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Cauculadora --:D


VaLP
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Bom Gente estarei postando o meu 1° Tópico !!!

 

Hoje Estarei Postando uma cauculadora de pangya muito simples e muito facil de utilizar a cauculadora

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TUTORIAL

 

 

Para quem não sabe HWI vem do termo em inglês que significa

horizontal wind influence, no português claro, influência do vento na

horizontal.

0. Conhecendo sua tabela de HWI:

 

De fato o primeiro passo é conhecer sua tabela HWI, ela deverá conter os

seguintes dados:

PIN ou Distancia: este dado significa distancia do buraco.

Calliper ou Calibrador: Valor da força usando o item calibrador do jogo.

% ou Força: valor em porcentagem da jogada , sua barra de força completa equivale a 100%, geralmente a força em % vai de 79.8% a 100.00%.

HWI: influencia do vento.

H+: valor real para cada 1m de altura (+) positiva.

H-: valor real para cada 1m de altura (-) negativa.

Agora que você já conhece o conteúdo da sua tabela HWI vamos ao próximo passo.

 

1. Encontrando a direção da jogada:

 

Para saber qual será o HWI usado na jogada, você terá de fazer a seguinte

conta:

Distância do Buraco + Terreno -+ altura do buraco -+ a força gerada pelo vento.

Mas como saber se você deve somar ou subtrair a altura do buraco? Simples, para

altura (-) você deve subtrair no valor da distancia, para altura (+) você deve

somar no valor da distancia.

Para saber a força gerada pelo vento faça o seguinte calculo: cosseno * vento *

hwi da distancia ( VOCÊ DEVE IGNORAR ALTURA PARA ESTE

CALCULO!!! Ou seja, se o buraco está a 214, você fará cosseno * vento * hwi de

214y ) feito isso você terá o valor da força gerada pelo vento ( guarde este valor, ele será usado para o calculo da força futuramente ).

Mas como saber se devo somar ou subtrair a força gerada pelo vento? Simples,

para vento Norte você deverá subtrair e para vento Sul você deverá somar.

 

Feito isso você terá encontrado o HWI inicial, agora você terá que encontrar o

HWI final, que será usado para calcular a direção da jogada.

Para encontrar o HWI final você terá duas equações para jogadas diferentes:

a) Para Backspin você fará Altura * 0.015 +- HWI inicial que será seu HWI final.

b) Para Tomahawk e Dunk você fará Altura / 100 +- HWI inicial que será seu HWI final.

Mas como saber se é pra somar ou subtrair no meu HWI inicial?

Para altura (-) você deverá somar, pois o desvio será maior.

Para altura (+) você deverá subtrair, pois o desvio será menor.

Após todo este procedimento você fará está equação:

Seno do angulo * vento * hwi final = direção.

Simplificando:

sin * vento * hwi final = direção.

 

2. Encontrando a força para a jogada:

 

Para encontrar a força da jogada você fará o seguinte calculo:

Distância do buraco +- ( altura * H+ ou H- ) +- força gerada pelo vento. ( H+ para

altura positiva, H- para altura negativa ).

Como já foi dito acima, altura (-) você subtrai e altura (+) você soma, a

diferença é que para a força você utilizara a altura REAL do buraco. A força do

vento que você calculou anteriormente será utilizada também no calculo acima. Feito isso você encontrará a distancia real do buraco, agora é só você olhar na sua tabela HWI para ver qual é a força que está na linha da distancia encontrada.

 

3. Inclinação da bola:

 

Para inclinação da bola você fará o seguinte calculo: HWI Final / 4 ou HWI final * 0,25

Ambos cálculos resultarão no mesmo resultado.

 

4. Exemplos:

 

Agora partiremos para exemplos práticos, começando por:

 

Tomahawk backspin

 

Taco 1w - Drive 264

Dados do buraco:

Hole 2 Blue Lagoon 231

Terreno: Tee ( 100% )

Distancia: 231y

Altura: 3.10m

vento: 5m

angulo do vento: 30 graus ( norte ).

 

Primeiro calcularemos a força gerada pelo vento:

cosseno do angulo * vento * hwi da distancia

0,866 * 5 * 0,578 = 2,50 ( guarde este valor! )

 

Agora encontraremos o HWI Inicial:

 

Distancia + Terreno +- altura +- força gerada pelo vento

231 + 0 ( tee 100% ) - 3.1 - 2,50 = 225,4

 

Agora você vai na tabela e veja qual valor equivalente a 225,4y para Tomahawk, este valor é 0,535.

 

Agora encontraremos o HWI Final:

 

Agora você fará o ajuste da altura no seu HWI Inicial, que é obtido pelo seguinte calculo;

altura / 100 +- HWI inicial:

-3.1 / 100 --> 0,031+ 0,535 = --> 0,566 <-- Este é seu HWI Final!

 

Como você está no tee provavelmente não haverão quebras na bola, exceto em alguns mapas como sepia wind e north wiz, que em alguns holes possuem quebras no tee.

 

Feito isso é só partir para equação final;

Seno * vento * hwi final =

0,5 * 5 * 0,566 = 1,415 <-- Está é a sua direção final / mira !

 

Agora para calculo da força na jogada;

Distancia terreno +- altura real +- força gerada pelo vento =

231y - 3,65 - 2,50 = 224,85~225--> Agora olhe na tabela e veja qual a % para 225y --> 83%.

Pronto está será sua força utilizada na jogada!

Agora é só contar , mandar a força pedida e acertar pangya!

 

Tomahawk com quebra na bola

 

Taco 1w - Drive 264

Dados do buraco:

Hole 1 Blue Lagoon 425

Terreno: Rough ( 95% )

Distancia: 233y

Altura: 0.26m

vento: 9m

angulo do vento: 32 graus - direção do vento: sul e esquerda.

Número de quebras na bola: 2

 

Primeiro calcularemos a força gerada pelo vento:

cosseno do angulo * vento * hwi da distancia

0,848 * 9 * 0,589 = 4,49y ( guarde este valor! )

 

Agora encontraremos o HWI Inicial:

 

Distancia +Terreno +- altura +- força gerada pelo vento

233y + 4y ( rough ) + 0.26 + 4,49y = 241,75y~242

Agora você vai na tabela e veja qual valor equivalente a 242y para Tomahawk, este valor é 0,642.

 

Agora encontraremos o HWI Final:

 

Agora você fará o ajuste da altura no seu HWI Inicial, que é obtido pelo seguinte calculo;

altura / 100 - HWI inicial:

0.26 / 100 --> 0,0026 - 0,642 = --> 0,639 <-- Este é seu HWI Final!

 

Agora você encontrará o valor de cada quebra;

HWI Final / 4 * número de quebras

0,639 / 4 --> 0,159 * 2 quebras = --> 0,319 <-- este é o valor TOTAL das suas 2 quebras.

 

Feito isso é só partir para equação final;

Seno * vento * hwi final +- quebras da bola =

0.5299 * 9 * 0,639 + 0.319 = 3,36 tiles <-- Está é a sua direção final / mira !

 

Agora para calculo da força na jogada:

Distancia + terreno +- altura real +- força gerada pelo vento =

233 + 4y + 0,35 + 4,49 = 241,84~242 --> Agora olhe na tabela e veja qual a % para 242y --> 88,7%!

Pronto está será sua força utilizada na jogada!

 

Agorá é só contar , mandar a força pedida e acertar pangya!

 

Backspin

 

Taco 1w - Drive 264

Dados do buraco:

Hole 2 Blue Lagoon 231

Terreno: Tee ( 100% )

Distancia: 231y

Altura: 3.10m

vento: 5m

angulo do vento: 30 graus ( norte direita ).

 

Primeiro calcularemos a força gerada pelo vento:

cosseno do angulo * vento * hwi da distancia

0,866 * 5 * 1,005 = 4,35 ( guarde este valor! )

 

Agora encontraremos o HWI Inicial:

 

Distancia + Terreno +- altura +- força gerada pelo vento

231 0 ( tee 100% ) -3.1 - 4,35 = 223,55

 

Agora você vai na tabela e veja qual valor equivalente a 223,55 para Backspin, neste caso você terá que encontrar 1 valor igual a media do hwi de 223 e 224, que seria 0,936. Este é seu HWI inicial.

 

Agora encontraremos o HWI Final:

 

Agora você fará o ajuste da altura no seu HWI Inicial, que é obtido pelo seguinte calculo;

altura * 0,015 +- HWI inicial = HWI Final

-3.1 * 0.015 = 0,0465 + 0,936 = --> 0,9825 <-- Este é seu HWI Final!

 

Como você está no tee provavelmente não haverão quebras na bola, exceto em

alguns mapas como sepia wind e north wiz, que em alguns holes possuem

quebras no tee.

 

Feito isso é só partir para equação final:

Seno * vento * hwi final +- inclinação do green =

0,5 * 5 * 0,9825 - 0,4 = 2,056 <-- Está é a sua direção final / mira !

 

Agora para calculo da força na jogada;

Distancia terreno - altura real - força gerada pelo vento =

231y – (3.1 * 1.066) = 3,30 - 4,35 = 223,35 --> Agora olhe na tabela e veja qual a % para 223y --> 92,4%.

Pronto está será sua força utilizada na jogada!

Agora é só contar , mandar a força pedida e acertar pangya!

 

Backspin com quebra na bola

 

Taco 1w - Drive 264

Dados do buraco:

Hole 1 Blue Lagoon 425

Terreno: Rough ( 95% )

Distancia: 233y

Altura: 0.26m

vento: 9m

angulo do vento: 32 graus - direção do vento: sul e esquerda.

Número de quebras na bola: 2

Inclinação do green: -0.5

 

Primeiro calcularemos a força gerada pelo vento:

cosseno do angulo * vento * hwi da distancia

0,848 * 9 * 1.016 = 7.75y ( guarde este valor! )

 

Agora encontraremos o HWI Inicial:

 

Distancia + Terreno +- altura +- força gerada pelo vento

233y + 4y ( rough ) + 0.26 + 7.75y = 245.01y

Agora você vai na tabela e veja qual valor equivalente a 245y para Backspin, este valor é 1,166.

 

Agora encontraremos o HWI Final:

 

Agora você fará o ajuste da altura no seu HWI Inicial, que é obtido pelo seguinte calculo;

altura * 0.015 -+ HWI inicial:

0.26 * 0.015 --> 0,0039 - 1.166 --> 1.162 <-- Este é seu HWI Final!

 

Agora você encontrará o valor de cada quebra;

HWI Final / 4 * número de quebras

1.162 / 4 --> 0.2905 * 2 quebras = --> 0.581 <-- este é o valor TOTAL das suas 2 quebras.

 

Feito isso é só partir para equação final;

Seno * vento * hwi final +- inclinação do green +- quebras da bola =

0.5299 * 9 * 1.162 -0.5 0.581 = 5.62 tiles <-- Está é a sua direção final / mira !

 

Agora para calculo da força na jogada;

Distancia + terreno +- altura real +- força gerada pelo vento =

233 +4y + 0.286 + 7.76 = 245.04y --> Agora olhe na tabela e veja qual é a % para 245y --> 99.7%

Pronto está será sua força utilizada na jogada!

 

Agora é só contar , mandar a força pedida e acertar pangya!

 

5. Contando em tiles pela barra de força

 

 

Cada risco vermelho equivale ao valor de 0,22 ( 0,22 0,44 0,66 0,88 1,1 )

Cada risco preto equivale ao valor de 0,11 ( 0,11 0,33 0,55 0,77 0,99 )

 

 

 

6. Observações:

a. Nunca arredonde o valor da distancia da força para menos! Exceto se for até 0,3y! Acima de 0,3 arredonde para 1y acima.

b. Sempre que estiver contando, a cada click que você der pressione 0 ou HOME para dar zoom novamente no green, isso evita bug na hora de contar!

c.Se você quiser converter o seu resultado para PB use o seguinte calculo:

resultado final / 0.217 ( NUNCA USE 0.22 ).

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