Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Diferenças e novidades do VB2008

burdug
 Compartilhar

Posts Recomendados

Bom,como prometido meu primeiro post explicativo de VB 2008.

Neste post colocarei algumas diferenças do vb 2008 pro vb 06(que não são poucas) mas vou logo avisando que este post não vai te ensinar a programar apenas faz referências para o pessoal que jah conhecia o vb06 e se assustou com a cara e os novos comandos do vb2008 voces vão me desculpar pela falta de imagens no post mas como estou no trabalho não posso ficar subindo imagens para a internet mas prometo que com o tempo vou editar o post com imagens e cada vez mais diferenças sendo assim este é só o começo de uma longa jornada de esclarecimentos sobre a nova ferramenta da Microsoft

Bom então vamos nessa!! \o/

A principal diferença como eu postei anteriormente é o fato de que o VB passsa a ser orientado a objeto (como havia dito isso ocorre desde o 2005) e os controles principais (FORMS) passam a ser referenciados como classes.

Logo que você vai para a interface de código você nota que toda vez que vai digitar um comando ele já aparece aquela boa e velha listinha que antes só aparecia para mostrar as propriedades e ações do comando, este é o tão aclamado recurso IntelliSenseque detecta todas as modificações e comandos que você faz durante a programação, outra diferença que na minha opinião foi ótima é a ausência daquela tela chata que pula toda vez que você começa um comando e não termina e que agora ele mostra os error de maneira mais inteligente com pequenas marcações como as do Word embaixo das palavras

Outra diferença é que a maior parte dos controles utilizados no VB já estão abertos ou seja você não precisa ficar estanciando a utilização deles.

Uma má noticia para os programadores DAO de plantão, esqueçam a DAO ela fica obsoleta nessa versão apesar de ainda poder ser utilizada o recomendado é a utilização da nova linguagem LINQ que eu vou explicar mais a frente.

Mas o que diabos é LINQ?

Isso é o que vocês vão me perguntar então ai vai a resposta é o SQL voltado diretamente para a programação, isso segue um grande ???? então eu vou explicar melhor

A Language integrated Querry ou LINQ serve para o controle e acesso inteligente a dados contidos geralmente em arrays ou Datasets ou seja serve para criar consulta (com uma sintaxe que lembra o SQL) no próprio VB o que torna a programação mais simples e dinâmica segue um exemplo do comando linq

Dim a(10) As intger

Dim a() As Integer = {1, 7, 4, 2, 91, 12, 23, 37, 42, 100, 5, 13, 290, 55, 13,45,17}

Dim numeros = From numero In a where numero>42

Isto vai retornar o novo array de números com o valor (100,290,55) “Lindo não”

Ta ok vamos explicar melhor o linq sempre começa com FROM (diferente do SQL que começa com Select) logo após é colocada uma veriavel que não precisa ser declarada (numero) que o próprio vb interpreta logo após indicamos de onde vem a consulta linq usando a clausula In seguida da variável declarada (no caso “a”) seguida do where que tem a mesma função do where no sql seguida de uma condição

Percebe que nos nunca indicamos o tipo da variável que vai receber a consulta “números” isso ocorre pois o VB interpreta automaticamente esta variável como sendo do tipo Sytem.Collections.Generic.IEnumeralbe(Of Integer) sendo assim o recurso Intellisense se encarrega de “Adivinhar” as propriedades que se referem à variável criada. Ai você me pergunta mas e o velho Select do SQL? Ele fica sub entendido na linguagem ou seja o programa sabe o que você quer selecionar ^^

Legal não? O LINQ pode ser usado a qualquer momento da programação e para consultar todos os tipos de “Listas” como Bases de dados,Lists,arrays e etc.

Bom este é só o começo aguardem que conforme o tempo eu vou postar mais e mais explicações sobre o VB 2008 (E alguns tutoriais, mas isso só nos fins de semana ^^).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.