Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

[NG] Guia de Scripts - Criando um script

OriGami~
 Compartilhar

Posts Recomendados

Itens do tópico:

1- Fazendo seu char falar algo

2- Executando sons e alertas

3- Usando keys/ Fazendo Hotkeys

4- Tirando screenshots

5- Logando

Fazendo seu char falar algo usando um script

Scripts feitos nesse item:

Curar poison com "exana pox"

Usar utani hur quando você não estiver com haste

Healar seu char se sua vida ficar abaixo de certo valor

O primeiro script que você irá aprender é fazer seu character falar "Hello World". Vamos começar com esse bem simples para aprender algumas funções... Aqui está o primeiro script:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

Seu personagem dirá "Hello world" uma vez. Para fazer seu character falar "Hello World" repetidamente, coloque "while not terminated do" antes de "begin". Ficará assim:

Tente usar esse script. Ele dirá "Hello World" sem parar. Você será muted porque ele não pára de falar, manda as mensagens seguidas. Então devemos colocar uma pausa para você não ser muted. Para isso, coloquemos sleep(2000). Assim, o script fará seu char falar várias vezes sem ser muted.

Agora que sabemos como fazer o nosso character dizer alguma coisa, vamos ver se podemos fazer o nosso primeiro script útil. Vamos fazer um script que diz exana pox quando você está poisoned. Primeiro vamos começar o nosso script "Hello World"

Passo 1: Mudar 'Hello World" para exana pox

Passo 2: Nós queremos que o script cheque se você está poisoned. Então, adicione "if self.poisoned then". Que significa que se você estiver envenenado, ele irá executar a próxima linha do código.

Passo 3: Queremos que o script funcione todas as vezes e não só uma vez. Então, colocaremos "while not terminated do" no código.

Passo 4: Nós também precisamos adicionar a quantidade de mana necessária para ele não tentar usar a magia sem mana. Então colocaremos "if self.mana >= 30 then". Isso significa que se sua mana estiver acima ou igual a 30, ele irá executar a próxima linha do código.

Passo 5: Adicionar "Sleep(100);" no final para que o cliente não dê lag. Por último mas não menos importante, é necessário colocar "Update the world".

Pronto! Criamos um script que diz exana pox quando o seu char está poisoned

Usando esse script como base, você pode fazer vários outros. Vejamos um exemplo: usaremos o script de exana pox para criar um que diz "utani hur" quando seu char não estiver com haste.

Passo 1: Mudar "if self.poisoned then" para "if not self.hasting then" Assim, se você não estiver com haste, ele executará a próxima linha do código.

Passo 2: Mudar a mana de 30 (mana requerida do exana pox) pra 60 (mana requerida para utani hur).

Passo 3: Mudar "exana pox" pra "utani hur" e o script já está pronto. Também adicione "Sleep(100);" no fim para prevenir lag.

Aqui está um script que faz você usar utani hur quando não estiver com haste.

Agora vou mostrar como fazer um script de cura, usando o do exana pox como base de novo. Agora usaremos uma coisa chamada constante. Uma constante é útil para o seguinte: se você precisa alterar algum nº, não precisa mexer no script em si, mas só na constante, ficando bem mais simples.

Passo 1: Fazer uma constante com a palavra const e colocar a vida mínima, a quantidade de mana que a magia usa e a magia que será usada.

Passo 2: Mudar "if self.poisoned then" para "if self.health is <= MinHealth then". Assim, se sua vida está menor ou igual à indicada, o script executa a próxima linha do código.

Passo 3: Mudar "if self.mana >= 30 then" pra "if self.mana >= ManaNeeded" Ou seja, se sua mana for maior ou igual à indicada, a próxima linha do código será executada.

Passo 4: Mudar ('exana pox') para (HealingSpell). Você You don't need the ' marks around HealingSpell because they are around exura.

Agora você tem um script que fala exura quando sua vida está menor que 300. Se você quiser executar o script com um valor de vida mínimo diferente e se você quiser usar uma magia diferente, mude os dados MinHealth, HealingSpell e ManaNeeded.

Com isso não dá pra criar todos os scripts, pois é necessário saber a linguagem de programação, mas já dá pra fazer vários úteis. Por exemplo, esse de exura pode servir para o knight healar pequenas quantidades e deixar o self healing do NG para usar UH ou potion.

Executando Sons e Alertas

Alert quando sua vida estiver menor que determinado valor

Alert quando sua mana estiver menor que determinado valor

Agora que você sabe como fazer seu char falar qualquer coisa, vamos ver como executar sons e alarmes com script. Começamos assim:

Tente executar o script acima. Você verá que ele só vai executar o som uma vez. Para fazer ele tocar o som sem parar até que você veja, colocaremos "while not terminated do":

while not terminated do
begin
PlaySound('C:\Windows\Media\notify.wav');
end;

Passo 1: Precisamos adicionar algumas constantes. Vamos adicionar a constante "HpToAlert"

Passo 2: Queremos que esse script mantenha verificando a saúde do char e que toque o som várias vezes, então adicionaremos "while not terminated do":

Passo 3: Agora temos que fazer uma linha com a expressão if/then. Iremos adicionar "if self.health <= HpToAlert then". Você provavelmente sabe o que ela significa agora, essa linha diz que se sua vida está menor ou igual ao valor da constante "HpToAlert", ele irá executar a próxima linha do código.

Passo 4: Nós precisamos "updateworld" para que possamos obter os valores atuais. Além disso adicionaremos "Sleep(100);" ao final para não gerar lag.

Const
HpToAlert = 150

while not terminated do
begin
UpdateWorld;
if self.health <= HpToAlert then
PlaySound('C:\Windows\Media\notify.wav');
Sleep(100);
end;

A constante HpToAlert não precisa ser alterada porque as constantes podem ter qualquer nome que não irá alterar como o script funcionará. Se você não entendeu, apenas mude "HpToAlert" para "ManaToAlert" mas lembre-se que se você muda o HpToAlert da constante, você também deverá mudar o do código para o mesmo nome. O script final fica assim:

Agora você tem um script que alerta quando sua mana está menor ou igual a 150.

Se você quiser mudar esses valores, basta alterar o número na constante.

Usando keys/ Fazendo Hotkeys

Ande com as teclas W, A, S, D
Agora o tópico vai ficar um pouco mais avançado. Nós vamos usar uma nova coisa chamada "procedure", ou procedimento em inglês. A definição para procedimento é: Um procedimento é uma especificação de uma série de ações, atos ou operações que tem que ser executado da mesma maneira, a fim de obter sempre o mesmo resultado nas mesmas circunstâncias. Basicamente o que isto significa é que você tem que seguir o procedimento para fazer as coisas funcionarem. Vamos fazer um script para que possamos dizer "Hello World", usando apenas uma tecla. Começamos assim:

Aqui está o script com que iremos começar. Lembre-se que todos os scripts tem começo e fim. Se você conhece HTML, "begin" e "end" são como [body] e [/body]; são o corpo do script. Vamos adicionar "Updateworld" ao script.

procedure Event_KeyDown(Key:integer);
begin
Updateworld;
end;

Agora temos que seguir com o procedimento. Agora, nós precimados da tecla e da ação. Vamos adicionar "13:self.say ('Hello World'). Uma vez que o procedimento "event_KeyDown" estiver presente, quando você apertar a tecla que corresponde à chave 13 (Enter) seu character dirá "Hello World". Agora precisamos adicionar um outro "end" no final, porque a ação de pressionar a tecla precisa de um fim.

Mas ainda não está pronto. Lembre-se: sem o "while not terminated do" o script só funcionará uma vez. Também precisamos adicionar algo mais: "ProccessEvents" O que isso faz é verificar novas ações (como uma tecla pressionada para baixo) e chamar o processo correspondente, quando a nova ação ocorre. Nós vamos precisar de ambas as coisas em uma nova linha de modo que não nos atrapalhe em nosso procedimento. Lembre-se de que você precisa começar e terminar;

Tente executar o script. Quando você apertar Enter, seu char vai falar "Hello World". Quando você terminar de testar é só parar o script que a tecla enter volta ao normal.

Agora vamos fazer um script útil. Algumas pessoas gostam de andar com w,a,s,d em vez de andar com as setas. Vamos fazer um script para isso usando como base o anterior.

Passo 1: Vou adicionar uma constante, pois se você quiser mudar as teclas, fica muito mais fácil. Vamos adicionar as constantes MoveLeftKey MoveRightKey MoveUpKey MoveDownKey. Vou mostrar como mudar as teclas depois.

Passo 2: A constante está agora pronta para a,s,d,w, mas você precisa mudar "13:Self.say ('Hello World');" para "MoveLeftKey:self.MoveLeft;". Isso significa que quando a tecla "a" for pressionada, o char vai andar para a esquerda. Também será necessário adicionar mais três linhas, uma para cada direção. Ao final, adicione "sleep(500)" para o cliente não dar lag. Code:

Agora você tem um script que faz seu char andar com as teclas a,s,d,w. Se você quiser mudar as teclar para o número virtual de cada uma. Essa lista ainda não tenho mais estarei procurando o mais rápido possível.

Bom galera, por enquanto é só isso. Depois continuarei a tradução e as postagens.

Créditos

- Havok, pelo tutorial

- OriGami~, pela tradução do tutorial (sem google translate lol), edição e organização e por acrescentar algumas coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, vc merece o meu thanks, muito bom msm, eu aprendi uma coisa sobre o ng q eu n sabia

"while not terminated do"

Mas eu ainda prefiro o Elf

Pra dar Utani hur

auto 200 haste

Se for um OT e quiser da utani mega hur

auto 200 ifnothasted say 'Utani Mega Hur'

Pra usar exana pox

auto 200 ifpoisoned say 'exana pox'

Correr de Pk

auto 100 ifplayerattacking {setfollowwaypoints off | gotolabel pk | setfollowwaypoints on | settargeting off | end

(precisa fazer os seus waypoints com o nome "pk")

Link para o comentário

Nossa, vc merece o meu thanks, muito bom msm, eu aprendi uma coisa sobre o ng q eu n sabia

"while not terminated do"

Mas eu ainda prefiro o Elf

Pra dar Utani hur

Se for um OT e quiser da utani mega hur

Pra usar exana pox

Correr de Pk

(precisa fazer os seus waypoints com o nome "pk")

Pois é né cara, elf é bem mais fácil nesse aspecto. Mas é muito complicado, eu por exemplo nao sei mexer direito, e pra mim o NG da pro gasto. Mas bom saber que foi util pra alguem, to terminando de fazer a segunda parte. Quando terminar posto aqui.

@topic

Item 2 adicionado

Link para o comentário

e se eu quiser adicionar uma variavel?

Lol, não dá pra adicionar variável. O nome de "constante" é porque no script, no "if self.health is <=..." você não precisa mudar o que está aí toda hora, é só mudar na parte de cima. É só olhar no exemplo do script do exura que você vai entender. É porque às vezes em alguns scripts tem que colocar dados lá no meio deles (considerando scripts grandes), aí depois fica meio complicado de mudar, a constante serve pra facilitar isso.

Link para o comentário

boa Origami , tipo , vc podia encinar a fazer script mais complexos.

vlw , fuiz... (y)

Bom cara, eu ainda to aprendendo, to observando varios scripts, testando umas coisas, quando eu souber mais eu ensino sim.

rinT ScreeN.;1454451']Muito bom origami, mas vc pode Postar um Script pro meu Char fugir de Tudo " bixo e player " quanto tiver com Tanto de HP

Exemplo: fugir de tudo quando eu tiver com 50 de HP

Conheço um script pra correr pra X sqm se seu char tiver com menos de X HP, vou procurar e posto aqui.

Link para o comentário

• 2 semanas atrás...
  • 2 semanas atrás...
  • 1 mês depois...
Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.