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Delphi Inicialização


'MarcoReis
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Introdução a Programação

 

 

Caso você já tenha uma base de programação pode pular esta parte, ou pode lê-la caso se sinta inseguro quanto ao seu conhecimento.

Bem, em primeiro lugar, o que este guia exige é uma noção de comandos básicos que todo (ou quase todo) tipo de linguagem exige.

Note que os exemplos serão baseados na programação Delphi, e não qualquer linguagem.

Variáveis

 

 

Variável é um nome conhecido por qualquer programador (ou pelo menos deveria ser), este nome significa um endereço na memória onde um certo valor fica guardado. Vejamos um exemplo: se você declara a variável i:

var i:integer;

("var" é nome usado para declarar uma variável em Delphi, "integer" é o tipo de informação que ela deverá armazenar) daí você pode estabelecer um valor para i:

i := 12;

este valor vai ficar "guardado na memória" para você poder usá-lo mais tarde, por exemplo, para fazer uma conta:

i := 4 * i;

Agora i vale 4 vezes 12 (48).

Introdução a linguagem e migrando para Delphi

 

 

Variáveis

 

 

Talvez programadores acostumados com outras linguagens tenham certa dificuldade para se acostumar com os padrões Delphi. A declaração de variáveis e seu uso, provavelmente parecerá chato para programadores Visual Basic. Vamos a algumas regras práticas:

1. Não é possível declarar variáveis em qualquer lugar, apenas no início do procedimento.

2. Os tipos de dados Delphi não são compatíveis (como no VB), por exemplo, você não pode multiplicar a string "X" pela string "Y", mas sim transformá-las em números inteiros e depois multiplica-los, veja: Z := StrToInt(X) * StrToInt(Y);.

Nem mesmo números inteiros são compatíveis com reais.

Sinal de igual

 

 

Não use o sinal de igual para atribuir valores (como em grande parte das linguagens) mas sim ":=" como na linha abaixo:

i := 0;

O sinal de igual é usado apenas para comparação como em comandos "If", veja:

If i = 0 then

ShowMessage('O valor de i é 0');

else

ShowMessage('O valor de i não é 0';

Note que não se usa o EndIf como no caso do Visual Basic, por exemplo... Mas pode-se usar o Begin e end para determinar o início e o fim como em:

if i = 0 then

Begin

ShowMessage('O valor de i é 0');

ShowMessage('Foi usado Begin e End porque foram utilizadas duas linhas');

end

else

ShowMessage('O valor de i não é 0';

Quando se usa uma única linha não há necessidade de usar Begin e End.

É importante saber

 

Você deve ter notado que em Delphi não se usam aspas duplas ("), mas aspas simples ('), ou apóstrofo, como preferir. Também é usado ponto e vírgula (Imagem no final de cada comando (mas não nos que terminam com comandos como If. Mas lembre-se que NÃO se deve usar ponto e vírgula antes de else.

Outro motivo pelo qual no final de cada declaração usa-se o ponto e vírgula é para mostrar que acabou. Por esta razão pode-se continuar o comando na linha de baixo (menos partir strings ao meio), veja:

 

Estaria CORRETO:

MessageDlg ('Esta é uma mensagem!',

mtinformation, [mbok], 0);

 

Mas estaria INCORRETO:

MessageDlg ('Esta é uma

mensagem!', mtinformation, [mbok], 0);

 

Se for necessário use:

MessageDlg ('Esta é uma' +

+ ' mensagem!', mtinformation, [mbok], 0);

Isso é correto.

Comentários

 

Os comentários podem estar entre chaves:

{Este é um comentário que pode estar

em mais de uma linha}

 

Entre sinais de parênteses e asterisco, como o mostrado abaixo:

(* este é um comentário

que pode estar em mais de uma linha

até que seja colocado o sinal de asterisco e fecha parênteses *)

 

Ou pode estar depois de duas barras, para comentários rápidos de apenas uma linha, veja:

// Este comentário não pode passar de uma linha...

Operadores

 

 

Eles são:

 

* ~> Multiplicação aritmética.

/ ~> Divisão de números que obtém um número real (exemplo: 5/2 = 2.5).

Div ~> Divisão de números que obtém um número inteiro (exemplo: 5/2 = 2).

+ ~> Adição.

- ~> Subtração.

= ~> Igual.

<> ~> Diferente.

> ~> Maior.

>= ~> Maior ou igual.

< ~> Menor.

<= ~> Menor ou igual.

Exemplo:

 

Form1.Canvas.TextOut (1, 1, IntToStr((2 * 5) div 3));

Form1: Nome do formulário;

Canvas: Propriedade (não apenas do formulário) relacionada com desenho. Neste caso ela é usada para escrever no formulário (com o TextOut), algo como o print do Visual Basic. Sua cor de fundo padrão é branca, mas é possível mudá-la acessando a propriedade brush. O primeiro parâmetro é o left, o segundo é o top e o terceiro é o texto a ser escrito.

IntToStr: Transforma um inteiro em caracteres (como já foi dito anteriormente, o Delphi não possui compatibilidade entre Integers e Strings, a não ser que sejam usadas Variants).

Iniciantes:

 

Para quem ainda não está integrado com programação aqui vão alguns conceitos:

Parâmetros: São "valores extras", colocados entre parênteses para fornecer outras informações ao método (function ou procedure). No exemplo mostrado, a função precisa dos parâmetros inteiros (que foram determinado como 1 neste caso) para saber a que distância da margem esquerda e o topo, respectivamente;

Left: Valor inteiro que diz a distância até o canto esquerdo de um objeto;

Top: Valor inteiro que diz a distância até o topo de um objeto;

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