Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

[Tutorial/Delphi] Seu Programa Iniciando com o Windows =D

DragonBoss
 Compartilhar

Posts Recomendados

Falaa galera,

Eu tava um pouco sumido do forum pq to mto ocupado ultimamente xD, nao tenho mto tempo pra cria tutoriais e tals, mas ainda quando da tempo passo no forum postar um pouco '-', Assim que eu tiveh mais disponivel vo fazer mais uns tuto ae sobre umas coisas que andaram me perguntando no forum ^^.

Sem mais enrolaçao, hoje resolvi criar um tuto ( usando um pouco de codigo que axei na internet com adaptaçoes minhas ) sobre como criar uma entrada no registro e fazer com que seu programa seja iniciado junto ao windows.

Entao vamos la :

Primeiro vamos declarar Registry na uses.

Se vc nao sabe como fazer isso, veja o topico abaixo e aprenda um pouco sobre o basico do delphi:

http://www.webcheats.com.br/forum/delphi-vb/363754-para-os-iniciantes-em-delphi-d.html

Depois vamos por 2 buttons no FORM, o primeiro com a caption de "Criar Registro" e o outro com a caption de "Deletar Registro".

No primeiro colocaremos o seguinte codigo :

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);

var

Reg: TRegistry;

S: string;

begin

Reg := TRegistry.Create;

S:=ExtractFileDir(Application.ExeName)+'\'+ExtractFileName(Application.ExeName);

Reg.rootkey:=HKEY_LOCAL_MACHINE;

Reg.Openkey('SOFTWARE\MICROSOFT\WINDOWS\CURRENTVERSION\RUN',false);

Reg.WriteString('DragonBoss',S);

Reg.closekey;

Reg.Free;

Showmessage('Valor Gravado!');

end;

Explicando: Ele vai criar uma entrada no registro, mais precisamente no RUN, que é aonde os valores sao criados para programa que serao iniciado junto ao windows, usando o nome que esta na String, no meu caso "DragonBoss", apos isso ele vai sair do registro e mostrar a mensagem 'Valor Gravado!'.

No segundo botao, o destinado a deletar esse registro, colocaremos o seguinte codigo:

procedure TForm1.Button2Click(Sender: TObject);

var

Reg: TRegistry;

S: string;

begin

Reg := TRegistry.Create;

S:=ExtractFileDir(Application.ExeName)+'\'+ExtractFileName(Application.ExeName);

Reg.rootkey:=HKEY_LOCAL_MACHINE;

Reg.Openkey('SOFTWARE\MICROSOFT\WINDOWS\CURRENTVERSION\RUN',false);

Reg.DeleteValue('DragonBoss');

Reg.closekey;

Reg.Free;

Showmessage('Valor Excluido!');

end;

Axo que nem precisa neh, mas vo explica: o outro codigo criou a entrada , esse aqui simplesmente vai deletar o valor da mesma entrada no registro. E vai mostrar a mensagem 'Valor Excluido!'.

Para verificar se tudo ocorreu bem, va no iniciar, clique em executar e digite MSCONFIG e clique em OK, na janela que abrir, va na aba Iniciar, ou Inicializar (eh a ultima ou a penultima), e pronto, seu programa estara la para iniciar com o windows (como o anti virus por exemplo.)

Se quiser ver a entrada do registro, va no executar e digite RegEdit, clique em OK e na janela que abrir ( seu registro do windows) va até o diretorio :

HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\MICROSOFT\WINDOWS\CURRENTVERSION\RUN

E seu registro estara la. Simples assim xD.

Bom, o codigo ta ae, voces podem fazer adaptaçoes, como por exemplo por pra ele criar a entrada do registro assim que seu programa for aberto, usando o oncreate do form. Enfim, use como desejar.

E como sempre digo, nao apenas copie um codigo e sim o leia linha por linha, a fim de entender o que ele ira fazer, e o que voce devera fazer caso ocorra erro.

IMPORTANTE: Muito cuidado quando for mexer com o registro do windows, só edite o que voce sabe que nao acarretara danos ao sistema, uma má manipulaçao do registro pode causar diversos problemas ao seu windows.

É isso pessoal, espero que tenham gostado.

Creditos:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

(pela maior parte do codigo)

(pelo tutorial e algumas alteraçoes no codigo, pq o que axei possuia alguns erros).

Flw Galera,

Abraços. Até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Duas coisinhas só:

Esse code poderia ser

Os dois precisam dessas aspas no começo e fim '"'

E no segundo botão não precisa dessa string '-'

No mais ficou bem simples e objetivo =D

Link para o comentário

hum, blz, vlw por posta ake, eu tentei arruma o codigo, mas mesmo assim fiko errado entao neh...kdpoasdkop... mas ake funciono =)

de td jeito, vlw a observaçao. ( os cara visita o topico e nem pra fala "fiko bom" ou " fiko lixo"...KOPSkasok

flw, abraços.

Link para o comentário

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.