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Blue Dragon
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Posts Recomendados

Técnicas de Programação em C++ Builder (Completo 190 Páginas):

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topicos:

Introdução À Programação: Algoritmos

Exemplos

Algoritmos Em Portugol

Portugol

Variáveis

Declaração De Variáveis

Tipos De Variáveis

Identificadores De Variáveis

Constantes

Estrutura Do Algoritmo Em Portugol

Comando De Atribuição (<-)

Operadores Aritméticos

Entrada E Saída De Dados

Regras Para Escrever Algoritmos Em Portugol

Exercícios

Comandos De Controle

Desvio Condicional

Operadores Lógicos

Operadores Relacionais

Desvio Condicional Simples

Desvio Condicional Composto

Laços De Repetição (Loop)

Comando: Enquanto/Faça

Comando: Para / Até / Faça

Programação Em Linguagem C

Introdução A Programação Em Linguagem C

Declaração De Variáveis

Comando De Atribuição:

Blocos De Comandos:

Borland C++ Builder

O Ambiente De Desenvolvimento

A Interface De Desenvolvimento

Barra De Componentes

Formulário (Form)

Barra De Propriedades

A Criação De Programas

A) Entrada De Dados

Atribuição

C) Saída De Dados

E) Operadores Relacionais

Passos Para Criar Uma Aplicação Em C

A) Abrindo O C++ Builder

Adicionando Formulário

C) Inserindo Componentes No Formulário

D) Codificação Do Programa

E) Compilando Um Programa

F) Executando Um Programa

G) Salvando O Programa

Exercícios

Escopo De Variáveis

Variáveis Locais

Exemplo

Variáveis Globais

Desvio Condicional Em C

Desvio Condicional Simples

Desvio Condicional Composto

If’S Aninhados

Exemplo

Solução Sem O Uso De "If"

Exercício

Laços De Repetição Em C

Loop Para/Faça (For)

Loop Enquanto/Faça (While)

Loop Faça/Enquanto (Do/While)

Exemplo

Exercícios

Procedimentos Em C

Definição

Exemplo

Protótipo

Parâmetros

Exemplo

Função Em C

Definição

Declaração

Parâmetros E Retorno

Exemplo

Exemplo

Exercícios

Incrementos E Decrementos

Incremento/Decremento A Posteriori

Incremento/Decremento A Priori

Exercício

Atribuição Composta

Exercício

Atribuição Múltipla

Exemplo

Operador Interrogação (?)

Números Aleatórios

Sintaxe Do Comando

Exemplo

Comando Switch/Case

Sintaxe Do Comando

Exemplo

Timer

O Componente Timer No C++ Builder

As Propriedades Do Timer

Exemplo

Exercício

Estruturas Homogêneas De Dados

Matrizes Unidimensionais (Vetores)

Exemplos

Indexação

Exemplo

Exercício

Ordenação De Vetores

Algoritmo De Ordenação (Bolha)

Exercício

Strings

Exemplo

Exemplo

Copiando Strings

Comparação De Strings

Tamanho De Strings

Comparação De Elementos Da String

Conversão De Tipos

Convertendo Valores Numéricos Para Caracter

Convertendo String Para Valores Numéricos

Exercícios

Matrizes

Matrizes Bidimensionais

Matrizes Multidimensionais

Matrizes De Strings

Exercícios

Ponteiros Em C

Definição

Declaração De Um Ponteiro

Exercícios

Ponteiros Para Matriz

Vetores De Ponteiros

Exemplo

Exercício

Exemplo

Exercícios

Alocação Dinâmica De Memória

Introdução

Comando De Alocação

Exemplo De Alocação Usando O Comando Malloc()

Melhorando O Uso De Ponteiros

Exercícios

Portabilidade

Exemplo Do Uso De Sizeof

Exercícios

Arquivos Em C

Ponteiro De Arquivo

Abrindo Arquivos

Arquivos Tipo Texto

Arquivos Binários

Abrindo Um Arquivo Para Escrita

Observaçõe

Abrindo Um Arquivo Para Leitura

Fechando Um Arquivo

Comandos De Escrita E Leitura

Fputc()

Fgetc()

Exercício Com Fputc() E Fgetc()

Gravação De Strings Com Fputs()

Leitura De Strings Com Fgets()

Exercícios Com Fputs() E Fgets()

Leitura Com Fread()

Gravação Com Fwrite()

Gravação Com Fprintf()

Leitura Com Fscanf()

Exercícios

Registros

Definição

Inicialização

Exemplo

Exemplo

Acesso Aos Elementos Da Estrutura

Exercício

Matrizes De Estruturas

Exemplo

Exercício

Uso De Typedef

Exemplo

Exemplo

Gravação E Leitura De Registros

Exemplo

Exercício

Ponteiros Para Registros

Exemplo

Gráficos Em C

Introdução

Desenhando Linhas

Usando O Paintbox

Componente Panel

Desenhando Retângulos

Desenhando Elipses

Desenhando Pontos (Pixels)

Exemplo

Exercícios

Listas Lineares

Fila

Definição

Objetivo

Exemplo

Fila Circular

Pilha

Definição

Exemplo

Exercícios

Listas Encadeadas

Exemplo

Exercício

Exemplo

Operações Com Lista Encadeada

Exemplo

Listas Duplamente Encadeadas

Exemplo

Exemplo

Recursividade

Introdução

Exemplo

Exercícios

Exercícios Com Vetores

Exercícios Com Matrizes

Eventos De Formulário E Variávies Externas

Exercício Proposto

Listagem Do Programa

Umediacpp

Umediacpp

Rotinas De Ordenação

Componentes Do C++ Builder E Suas Principais Propriedades

Bitbtn

Principais Propriedades

Exemplo

Checkbox

Principais Propriedades

Exemplo

Combobox

Principais Propriedades

Exemplo

Listbox

Principais Propriedades

Exemplo

Pagecontrol

Principais Comandos

Exemplo

Radiobutton

Principais Propriedades

Exemplo

Radiogroup

Principais Propriedades

Exemplo

Scrollbar

Principais Propriedades

Exemplo

Speedbutton

Principais Propriedades

Exemplo

Stringgrid

Principais Propriedades

Exemplo

Tabcontrol

Principais Propriedades

 

 

Curso de Linguagem C - Completo 126 Páginas:

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descrição:Aprenda muita coisa sobre programação C nesta apostila, começa desde o básico até conceitos mais avançados sobre a linguagem

 

Apostila Avançada de Vetores em C++:

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topicos

Variáveis Unidimensionais - Vetores

Declaração e Inicialização de Vetores

Referência a Elementos de Vetor

Inicialização de Vetores

Tamanho de um Vetor e Segmentação de Memória

Ordenação de Vetores

Princípios Gerais de Ordenação

Método de Ordenação - Bubble-Sort ( Bolha )

Método de Ordenação por Iserção

Pesquisa em Vetores ( Métodos de Localização )

Localização Sequêncial

Localização Binária

 

 

C ++ Orientação a Objetos:

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topicos

Introdução a classes

Private e public

Métodos private

Construtores e destrutores

Métodos const

Interface e implementação

Objetos como membros

Classes internas

new e delete com objetos

Acessando membros via ponteiro

Ponteiros como membros de uma classe

O ponteiro this

Referências a objetos

Funções membro sobrecarregadas

Funções membro com valores default

Sobrecarregando construtores

Inicializando variáveis membro

Construtor de cópia

Métodos virtuais e passagem por valor

Construtor de cópia virtual

Sobrecarregando o operador ++

Sobrecarregando o operador +

Sobrecarregando o operador =

Conversão entre objetos e tipos simples

Arrays de objetos

Uma classe string

Exemplo de lista encadeada

Introdução a herança

Ordem de chamada a construtores

Argumentos para construtores da classe base

Superposição de métodos

Ocultando métodos da classe base

Acessando métodos superpostos da classe base

Métodos virtuais

 

C++ Como uma Linguagem de Programação Orientada a Objetos 389 paginas:

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Além de ensinar muita coisa sobre C, a apostila aborda o tema: orientado a objetos, como classe, herança, polimorfismo, e muito mais, veja o sumário:

C++ Como Uma Linguagem De Programação Orientada A Objetos.".

1.1. Especificando Uma Classe

1.2. Struct Em C++.

1.2.1. Atributos Ou Dados Membro.

1.2.2. Métodos Ou Funções Membro

1.2.3. Funções Membro Que Retornam Valores.

1.2.4. Funções Declaradas Externas A Classe , Funções Membro

Chamamando Funções Membro.

1.2.5. Algo Parecido Em Uma Linguagem Procedural

1.2.6. Construtores.

1.2.7. Construtores E Agregação.

1.2.8. Destrutores

1.3. Encapsulamento Com "Class"

1.3.1. Atributos Private, Funções Membro Public.

1.3.2. Um Dado Membro É Public

1.3.3. Compilando Um Programa Com Vários Arquivos

1.4. Tipo Abstrato De Dados.

1.4.1. Tad Fração.

1.5. Considerações C++:.

1.5.1. Const

1.5.2. Funções Inline.

1.5.3. Alocação Dinâmica Com New E Delete.

1.5.4. Referência &.

1.6. Recapitulando.

1.6.1. Argumentos De Linha De Comando

1. Classes E Objetos

2. Herança

2.1. Hierarquias De Tipos

2.1.1. Uma Hierarquia Simples.

2.1.2. Protected.

2.1.3. Redefinição De Funções Membro Herdadas

2.1.4. Uma Hierarquia De Listas Ligadas.

2.2. Hierarquias De Implementação

2.2.1. Fila A Partir De Uma Lista.

3. Polimorfismo, Funções Virtuais.

3.1. O Que Significa Polimorfismo.

3.1.1. Sobrecarga De Métodos

3.1.2. Redefinição De Uma Função Membro Para Uma Classe Herdeira

3.1.3. "Copy Constructor"

3.1.4. Sobrecarga De Função Em C++

3.1.5. "Default Arguments", Valores Sugestão

3.1.6. Sobrecarga De Operador

3.2. Classes Abstratas E Concretas

3.2.1. Classe Abstrata Iterador

3.2.2. Acoplamento De Mensagens

3.2.3. Contas Bancárias

3.2.4. Lista Heterogênea De Contas Bancárias

4. Tópicos Avançados

4.1. Friends

4.1.1. Uma Classe Permitindo Acesso A Outra

4.1.2. Operadores E Friends.

4.2. Herança Múltipla.

4.2.1. Um Exemplo Simples

4.2.2. Virtual Public E Resolução De Conflitos.

4.3. Polimorfismo Paramétrico (Template).

4.3.1. Tad Vetor.

4.3.2. Template De Função.

4.3.3. Herança E Templates.

4.3.4. Templates E Agregação4.4. Metaclasses

4.4.1. Um Tipo Simples Como Static

4.4.2. Um Tipo Definido Pelo Usuário Usado Como Static

4.5. Tratamento De Exceções

4.6. Conclusões

4.6.1. Árvore Binária

4.6.2. Simulação Dirigida A Eventos

 

Programação em C++ (627 Páginas):

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descrição:material fantastico

topicos

I Filosofia de POO

1 Introdução a Programação Orientada a Objeto

1.1 Passado/Presente/Futuro

1.1.1 Passado

1.1.2 Presente

1.1.3 Futuro

1.2 Seleção da plataforma de programação

1.2.1 Seleção do ambiente gráfico - GDI (bibliotecas gráficas)

1.3 Ambientes de desenvolvimento

1.4 Exemplos de objetos

1.4.1 Um relógio

1.4.2 Um programa de integração numérica

2 Conceitos Básicos de POO

2.1 Abstração

2.2 Objeto (ou Instância)

2.3 Classes

2.4 Encapsulamento

2.5 Atributos (Propriedades/Variáveis)

2.6 Métodos (Serviços/Funções)

2.7 Herança (Hereditariedade)

2.7.1 Herança simples .

2.7.2 Herança múltipla

2.8 Polimorfismo

3 Diagramas UML

3.1 Programas para desenho dos diagramas

3.2 Diagramas UML usando o programa dia

II POO usando C++

4 Introdução ao C++

4.1 Um pouco de história

4.2 O que é o Ansi C++?

4.3 Quais as novidade e vantagens de C++?

4.4 Tipos de programação em C++

4.5 Compilar, linkar, debugar e profiler

4.6 Diferenças de nomenclatura (POO e C++)

4.7 Layout de um programa

4.7.1 Arquivo de projeto

4.7.2 Arquivo de cabeçalho da classe (*.h)

4.7.3 Arquivo de implementação da classe (*.cpp)

4.7.4 Arquivo de implementação da função main (programa.cpp)

4.8 Exemplo de um programa orientado a objeto em C++

5 Conceitos Básicos de C++

5.1 Sobre a sintaxe de C++

5.2 Conceitos básicos de C++

5.3 Palavras chaves do C++

5.4 Nome dos objetos (identificadores)

5.4.1 Convenção para nomes de objetos

5.5 Declarações

5.5.1 Sentenças para declarações

5.5.2 Exemplos de declarações2 .

5.6 Definições

6 Tipos 6.1 Introdução ao conceito de tipos

6.2 Uso

de tipos pré-definidos de C++

6.3 Uso de tipos do usuário

6.4 Uso de tipos definidos em bibliotecas externas (STL)

6.5 Vantagem da tipificação forte do C++

6.6 Sentenças para tipos

7 Namespace

7.1 O que é um namespace ?

7.2 Usando o espaço de nomes da biblioteca padrão de C++ (std)

7.3 Definindo um namespace2

7.4 Compondo namespace2

7.5 Sentenças para namespace

8 Classes

8.1 Protótipo para declarar e definir classes

8.2 Encapsulamento em C++ usando o especificador de acesso

8.3 Classes aninhadas2 .

8.4 Sentenças para classes .

9 Atributos

9.1 Protótipo para declarar e definir atributos

9.2 Atributos de objeto

9.3 Atributos de classe (estáticos) .

9.3.1 Sentenças para atributos de classe .

9.4 Atributos const .

9.5 Atributos com mutable2

6 Atributos com volatile3 .

9.7 Inicialização dos atributos da classe nos contrutores2

9.8 Sentenças para atributos

10 Métodos

10.1 Protótipo para declarar e definir métodos .

10.2 Declaração, definição e retorno de um métodos

10.2.2 Definição de um método

10.2.3 Retorno de um método .

10.3 Passagem dos parâmetros por cópia, por referência e por ponteiro .

10.3.1 Uso de argumentos pré-definidos (inicializadores)

10.3.2 Sentenças para declaração, definição e retorno de métodos .

10.4 Métodos normais

10.5 Métodos const

10.6 Métodos estáticos

10.7 Métodos inline

10.8 Sentenças para métodos

11 Sobrecarga de Métodos 125

11.1 O que é a sobrecarga de métodos ?

11.2 Exemplos de sobrecarga

12 Uso de Ponteiros e Referências

12.1 Ponteiros .

12.2 Criação e uso de objetos dinâmicos com ponteiros

12.2.1 Porque usar objetos dinâmicos ?

12.2.2 Controle da criação e deleção de objetos com ponteiros2

12.3 Ponteiros const e ponteiros para const

12.4 Conversão de ponteiros2

12.5 Ponteiro this

12.5.1 Sentenças para ponteiro this

12.6 Usando auto_ptr2

12.7 Ponteiros para métodos e atributos da classe3

12.8 Sentenças para ponteiros

12.9 Referências (&)

12.9.1 Diferenças entre referência e ponteiro

12.9.2 Referências para ponteiros2 12.9.3 Sentenças para referências

13 Métodos Construtores e Destrutores

13.1 Protótipo para construtores e destrutores

13.2 Métodos construtores

13.2.1 Sentenças para construtores

13.3 Construtor default

13.3.1 Sentenças para construtor default

13.4 Construtor de cópia X(const X& obj)

13.5 Métodos destrutores

13.5.1 Sentenças para destrutores

13.5.2 Ordem de criação e destruição dos objetos

13.6 Sentenças para construtores e destrutores

14 Herança

14.1 Protótipo para herança

14.2 Especificador de herança

14.3 Chamando construtores da classe base explicitamente

14.4 Ambigüidade

14.4.1 Senteças para herança

15 Herança Múltipla

15.1 Protótipo para herança múltipla

15.2 Herança múltipla

15.3 Ambiguidade em herança múltipla

15.3.1 Herança múltipla com base comum

15.4 Herança múltipla virtual2 15.4.1 Sentenças para herança múltiplas

15.5 Ordem de criação e destruição dos objetos em heranças

15.5.1 Ordem de criação e destruição dos objetos em heranças virtuais

15.6 Redeclaração de método ou atributo na classe derivada

15.6.1 Sentenças para redeclarações

15.7 Exemplo de herança simples e herança múltipla

15.8 Análise dos erros emitidos pelo compilador2

16 Polimorfismo

16.1 Métodos não virtuais (normais, estáticos)

16.2 Métodos virtuais

16.2.1 Sentenças para métodos virtuais

16.3 Como implementar o polimorfismo

16.3.1 Sentenças para polimorfismo

16.4 Métodos virtuais puros (Classes abstratas)

16.4.1 Sentenças para métodos virtuais puros (classes abstratas)

16.5 Exemplo completo com polimorfismo

17 Friend

17.1 Introdução ao conteito de friend

17.2 Classes friend

17.3 Métodos friend

17.4 Sentenças para friend

 

 

 

 

creditos:apostilando

creditos do post:Blue Dragon

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Todas as linguagens tem seus prós e contras, sempre é bom mais conteúdo em qualquer área da WC, a do C++ tmb merece, nenhuma linguagem é inútil, ainda até hoje a COBOL e FORTRAN são usadas em larga escala, muito bom cara pelo seu post,pode me audar muito, principalmente é claro profissionais e iniciantes!

 

davirmts

 

não aprenda C e C++ ao mesmo tempo, mesmo porque as mesmas são completamente distintas e tem suas características próprias, o C++ já não é mais um "C com classes", ele já tem novos equipamentos tecnológicos ultra-avançados se compararmos com o C, concluindo, o C é uma linguagem primitiva e de baixo nível, embora seja usada em alguns sistemas operacionais como o linux, ela já não está mais sendo mais escolhida pela maioria dos programadores, devido a ela ñ ser orientada a objetos, sem falar que para se fazer cast (Conversões), vc tem q fazer coisas extremamentes primitivas, como por exemplo:

 

para converter o número 1.5 em um inteiro no C, faz-se isto:

 

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no C++ faz-se isso:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Ou seja, o C++ ainda deixa explícito para o leitor do código que o que ele está querendo fazer é uma conversão, e no C, fica implícito, fica uma bizonhisse!

 

no C++ nós temos os seguintes cast:

 

static_cast, dynamic_cast, const_cast, reinterpret_cast

 

Eu comecei aprendendo pelo C, mas já ia desistindo, foi qaundo conheci o C++, vi q ele era mais poderoso comparado ao C, e mandei brasa, por isso, recomendo fortemente que aprendam C++ de primeira, isso pq, como já disse, o C++ tem muitas grandes diferenças do C, embora sejam "irmãs", se aprender o C primeiro, pode ocorrer uma certa insatisfação quando vc pular para o C++, isso vai te obrigar a ficar bitolado no C para sempre!

 

flws

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