Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

PangYa - Tutorial Eagle Back Spin

XissDee
 Compartilhar

Posts Recomendados

Bom pessoal, como muita gente ainda tem duvidas sobre BackSpin, ajuntei todo o conhecimento adquirido nesse tempo que jogo o PangYa e coloquei aqui nesse tutorial para quem se interessar.

Formula para o desvio lateral no BackSpin:

Seno do angulo x Força do vento x Influencia do taco

Alem de adicionar ou subtrair as inclinações da bola / green que explicarei detalhadamente abaixo.

Seno do angulo:

Eu uso calculadora cientifica "Cassio FX-82SX", mas para quem não possui uma e deseja evitar a calculadora do Windows, coloco abaixo o seno dos ângulos de “1” á “99” graus, para facilitar a utilização de uma calculadora simples:

seno.gif

Força do vento:

Na figura abaixo você pode obter claramente a força do vento no lugar desse "?" independente da direção do vento / posição da seta azul:

Vento.jpg

Influencia do taco:

Na realização do BackSpin utilizo como influencia "1,13" para os tacos Wood "1W, 2W e 3W" obtendo um grande numero de acertos.

Para poder explicar passo a passo, loguei no PangYa é entrei no modo família utilizando como exemplo o buraco nº. 1 do mapa WizWiz.

Vamos ao que interessa?

Desvio Lateral

1º Passo - influencia do vento no Desvio lateral.

Deparo-me com um vento de força “3”em um angulo de “60º” à direita como mostro na figura abaixo:

angulo.jpg

Lembrando que para ter uma melhor visualização do angulo entrei em modo de visão aérea apertando o segundo botão do mouse / botão direito!

De tanto jogar eu já pego o angulo no olho, mas no começo criei uma boa ferramenta para decifrá-los e utilizei nesse exemplo para que não houvesse falhas!

De uma olhada no fim do tutorial em ferramentas como cria-la e utiliza-la!

Neste caso utilizei a Formula BackSpin citada acima

Seno do angulo = seno de 60º = 0,8660 x Força do vento = 3 x Influencia do taco = 1,13

0,8660 x 3 x 1,13

Pronto tenho o primeiro resultado!

"2,93"

2º Passo - influencia da Inclinação na bola no Desvio lateral.

Observe na figura abaixo a inclinação na bola detalhada:

ib.jpg

Cada quebra nessa linha verde que estão circuladas em vermelho é referente a 0,2 de inclinação.

Para ter uma melhor visualização, segurei Ctrl + seta para cima "^" e soltei a barra de força como se fosse realizar a jogada, mas deixei-a ir até o fim e voltar sem interrompela, assim as quebras ficarão bem mais nítidas. Fiz esse processo “2” vezes e já consegui decifrá-las!

Repare que nessa inclinação o lado esquerdo da linha verde é mais alto do que o direito o que faz com que a bola seja arremessada para o lado mais baixo. Nesse caso o lado direito!

Encontrei “3” quebras na linha verde, e como já sei que cada uma delas é equivalente a 0,2 de inclinação, multipliquei o numero de quebras por 0,2.

3 X 0,2

Oba tenho o segundo resultado!

"0,6"

3º Passo - Influencia da inclinação do green no Desvio lateral.

A figura abaixo indica claramente a inclinação do green, de uma olhada:

ig.jpg

Todo quadrado preto grande no green tem um ponto preto, esses que estão sendo indicados por uma seta vermelha que é o que determina a inclinação.

Observem que novamente estou utilizando uma ferramenta by xpang para que tudo corra certo!

Repare que essa ferramenta desvenda um segredo que todos sonhavam em saber.

Ela divide o quadrado preto em 20 partes cada parte apontando para um número e cada número apontando para uma determinada inclinação.

O centro do quadrado preto aponta a "0" Zero de inclinação e a mesma vai aumentado para direita ou para esquerda de "1 a 9" desvendando a inclinação do green de acordo com a tabelinha abaixo.

0=0,0

1=0,1

2=0,2

3=0,3

4=0,4

5=0,5

6=0,6

7=0,7

8=0,8

9=0,9

Nesse exemplo o ponto que determina a inclinação da exatamente em cima da linha da ferramenta que aponta para o número “3” do lado direito!

Então eu já sei que o green jogara a bola 0,3 para o lado direito.

Que beleza, consegui o terceiro resultado!

"0,3"

Passo final - Adicionando ou Subtraindo os resultados dos 3 primeiros passos.

Já notei que nesse caso todos eles estão jogando a bola para a direita!

Então eu somo os três resultados ficando assim:

2,93 + 0,6 + 0,3

É isso ai consegui o resultado final do Desvio lateral.

"3,83"

Se o resultado final aponta para o lado direito, quer dizer que simplesmente eu tenho que colocar 3.83 do lado contrario, ou seja, do lado esquerdo para Zerar tudo e acertar o Buraco .

Tem um cara aqui já perguntando, mas o que significa 3,83?

R: Essa contagem é feita por quadrados no green aqueles que se intercalam em 2 tons de verde., cada quadrado desse vale “1”.

Para ter uma melhor visualização dos quadrados eu apertei o segundo botão do mouse / botão direito e tendo a visão aérea dei um zom com o Shift + seta cima "^" até chegar aonde eu queria!

Você deve ta se perguntando... Hum, mas o green do Buraco “1” da WizWiz é todo torto num é retinho como o “2” da Blue Lagon, como vou fazer pra medir???

Eu não tenho esse problema, veja como é fácil na figura abaixo:

lateral.jpg

Viu como é fácil? É só imaginar uma linha paralela na altura do buraco e medir por ela e não ir contando por cima ou por baixo dos quadrados que vai dar erro mesmo.

Bom 3,83 pra esquerda já em sua posição.

Força

Observe:

da.jpg

Na figura acima temos “2” dados importantes que são eles:

Distancia do buraco e Altura do buraco.

A distancia é o que esta em vermelho bem estampado 218

A altura é o que esta em branco logo acima 1.10

Então eu somo a distancia com 80% da altura.

1.10 x 80% = 0,88

218 + 0,88 = 218.88

* Lembrando que a altura pode ser negativa, não é esse caso, mas poderia me deparar com -1.10 então em vez de somar eu subtraiu ok?

Sempre adiciono as seguintes Jardas "y" a mais na força com o BackSpin:

1W = +19

2w = +16

3w = +15

Como pelo resultado acima já estou a 218.88y do buraco vou ter que usar o 1W.

218.88y + 19y = 237.88y

Influencia do vento sobre a força:

O vento também influencia na força final, então quer dizer que se eu bater na barra a 238.1y eu vou isolar hehehe!

Se esse vento “3” estivesse em um angulo de “0” graus pra frente retinho e eu eu batesse na barra com a força “237.88y” a bola iria parar á aproximadamente “3y” alem do buraco, e se estivesse com o angulo “0” só que para traz ela cairia aproximadamente “3y” antes.

Vou ser bem sincero agora... Normalmente eu do uma olhada, fraciono meio no olho adiciono ou subtraio o que eu acho que pode ser e meto bala

Mas como tenho que ser perfeito nessa tacada, vou fazer bonito!

Neste caso eu sei que a bola esta com o vento “3” pra frente e em um angulo de 60º então para achar a quanto à força do vento impulsionara a bola pra frente eu vou utilizar uma formula baseada no co-seno do angulo.

Abaixo uma lista com os co-senos de ângulos de "1 a 90" graus:

cosseno.gif

A formula para a influencia do vento sobre à força é a seguinte:

Co-seno do angulo x influencia do taco x força do vento

Co-seno do angulo = co-seno de 60º = 0,5000 x Influencia do taco = 1,13 x Força do vento = 3

0,5000 x 1,13 x 3

O resultado é 1.69

Pronto agora sei que o vento jogara a bola a 1.69y mais forte então vou subtrair 1.69y do meu ultimo resultado!

237.88y - 1,69 = 236.19

Pronto o resultado final da força é:

236,19

Obs:

Se a bola estiver no Rough ao invés do Farway adicione “4y” a mais no resultado final.

Para ter o resultado em porcentagem "%" eu pego esse resultado final 236.19 e divido pela força total do meu taco 1w sem o PowerShot que é 240 e multiplico por 100.

236,19 / 240 x 100 = 98,41

Pronto, tenho que jogar a bola com aproximadamente a 98,41% da barra de força!

Observe:

barra.jpg

Resumo...

Desvio Lateral

1º - 0,8660 x 3 x 1,13 = 2,93

2º - 3 X 0,2 = 0,6

3º - 0,3

2,93 + 0,6 + 0,3

Resultado = 3,83

Força

1º - 80% de 1.10 = 0,88

2º - 218 + 0,88 = 218.88

3º - 218.88y + 19y = 237.88y

4º - 0,5000 x 1,13 x 3 = 1.69

5º - 237.88y - 1,69

Resultado = 236.19

Que eagle linduuuuuuuuuu!

Veja o resultado na figura abaixo:

eagle.jpg

Ferramentas by xpang:

Ferramenta para visualizaçao

Calibrador de força de Backspin

Nota:

Como criar as ferramentas para visualização?

R: Simples, compre uma transparência printable para retro projetor em qualquer papelaria, abra o documento no o Word e imprima normalmente, depois é só recortar e centraliza-las com a mão sobre a tela do monitor.

Bom, é isso ai pessoal, espero ter ajudado!

Creditos:N sei

Edit:XissDee

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.