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[DELPHI] Criando um Jogo - Parte 1 - Movimentação


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Resolvi fazer um tutorial sobre como criar jogos em 2D meio que simples mas eu não tenho do que eu realmente pretendo fazer, mas espero que eu consiga fazer um jogo que o nosso personagem possa 'voar' com sua mochila voadora (jetpack) e andar para os lados ;/

Não achei nenhum tutorial que realmente seja de um jogo, a maioria são teorias/idéias, porem, este tutorial irá não só te ensinar, fará você conseguir unir seus conhecimentos e fazer um jogo de nivel 'médio', ja que não temos uma equipe de 20 pessoas para fazer "O Jogo".

Alias, este é o meu primeiro tutorial ;/ Não traduzi, nem peguei informações de outros tutoriais, eu mesmo sou o autor de todos os códigos encontrados neste tutorial, alguns créditos serão citados durante o tutorial...

 

Previa

 

2j2w9b4.png

 

Proximo Tutorial: Movimentação Vertical.

 

➣ 1. Introdução

➣ 2. Requisitos Fundamentais

➣ 3. Iniciando o Jogo

➣ 4. Adicionando Movimentação

➣ 5. Efeitos para Movimentação

❶. Introdução

 

Bem, vamos fazer um jogo de qualidade, não e facil fazer a física no delphi, mas não se preucupe, tudo que você tem a fazer é seguir o tutorial, tudo será ensinado, e um pouco será explicado.

Para começarmos, peço a os leitores que atendam a estas unicas condições:

 

if voce.Conhecimento = Básico then

begin

if voce.Tem_Delphi7 = true then

begin

ContinueOTuturial(voce)

end;

end;

 

ou melhor, tenha o Delphi 7 instalado e saiba como usar o básico, propriedades de objetos,funções, coisas simplesinhas...

 

❷. Requisitos Fundamentais

 

 

Como citados anteriormente, só precisamos de 2 coisas:

 

* Conhecimento Básico

* Delphi 7

 

 

Conhecimento básico significa que, quando alguem falar para declarar determinada função, vc saber onde declarar.

Conhecimento básico tbm significa que, não precisa dizer "No objeto X, altere a propriedade Y para Z" e sim "Name = tal, Visible = tal", assim vc polpa meu esforço, e é assim que vai ser.

 

❸. Iniciando o Jogo

 

Antes de fazer um jogo, precisamos de um personagem, digamos... um quadradinho ridiculo, afinal isto é um jogo simples, já que delphi não foi feito para Jogos perfeitos, e para isto existe actionscript,lua,etc... mas, Dephi da muito mais poder do que actionscript, e, como consequencia, as pessoas ficam com medo de baixar programas, são perigosos e tals...

 

Agora, vamos começar definitivamente.

Crie um novo projeto/aplicação e salve em alguma pasta separada.

 

No Form1, edite estas propriedades:

 

ClientHeight = 400

ClientWidth = 413

 

Se quiser mudar o Caption/Cor/Top/Left, estás livre.

 

Se quiser facilitar sua vida, recomendo ir em no menu lá de cima, Tools>Environment Options... e selecionar a aba Designer e Ajustar o Grid Options:

Marque Display grid

Marque Snap to grid

Grid size coloque X=6 e Y=6

 

Agora vamos continuar:

 

Vá na aba Additional e adicione um componente TShape (Figuras Geometricas) ao seu Form1.

Ajuste suas Propriedades:

 

Height = 23

Name = 'shp_char'

Width = 23

Visible = false

 

Se quiser mudar o Brush/Pen, estás livre.

Mude Top/Left para um local de sua preferencia, lembrando que este será nosso personagem.

 

 

Vá na aba Standard e adicione um TButton (OK no centro) ao seu Form1.

Ajuste suas Propriedades:

 

Caption = 'Começar o Jogo.'

Height = 25

Name = 'btn_start'

Width = 85

 

Se quiser mudar o Top/Left/Caption, estás livre.

 

❹. Adicionando Movimentação

 

Vá na aba System e adicione um Timer(Um relogio) ao seu Form1.

Ajuste as Propriedades:

 

Enabled = false

Interval = 20

Name = 'tmr_keys'

 

Não modifique nenhuma outra propriedade.

 

Agora, Declare a váriavel global:

 

sgame: Boolean;

 

Ficando assim:

 

variavel.png

 

Agora, no evento OnCreate do Form1, entre begin e end, adicione isto;

 

sgame := true;

 

Agora, clique 2 veses sobre o tmr_keys, delete begin e end e coloque esta script:

 

begin

if GetAsyncKeyState(37) < 0 then

begin

shp_char.Left := shp_char.Left-2

end;

if GetAsyncKeyState(39) < 0 then

begin

shp_char.Left := shp_char.Left+2

end;

end;

 

Depois disto, clique 2 veses sobre o btn_start, delete begin e end e coloque esta script:

 

begin

if GetAsyncKeyState(37) < 0 then

begin

shp_char.Left := shp_char.Left-2

end;

if GetAsyncKeyState(39) < 0 then

begin

shp_char.Left := shp_char.Left+2

end;

end;

 

 

Depois disto, clique 2 veses sobre o btn_start, delete begin e end e coloque esta script:

 

begin

if sgame then

begin

shp_char.Visible := true;

tmr_keys.Enabled := true;

btn_start.Caption := 'Pausar o Jogo';

sgame := false;

end else if sgame = false then begin

if btn_start.Caption = 'Continuar o Jogo' then begin

btn_start.Caption := 'Pausar o Jogo';

shp_char.Visible := true;

tmr_keys.Enabled := true;

end else begin

shp_char.Visible := true;

btn_start.Caption := 'Continuar o Jogo';

tmr_keys.Enabled := false;

end;

end;

end;

 

 

Depois disto, nosso personagem se movimentará para a direia e a esquerda. salve se projeto e continue:

 

Se quiser o meu executavel, esta aqui:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Mas não esta muito interresante...

 

❺. Efeitos de Movimentação

 

No primeiro tutorial, não aprendemos muito, eu sei, mas, acredite, você vai adorar o proximo tutorial, falando nisto, se quiser adicionar efeitos, fique a vontade... não vou colocar por que só fará ficar mais confuso.

 

Bem, este é o fim do primeiro tutorial, em breve outro tutorial será feito, aguarde.

 

Créditos:

100% Feito por Gravyerd, nenhum tutorial ou ajuda utilizada.

AnimatorHost.org - Onde eu fiz o Host dos Arquivos.

 

Download do produto final:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Este tutorial não é grande coisa, mas não se esqueça, se gostou, o botão thanks >> está esperando seu mouse.

 

CreDitoo: Boиeko̲▪

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