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[Artigo Oficial] Chill and Grill: pergunte à CipSoft!


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O texto abaixo é uma tradução do artigo oficial do site Tibia.com, mês de abril de 2010. O original em inglês pode ser encontrado

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Chill and Grill: pergunte à CipSoft!

Chill and Grill

 

Artigo originalmente escrito por Tibia.com

Tradução por Anderslash

Revisão por Equipe TibiaBR

 

 

Um dos principais aspectos da equipe de community management (gerenciamento de comunidade) de Tibia é melhorar a comunicação entre jogadores e a CipSoft. Um dos principais canais de comunicação para receber feedback é o board de discussões. Lá, você pode fazer comentários sobre as notícias recentes, ou discutir sobre diferentes assuntos. Este board também lhe dá a chance de entrar em contato diretamente conosco, os community managers. Nós tentamos explicar as decisões, esclarecer mal-entendidos, passar informações adicionais e muitas vezes respondemos perguntas sobre o que está sendo debatido.

 

Entretanto, algumas vezes os desenvolvedores de Tibia entram em pequenas discussões para responder diretamente a uma pergunta ou adicionar um comentário a respeito de determinado assunto. Mas esses foram são muito raros, já que o principal da comunicação acontece mesmo entre os jogadores e os community managers. Nós somos a ponte direta entre a CipSoft e vocês, a comunidade. Mesmo assim, os jogadores gostam desses momentos especiais, especialmente quando uma de suas perguntas é diretamente respondida por um desenvolvedor. Então nós pensamos em alguns métodos plausíveis para oferecer maiores possibilidades de entrar em contato com outros membros da CipSoft.

 

questions_flying.gif

 

A idéia de proporcionar ocasiões especiais, onde os jogadores podem fazer perguntas para outros departamentos da CipSoft, estava martelando na nossa cabeça já havia algum tempo. Ao invés de apenas apresentar um resultado final, queremos oferecer a vocês um pequeno resumo de como esta vaga idéia evoluiu para o conceito que apresentaremos neste artigo.

 

Esteve bem claro desde o começo que essa tal sessão de perguntas e respostas deveria ter o estilo de uma entrevista: responder uma pergunta não deveria levar mais do que alguns minutos, e a resposta em si não deveria se aprofundar muito, deveria ser apenas um curto resumo. Esta foi uma condição necessária para fazer toda a idéia funcionar em termos de tempo e recursos.

 

Certamente existem muitas perguntas quentes que os jogadores gostariam de fazer aos membros da CipSoft. Então, em primeiro lugar, nós pensamos em convidar todos os jogadores a enviarem suas perguntas através de um feedback form, selecionando algumas delas, talvez três ou cinco por semana, repassando-as aos gerentes de produto que decidiriam qual membro da CipSoft deveria respondê-las. Para ver como isso funcionaria, fizemos um teste interno, onde nós - community managers - selecionamos 5 perguntas frequentes e repassamos aos gerentes, que as responderam contornando levemente os pontos principais.

 

Ficamos bastante satisfeitos com o teste, mas ainda tivemos nossas dúvidas, porque não gostamos da ideia de filtrar as perguntas para selecionar apenas algumas delas. O objetivo principal da ideia toda era trazer um pouco mais a comunidade e as pessoas para dentro da CipSoft. Então, percebemos que selecionar algumas perguntas iria de encontro ao nosso objetivo. Além disso, as perguntas certamente abordariam todos os assuntos, então seria difícil pré-estimar qual membro da CipSoft deveria reservar algum tempo para as respostas. Com tudo isso em mente, tentamos uma nova abordagem: deixar a comunidade enviar perguntas dentro de um determinado espaço de tempo, mas em compensação nós tentaríamos responder todas elas. Nós sabemos que esta abordagem certamente precisaria de mais tempo do que apenas responder algumas perguntas selecionadas, mas se elas fossem focadas em uma certa equipe, seria possível reservar algum tempo com antecedência para a sessão de perguntas e respostas. Ainda assim, é difícil estimar a quantidade de perguntas que poderiam ser feitas pela comunidade. O tempo para respondê-las também teria que ser razoável. Por exemplo, 500 perguntas iriam muito além do que o ideal. Então a quantidade média de perguntas deveria ser limitada a um certo número.

 

Começamos a trabalhar com um conceito mais detalhado para ver se os jogadores gostariam da oportunidade e, se tudo funcionar da maneira que esperamos, queremos iniciar um teste público nas próximas semanas. Este é o nosso plano:

 

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  • Durante as próximas semanas, abriremos um tópico em nosso discussion board, onde você poderá enviar perguntas. Nós podemos revelar que a equipe de gerenciamento de produto responderá as perguntas na primeira sessão. A data exata do início do tópico será anunciada na hora certa, com maiores instruções. Enquanto isso, você já pode preparar algumas perguntas para os gerentes de produto.
  • O tópico ficará aberto por um espaço de tempo ainda indeterminado. Entre todas as perguntas relevantes feitas, 50 delas serão escolhidas aleatoriamente e respondidas pelos gerentes de produto no próximo artigo do mês. Decidimos limitar as perguntas ao número de 50 para testar quanto tempo levaria para respondê-las.
  • Existem algumas diretrizes que você deve levar em consideração na hora de perguntar, já que algumas questões podem ser omitidas devido a um dos seguintes motivos:
    • perguntas sobre assuntos confidenciais (ex.: Como funciona a detecção automática? Quantas quests ainda estão sem solução?)
    • perguntas que provavelmente seriam melhor respondidas por outro departamento da CipSoft (ex.: uma pergunta sobre desenvolvimento de quests poderia ser melhor respondida pela equipe de conteúdo)
    • perguntas parecidas com outras que já foram respondidas anteriormente
    • perguntas impróprias (ex.: ofensivas ou muito pessoais)

Então, que tipo de respostas você deve esperar? Depende muito da qualidade das perguntas. Uma pergunta vaga e geral sobre um assunto amplo, por exemplo, provavelmente resultará em uma resposta generalizada, assim como uma pergunta muito focada poderia ir muito além das possibilidades do evento. Uma pergunta clara e específica tem mais chances de receber uma resposta específica.

 

Batizamos este evento de "Chill and Grill". Chill (frio) no sentido de estar calmo, levando na boa e se divertindo. Ainda assim, a equipe provavelmente receberá muitas perguntas difíceis que poderiam fazê-los sentir como se estivessem sendo colocados ao fogo (grilled). Mas e se você tiver uma melhor idéia para um nome realmente maneiro? Ou talvez você tem outra sugestão que gostaria de compartilhar conosco, a respeito da idéia? Não hesite e nos diga no

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. Estamos esperando pelos seus comentários.

 

Preparem suas perguntas!

Community Managers

 

Créditos: TibiaBR e Tibia.com

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