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Dicionario Counter Strike


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Dicionário

 

A

 

[ Abelhinha ] É a sub TMP

 

[ Ammo ] (Ammunition) Munição

 

B

 

[ BSP ] Binary Space Partition (Partição

Espacial Binária) – extensão de arquivo de um mapa

finalizado. Programa que divide os brushes de um

mapa em polígonos

 

[ Brush Entity ] Entidade Brush. Propriedades

especiais do brush, que permitem que ele interaja

com o personagem: um pé de cabra no chão, um botão,

etc

 

[ Brush ] Blocos 3D que formam um mapa

 

C

 

[ CSG ] Constructive Solid Geometry (Geometria

Sólida Construtiva). Programa que valida os brushes

de um mapa

 

[ Compilação ] Processo de tradução dos brushes

e entidades de um mapa em informações que o jogo

entende

 

E

 

[EDN]

Escola de Newbie

 

[ Engine ] O sistema de funcionamento de

um jogo, através do qual pode-se desenvolver outros

jogos usando o código gráfico original

 

[ Entidade Brush ] (Entidade Brush) Propriedades

especiais do brush, que permitem que ele interaja

com o personagem: um pé de cabra no chão, um botão,

etc

 

[ Entidade Ponto ] Point Entity. Efeito baseado

num ponto do mapa: uma fonte de luz, um spawn, etc.

 

F

 

 

[ FGD ] Arquivo que contém as definições

das entidades que serão usadas no mapa

 

H

 

 

[ HOM ] (Hall of Mirrors – Corredor de Espelhos).

Erro que ocorre no VIS onde uma face não é desenhada

de maneira correta, e tem a aparência de 2 espelhos,

um de frente pro outro

 

[ Half-Life ] Jogo de ação do qual Counter-Strike

herdou o engine

 

L

 

[ Leak ] Buraco do mapa. Os mapas devem ser

ambientes totalmente fechados (se houver qualquer

fresta entre as paredes ou pisos eles não compilam)

 

M

 

[ MOD ] Modification. Jogo, geralmente temático,

que usa o engine de outro jogo

 

N

 

[ Newbie ] Novato

 

[ N00B ] Nome pejorativo para os newbies

 

P

 

[ Point Entity ] Entidade Ponto. Efeito baseado

num ponto do mapa: uma fonte de luz, um spawn, etc.

 

[ Polígono ] Cada face desenhada em um mapa.

Quanto mais polígonos são desenhados, mais pesado

o mapa fica, mas em compensação os gráficos ficam

melhores. O comando r_speeds mostra a quantidade

de polígonos que estão sendo desenhados

 

[ Primitive ] Primitiva Geométrica. Blocos,

cones, etc que já estão no programa de edição de

mapas

 

R

 

[ RAD ] Radiosidade. Determina as luzes que

incidem sobre cada polígono de um mapa

 

[ RMF ] (Rich Map Format). Arquivo que contém

todas as informações de um mapa

 

S

 

[ Skybox ] Imagem de fundo e/ou céu do mapa.

O mapa que os jogadores vêem está dentro de um cubo

de 6 imagens, em que a imagem superior, e as imagens

dos lados formam o céu

 

[ Sniper ] Rifle de longo alcance e alta

precisão, usado sobre um tripé. É também como é

chamado o atirador que usa esse tipo de rifle

 

[ Sprite ] Imagem 2D de um mapa. Como é desenhada

dentro de um ambiente 3D terá sempre a mesma aparência,

não importando de que ângulo for visualizada

 

[sWAT]

Special Weapons and Tactics

 

V

 

[ VIS ] Visibilidade. Analisa os polígonos

vistos de cada local do mapa

 

[ Valve ] Empresa que criou o Half-Life

 

W

 

[ WAD ] Arquivo de texturas

 

[ Wally ] Programa utilizado para criar texturas

 

[ WorldCraft ] Programa de edição de mapas

para Half-Life e seus MODs

 

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