Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Montando uma calculadora no Delphi


pierrout25
 Compartilhar

Posts Recomendados

Autor: Jonathan Lamim Antunes |

nesse artigo vamos estudar alguns comandos e componentes do Delphi de forma bem prática, desenvolvendo no decorrer do tutorial a nossa calculadora. Será uma calculadora simples, mas que ajudará bastante a compreender algumas coisas importantes, como por exemplo:

 

- Uso de variáveis;

- Cálculo com variáveis e outros conceitos;

 

Chega de conversa e vamos colocar a mão na massa.

 

Abra o Delphi (eu utilizei a versão 6 Enterprise) e altere as seguintes propriedades no formulário:

 

BORDERS ICONS: biMaximize: false | biHelp: false

CAPTION: Calculadora Oficina da Net

HEIGHT: 350

NAME: calc_on

POSITION: poDesktopCenter

WIDTH: 250

 

calc1.jpg

 

Após ter alterado essas propriedades, salve o arquivo com o nome de frmcalc_on para o arquivo do formulário (.frm) e calculadora para o arquivo do projeto (.dpr).

 

Agora que você já preparou a base da sua calculadora, vamos colocar nela o visor e os botões. Para isso, insira no formulário:

 

1 Edit (para fazer o visor)

16 Buttons (para fazer os botões)

 

Altere as propriedades dos componentes de acordo com as informações abaixo:

 

EDIT

 

HEIGHT: 30

NAME: visor

TEXT: “deixe em branco”

WIDTH: 240

 

BUTTONS (para todos os componentes buttons inseridos no formulário)

 

HEIGHT: 50

NAME e CAPTION: os valores dessas propriedades dos buttons serão dados de acordo com a função de cada um deles, siga a tabela abaixo para nomear cada Button.

 

calctbl.jpg

 

WIDTH: 50

 

Dica: quando você possui vários componentes onde eles terão valores iguais em propriedades iguais, não é necessário fazer a alteração dos valores um a um, basta você selecionar todos os componentes (no nosso caso os buttons) e fazer a alteração das propriedades; assim todos eles receberão os valores de uma só vez.

 

Após concluídas as operações acima, a sua calculadora deverá estar assim:

 

calc2.jpg

 

Canal: Delphi | Autor: Jonathan Lamim Antunes | Publicado em: 12/03/2008 | Views: 21.833

Abra o arquivo criado na primeira parte do artigo para que possamos dar continuidade ao trabalho (estudo).

 

Antes de mais nada, declararemos as variáveis necessárias para armazenamento das informações para os cálculos. Veja abaixo o nome das variáveis e os seus tipos.

 

Valor: real; (armazenar os valores informados)

Operacao: Integer; (armazena o tipo de operação solicitada)

valorinteiro: integer;

 

Essas variáveis deverão ser declaradas antes de implementation, no início do código fonte da calculadora, já são variáveis globais (variáveis que podem ser usadas em qualquer parte do código).

 

Após criadas as variáveis, vamos começar a colocar os códigos nos botões da nossa calculadora.

 

Alguns botões terão praticamente o mesmo código, pra esses botões apresentarei apenas uma vez o código e indicarei as alterações a serem feitas nos demais botões.

 

Coloque o seguinte código no evento OnClick de cada um dos botões de números.

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Esse código fará com que o visor (que é o componente Edit chamado visor) receba o valor do botão clicado.

 

Repita esse código pra todos os botões de números, alterando o valor de X.

 

Colocados os códigos nos botões de número, vamos agora colocar o código no botão da virgula. Esse botão é importante no caso de trabalharmos com números decimais.

 

O código é simples, basta repetir o código do botão de número e trocar o número pela vírgula (,).

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Terminamos os códigos para os botões de formação dos números, agora vamos criar os códigos para os botões de cálculo (adição, subtração, divisão e multiplicação).

 

Botão de ADIÇÃO

 

O código é relativamente simples, veja abaixo o código explicado linha a linha.

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Botão de SUBTRAÇÃO

 

O código é relativamente simples, veja abaixo o código explicado linha a linha.

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

 

Botão de DIVISÃO

 

O código é relativamente simples, veja abaixo o código explicado linha a linha.

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Botão de MULTIPLICAÇÃO

 

O código é relativamente simples, veja abaixo o código explicado linha a linha.

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Estamos chegando ao final, faltam apenas alguns códigos. Não desista.

 

Vamos codificar agora o botão de IGUAL, onde exibiremos na tela o resultado. O código desse botão é maior, mas não muito complicado de se entender. Vejamos:

 

Declare as seguintes variáveis dentro do evento onClick do botão de igual (=):

 

total : string;

valorreal : real;

 

Essas variáveis são de uso local, portanto devem ser declaradas dentro do evento onClick do botão.

 

Declaradas as variáveis, vamos ao código.

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Pronto, o código da nossa calculadora está 99% concluído. Para terminarmos, coloque mais um botão no formulário e coloque o name dele de btnclear e o caption de Limpar. Esse botão servirá para limparmos o visor e zerarmos as variáveis, podendo começar um novo cálculo sem erros.

 

Coloque o seguinte código dentro do evento onClick do botão Limpar.

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Pronto pessoal, está concluída a nossa calculadora. Espero que tenha sido muito útil pra vocês.

 

Organização: pierrout25

Tutorial: Oficina da net

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

be0 s50-3es, 0as a14da -ra ver, -6r ex, c606 var5ave5s -6de0 serT 4te5s.

 

o.O, teclado de laptop com num lock ligado eh fods ¬¬

 

traduzindo:

bem simples, mas e util pra pessoas q acabaram de comecar no delphi (bem, n to a tanto tempo mas ja sei de bastante coisa ;D ) ver como variaveis podem ser mto uteis (ou melhor: sao essenciais)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Muito bom mesmo! Obrigado!!

 

Porém eu identifiquei alguns Bugs como por exemplo:

 

Onde se lê: if (visor.Text <> '')

Deveria estar assim:if (visor.Text <> '') then

 

Da pra colocar quantas vírgulas quiser na seguencia numérica como por exemplo:

Esta assim:3,00,30,300

O certo seria assim:3,0030300 Não poderia deixar por mais de uma vírgulas.

 

Se você fizer um cálculo assim:

13x2/2

O resultado vai ser 1

O certo seria 13

Ou seja ele não aceita a sequencia...para dar certo você deverá fazer assim:

13x2=26/2=13

 

Até o momento só identifiquei estes...não sei como corrigiassim qeu descubrir eu coloco as soluções. Se você descubrir antews por favor corrija.

 

Mesmo assim Muito Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, tenho uma dúvida.

Decidi aprender a programar alguma coisa entao entrei no Baixaki e instalei um tal de Lazarus q dizem que é igual ao Delphi.

Entrei no WC, vi esse tópico e to tentando fazer essa calculadora. Só to com um problema aqui: Quando eu tento mudar o name dos botões aparece uma mensagem "Unable to rename variable in source" isso acontece toda vez que eu tento mudar o name de um botão ou do visor.

Ah tambem aparece um código de erro:TCodeToolManager.InitCurCodeTool MainCode=nil

Se alguem puder me ajudar agradeço, comecei esses dias então ainda não sei mta coisa

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, tenho uma dúvida.

Decidi aprender a programar alguma coisa entao entrei no Baixaki e instalei um tal de Lazarus q dizem que é igual ao Delphi.

Entrei no WC, vi esse tópico e to tentando fazer essa calculadora. Só to com um problema aqui: Quando eu tento mudar o name dos botões aparece uma mensagem "Unable to rename variable in source" isso acontece toda vez que eu tento mudar o name de um botão ou do visor.

Ah tambem aparece um código de erro:TCodeToolManager.InitCurCodeTool MainCode=nil

Se alguem puder me ajudar agradeço, comecei esses dias então ainda não sei mta coisa

 

olha cara, o lazarus eh gratuito e pesa em torno de 60 mb certo ? nao me lembro bem se eh isso, mas quando comecei a programar, usava ele. Mas ele nao possui tantos componentes que nem no delphi, o que lhe convem mais eh instalar o delphi 7 SE, que eh uma versao gratuita do delphi 7, menor, pesa menos que o lazarus ( cerca de 45 mb ) e eh bom pra vc iniciar ( usei ele antes de instalar meu delphi 7 full ). Isso que te aconselho, pois o lazarus eh semelhante ao delphi, porem, mto imcompleto.

 

OBS: vc axa o download do delphi 7 SE na quicklist....

 

flw, abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DragonBoss:

Cara assim que eu vi o post fui na quicklist e baixei o Delphi 7 SE, instalei e pá. Só que qndo fui abrir apareceu um erro lá que eu não consegui resolver.

Eu tenho um amigo na escola que ele tem o delphi7 em casa, vc acha que vale a pena eu pedi emprestado o cd e instalar o delphi normal ou como ainda sou iniciante o Delphi SE é melhor?

Vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Valew mano,

Eu não tinha me ligado na parada da var..

Primeira vez que estou mexendo com delphi :D

Tem meu agradecimento! ;)

 

_________________________

Edited:

Não estou conseguindo identificar um outro erro que esta

ocorrendo comigo

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

Poderia me ajudar a identificar esse erro? É nesse code

que esta constando erro..

Suspeito que seja algo relacionado ao "val" ou "numero"..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.