de upar, espere alguém ir matar ele.

 

Lvis 9x

 

Shining Ray! Durante esses leveis seu shining ray vai ficando forte, mas só será usado MESMO quando maximizado no level 96 ^-^”

 

Peixe-Osso (Level 92, 48500 HP, 2000 EXP), Gobião (Level 85, 17000 HP, 1400 EXP), Dark kentaurus (Level 88, 37000 HP, 1600 EXP), Master death teddy (Level 89, 40000 HP, 1720 EXP), Bain (Level 90, 45000 HP, 1800 EXP) e Monglong ghost (Level 100, 68000 HP, 3200 EXP)

 

Vejam o Up do 8x para detalhes desses monstros. Todos bons ainda para se upar no 9x, algumas notas em especial: Bains pode ser melhor que o mapa dos Lulas se tiver party boa; A partir do level 95 nas Monglongs você já pode upar com leech passivo, logo, pode colocar mais de 1 atacante na party.

 

Lula (Level 94, 52000 HP, 2200 EXP) e Risell Squid (Level 97, 49000 HP, 2500 EXP)

Level mínimo para Leech: 92

Dano físico (Invencibilidade max): 1k ~ 1.1k

Dano mágico: ??? (não lembro mais ou menos quanto fica, mas é menor que o físico)

 

Se forem upar neles, sempre vão no “Dangerous Sea Gorge II” o I é muito ruim em minha opinião pelos Gobys. Aqui sempre use Invencibilidade, upar com partys pode ser opcional caso você já tenha RB max (ou perto do max), upar com Proteção Arcana On é opcional, caso bote ela, cuidado quando nada pra não ir no meio dos mobs e caso seja necessário, tente sempre por Equips de HP pra COM HB agüentar 2 danos. Use HS nas cordas para eliminar o Delay

 

PS: Caso tenha um Sin/Dit na sua party, faça com que eles NÃO usem haste, haste na água faz com que nadar fique mais difícil e você naturalmente vai caindo em mais lulas sem querer, gastando mais pots.

 

Vigia Fantasma (Level 95, 53000 HP, 2300 EXP)

Level mínimo para Leech: 90

Dano físico (Invencibilidade max): 10xx ~ 11xx

Dano mágico (0 RE): 16xx ~ 17xx [RE diminui o dano]

 

No mapa “Forgotten Path of Time 4” (Ludibrium) são uma versão mais fraca do Grim, não são muito favoritados para upar, mas a exp não é lá tão ruim e o drop de mesos é bom (importante que os drops de equips e cia no geral são piores que os do Grim, por isso não gostam muito deles)

 

Red wyvern (Level 97, 53000 HP, 2500 EXP)

Level mínimo para Leech: 92

Dano físico (Invencibilidade max): 1.1k

Dano mágico:

- Flamethrower [lança-chamas] (max RE): 8xx ~ 9xx

- Gust Attack [o ataque das asas]: 1.6k ~ 1.8k [invencibilidade e RE NÃO diminuem o dano]

 

No mapa de Leafre: “Red Wyvern Nest”, um monstro muito bom para upar, porém bem difícil por 2 coisas: 1º) Você devora pots com “Proteção Arcana”; 2º) Precisa de uma party boa que saiba o que está fazendo. Nesse mapa se você estiver com um Draconiano, use Símbolo sempre nas cordas e mande-o SEMPRE te deixar com Hyper Body, sério, sem desculpas, SEMPRE com HB! Outra coisa importante que, Draconiano está longe de ser o melhor nesse mapa, primeiro que eles upam consumindo seus prórios HPs e por isso necessitam que fiquemos SEMPRE atrás deles curando, mas nesse mapa isso NÃO É possível! Se quer levar o Draconiano, pelo menos que ele tira 6k por burst! Fique nos spots seguros e só saia deles se necessário, 1.8k de dano é MUITO para um Sacerdote 9x que no geral chega nos 1.2xx ~ 1.3xx de HP (se não me falha a memória). Party nesse mapa é só uma questão de saber andar nele e você sempre estar pronto pra curar, buffar, usar Símbolo e mais uma vez, use equipamentos de HP.

 

Grim phantom watch (Level 100, 60000 HP, 2800 EXP)

Level mínimo para Leech: 95

Dano físico (Invencibilidade max): 1.1k ~ 1.2k

Dano mágico (0 RE): 1.8xx [RE diminui o dano]

 

No “Forbidden Time” (Ludibirum) estão os Grims, as versões mais fortes dos Vigias Fantasmas, possuem bons drops e dão uma quantidade de dinheiros bastante decente, tenha RE 13 no mínimo e use equipamentos de HP, Invencibilidade nunca pode deixar passar, NUNCA mesmo, Sem Invencibilidade = Morreu! No 9x normalmente os Sacerdotes só seguem um atacante para curar, bufar e usar Símbolo, até o 10x você ainda irá matar bem lento, pela faixa do 105~107 já dá para começar a solar usando a técnica do RB + Cura.

 

Level 10x-120

 

Peixe-Osso (Level 92, 48500 HP, 2000 EXP), Gobião (Level 85, 17000 HP, 1400 EXP), Dark kentaurus (Level 88, 37000 HP, 1600 EXP), Master death teddy (Level 89, 40000 HP, 1720 EXP), Bain (Level 90, 45000 HP, 1800 EXP), Monglong ghost (Level 100, 68000 HP, 3200 EXP)*, Vigia Fantasma (Level 95, 53000 HP, 2300 EXP), Grim phantom watch (Level 100, 60000 HP, 2800 EXP)*, Sotong: Squid (Level 94, 52000 HP, 2200 EXP)* e Risell Squid (Level 97, 49000 HP, 2500 EXP)*

 

Vejam as devidas seções para mais informações dos monstros, atenção especial aos com * após (mais recomendados para upar). Nesses monstros a Exp até o 110 é considerável, tente ficar neles até agüentar os próximos monstros pelo menos.

 

Nest golem (Level 110, 80000 HP, 4450 EXP), Skelegon (Level 110, 80000 HP, 4500 EXP) e Skelosaurus (Level 113, 85000 HP, 4750 EXP).

Level mínimo para Leech: 108

Dano físico (Invencibilidade max):

- Skelegon / Skelosaurus: 1.5k ~ 1.6k+ (normal) / 1.9k ~ 2.1k+ (angry mode [modo agressivo (?)])

- Nest Golem: 1.7k ~ 1.8k

Dano mágico:

- Skelegon / Skelosaurus: 2.9k ~ 3.2k+ [invencibilidade e RE NÃO diminuem o dano]

- Next Golem (Invencibilidade max): 1.9k ~ 2k

 

Sua Tarefa? Usar Símbolo Sagrado e Buffar. SÓ! Fique num lugar seguro do mapa, sempre dê Símbolo quando passarem por perto (o máximo que você pode fazer é ir numa corda próxima do atacante e usar). Eles se encontram nos mapas: “The Dragon Nest Left Behind” / “Revived Memory” (Só Skelegon / Skelosaurus) e “Peak of the Big Nest” (Todos os 3) [Leafre todos].

 

MP Mínimo para aguentar? Considerando que você só usará símbolo você não deve gastar muito MP, mas para agüentar um hit deles com Proteção: (80% de 3.3k ~= 2.640). Tente deixar seu MP 2.5k+. O mapa fica longe da cidade, se morrer é uma boa viagem. E evite andar com eles usando skills.

 

Notas:

Os monstrous aqui são apenas sugestões do guia, você pode treinar em qualquer outro mob a sua vontade. Para saber exp, hp, drop de todos os monstros, chequem:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

#5.5 –Suplemento

 

Calculo do Holy Simbol

 

Experiência feita por 2 Priests, os créditos são incertos pelo numero de pessoas que já passou isso ):

 

2 Priests, um lvl 121 e um lvl 105.

 

O Priest 121 matava 1 Grim e ganhava 2639 + 263 party bônus, a priest 105 1561 + 156 party bônus.

Total = 4200 + 419 party bônus

 

A Priest 105 matava 1 Grim e ganhava 2401 + 240 party bônus, o priest 1799 + 179 party bônus.

Total = 4200 + 419 party bônus

 

Grim = 2800 x 1.5 = 4200.

 

Party de 2 Pessoas = 150% de experiência dos grims +10% party bônus.

 

Experiência 2, feita com 3 pessoas na party:

Level --- Exp Quando Matou + Party Bônus --- Exp Que a Party Ganha quando mata + Party Bônus

12x Priest --- 1865 + 261 --- 1018 + 142

13x Priest --- 1966 + 275 --- 1119 + 156

14x F/P Mage --- 2100 + 294 --- 1253 + 175

 

Exp total:

12x Priest = 1865 + 1119 + 1253 = 4237

13x Priest = 1966 + 1018 + 1253 = 4237

14x F/P Mage = 2100 + 1119 + 1018 = 4237

 

Bônus total:

12x Priest = 261 + 156 + 175 = 592

13x Priest = 275 + 142 + 175 = 592

14x F/P Mage = 294 + 156 + 142 = 592

** 14% Bônus exp, mas 14% é um número “estranho” e o bônus variava em certas ocasiões num acrescimo de 36.

 

Somando 36. 592 + 36 = 629. 629 = 14.98%~15%.

 

Logo concluisse:

 

Party de 2 Pessoas = 10% Party Bônus

Party de 3 Pessoas = 15% Party Bônus

Party de 4 Pessoas = 20% Party Bônus

Party de 5 Pessoas = 25% Party Bônus

Party de 6 Pessoas = 30% Party Bônus

 

Método do Raio Brilhante + Cura

 

Esse é o método de Up mais rápido quando Priest principalmente nos Undeads ^-^// O uso de Shining Ray e Heal no timing certo permite um leveling bom e rápido. Ele é muito bom em mobs grandes como nos monglongs! E sem Proteção Arcana! Treine ele em Mobs mais fracos, mas com dano considerável, imagine que ele lhe mata em dois hits e pratique bastante! Lembre-se de levar pots de HP caso você erre o tempo!

 

Creditos: ==========> Miy, por criar o tuto

--------------------> Eu por postar, pros magos de plantão :D

 

=================================================D Agradeça

  • Amei 1
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