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Mega Tutorial Stalker/Desordeiros .. !


Kael_Psy
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Olá tô levando este mega tutorial Stalker/Desordeiros .. para aqui o pessoal da WC

Créditos de todos os criadores no final do Tópico !

 

Abraços!

 

*******************************************************

Guia de Stalkers/Desordeiros

 

1. Introdução do Guia

1.1. Introdução - Stalkers

 

2. Habilidades de Stalkers

2.1. Full Strip/Divest All

2.2. Preserve

2.3. Counter Instinct/Reject Sword

2.4. Stealth/Chase Walk

2.5. Bônus de Atributos

 

3. Tipos de Stalkers

3.1. PvM

3.1.1. Dagger Stalkers

3.1.2. Bow Stalkers

3.2 PvP/WoE

3.2.1. Dagger Stalkers

3.2.2. Bow Stalkers - Rajada de Flechas

3.2.3. Bow Stalkers - Preserve

3.3. Stalkers Híbridos

3.4. Int Stalkers

 

4. F.A.Q.

5. Conclusão

 

 

 

 

 

 

1. Introdução do Guia

 

Visto que ainda são poucos os guias sobre Stalkers encontrados por aqui (ou quase nenhum), fiz esse guia com o objetivo de

mostrar o que são os Stalkers/Desordeiros, esclarecer as principais dúvidas que giram em torno dessa classe, debater as mais

diversas estratégias ingame, etc.

Neste guia você não encontrará builds prontas, passo-a-passo de como se tornar um (fala sério, é o mesmo passo para todas as

classes), aonde upar, quais skills copiar etc... Pesquisando no fórum você encontra tudo isso e um pouco mais.

Não hesitarei em utilizar termos e nomes em inglês, portanto, se eu me lembrar de algo que já está traduzido, colocarei o

mesmo entre parêntesis.

Todo o guia foi feito por mim (Capone~*) baseando-me em informações de fóruns internacionais e pela minha própria experiência

como Stalker em outros servers, sendo que o guia está aberto para críticas e sugestões, a fim de que façamos um guia bem

elaborado, juntando informações e experiências de vários jogadores.

 

1.1. Introdução - Stalkers

 

Afinal, o que são os Stalkers?

Bom, para quem não sabe, Stalker/Desordeiro é a transclasse de Rogue/Arruaceiro. Após virar level 99 como Rogue, você

renasce, upa como Aprendiz e Gatuno novamente e depois se torna um Stalker.

Além de tudo, é a classe mais desordeira do jogo! =P

E é exatamente isso. A principal função do Stalker é atazanar o adversário, fazer bagunça, atrapalhar... e divertir-se claro.

Não que um Stalker não possa causar altos danos, não, porém não é seu forte. Ser Stalker é ser versátil nas mais diversas

situações, sendo de arco, sendo de adaga, sendo de espada, etc.

É uma classe misteriosa, ao se aproximar de um, você não sabe o que ele fará. Você até sabe que ele pode remover seus

equipamentos de uma só vez, porém não sabe o que ele fará antes ou depois. Ele tem os fatores 'surpresa' e 'improviso' como

aliados. Está cansado da rotina? Cansado de usar a mesma skill pra tudo? Você gosta de ser imprevisível e de se divertir?

Então.... go go go stalker!

 

2. Habilidades de Stalkers

 

Segue abaixo as habilidades de Stalkers, com um breve comentário sobre o que ela faz.

 

skill_20041221_57.gif 2.1. Full Strip/Divest All

Level Max: 5

SP: 30/40 *

Requisitos: Lv.5 em todos os Strips (Remover Capacete, Remover Arma, Remover Armadura e Remover Escudo)

 

Tem a habilidade de remover o Capacete, Escudo, Armadura e Arma de uma só vez, com as chances baseadas na seguinte fórmula:

 

[(Sua dex - Dex Adversário)/5] + [2*Lv.da Skill + 5]

 

Ou seja, mesmo que a destreza do adversário seja maior que a sua, sempre haverá uma chance mínima de acerto. Além disso, a

única forma de você obter 100% de chance, seria tendo uma diferença de 425 de Destreza entre você e o adversário, o que é

impossível.

A habilidade é ativada instantaneamente (sem cast time) com delay de 1 segundo.

Pode não ser a mais importante em certas builds, mas é a principal habilidade dos Stalkers.

Com certeza uma das mais temidas no jogo, por retirar 4 equipamentos de uma só vez, sendo somente bloqueada pelas habilidades

de revestimento dos Alquimistas/Creators.

Essa skill é diretamente afetada pela sua Dex e a Dex do adversário. Logo, quanto maior for a diferença de Dex entre vocês

dois, maior a chance de Strip. Lembrando que bônus de dex não influenciam nessa habilidade.

Vale ressaltar que Full Strip desabilita o slot por inteiro, e não somente a arma (por exemplo, se você está com uma Sword e

é stripado, não poderá usar outra arma sob o efeito do strip).

Não se tem muita informação confiável sobre a duração do strip, portanto não vou comentar sobre isso para não fornecer

informações erradas.

Ao contrário do que muitos pensam, essa skill não é somente voltada para o PvP, mas no PvM se mostra com grande utilidade,

reduzindo a defesa do monstro adversário.

 

*Algumas DBs fornecem o valor como sendo 30, outras fornecem 40, vamos aguardar e ver quanto consumirá de acordo com as

atualizações que virão.

 

skill_20041221_56.gif 2.2. Preserve

Imagem

Level Max: 1

SP: 30/40 *

Requisito: Plagio Lv.10

Duração: 10 minutos.

Cast Time: 1 segundo **

 

Com essa habilidade ativada, o Stalker poderá manter uma skill plagiada por 10 min sem perdê-la, mesmo recebendo dano de

outras habilidades.

É também uma das mais importantes habilidades dos Stalkers. É a habilidade que faz o plágio valer a pena, uma vez que você

terá o controle absoluto nas habilidades copiadas, podendo permanecer com elas por 10 minutos. Com ela, você poderá por

exemplo passar uma WoE inteira com apenas uma habilidade, sem medo de perdê-la (ativando Preserve a cada 10 minutos).

Essa habilidade funciona como uma chave, podendo ser ativada ou desativada quando quiser.

É importante ressaltar: ainda não se sabe se poderá copiar skills de transclasses. Lembrando que se for possível, as

possibilidades de estratégias aumentam significativamente. Estamos no aguardo.

 

* Algumas DBs fornecem o valor como sendo 30, outras fornecem 40, vamos aguardar e ver quanto consumirá.

** Também poderá sofrer alterações. Pelo visto, o cast time irá variar de acordo com sua destreza.

 

 

Imagem 2.3. Counter Instinct/Reject Sword

Imagem

Level Máx: 5

Requisitos: Remover Arma Lv.1

 

Funciona somente contra inimigos que estejam usando Espadas. Defende um ataque vindo de um inimigo e recebe apenas metade do

dano. O level da habilidade influencia na chance de bloqueio. Quando ativado e estiver lutando contra monstros, a habilidade

vai refletir o dano bloqueado pelo Stalker de volta para o monstro.

 

Level | Chance de refletir | SP*

1 - 15% - 10

2 - 30% - 15

3 - 45% - 20

4 - 60% - 25

5 - 75% - 30

 

 

Muitos jogadores relataram que a habilidade não é tão útil quanto parece, mas por experiência própria, em algumas ocasiões

ela quebra o galho e pode te salvar. Com certeza vai ser uma boa opção contra melee classes. Geralmente, essa habilidade fica

pro final da build, sendo que as outras são mais importantes e devem ser colocadas primeiro.

Considerando que Sword Mastery funciona com Daggers e Swords, danos de daggers também serão refletidos, exceto provindo de

skills. Ainda há muitas questões envolvendo essa skill, por exemplo se ela devolverá o dano de Sacrifice dos Paladins entre

outras coisas.

Vale ressaltar que ele reflect/bloqueia apenas 3 golpes.

 

* Também sujeito a alterações no consumo.

skill_20041221_58.gif 2.4. Stealth/Chase Walk

Imagem

Level Máx: 5

Requisitos: Esconderijo Lv.5, Túnel de Fuga Lv.3

 

Permite o jogador se mover enquanto está escondido. Qualquer habilidade que detecta como Revelação ou Chamas Reveladoras não

poderão detectá-lo. Após 10 segundos da ativação da habilidade, ela passa a consumir regularmente o SP. Aumentando o nível da

habilidade fará com que a Força aumente por 30 segundos. Pode ser usado em WoE, porém consumirá 5 vezes mais de SP.

 

LV | Velocidade de Andar | Bonus de Força | SP Consumido por Seg

1 - 70 - 1 - 22 / 10s

2 - 75 - 2 - 25 / 10s

3 - 80 - 4 - 28 / 10s

4 - 85 - 8 - 31 / 10s

5 - 90 - 16 - 34 / 10s

 

Com certeza, senão a melhor, a mais divertida habilidade de Stalker, por não ser revelado por ninguém. Porém faltou um

detalhe na descrição: você será revelado se estiver perto de uma habilidade que cause dano em área. Ou seja, Nevasca, Crux

Magnum, Impacto Explosivo etc. te revelarão e ainda causarão dano em você. Em detrimento a isso, basta usar Túnel de Fuga

para escapar dos danos em área.

Outra coisa, essa habilidade deixa pegadas no chão que desaparecem com o tempo, e com essa habilidade ativa, é possível

utilizar itens como pots e pegar loot do chão.

Tem que saber utilizá-la nos momentos certos, pois ela consome MUITO SP, mas que pode te salvar em centenas de situações.

Em PvM, alguns monstros poderão vê-lo. Pelo que me lembro, creio que são monstros do tipo inseto e demônio.

Também não se sabe se esse bônus de Força é real, pois poderá sofrer alterações.

 

2.5. Bônus de Atributos

 

Job 40

For: 4 / Agi: 6 / Vit: 2 / Int: 1 / Dex: 7 / Luk: 4

Job 50

For: 6 / Agi: 8 / Vit: 3 / Int: 2 / Dex: 8 / Luk: 5

Job 60

For: 7 / Agi: 9 / Vit: 3 / Int: 3 / Dex: 11 / Luk: 6

Job 70

For: 9 / Agi: 11 / Vit: 4 / Int: 3 / Dex: 12 / Luk: 6

 

 

3. Tipos de Stalkers

 

Nesta parte do guia, dividirei entre Stalkers voltados para PvM e PvP/WoE, suas principais vantagens e desvantagens,

sugestões de equipamentos entre outros detalhes. Nada de builds, mesmo porque, Stalkers possuem uma infinidade de builds

diferentes, que se adequam ao seu tipo, equipamentos e funções.

 

3.1. Stalker para PvM

 

Gank Rogues eram muito utilizados para gerar mais dinheiro, uma vez que podiam dobrar o loot enquanto upavam. Stalkers não

são diferentes, porém com a vantagem de terem bônus maiores em seus atributos, e mais 30% e HP/SP. Esquiva e precisão também

são boas qualidades.

Mas será que só isso é o suficiente para fazer um Stalker voltado para PvM?

Agora podemos contar com mais 3 habilidades que se tornarão muito úteis o tempo todo. Com Preserve poderemos upar

tranquilamente, sem medo de perder a habilidade plagiada (por exemplo Combo Triplo ou Impacto de Tyr). Temos também o

brilhante bônus de Força provindo de Chase Walk, permitindo alcançar níveis incríveis de danos no ataque duplo e combo

triplo. E por último, podemos nos defender e refletir danos dos monstros com a habilidade Counter Instinct.

Infelizmente, Stalkers voltados para PvM são pouco versáteis no PvP/WoE. Veremos mais adiante alguns pontos sobre Stalkers

Híbridos, que possuem seus atributos modulados e equilibrados de forma a cumprir bem essas duas funções.

Por ora, vamos ver um pouco sobre Daggers e Bow Stalkers para PvM.

Como alguns sabem (quem não sabia, ja sabe agora xD), Stalkers também podem equipar Arcos e Flechas. Vamos dividir nesses

dois tipos e debater um pouco sobre suas vantagens e desvantagens.

 

3.1.1. PvM - Dagger Stalkers

 

O mais conhecido, com grande funcionalidade no PvM justamente por fazer bom uso do Gank, dobrando seu loot e se tornando

definitivamente um char para PvM.

Sua grande característica é a alta velocidade de ataque, combinada com Ataque Duplo e até mesmo Combo Triplo. Um bom Dagger

deverá ter então um bom set de adagas, elementais e raciais, com objetivo de causar a maior quantia de dano no menor tempo

possível. Com buffs e pots, sua velocidade de ataque pode alcançar níveis como 185 ou até mais, além da alta esquiva,

permitindo upar em quase toda Rune Midgard.

Faz-se uso também das skills de rogue como Backstab (Apunhalar), que graças ao bônus concedido pelo Chase Walk, causará altas

quantias de danos, tornando-se uma das principais skills de ataque. Snatch (Rapto) e Sightless Raid (Ataque Surpresa)

continuarão sendo boas opções em diversas situações envolvendo mobs.

 

Equipamentos

Basicamente são os mesmos equipamentos para Gank/Dagger Rogues, sempre focando For, Agi e Dex.

Foque sempre em cartas de redução de dano, adagas elementais ou raciais, e todo o blablabla que todo mundo ja sabe.

 

Cabeça

AoA, Faixa de Fantasma, Asas de Anjo, etc.

 

Armas

Gladius[3] - Anaconda, Caramelo, Lobo do Deserto, Vadon, Deviace, Drainliar, Goblin, Kaho, Mandrágora, Ovo de PecoPeco,

Minorous, Poring Noel, Rei Escorpião, Strouf, etc.

Damascus Elementais

 

Equipamentos

Broquel[1] - Ovo de Andre, Pé-Grande, Besouro-Chifre, Guerreiro Orc, Khalitzburg, Medusa, Soldado Andre, Ovo de

Besouro-Ladrão, etc.

Cota de Malha[1] - PecoPeco, Pupa, Picky, Sapo de Rodda, Besouro Ladrão, etc.

Manteau[1]/Sobrepeliz[1] - Raydric, Sussurro...

Botas[1]/Sapatos[1] - Matyr, ChonChon, Verit, Besouro-Ladrão Macho, etc.

 

Acessórios

Anel[1]/Broche[1]/Luva[1] - Zerom, Yoyo, Kukre, Louva-a-Deus.

 

Atributos

Sempre calcule os bônus da sua build, de forma a não desperdiçar nenhum ponto. Nunca esqueça de contar com os equipamentos

que irá usar. Maximize Força e Agilidade para obter muito dano em pouco tempo, ou equilibre entre Força e Destreza para obter

mais chances de Gank. Vitalidade a níveis baixos para não prejudicar sua build, uma vez que é focada para o PvM, e

inteligência somente se houver a necessidade (dependendo da habilidade que você plagiar ou se for utilizar Ataque Surpresa

para mobar).

O importante é sempre manter os bônus de Força e Destreza, de 10 em 10.

 

For: 80~110 / Agi: 80~100 / Vit: 1~40 / Int: 1~30 / Dex: 50~80 /Luk: 1

 

 

Habilidades

Apesar de transclasse ter 70 pontos de job, defina sempre as prioridades. Agora são 3x mais lento de upar. Normalmente você

poderá optar por obter Preserve primeiro, depois maximizar Apunhalar ou Perícia com Espada e Counter Instinct. Caso sobre

pontos na build, pode completar com Olhos de Águia. Pode parecer besteira, mas ela aumentará sua precisão, mesmo utilizando

Adagas.

 

Stalker Gank/Backstabber Preserve: Túnel de Fuga 3, Ataque Surpresa 5, Gank 10, Afanar 4,

Apunhalar 10, Rapto 5, Plágio 10, Preserve 1, Perícia em Espada 10, Chase Walk 5, restando 5 pontos de skills.

Stalker PvM/Counter Instinct Preserve: Túnel de Fuga 3, Ataque Surpresa 5, Gank 4, Afanar 4, Apunhalar 4, Rapto 5,

Plágio 10, Preserve 1, Perícia em Espada 10, Chase Walk 5, Remover Capacete/Escudo/Armadura 5, Remover Arma 1, Counter

Instinct 5, restando 6 pontos de skills.

 

 

Estratégias

Não há muitas estratégias relacionadas ao Stalker voltado para PvM. Basta sempre estar ligado nas habilidades que você

copiou, e se realmente será necessário usar Preserve (caso os monstros não usem habilidades plagiáveis). Utilize sempre

poções que aumentem a velocidade de ataque. Estude sempre o local que você pretende upar e defina se será necessário o uso de

Apunhalar, Ataque Surpresa e Rapto (se houver muitos mobs). A melhor estratégia é o estudo, saber o que pode acontecer no

local e o que você pode utilizar.

 

3.1.2. PvM - Bow Stalkers

 

Muitos se questionam, para que fazer um Bow Stalker? Não é mais fácil fazer um Hunter/Sniper?

Em termos sim, porém Stalkers tem suas vantagens também. Utilizando a Carta Sidewinder (Sorrateiro) no arco, teremos Ataque

Duplo Lvl.10 (contanto que você tenha essa skill maximizada)! A grande vantagem de poder causar danos elementais e raciais ao

mesmo tempo, junto de duplo ataque + Rajada de Flechas E alguma skill plagiada (combo triplo) com Preserve, torna o Stalker

tão bom quanto o hunter no PvM. Considerando que trataremos de Stalkers híbridos mais tarde, vamos considerar que esse

Stalker tenha Preserve e Rajada de Flechas ao mesmo tempo.

Outras vantagens são os equipamentos de defesa, e também a possibilidade de usar Impacto de tyr para upar.

 

Equipamentos

O foque agora é Dex e Agilidade. Luvas sempre são bem vindas. O principal é saber que arco usar. É importante utilizar um

Arbaleste, caso este feche o bônus de Dex. A diferença será notável. Caso contrário, use Gakkungs[2] ou Bestas[3], sempre com

o melhor over possível e cards raciais, que aumentem o dano em determinados tipos. Vale ressaltar que é recomendável guardar

sempre 1 slot para combinar com Carta Sorrateiro (Sidewinder) e habilitar então o ataque duplo no arco.

 

 

Cabeça

AoA, Faixa de Fantasma

 

Armas

Besta[3]/Arbaleste[2]/Gakkung[2] - Sorrateiro, Anaconda, Caramelo, Lobo do Deserto, Deviace, Drainliar, Goblin, Kaho,

Mandrágora, Ovo de PecoPeco, Vadon, Minorous, Poring Noel, Rei Escorpião, Strouf, etc.

 

Equipamentos

Cota de Malha[1] - PecoPeco, Pupa, Picky, Sapo de Rodda, Besouro Ladrão, etc.

Manteau[1]/Sobrepeliz[1] - Raydric, Sussurro...

Botas[1]/Sapatos[1] - Matyr, ChonChon, Verit, Besouro-Ladrão Macho, etc.

 

Acessórios

Broche[1]/Luva[1] - Zerom, Yoyo, Kukre.

 

 

Atributos

Tirando a Força do nosso foque, fica mais fácil distribuir os pontos entre Agi e Dex. Essa é uma das vantagens que levam

muitos a escolher o caminho do arco. Baseie sua build sempre nos bônus de Dex para obter o maior dano possível. Alguns pontos

em Força são bem vindos, considerando que sua capacidade de peso é baixa e terá que carregar muitas flechas. O restante pode

ser distribuído entre Vit e Int, de forma a ter mais HP ou mais SP para usar por exemplo Rajada de Flechas ou Impacto de

Tyr.

 

For: 1~20 (sem contar bônus) / Agi: 70~110 / Vit: 1~40 / Int: 12~42 / Dex: 100~130 / Luk: 1

 

 

 

 

Habilidades

Aqui você mesmo definirá suas prioridades. Se você acha que upa mais rápido com Rajada de Flechas e um alcance maior, eleve a

árvore de habilidades para arco primeiro. Ou então, Preserve primeiro para upar na base de Triple Blow (Combo Triplo).

Lembre-se de que é importante definir essas prioridades com consciência, já que depois do job 50 é bem mais difícil

upar.

 

Bow Stalker Preserve/DS: Túnel de Fuga 3, Ataque Surpresa 5, Gank 4, Afanar 4, Apunhalar 4,

Rapto 5, Plágio 10, Preserve 1, Olhos de Águia 10, Rajada de Flechas 10, Chase Walk 1, restando 12 pontos de

skills.

 

 

 

 

Estratégias

Jogando com arco, é necessário tomar alguns cuidados e atenção. Uma das dificuldades de Bow Stalkers, assim como Rogues, é

conseguir suas flechas. Sabemos que é possível conseguir flecha do elemento sagrado e fogo de maneira fácil, mas e quanto as

de água e vento? Realmente é massante ficar sempre pedindo ajuda a Hunters para criarem suas flechas (a menos que vc tenha

alguns amigos Hunters). Fica a seu critério criar um arqueiro job 35 ou ir atrás dessas flechas. De resto não tem muito

segredo, basta sempre estar atento no Preserve para não perder a skill e ter um controle do peso, que é outra dificuldade.

Carregar pots + equipamentos pesados + flechas, vai acarretar em você estar sempre com 50% do peso, e sua regeneração de

HP/SP vai pro saco. Então estude bem quantas flechas você irá gastar por exp, se você vai precisar usar pots etc. Por isso

alguns pontos em Força sempre serão bem vindos (pois é, temos menos capacidade de peso comparado a Hunters =.='').

 

Notas Finais Sobre PvM

Infelizmente é difícil ser MvP com Stalker (há uma exceção que veremos mais adiante). Apesar disso, é uma classe muito boa

para upar e conseguir itens. As combinações de formação de ataques são muitas e são tipos voltados em Força/Agilidade

(Dagger) ou Destreza/Agilidade (Bow). Se utilizam de todas as habilidades novas, porém não são recomendadas para PvP/WoE.

É meio que óbvio que o pensamento que gera sobre essas transclasses é de fazê-las voltadas para PvP/WoE. Mas nem todos pensam

assim, então vamos expor todas as possibilidades, deixando a critério do usuário o que fazer.

Uma alternativa a isso são as builds híbridas, boas tanto para PvM quanto para WoE/PvP.

 

3.2. Stalker voltado para PvP/WoE

 

Ao entrarmos nesse assunto, estaremos sempre focando as três principais características do Stalker: versatilidade, improviso

e fator surpresa.

Não é a toa que nos chamam de reis do PvP. Não porque matamos todos e jamais morremos... nada disso. Mas sim porque ninguém

sabe o que estamos planejando, porque é arriscado mexer conosco, porque você pode ser humilhado, porque bagunçamos tudo, etc.

Vendo os princípios básicos desse tipo de Stalker, você verá que as possibilidades e combinações de builds começarão a

crescer. Quando você acha que já viu tudo, aparece mais outra possibilidade de build, e surge então a curiosidade... Por

isso, é importantíssimo elaborar bem sua build antes de fazer seu transclasse, pesquisar a fundo muitos guias e se possível

testá-lo. Apesar de serem muitas possibilidades, se escolher a build errada, você poderá se frustrar facilmente.

Nota: as builds aqui comentadas são extremamente voltadas para PvP/WoE. Depois comentaremos sobre as híbridas.

 

3.2.1. PvP/WoE - Dagger Stalkers

 

Ao elaborarmos uma build, sempre temos que pensar: Qual o objetivo geral? Qual a sua função? Quais habilidades para auxiliar

no cumprimento dessa função? Quais equipamentos e atributos para essa função? E somente por último, pensar se pode-se

aproveitar essa build para outra função.

Daggers devem ser muito bem calculados pois estamos lidando com 5 atributos que devem ser muito bem distribuídos.

Daggers são muito versáteis podendo Stripar, Envenenar, Apunhalar, Tontear, além de poder utilizar qualquer habilidade

plagiável.

 

Equipamentos

Bom, os equipamentos em gerais todo mundo já sabe, tais como Thara, Raydric (no PvP você até pode optar por Sussuro, mas na

WoE jamais), Chapéu Fedorento etc.

O foco aqui são as armas. Apesar das grandes combinações com cards que você pode ter, é importante sempre ter uma arma

elemental em mãos. Se você for utilizar muitas habilidades, e evitar o ataque mano-a-mano, dê preferência à espadas como

Sabre [3]. Apesar de sofrer um pouco na velocidade, você ganhará em dano e eficiência. Se escolher como alvo a emperium, dê

preferência a adagas (gladius) com cards raciais, e elementais contra GRs e até mesmo Raydrics.

 

 

Cabeça

Chapéu Fedorento, Disfarce, Máscara da Ópera

 

Armas

Main Gauche[4] - Bebe Selvagem, Esqueleto.

Gladius[3]/Sabre[3] - 2 Hidras + 1 SW, Orc Esqueleto

Damascus Elementais

 

Equipamentos

Broquel[1] - Sapo de Thara

Cota de Malha[1] - PecoPeco, Pupa, GR, Angeling, Argiope, Cavalo Marinho.

Manteau[1]/Sobrepeliz[1] - Raydric

Botas[1]/Sapatos[1] - Matyr, Verit, Besouro-Ladrão Macho

 

Acessórios

Anel[1]/Broche[1]/Rosário[1]/Colar[1]/Luva[1] - Zerom, Yoyo, Kukre, Louva-a-Deus.

Andel de Defesa

 

 

Atributos

Apesar de serem builds extremamente voltadas para pvp/woe, agi mediana não seria considerada hibridismo para um Dagger. Agi é

fundamental em muitas coisas para um Dagger, tal como para usar certas habilidades em um intervalo de tempo menor, quebrar

emps etc. Porém o foque principal ficará a seu critério. Se quer um Stalker que faça uso das suas habilidades para derrubar

os adversários e matar, matar e matar, foque em For e Dex. Elevando a Dex fará com que sua aspd aumente um pouco também.

Vitalidade fechando bônus em 60 já aumentará bastante sua resistência. Além do que, é o número ideal, considerando que

Stalkers não têm bônus de classes voltados para Vit, e que você terá ainda que distribuir entre Força e Destreza. Focando já

num dagger mais voltado para skills como Full Strip e Preserve, foque mais em Dex e Vit/Int, deixando agi de lado.

 

For: 90~120 / Agi: 1~70 / Vit: 60~80 / Int: 12~36 / Dex: 60~80 /Luk: 1

 

Habilidades

Com certeza a prioridade é a árvore de habilidades do Preserve. Nisso você já terá BackStab e todas as oturas habilidades

suficientes para upar e se virar na WoE. A menos que você seja fanático por Full Strip, poderá colocá-lo em primeiro lugar,

porém será árduo para upar. Daggers ainda podem escolher Counter Instinct.

 

Stalker Preserve/Backstabber/Full Strip: Túnel de Fuga 3, Ataque Surpresa 5, Gank 4, Afanar 4,

Apunhalar 10, Rapto 5, Plágio 10, Preserve 1, Remover Arma/Armadura/Escudo/Capacete 5, Full Strip 5, Chase Walk 1, Counter

Instinct 1.

Stalker com prioridade em Chase Walk/CI/Perícia Espada: Túnel de Fuga 3, Ataque Surpresa 5, Gank 4, Afanar 4,

Apunhalar 4, Rapto 5, Plágio 10, Preserve 1, Remover Arma/Armadura/Escudo/Capacete 5, Full Strip 5, Chase Walk 5, Counter

Instinct 3.

 

Estratégias

Servindo de exemplo para todas as outras builds pvp/woe, acostume-se a utilizar o Battle Mode (/bm), pois você terá que

trocar de arma várias vezes, além das habilidades e pots não caberem somente numa barra de atalhos. Faça uso de tudo: Chutar

areia, arremessar pedra, Envenenar, esconder, Ataque Surpresa, Apunhalar, Counter Instinct, Full Strip, Mamonita (por

exemplo), etc. Stalkers possuem 3 habilidades que o tornam um verdadeiro espião, e não é por acaso, portanto, faça uso disso.

Sempre mantenha-se atento aos movimentos do inimigo. Apesar da sua versatilidade, você tem que saber quais skills usar,

quando usar e como usar. No PvP vc ainda tem a vantagem do uso de Recuar. Quanto às habilidades plagiadas, não nos restam

muitas opções senão usar Mamonita ou Impacto de Tyr. O conselho é usar Mamonita quando estiver enfrentando somente 1 inimigo

(geralmente pvp ou na defesa de um castelo) e Impacto de Tyr em situações com vários inimigos (mob humano xD), numa situação

de ataque na woe por exemplo. Uma vez que na WoE os chars não sofrem o efeito de recuo de células quando sofrem ataques, o

spam de Impacto de Tyr é fatal para aquelas filas de bruxos nos castelos.

Apesar de tudo isso, é difícil definir estratégias desse tipo de Stalker em um só ponto. A cada situação que aparece, a

função do Stalker muda de acordo com a necessidade, e até mesmo com o clan que ele está lotado. Mas no PvP, o importante é se

manter atento. Não há a necessidade de ficar escondido todo o tempo, isso o fará um covarde de batalha que só foge. Bata de

frente com os inimigos e esconda-se se, e somente se, houver necessidade. Utilizando bem os Strips, dependendo dos chars

adversários, já se livrará da tarefa de se defender, voltando então seu foque para o ataque. A variedade de estratégias é

muito grande, então paro por aqui para não prolongar-me mais.

 

 

3.2.2. PvP/WoE - Bow Stalkers - Rajada de Flechas

 

Vou dividir esse tópico para não bagunçar as coisas. Bow Stalkers podem escolher a árvore de habilidades da Rajada de

Flechas, ou a árvore do Preserve, considerando sempre ter a habilidade Full Strip, que é fundamental no PvP. Escolhendo essa

árvore do tópico, você terá alcance e precisão maiores, além de se tornar totalmente independente em relação ao uso de skills

(já que ainda há a dependência do uso de flechas). Algumas desvantagens dessa árvore é que todos os seus ataques serão do

tipo "ranged", o que em algumas ocasiões não terão efeito algum em certos chars. Por outro lado, você se tornará

independente, não necessitando copiar skills toda hora.

 

Equipamentos

Vale ressaltar que, apesar de ser uma build voltada pro arco, é importante sempre usar Escudo com Thara, e usar o arco

somente quando for atacar. Daí a importância do uso do Battle Mode. Em posse do arco, sua defesa estará praticamente aberta,

uma vez que você tomará 30% de dano a mais, fora os pontos de defesa provindos do escudo que você não terá. Muito cuidado

nisso. Quanto aos arcos, novamente a mesma coisa, use Arbaleste caso consiga fechar sua Dex com ela, caso contrário, vá de

Gakkung[2]. A Besta[3] é uma boa opção, caso for +8 ou mais (geralmente +10 é o mais eficaz). Mas a gakkung[2] +8 ou mais é a

preferência. Utilize sempre flechas elementais e, se dano é o mais importante para você, use AoA para aumentar a Dex, mas não

é aconselhável. Nos acessórios, vai depender do seu estilo. Chars mais voltados para defesa, utilizem Safety Rings ou

Rosário. Chars voltados para o ataque, use Luvas com cartas Zerom.

 

Cabeça

Chapéu Fedorento, Disfarce, Máscara da Ópera

 

Armas

Arco Composto[4] - Bebe Selvagem, Esqueleto

Besta[3]/Arbaleste[2]/Gakkung[2] - 2 Hidras + 1 SW, 2 Hidras

Flechas Elementais/Status na WoE/PvP.

 

Equipamentos

Cota de Malha[1] - PecoPeco, Pupa, GR, Angeling, Argiope, Cavalo Marinho.

Manteau[1]/Sobrepeliz[1] - Raydric

Botas[1]/Sapatos[1] - Matyr, Verit, Besouro-Ladrão Macho

 

Acessórios

Rosário[1]/Colar[1]/Luva[1] - Zerom, Kukre.

Andel de Defesa

 

Atributos

Dex acima de tudo para causar mais dano. Em segundo plano, Vitalidade. Tente fechar bônus 80. Caso vá de agi 1, pode até

fechar bônus de Vit em 100, colocando o restante em Int. Em qualquer build, sempre é bom ter um mínimo de Força e

Inteligência, lembre-se disso.

Caso pense em ser agi para spammar DS, volte sua build para híbrida, mas lembrando que não é o aconselhável, já que você não

irá durar muito no campo de batalha.

 

For: 1~20 (sem contar bônus) / Agi: 1~70 / Vit: 60~80 / Int: 18~48 / Dex: 100~130 / Luk: 1

 

Habilidades

Não há muito o que variar. Pegue a árvore de habilidades do DS (Rajada de Flechas) primeiramente a fim de upar rapidamente e

depois Full Strip.

 

Bow Stalker Full Strip/DS: Túnel de Fuga 3, Gank 4, Afanar 2, Remover

Arma/Armadura/Escudo/Capacete 5, Full Strip 5, Olhos de Águia 10, Rajada de Flechas 10, Remover Armadilha 1, Chase Walk 1,

restando 13 pontos de skills.

 

Estratégias

A principal estratégia aqui é estar sempre com escudos. No PvP é basicamente Stripar>Recuar>DS. No que diz respeito ao

Stripar, sempre, SEMPRE com escudos. Para stripar você precisa estar do lado do oponente, e se estiver com a defesa aberta,

good game pra vc. O uso de Envenenar com Bow Stalkers tem um efeito interessante, pois o dano é ligeiramente maior que o de

adaga. Na WoE, foque sempre chars menos difíceis de derrubar sem o Strip, como Wizards e Sins. Não tente matar Templários ou

Sacers, que será inútil. E sempre carregue no mínimo dois tipos de flechas, mas como principal a flecha do vento. Em chars

congelados, o dano será consideravelmente maior.

 

 

3.2.3. PvP/WoE - Bow Stalkers - Preserve

 

Esses stalkers de diferem em uma coisa, a árvore de habilidades. Apesar de se tornarem mais dependentes dos outros para obter

suas habilidades plagiadas, o Preserver pode se mostrar mais versátil, e na maiora das vezes mais destruidor. O fato de poder

combinar danos altíssimos com uma super resistência e poder de atazanar, torna o Stalker uma figura poderosa e temida.

 

Equipamentos

A definição de Bow Stalkers deve-se ao fato de utilizar o arco para upar e como meio de usar suas habilidades plagiadas.

Sobre os arcos, segue as mesmas dicas anteriores. Agora, a questão surge no que utilizar como arma. Considerando que na hora

do Strip você não atacará, o objetivo é a defesa. Cartas drops podem dar até +4 de Dex, porém esses pontos não fazem

diferença na hora do Strip. O que aconselho é utilizar cartas como Fabre, que aumentam a Vit (podendo até fechar bônus) e

+400 de HP. Faca, Main Gauche, Lâmina... tanto faz, uma vez que o objetivo é o efeito da carta e não o poder de ataque da

arma. Utilize sempre arnas de 4 slots.

 

Cabeça

Chapéu Fedorento, Disfarce, Máscara da Ópera

 

Armas

Arco Composto[4] - Bebe Selvagem, Esqueleto

Besta[3]/Arbaleste[2]/Gakkung[2] - 2 Hidras + 1 SW, 2 Hidras

Faca[4] - 4 Fabres, 4 Drops.

Flechas Elementais/Status na WoE/PvP.

 

Equipamentos

Broquel[1] - Sapo de Thara

Cota de Malha[1] - PecoPeco, Pupa, GR, Angeling, Argiope, Cavalo Marinho.

Manteau[1]/Sobrepeliz[1] - Raydric

Botas[1]/Sapatos[1] - Matyr, Verit, Besouro-Ladrão Macho

 

Acessórios

Rosário[1]/Colar[1]/Luva[1] - Zerom, Kukre, Esporo.

Andel de Defesa

 

Atributos

Quanto maior a dex, maior o dano do arco e maior as chances de strip. Mas somente alcance limites máximos como 98 ou 99 caso

for fechar bônus. Esses pontos podem ser úteis em otros atributos. Vitalidade sempre alta, podendo-se calcular seu bônus 80

incluindo as Fabres da arma na hora do strip. O restante sempre variando entre Força e Int. 100~110 de dex é o sufuciente

para realizar Strip com sucesso em poucas tentativas. Não gaste seus pontos a toa, distribua melhor em Vit/Int para obter

maior eficiência.

 

For: 1~20 (sem contar bônus) / Agi: 1 / Vit: 80~100 / Int: 30~66 / Dex: 100~130 / Luk: 1

 

Habilidades

Ao invés de Rajadas de Flechas, agora a árvore é a de Preserve. A menos que você saiba upar bem sem habilidades de plágio

(leech ou na raça mesmo), o ideal é pegar Preserve primeiro, para poder ter Combo Triplo para upar.

 

Bow Stalker Full Strip/Preserve: Túnel de Fuga 3, Ataque Surpresa 5, Gank 4, Afanar 4,

Apunhalar 4, Rapto 5, Plágio 10, Preserve 1, Remover Arma/Armadura/Escudo/Capacete 5, Full Strip 5, Chase Walk 1, Counter

Instinct 1 restando 6 pontos de skill.

 

Estratégias

Jogar como Preserver requer mais atenção por conta das habilidades plagiadas. Porém, uma das maiores vantagens de se jogar

como Bow Preserve é poder realizar Impacto de Tyr ou Mamonita com perfeição, de forma que nem mesmo Cavaleiros e Ferreiros

podem realizar. Como assim? Com Bow Stalker, será possível realizar uma Mamonita/Impacto de Tyr elemental e cardeada ao mesmo

tempo, justamente por ser feita através de um arco. O índice de eficiência e aproveitamento deste tipo de Stalker é

claramente visto nesse ponto, onde conseguimos concentrar tudo somente nos atributos de Dex e Vit, maximizando o poder ao

máximo. Apesar de ser utilizada no arco, essas duas habilidades são ainda assim consideradas do tipo 'melee' (pode haver

alterações futuras quanto a isso), ou seja, será possível derrubar agora sacers e templários e se livrar das penalidades da

woe do tipo ranged. Com um minimo de int, também será possível lançar Nevasca Lv.1 rapidamente ou Frost Diver a fim de apenas

atrapalhar os oponentes. No mais, seguem as outras estratégias comentadas.

 

Notas finais sobre PvP/WoE

Stalkers sim podem ser uma grande dor de cabeça para os adversários, mas tem que saber jogar com ele. Não é a toa que o

número de Stalkers nos servers internacionais, comparado às outras classes é bem menor. Ele é um verdadeiro canivete humano e

sabe fazer a diferença na hora, mas de nada adianta se não conhecer a fundo as estratégias que podem ser utilizadas. As

abordadas aqui foram apenas alguns pontos principais. Ainda há muitas estratégias envolvendo essa classe, e é o que mais me

fascina. Quem gosta de rotina, este com certeza não é seu lugar. Sabendo explorar ao máximo a característica de cada tipo de

Stalker, é possível sim ser o rei do PvP e fazer a diferença crucial na WoE. Não existem builds melhores que as outras quando

falamos de Stalkers. É tudo baseade em vantagens e desvantagens. Portanto, muita pesquisa e muito estudo antes de dar o

start.

 

3.3. Stalkers Híbridos

 

A linha de racioncínio é a mesma já vista anteriormente. Basicamente, a diferença principal é a Agilidade, na qual você pode

modulá-la entre média e média-alta, combinando esquiva+resistência, além de poder upar mais facilmente. Em compensação,

elevando a agilidade, teremos que reduzir outro atributo. É uma build difícil de fazer, mas quando correta, se torna tão boa

quanto uma build extremista. O hibridismo não é apenas voltado para facilitar o upping, mas também para elevar sua esquiva

(esquivar de alguns chars que podem vir a te incomodar) e aspd (a fim de spammar Mamonita, Impacto de Tyr ou Rajada de

Flechas). Além do que, quase todas skills de Stalker envolvem agilidade, não podemos esquecer que Stalker não deixa de ser

agi class.

Nota: o Stalker híbrido é melhor planejado sendo bow, isso por que é mais fácil de manusear os atributos sem sofrer muitas

perdas, uma vez que sua força é baixa.

 

Atributos

Bow - For: 1~20 (sem contar bônus) / Agi: 50~80 / Vit: 60~80 / Int: 18~48 / Dex: 90~110 / Luk: 1

Dagger - For: 70~100 / Agi: 70~80 / Vit: 60~80 / Int: 6~30 / Dex: 70~90 / Luk: 1

 

 

3.4. Int Stalkers

 

São Stalkers que apareceram recentemente, elevando ao máximo o uso da habilidade Preserve. Dessa vez, as habilidades copiadas

são magias, e é aproveitado os altos índices de dex do Stalker para combinar velocidade de cast com poder de ataque. Int

Stalkers não surgiram para serem 'Wizards pirateados', mas sim para aprimorar certas habilidades que funcionam melhor com

eles e o alto potencial de poder upar a uma velocidade incrível. Ainda há muita discussão sobre estratégias e possibilidades.

Vou comentar o uso massivo de duas habilidades, que basicamente caracterizam o Int Stalker:

 

Water Ball (Esferas D'Água)

Stalkers podem copiar habilidades certo? Drake lança Water Ball Lv.10 certo? então....?

Isso mesmo, Stalkers podem ter Water Ball Lv.10

 

Muitos testes ainda estão sendo feitos para saber quais os efeitos do Lv.10, tais como número de hits, dano e quantidade de

água consumida, mas posso garantir uma coisa, já testei e SIM, é fantástico xD

Obviamente que esse tipo de Stalker será o mais dependente de todos, uma vez que sempre precisará de um tank. Esse também é o

tipo do qual eu havia mencionado como exceção de ser MvP. Com WaterBall Lv.10, é possível derrotar quase todos os MvPs,

situando-se em mapas com água.

Obviamente, a grande desvantagem é a falta de equipamentos que forneçam Matk. Não sei se já existe aqui no bRO, mas a

Bezerald será uma das poucas alternativas, sendo a única (talvez?) adaga a fornecer Matk.

 

Claymore Trap (Armadilha Explosiva)

A Claymore Trap funciona de modo que, quanto maior o mob, maior o dano e o número de hits. É baseada na Int e Dex do char

(características do Int Stalker). Você pode não estar entendendo qual o motivo de destacar essa habilidade.

 

(Ex.: Stalker usou CT num mob nem um pouco grande =.='', o mapa é uma das cavernas de Juperos, com monstros que dão

4000 de exp)

heh Com ctz é de se parar por um instante e se auto questionar se é verídico e como que pode ser isso. Por hora não vou

comentar muito sobre isso, mesmo porque ainda há muitas contradições e informações quebradas. Mas é com certeza outra forma

de aniquilar com eficiência os mobs.

 

Int Stalkers podem agir na WoE/PvP como bruxos, utilizando magias de área, além de poder utilizar equipamentos mais

resistentes e stripar os adversários. Quem souber utilizar com perfeição essas duas habilidades plagiadas, com certeza terá

um dos chars mais rápidos de upar do jogo.

 

Atributos

For: 1~20 (sem contar bônus) / Agi: 1 / Vit: 60~80 / Int: 90~110 /Dex: 90~110 / Luk: 1

 

 

4. F.A.Q.

 

1. O que é Stalker/Desordeiro?

R: É a transclasse de Rogue/Arruaceiro.

 

2: Como me tornar um?

R: Chegue até Lv.99 como Rogue, após isso, renasça, upe novamente como aprendiz e gatuno, e só então poderá virar Stalker.

 

3: Se eu usar Preserve em uma habilidade plagiada, quando eu relogar, continuarei com ela? E se não estiver com Preserve?

R: Ela permanecerá com ou sem Preserve, lembrando que Preserve dura 10 minutos de jogo.

 

4: Como saberei se o Full Strip funcionou?

R: Uma animação aparece na tela de equipamentos sendo jogados para fora. Além disso, quando você erra o Strip, aparece uma

mensagem de erro no chat. Tirando os efeitos, só dará para ter uma idéia do strip pelo som ou pelas mensagens de erro no

chat.

 

5: Full Strip é melhorado com bônus de DEX?

R: Não.

 

6: Preserve pode ser usado mais de uma vez?

R: Sim, funciona como uma chave, da até para spammar =P

 

7: Com Chase Walk sou completamente invisivél? Posso usar skills escondido? E itens?

R: Não, com Chase Walk, você deixará pegadas no chão e poderá ser revelado se for atingido por algum dano de área. Não pode

usar habilidades porém pode usar/pegar itens.

 

8: Qual a diferença entre Tunnel Dive (Tunel de Fuga) e Chase Walk?

R: Com Tunnel Dive você pode ser revelado por magias, mas não por dano em área. Com Chase Walk é o contrário, você não pode

ser revelado por magias, porém é revelado por dano em área.

 

9: Como sei quando o Preserve acabou?

R: Ao utilizar Preserve, aparece um ícone na direita da tela indicando que Preserve está ativo.

 

10: Com Preserve, posso copiar habilidades de transclasses?

R: Tudo vai depender do pessoal da implantação das classes. Por hora, no iRO/pRO é impossível, enquanto que nos servers

eAthena, é possível. Basta aguardar.

 

11: Sobre as habilidades plagiadas, como...?

R: Há um outro tópico somente sobre o Plágio, da uma pesquisada primeiro.

 

 

5. Conclusão

 

Há ainda muita coisa pra falar de Stalkers. É uma classe muito complexa, com muitas estratégias e segredos que ainda devem

ser debatidos. Este guia teve o objetivo de mostrar os principais pontos de ser um Stalker, voltado para aqueles que querem

saber como funciona essa transclasse e para quem nunca ouviu sobre. Obviamente quem já teve o prazer de jogar com um Stalker

sabe que tem muito mais coisa para ser falada. Com certeza me equivoquei em alguns pontos ou esqueci de alguns detalhes, mas

estou disposto a atualizar conforme forem aparecendo críticas e sugestões. Sempre joguei de Rogues e Stalkers e garanto que

fiz este guia baseado em pesquisas, estudos, discussões e minha própria experiência.

O meu maior conselho é que planejem com muito cuidado o Stalker, testem sua build antes, pois o risco de frustração pode ser

grande. Evitei postar builds prontas e listar aqueles mesmos equipamentos já conhecidos em todos os guias do fórum. Quis

passar apenas a idéia e a linha de raciocínio. Uma vez que você entender isso, pode entender mais a fundo de como funciona um

Stalker.

 

Créditos :> Capone ~~, SeRaoS , Kael , Fontes :> Levelupgames [ imagens ]

Divulgação de Site > ; LekoO ..

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Ola eu prefiria no stalker contra MvP era melhor usar usar Cueca com porcellio e camiseta com susurro que trariam uns 30 a mais de eskiva apesar de sair um preço salgado sem contar que a porcellio tras +25 atq

 

Tambem sugiro o usoda bola de ferro que apesar de custar um prçeo médio de 50 kk usada com grilhões você tem seu ataque almentado em +50 totalizandosoho que eu falei seira :

+30 Eskiva

+75 Atq

Isso ja seria um bonus totalmente absurdo para a classe apesar dos itens serem caros

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Cara .. até é uma boa sua dica ..

Mas não puz MvP .. por causa que desordeiro não sola Mvp .. ( raramente sola 1 )

E tambem não creio que a bola de ferro seje isso tudo por que já vi por 20kk Thor;

Sua dica até é uma boa ! vlws !

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