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Curso BASICO do visual basic 6


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O Visual Basic é muito fácil de se aprender, é bom para iniciantes e é capaz de fazer excelentes programas e também pode fazer jogos de qualidade, programas criadores de games como o Players World foi produzido usando Visual Basic.

 

Bom agora vai começar a nossa aula, é claro que você deve ter o Visual Basic 6.0 instalado em seu computador.

 

1º Capítulo – Entendendo a Lógica da programação do Visual Basic

 

O Visual Basic tem uma lógica de programação muito parecida com a de várias linguagens de programação, utiliza comandos clássicos como o “If”,“Else” e o “Then”.

 

If = “Se”

Else = “Caso Contrário”

Then = Então

 

Veja como eu utilizo todos esses comandos em apenas um simples código

 

Código:

If caixa1 = 10 Then

Caixa2 = 10

Else

Caixa2 = 9

End If

 

 

Em português isso significa:

 

Código:

Se a caixa1 for igual à 10 então

A caixa2 vai ser igual a 10

Caso contrário

A caixa2 vai ser igual a 9

Fim da condição If

 

 

2º Capítulo – Aprendendo a fazer uma calculadora para somar

 

Bom agora que você já conhece a lógica da programação com Visual Basic 6.0, vamos colocar tudo isso em prática, faremos agora uma simples Calculadora. Assim que você abrir o programa, vai aparecer uma tela onde você tem que selecionar uma opção.

 

 

 

Selecione “Standard EXE” e clique em “Ok”.

 

Vai aparecer a tela do programa onde nós vamos trabalhar.

 

Agora vamos fazer o reconhecimento do programa, vou explicar para que serve cada coisa.

 

Tanto a barra de ferramentas que fica à sua esquerda quanto à que fica à sua direita têm diversas funções, as principais funções serão aprendidas ao longo do curso.

 

Agora vamos começar a fazer a calculadora, para começar você deve clicar no “A” que fica na barra de ferramentas à sua esquerda. Agora clique e arraste em qualquer ponto do formulário, vai ficar assim:

 

 

 

Como você deve saber, não pode ficar escrito “Label1” para que isso desapareça e fique escrito “Campo 1”. O Primeiro passo é selecionar o “Label1” e procurar no menu direito o campo “Caption”, apague o que está escrito e digite “Campo 1”. Deverá ficar assim:

 

486167315_PWDevelopers.thumb.png.31d6d44d233ece7575bc603545c4e405.png

 

Crie outro label, mais desta vez escreva “Campo 2”. Agora você deve Clicar no ícone “ABL” que está no menu esquerdo, este ícone se chama “Caixa de texto” coloque uma caixa de texto ao lado de ambos os labels que foram inseridos. Siga o exemplo da figura abaixo:

 

Astronauta.jpg.14bd5558dca8bd74d6f612d353000d3d.jpg

 

Mais você não pode deixar que nas caixas de texto fiquem com o “text1” e o text2” escritos, você deve apagar e para apagar é muito simples, selecione uma das Caixas de Texto e depois procure no menu da direita o campo “text”, apague o que está escrito. Vai ficar assim:

 

Astronauta.jpg.9cc1a7f0bc51e6e36aa32c6a3cd726e2.jpg

 

Agora vamos nomear as caixas de texto para que você não se perca na hora de programar, clique em uma das caixas de texto e procure o campo “name” na barra de ferramentas que fica à sua direita, apague o que está escrito e coloque o nome de “campo_1”, repita o procedimento na caixa de texto2, só que agora coloque o nome “campo_2”. Agora vamos trocar o nome do nosso formulário, para isso clique em qualquer área livre do formulário, depois vá até a barra de ferramentas da direita e procure o campo “Caption”, apague o que está escrito e digite “Calculadora”. Agora nós vamos inserir um botão de ação, para isso é necessário clicar no terceiro botão da direita da barra de ferramentas da esquerda, agora clique em qualquer área do formulário e em seguida arraste até ficar do tamanho desejado. Agora clique no botão que você acabou de criar e em seguida procure o campo caption na barra de ferramentas da direita, apague o que está escrito e escreva Calcular, depois altere o nome do botão como já foi ensinado. Nomeie como b_calc. Deverá ficar assim:

 

1.thumb.png.2d5366fff2a7716a72721e5203716413.png

 

Crie um label com isto escrito: “Resultado”. Agora crie uma caixa de texto, apague o que está escrito nela e à nomeie como resultado, deverá ficar assim:

 

dd.png.0546a67619f99e624d6b7ca16baa5426.png

 

Agora nós iremos inserir códigos para que o computador “entenda” que você quer fazer uma calculadora que faz somas.

 

Dê duplo clique em cima do botão calcular, agora você entrou na área de código. Você deverá digitar o código entre o “Private Sub b_calc_Click()” e o “End Sub” como é mostrado na figura abaixo:

 

dd.png.0546a67619f99e624d6b7ca16baa5426.png

 

Você deve escrever isto:

 

Código:

resultado.Text = Val(campo_1.Text) + Val(campo_2.Text)

 

 

O “resultado.text” é a caixa de texto resultado que é igual ao campo_1 (campo_1.text) + o campo_2 (campo_2.text)

 

A compreensão é muito simples e fácil.

 

Bem simples não é ?! Só isso já basta para fazer um Cálculo de soma, para subtrair apenas coloque o sinal de menos que é o “–“ (sem aspas) o sinal de multiplicação é o “ * ” (sem aspas) e o sinal de divisão é a “ / “ (sem aspas). Agora você quer ver o resultado do seu trabalho todo, para isso você precisa executar o programa, para executar o programa clique na área que é mostrada na figura abaixo:

 

vloper-8.png.263775dd137572d206df0fd6ca0da8ea.png

 

Pronto, se você seguiu todos os passos corretamente seu mini programa está pronto !.

 

3º Capítulo – Aprendendo a Salvar um arquivo .exe

 

Depois de fazer seu programa certamente você vai querer distribuí-lo, e para isso é necessário gerar um arquivo .exe, caso contrário a pessoa só poderá visualizar o programa caso tenha o Visual Basic instalado no computador, já gerando um arquivo .exe isso não é necessário. Gerar um arquivo .exe é muito fácil, siga as instruções abaixo:

 

1º Abra seu projeto

2º Clique no menu “File”

3º Clique em “Make nome do seu projeto.exe”

 

Feito isso um arquivo .exe será salvo na pasta do seu projeto! Agora seu projeto está pronto para ser distribuído.

 

4º Capítulo – Fazendo um programa para saber se o aluno está aprovado ou não

 

Saiba se você foi aprovado ou reprovado com esse programa! Durante a criação deste programa você vai aprender à usar as condições “If”, “Else” e “Then” !

 

O Primeiro passo é fazer um formulário igual ao do exemplo abaixo:

 

ZkyJbLR.png.03d12850ec09e5d5089b0cc4f84866a7.png

 

Nomeie o “Média da escola para “me”

Nomeie o “Nota do 1º bim para “n1”

Nomeie o “Nota do 2º bim para “n2”

Nomeie o “Nota do 3º bim para “n3”

Nomeie o “Nota do 4º bim para “n4”

Nomeie o “Total” para “total”

Nomeie o “media para “media”

Nomeie o “situação para “sit”

Nomeie o “Verificar” para “verif”

 

Você já sabe todo o necessário para fazer o formulário acima, então sem mais delongas eu vou passar o código e explicá-lo em seguida.

 

As notas dos bimestres serão calculados para o total, a média é o total dividido por 4, e a situação verifica se a média é maior ou igual que a média da escola, se for maior diz que é aprovado, caso contrário diz que está reprovado.

 

Código:

total.Text = Val(n1.Text) + Val(n2.Text) + Val(n3.Text) + Val(n4.Text)

media.Text = (total.Text) / 4

If media.Text >= media_escola.Text Then

sit.Text = "Aprovado"

Else

sit.Text = "Reprovado"

End If

 

 

A primeira linha é quase igual ao primeiro exercício, não vejo necessidade de explicação.

A segunda linha faz a média, ela divide o total de pontos por 4 e faz aparecer no campo “media.text”.

As outras linhas são basicamente isso:

Se a Média for maior ou igual a media da escola então a situação vai ser igual a aprovado, caso contrário vai ser reprovado.

O End If significa o fim do “if” ou seja o fim da condição se.

 

5º Capítulo – Deixando seu programa mais... Bonito!

 

Veja as modificações que fiz no último exercício:

 

235489141_DIVULGAAOSERVIDOR.thumb.jpg.10ebcf3b202fc04629fcb12b9083e9ad.jpg

 

Vê como o programa ficou mais bonito? E a única coisa que fiz foi trocar e aumentar a fonte, essas modificações você pode fazer simplesmente clicando no objeto que será alvo das modificações e em seguida procurar o campo “fonte” no menu da direita.

 

6º Capítulo – Adicionando coisas úteis em seu programa

 

Depois de deixar seu programa mais bonito, você vai querer deixá-lo mais eficiente e é para isso que serve este capítulo.

 

Você pode adicionar em seu programa um útil e simples botão para limpar as caixas de texto que já foram escritas, crie um botão comum, dê duplo clique nele, na área de código digite isto:

 

Código:

nome_da_caixa_de_texto = “”

 

 

Substituindo apenas o “nome_da_caixa_de_texto” pelo nome da caixa que deverá ser apagada.

 

7º Fazendo seu 1º Jogo

 

Agora é necessário que você crie um formulário comum e o desenhe igual como está na figura abaixo:

 

 

 

No formulário acima não há nada que você não tenha aprendido ainda. Exceto pelo "Option Button" que é muito fácil de ser inserido no formulário, apenas clique no local da figura abaixo e coloque - o em seu formulário

 

 

 

Agora clique em cima do botão responder duas vezes para editar o código desse botão, insira este código:

Código:

If Option4.Value = True Then

MsgBox "Resposta Correta!"

Else

MsgBox "Resposta Errada"

End If

 

 

O Código acima quer dizer isto:

Código:

Se estiver marcada option4 então

exibe mensagem Resposta correta!

Caso contrário

Exibe mensagem Resposta Errada

Fim da condição Se

 

 

Você pode melhorar o jogo perguntas e respostas facilmente! Veja por exemplo uma idéia que tive: Toda vez que o jogador acertar ele avança de nível. Veja uma maneira bem simples de fazer isso:

Clique no menu "Project" depois em "add form". Nesse novo formulário criado você deve colocar tudo igual ao formulário antigo, só alterando a pergunta e as respostas. Feito isso Clique em "Form1(Form1)" no local indicado na figura abaixo:

 

 

 

E altere o código do botão para este:

Código:

If Option4.Value = True Then

MsgBox "Resposta Correta!"

form2.show

load form2

unload form1

Else

MsgBox "Resposta Errada"

End If

 

 

Que siginifica:

Código:

Se estiver marcada option4 então

exibe mensagem Resposta correta!

Carregar na memória form2

Exibir form2

Descarregar da memória form1

Caso contrário

Exibe mensagem Resposta Errada

Fim da condição Se

 

creditos:Frenético-Moderador, outro forum(n sei se posso anunciar)

espero ter ajudado,

 

flw

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