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[Guia]A Vida De Um Aprendiz


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O ser humano por mais idade e conhecimento que ele tenha, jamais deixará de ser um eterno Aprendiz.

 

Esse guia não falará da nossa vida e nem do nosso dia-a-dia mas falará dos Aprendizes que surgem na terra de Rune-Midgard.

 

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O jogo Ragnarök lhe oferece 12 slots (espaços) para que você possa criar seu personagem, basta selecioná-los movendo o cursor "Select" para a esquerda ou direita:

 

 

Feito isso você será levado para a tela onde poderá definir o nome do seu personagem, a cor do cabelo, o tipo de cabelo e os atributos iniciais. Preste muita atenção na forma como você distribui seus pontos de atributos, eles são características importantes para a classe do seu personagem:

 

aprendiz34janeladecriao.png

 

Você tem um total de 30 pontos distribuídos entre 6 atributos: (FOR/STR) Força, (AGI) Agilidade, (VIT) Vitalidade, (INT) Inteligência, (DES/DEX) Destreza e (SOR/LUK) Sorte. Você pode tirar pontos de um atributo e incluí-lo em outro mas lembre-se que o menor valor que um atributo pode ter é 1 ponto. Então, aqui, você poderá tirar 4 pontos de um atributo e colocá-lo em outro mas sempre obedecendo as seguintes regras:

 

- Aumentar a Força, diminui a Inteligência;

- Aumentar a Vitalidade, diminui a Destreza;

- Aumentar a Sorte, diminui a Agilidade;

- Aumentar a Inteligência, diminui a Força;

- Aumentar a Destreza, diminui a Vitalidade;

- Aumentar a Agilidade, diminui a Sorte.

 

Maiores formaçõoes sobre cada um desses atributos você verá logo mais na Seção 3 - Instrutores com o NPC Assistente de Atributos, Jare Riotte.

Quando você terminar de distribuir os pontos, basta clicar no botão OK para confirmar.

 

Caso você tenha errado o nome do personagem ou a distribuição de pontos, você poderá deletá-lo. Basta clicar no botão Del (Deletar), localizado no canto inferior esquerdo da janela de seleção de personagens. Antes de deletar seu personagem, o jogo pede que seja inserido o e-mail que foi utilizado na criação da conta. É um sistema que impede que pessoas mal intencionandas apaguem seus personagens.

 

aprendizdeletarpersonag.gif

 

Após definir as características iniciais de seu personagém é hora de começar a jogar.

 

 

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É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

vidaaprendizbarra2.png

 

Seja bem vindo à primeira área do jogo, esse mapa é a entrada para o Campo de Treinamento.

 

aprendiz18entrada.png

 

Aqui você aprenderá todos os conceitos básicos de um jogador e se preparará para as inúmeras batalhas pelo mundo de Rune-Midgard.

 

Ao entrar nesse campo você encontrar a NPC Zion, ela lhe dará as boas vindas, ponto A no mapa. Fale com ela e ela lhe dará algumas dicas, seja bem educado

 

Aqui você aprenderá todos os conceitos básicos de um jogador e se preparará para as inúmeras batalhas pelo mundo de Rune-Midgard.

 

Após conversa, com ela pela segunda vez, você receberá de presente EXP (experiência), 1 nível de base. Abra a janela de atributos e distribua os pontos de acordo com a profissão que você deseja ter.

 

Feito isso, caminhe para a direita passando pelos guardas até a entrada do castelo, ponto B no mapa.

 

aprendiz02guarda.png

 

Dentro do castelo você encontrará o NPC Recepcionista:

 

aprendiz03recepcionista.png

 

Fale com ele e escolha a opção “Inscrever-se no treinamento”.

 

Caso você escolha a opção “Pular treinamento”, você sairá do Campo de Treinamento e irá direto para a cidade de Prontera.

 

Se você escolheu a opção "Introdução ao Campo de Treinamento", o recepcionista irá explicar sobre a importância do Campo de Treinamento:

 

 

Escolha "Inscrever-se no treinamento" e você será levado para a próxima sala onde irá encontrar os NPCs Instrutores.

 

vidaaprendizbarra3.png

 

Todas os NPC’s dessa sala dão informações bem resumidas, para informações mais detalhadas, você deverá dirigir-se a sala à direita desta, onde se encontram os NPC’s Edwin, Jare Riotte e Pitch Judas.

No centro dessa sala está o NPC Chris, ele é o Instrutor de Interface.

 

aprendiz04instrutordein.png

 

Fale com ele e ele irá dar uma breve explicação sobre as janelas e as barras de ferramentas que estão na sua tela.

 

- Prazer em conhecê-lo. Posso ver sua inscrição?

- Pronto.

- Eu sou o responsável por ensinar a interface básica do jogo para os novos jogadores. Esta não é uma parte obrigatória do treinamento, logo, se não quiser passar por essa aula, fique à vontade para me dizer.

Após as palavras acima, surgirá as seguintes opções na sua tela:

- Ouvir a aula de Interface Básica.

- Sem aulas, quero lutar!

- Cancelar.

 

Selecione a primeira opção e você verá as seguintes informações:

 

- Cada janela que você vê na sua tela pode ser movida, clicando com seu mouse e arrastando.

- Eu explicarei as janelas na sua posição inicial, para simplificar.

- Primeiramente a janela de informações básicas:

 

 

- Essa é a janela principal, que você vê no canto esquerdo superior da tela. Nela você pode ver seu nome, seu nível de base, a experiência do personagem, entre outras informações. Vamos exemplificar melhor.

- Eu vou aumentar sua experiência. Repare na sua EXP na janela de informações básicas. Veja como está agora, e como vai ficar depois. Vamos lá?

 

Você receberá um pouco de EXP e subirá um nível de base.

 

- Na janela de informações, temos outras opções de interesse. Você pode abrir seu Inventário e ver seus equipamentos através dela, ou fazer um Grupo através do botão Contatos.

- As configurações de jogo, como controle de volume e sons estão também disponíveis por aqui. O botão habil abre sua janela de habilidades ativas e passivas. Nela você poderá escolher as habilidades de seu personagem, de acordo com sua classe.

- Há também a janela de atributos, que determina qualidades como força e inteligência do personagem.

 

 

- No canto inferior esquerdo, está a barra de diálogos.

 

aprendiz30barradedilogo.png

 

Através dela você pode se comunicar com outras pessoas e digitar comandos. Como você pode ver, existe uma seta para ver os diálogos anteriores do lado direito.

- Há também a opção de mandar mensagens públicas, para membros do seu grupo, ou apenas para membros do seu clã. Para isso você deve clicar no botão azul à direita da sua barra de diálogos. A barra de diálogos e janela de informação básica não podem ser fechadas totalmente, estando sempre abertas, mesmo que de forma minimizada.

- No lado direito superior da tela, você pode ver o mini-mapa.

 

aprendiz31minimapa.png

 

- Ele indica a sua posição no mapa, e caso você faça parte de um clã ou de um grupo, a localização dos membros deste também.

- Ah, um dado que pode te ajudar: Os pontos vermelhos indicam saídas no mapa.

- Em alguns locais, porém, você não verá indicações no mapa, só sua posição, especialmente dentro de casas ou prédios.

- Vamos ver, experimente abrir suas janelas e conhecê-las melhor. Clique na janela de informações básicas e abra as outras para ver algumas opções, como as de itens, equipamentos e atributos.

- Bem, isso é em suma, o que eu queria passar. Espero que você não esteja entediado., Hm, como recompensa, te darei um pouco de EXP. Mas dessa vez experiência de classe, para que você ganhe uma nova habilidade.

- Hm, eu sei que algumas coisa ainda podem ter ficado vagas na minha explicação, mas você pode falar com o assistente Edwin, ele é encarregado de passar mais detalhes sobre cada uma das janelas de interface.

 

 

Como participação dessa aula, você receberá EXP o equipamento "Traje de Aprendiz".

 

Fale com ele novamente e responda "Obrigado" para a pergunta que ele lhe fizer e você será levado até o Instrutor de Habilidade.

 

aprendiz05instrutordeha.png

 

Este é Secil, ele é o Instrutor de Habilidades e irá explicar um pouco sobre a sua Árvore de Habilidades:

 

Fale com Secil e aparecerá as seguintes opções:

- O que você ensina?

- Me mande para a segunda parte do treino!

- Cancelar.

 

Escolha a primeira opção e veja o que Secil tem a lhe dizer:

 

- Eu vivo para lutar! E por isso, te ensinarei técnicas milenares de combate! O toque mortal do dragão vermelho!

- Pensando bem, acho que é um pouco cedo para isso... Vamos começar com algo mais simples.

- Vamos ver como funcionam suas habilidades, ok? A janela de habilidades está disponível na janela de informações básicas. Clique em habil.

 

aprendizjanelabotohabil.gif

 

- Outra janela se abriu, certo?

 

aprendiz49janeladehabil.png

 

- Para isso, pode-se usar o atalho Alt+S também. Bom, já abriu a janela?

 

- Está vendo o ícone das Habilidades Básicas?

 

aprendizconedashabilida.gif

 

- Você deve estar vendo que na parte de baixo da janela, há a indicação de quantos pontos você tem para gastar em habilidades.

 

 

-Você deverá ter pelo menos um ponto agora, então clique no botão de ‘Lv UP’ e em seguida clique no botão OK para poder confirmar a sua ação e subir um nível em Habilidades Básicas.

 

- Aumentou suas habilidades básicas?

 

aprendizhabilidadesbsic.gif

 

- Se tiver alguma dúvida adicional, você pode falar com o Pitch Judas a respeito. Ele se encontra na sala ao lado. Ele tem muito a dizer sobre o assunto de habilidades.

- Agora, deixe-me ver o que mais eu posso fazer por você...

- Sim, sim, é isso!

- Vou te ensinar uma habilidade especial. Não é uma técnica mortal, mas sim de 'Primeiros Socorros’, e acredite, ela pode vir muito a calhar. (Nesse momento você aprende a habilidade Primeiros Socorros e recebe EXP de classe.)

 

aprendizhabilidadeprime.gif

 

- Se você abrir a janela de habilidades agora, a habilidade Primeiros Socorros vai estar lá.

- Para utilizá-la, pois trata-se de uma habilidade ativa, use o duplo clique!

- Reparou? Quando você usa uma habilidade, seu SP diminui. No caso dessa habilidade, o gasto de SP serve para recarregar um pouco da sua energia. Será bem útil em momentos de perigo. (Após o término dessa aula você receberá mais um pouco de EXP mas dessa vez é EXP de base.)

 

Fale com Secil novamente e ele lhe perguntará se você ainda não assistiu a aula de Itens, no menu que surgir, responda 'Eu vou assistir!' e você será levado até a NPC Instrutora de Itens.

 

aprendiz06instrutoradei.png

 

Aris é a instrutora de Itens, ela irá explicar como fazer uso deles.

 

Quando ela lhe perguntar se você quer fazer a aula sobre itens, aparecerá as seguintes opções:

- Sim.

- Não, só quero acabar logo com isso.

- Onde fica a cidade?

 

Responda a primeira alternativa e ela irá começar a aula sobre itens.

 

- Vou ser breve na aula, imagino que você já esteja ficando entediado. Antes de tudo, abra a janela de Inventário. Para isso clique em ‘Itens’ na janela de informação básica, ou aperte Alt+E.

 

aprendiz29botoitens.gif

 

- Essa janela mostra os itens que você está carregando, com exceção daqueles que possam estar equipados no personagem.

- Ela é dividida em 3 partes: itens utilizáveis, equipamentos e etc.

- Clique em ‘item’ por favor, para vermos os itens utilizáveis. Eu vou te dar uma Poção de Aprendiz.

 

aprendiz43janeladeinven.png

 

- Clique duplo nela para usá-la. Aqui está. (Nesse momento você recebe o item, abra o seu inventário e dê um clique duplo nele para utilizá-lo.)

 

- Muito bem, aqui está um presente como recompensa. (Você recebe um pouco de EXP de base).

- Agora, equipamentos.

- Clique em ‘Equip' no inventário.

 

aprendizjaneladeequipam.gif

 

- Os equipamentos que você estiver carregando e o personagem não estiver usando no momento aparecem aqui.

- Aqui, te darei alguns itens para que você possa testar como se veste um equipamento. Clique duplo nas Sandálias do Aprendiz.

 

Juntamente com as Sandálias do Aprendiz, você receberá Capuz do Aprendiz x 1 e Chapéu de Ovo do Aprendiz x 1.

 

- Bom trabalho. Tome uma recompensa. (Você recebe mais um pouco de EXP de base.)

 

- Para equipar os outros itens use o clique duplo, da mesma maneira.

- Hm, você pode apertar F12?

- 9 caixas pequenas vão aparecer numa barra. Esta é a barra de atalhos. Itens, habilidades ou equipamentos podem ser arrastados até ela, para acesso rápido através das teclas F1, F2, F3, F4, F5, F6, F7, F8 e F9.

 

aprendiz45barradeatalho.png

 

- Vamos exemplificar. Primeira abra sua janela de habilidades. Se você fez a aula sobre habilidades, então você deve agora possuir uma habilidade especial dos Aprendizes, a ‘Primeiros Socorros'. Vamos ver como utilizá-la na barra de atalhos.

- Clique na habilidade e arraste-a para o primeiro quadrado da esquerda da barra.

 

aprendizmovendoaskill.gif

 

- Agora, ao apertar F1, você automaticamente usará essa habilidade.

- Isso evidentemente, só funciona com atividades ativas, aquelas que necessitam de gasto de SP para fazerem efeito.

- A minha aulinha rápida termina aqui. Espero que tenha gostado e que tenha sido esclarecedora para você.

- Mas ainda não acabou, tenho alguns itens aqui que gostaria que você levasse. (Você recebe Poções de Aprendiz x 50.)

- E por último... Mais uma ajudinha na sua EXP! (Agora você recebe mais um pouco de EXP de classe.)

- Bom trabalho.

 

Juntamente com as Poções de Aprendiz, você receberá Asa de Mosca de Inciainte x 50 e Asa de Borboleta de Iniciante x 20.

 

As Asas de Mosca e Asas de Borboleta são os novos itens adquiridos nessa parte do teste, eles não podem ser depositados na Kafra, não podem ser vendidos, não podem ser colocados no carrinho (Carrinho dos Mercadores), e nem podem ser jogados no chão. Mas não se preocupe pois eles não pesam nada, então não vão influenciar o seu limite de peso.

 

Para aprimorar mais ainda seus conhecimentos, chegou o momento de você participar da aula da Funcionária Kafra.

 

aprendiz07funcionriakaf.png

 

 

- Prazer em conhecê-lo.

- Eu sou uma das Funcionárias Kafra, enviada para o campo de treinamento para ajudar os novos jogadores.

- Nosso trabalho é esse, aqui e em qualquer lugar do reino.

- Somos a maior prestadora de serviços de Rune-Midgard, tendo representantes em todas as cidades e em muitos outros lugares.

- Espero que você utilize sempre nossos serviços a partir de hoje.

- Seja bem vindo.

- A corporação Kafra está sempre ao seu lado.

- O que posso fazer por você?

- Eu preciso avisar-lhe sobre uma coisa.

- Se você quiser ir para uma das cidades agora, não poderá retornar ao campos de treinamento.

- Lembre-se disso, por favor.

 

Em seguida surgirá a janela com as seguintes opções:

- Serviço de Teleporte

- Sobre a Corporação Kafra

Se você quiser sair do Campo de Treinamento agora, escolha a opção 'Serviço de Teleporte', caso você queira permanecer no Campo de Treinamento e continuar a aula, escolha a opção 'Sobre a Corporação Kafra'.

 

- Deixe-me explicar a variedade de serviços que nós, da Corporação Kafra, oferecemos, em todo o reino de Rune-Midgard.

- Escolha aquele sobre qual deseja saber mais.

- Salvar Ponto de Retorno

- Armazém

- Serviço de Teleporte

- Alugar Carrinho

- Cancelar

 

 

SALVAR PONTO DE RETORNO:

 

- Este serviço é o mais popular e comumente utilizado pelos jogadores. Salvar o Ponto de Retorno serve para definir para onde o personagem voltará caso morra em uma batalha.

- Ao usar este serviço com uma Funcionária Kafra, seja em uma cidade ou em outro lugar, ao morrer, você voltará para o lugar onde esta Kafra se encontra.

- Este ponto ficará marcado como seu Ponto de Retorno Padrão, até que você mude ele em outra Kafra. (Por você ter assistido essa parte da aula, a Kafra lhe dará mais um pouco de EXP, mais um Up pra você).

 

- Inclusive, você pode se transportar para seu Ponto de Retorno instantaneamente a qualquer momento, se possuir um item bem comum chamado ‘Asa de Borboleta’.

- Usando este item você aparecerá no seu Ponto de Retorno, sem ter que morrer.

Ah, esse serviço da Corporação Kafra é totalmente grátis.

Para sua conveniência, sugerimos que você aproveita ao máximo!

 

 

ARMAZÉM:

 

- Nós, da Corporação Kafra, temos um histórico renomado em providenciar aos nossos clientes o melhor em serviços de armazenagem de itens, à disposição de todos os aventureiros de Rune-Midgard.

- Eles poderão ter acesso aos seus armazéns em qualquer cidade ou local onde encontrarem uma Funcionária Kafra.

- Se o personagem estive carregando muitos itens e, e esteja ficando excesso de peso, que impossibilita a regeneração de HP e SP, ou se estiver portando itens que não serão necessários no momento, mas que você deseja guardar, o Armazém proporciona um espaço além do inventário comum, e que pode ser facilmente acessado sempre que você encontrar uma Kafra.

- Este armazém é limitado pelo nível do jogador, e por sua disponibilidade financeira. Personagens com nível de classe como Aprendiz menor que nível 7 não podem usar o armazém. Isso acontece porque nas habilidades básicas dos Aprendizes, além da capacidade de sentar e formar grupos, está incluída também a que permite o uso do armazém.

- Nosso serviço de armazenagem, visa também a organização de seus itens. Uma vez que eles são colocados no armazém, eles serão separados como no seu inventário, em itens utilizáveis, equipamentos e outros.

- A capacidade máxima do armazém é de 300 tipos de itens diferentes. Porém, para cada item, há uma capacidade de armazenamento de 30.000 unidades. (Por você ter sido paciente e participado de todas as aulas até agora, você receberá EXP de classe, mais um nível pra coleção).

 

- Este armazém é compartilhado por todos os personagens da sua conta, contanto que eles estejam no mesmo servidor.

- Ah, este é um serviço pago, porém com uma tarifa pequena, que pode variar de acordo com o local aonde você estiver.

- Entendeu tudo?

 

 

SERVIÇO DE TELEPORTE:

 

- Nós da Corporação Kafra oferecemos este serviço muito útil, chamado Serviço de Teleporte, que torna viajar grandes distâncias muito fácil.

- Se você por um acaso precisar chegar rapidamente a um lugar muito distante – ou simplesmente não estiver com vontade de fazer todo o caminho a pé – Serviço de Teleporte vem muito a calhar.

- Nós garantimos a todos uma viagem confortável, e muito fácil, para quem utilizar nosso serviço especial de Teleporte.

- Devo lembrar que no entanto, cobramos uma taxa por este serviço. Esta taxa varia de acordo com cidade ou lugar para qual você deseja se teleportar. Além disso, os destinos disponíveis também variam de acordo com a cidade.

- Este serviço, como todos os outros que a Kafra oferece, é resultado de anos de trabalho duro e dedicação aos nossos clientes, de maneira a servi-los melhor. Esperamos que você aprecie nosso trabalho.

 

 

ALUGAR CARRINHO:

 

- A Corporação Kafra proporciona aos nossos clientes interessados em comércio e finanças, o serviço exclusivo de Aluguel de Carrinhos.

Originalmente, este serviço era disponibilizado em apenas uma cidade, Alberta, e não era oferecido pela Corporação Kafra, mas pela Guilda de Mercadores da cidade. Porém a Kafra incorporou este serviço, para felicidade dos nossos clientes Mercadores, pois agora, ele podem alugar um carrinho facilmente, em qualquer cidade.

- Este serviço, como já mencionei, é voltado apenas para as classes envolvidas em comércio, ou seja: Mercadores, Ferreiros, Alquimistas, e a classe especial dos Eternos Aprendizes.

- Para que possamos emprestar o carrinho, o usuário deve aprender a habilidade ‘Usar Carrinho’. As taxas de aluguel variam de cidade para cidade, por isso sugiro que você se informe antes sobre os melhores preços. (Em meio à essa aula você receberá mais um pouco de EXP.)

 

Após falar com a Kafra, você poderá dirigir-se para a direita até a próxima sala.

 

Não se espante com a aparência infantil dessa sala, as grandes mentes estão em lugares que você nem imagina.

 

Os NPCs dessa sala dão explicações detalhadas sobre todas as janelas, comandos e configurações do jogo. Aqui você não ganha EXP mas adquire muito conhecimento sobre os principais detalhes do jogo, detalhes esses que farão uma grande diferença em seu desenvolvimento.

 

Quem assistiu a série de ficção científica Arquivo-X, deve se lembrar que os agentes Dana Scully e Fox Mulder tinham 3 amigos inteligentes: Melvin, John e Richard, digamos que os NPCs dessa sala sejam como eles:

 

aprendiz08assistentedei.pngaprendizxfile3.png "Tô bem no jogo."

 

- Olá, eu sou o Assistente de Interface.

- Darei algumas explicações sobre as janelas do seu menu de jogo.

- Escolha aquela sobre qual deseja saber mais.

- Janela de Informações Básicas

- Janela de Contatos de Grupos

- Janela de Itens

- Janela de Configurações

- Janela de Equipamentos

- Cancelar

 

Abaixo você confere o conteúdo de cada opção selecionada:

 

 

JANELA DE INFORMAÇÕES BÁSICAS:

 

 

Vamos dar uma olhada na Janela de Informações Básicas.

 

aprendiz29janelainforma.png

 

- Ali você vê seu nome, seu nível de base, sua classe e seu nível de classe. O Nível de Base é o nível de seu personagem, que aumenta com o ganho de experiência.

- O Nível de Classe abaixo do nível de base, refere-se ao nível de classe ou profissão do personagem. Você por exemplo, deve ter apenas um nível de classe, pois acabou de começar. Mas com o tempo seu nível como Aprendiz aumentará.

- Na janela de Informações Básicas, seus pontos de experiência também aparecem. Em Ragnarök Online a contagem desses pontos aparecem na forma de porcentagens, que são diferentes para nível de base e de classe. Você pode conferir esses pontos colocando o mouse sobre a barra localizada à frente do seu nível de base e de classe..

- Quando a experiência soma 100%, o personagem sobre um nível, e a barra reiniciará do 0 (zero) a contagem de pontos do próximo nível.

- A barra de HP refere-se à energia do personagem. Quando esta chegar à 0 (zero), o personagem cai inconsciente e fica incapaz de lutar.

- Quando isso acontece, ou pode-se voltar para o Ponto de Retorno, ou esperar que alguém reviva o personagem. Se você morrer em campos ou outros locais hostis, como calabouços, você receberá uma pena de -1% da experiência em ambos os níveis. Então tome cuidado.

NOTA: A penalidade de -1% é aplicada aos personagens que estão no servidor Odin, os personagens do servidor Thor, recebem a penalidade de -5% em ambos os níveis.

 

 

- O SP são os pontos que o personagem em magias ou em ações especiais. Ao tornar-se uma das 6 primeiras classes, seu personagem terá à disposição uma série de habilidades que utilizarão pontos de SP para serem ativadas. Seu instrutor de habilidades falará mais a respeito. - Se você quiser checar o peso de seu personagem, olhe a parte de baixo da barra. Lá está mostrando o seu peso atual e o limite que pode ser carregado. Quando acima de 50% do total permitido de peso, o personagem deixará de recuperar HP e SP. Cuidado com isso.

- Os números ao lado do limite de peso correspondem quantos Zenys o personagem tem.

- O Zeny é a moeda do reino de Rune-Midgard.

- Vender itens como o Jellopy, que monstros deixam cair é a maneira mais fácil de conseguir Zeny.

- Há botões no lado direito da janela de informações básicas. Todos eles abrem outros menus, com diferentes opções específicas. Clicando neles, você pode ter uma idéia do que cada um deles faz.

- A janela de Informações Básicas fica sempre aberta no jogo, mas pode ser maximizada ou minimizada, clicando no botão azul do canto direito superior dela ou utilizando o comando de atalho Alt+V.

 

 

JANELA DE CONTATOS E GRUPOS:

 

aprendiz50contatosegrup.png

 

- Você pode abrir a ‘Janela de Contatos” ao clicar no botão ‘Contat’ na janela de Informações Básicas, ou usando o atalho Alt+Z.

- Nela você pode checar informações sobre seus companheiros de Grupo, onde eles se encontram e se estão online ou não.

- Você pode fazer um grupo digitando /organize [Nome do Grupo] na linha de Chat na parte de baixo da tela. O líder do grupo – aquele que o criou – pode determinar a distribuição de itens e EXP entre os membros deste. Além disso, se os outros integrantes do grupo estiverem nom mesmo cenário que você, a localização deles será marcada por pontos coloridos no mini-mapa.

- Na janela de contatos existe também a opção de ver seus amigos. Ao adicionar alguém como seu amigo, o nome desta pessoa fica marcado em sua lista, facilitando a comunicação à distância dentro do jogo.

- Da sua lista de contatos você pode ‘sussurrar’ para seus amigos mais facilmente, uma vez que seus nomes estarão sempre guardados.

- Você aprenderá mais sobre organização de grupos com o instrutor de habilidades. E bem, acho melhor você testar essa opção por si mesmo assim que tiver nível suficiente para organizar e participar de grupos.

 

JANELA DE ITENS:

 

aprendiz43janeladeinven.png

 

- A janela de itens é dividida em três sessões: ‘item’ que diz respeito à itens utilizáveis ou consumíveis, ‘equip’, ou seus itens equipáveis, como armas, armaduras e elmos e ‘etc’, que refere-se à itens variados, itens que podem ter funções especiais, ou servem como forma de conseguir dinheiro em lojas.

- Você pode carregar um determinado número de itens com você, devido ai seu limite de peso e também, ao limite de quantidade para cada item. Quando você estiver com excesso de peso, sugiro que utilize o armazém da Corporação Kafra. Ah, equipamentos e itens consumíveis podem ser colocados na barra de atalhos, para facilitar a utilização destes durante batalhas.

- Você pode abrir a barra de atalho usando o botão F12. É possível colocar itens ou equipamentos na barra e utilizar as teclas F1 à F9 para usá-los. Há mais de uma barra de atalhos, para que os jogadores possam usar mais de 9 atalhos. Para acessar as outras duas, aperte F12 novamente.

 

JANELA DE CONFIGURAÇÕES:

 

- Você pode abrir a janela de configurações no botão ‘Config’ na janela principal, ou então, através do atalho Alt+O. Nela, é possível ajustar o som e usar skins. Os skins são novos padrões de janelas que podem substituir o design comum, dando uma cara diferente às janelas do jogo.

 

aprendiz51configurao.png

 

- Com o botão de som, você pode desligar ou ligar tanto a música de fundo, quanto os efeitos sonoros, ou controlar o nível de volume. Bem simples, certo? - Com a opção de skin, você pode mudar o aspecto das janelas, como eu disse antes. Você pode selecionar skins diferentes, desde que estes estejam na sua pasta dentro do diretório em que está instalado o jogo.

- Para encontrar novos skins, visite nossa página oficial na Internet:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

- Existem skins muito divertidos à sua disposição lá.

- A opção Snap serve como uma forma rápida de atacar um inimigo. Com ela, o seu mouse vai automaticamente ‘travar’ num monstro próximo, assim que você passar o mouse perto dele. Assim, você só precisa clicar para que seu personagem ataque.

- O snap pode ser utilizado também para que suas habilidades e a ação de pegar um item funcionem nesse mesmo sistema.

Bem, o snap pode ser bastante útil e confortável, mas eu não sei, não...Eu sugiro que apenas jogadores mais experientes utilizem esta opção. Afinal, depende muito da habilidade de cada um...

- Ah, mas enfim, acho que terminamos por hora. Isto é tudo no quesito configurações.

 

JANELA DE EQUIPAMENTOS:

 

- Você poderia apertar o botão ‘Equip” na janela principal, ou apertar Alt+Q?

 

aprendiz51janeladeequip.png

 

- Ao fazer isso você verá os itens que seu personagem está equipando no momento. Está vendo? Inicialmente todos começam com uma Faca e uma Camisa de Algodão, a armadura mais simples e a arma mais fraca. Há duas maneiras de se mudar seu equipamento: Clique duas vezes no novo equipamento na janela de itens, ou arraste-o até a janela de equipamento.

- O item aparecerá equipado na janela, e dependendo do item, mudará a aparência do personagem.

- Você pode também mudar equipamentos colocando mais de um deles na barra de atalhos. Assim, se você desejar mudar rapidamente entre um equipamento e outro, você pode fazê-lo utilizando as teclas F1 à F9. Entendeu tudo?

- Bem, você vai pegar o jeito quando treinar um pouco.

Aqui termina a aula de assistência de interface, agora se você tiver interessado em aprender um pouco mais siga para o próximo NPC nesta sala que ensinará com detalhes sobre assistência de atributos, o seu nome é Jare Riotte.

 

aprendiz09assistentedea.pngaprendizxfile2.png"Alguém quer um café?"

 

- Seja bem-vindo jovem aventureiro!

- Eu, Jare Riotte serei seu Assistente de Atributos.

- Se você assim desejar, poderá aprender muito sobre o mundo que rege seu personagem. Bom, podemos começar?

- Os atributos em Ragnarök Online são: Força, Agilidade, Vitalidade, Inteligência, Destreza e Sorte.

- Você poderá personalizá-los à vontade para tornar seu personagem único. Eles podem ser checados e modificados no menu de atributos, cujo atalho é Alt+A.

 

aprendiz54janeladeatrib.png

 

- A cada nível de base que você conquistar, um certo número de pontos serão ganhos para serem investidos nos seus atributos. Quanto maior o valor do atributo, mais ‘caro’ é investir nele. Por isso, é muito importante saber a utilidade de cada um deles.

- Para que você possa se informar sobre isso corretamente, preparei explicações sobre cada um deles. É só me dizer qual deseja ouvir?

 

 

 

FORÇA:

 

- Vamos começar por força então. Força (FOR) influencia diretamente seu poder de ataque físico (ATQ) e a sua capacidade de carregar peso.

- 1 ponto de FOR aumenta 1 no dano de armas de combate corpo-a-corpo, como espadas e adagas por exemplo.

- Você gosta de matemática?

- Bem, os atributos envolvem alguns cálculos simples, deixe-me explicar.

- A cada 10 pontos de Força (e ai contam os números depois do ‘+’ por exemplo, 8+2), você ganhará um bônus no poder de ataque!

- A equação matemática é (FOR/10)^2 (^2 quer dizer ‘elevado ao quadrado’). Por isso procure sempre ter sua força arredondada em 10, contando com os bônus da sua classe, nível e armaduras. Assim, você terá o melhor aproveitamento possível dos seus suados pontos de atributos.

- Bem, em suma, força é um atributo melhor aproveitado por Espadachins e Gatunos, as duas classes que mais se beneficiam de dano físico.

 

 

AGILIDADE:

 

- Ok, vamos falar de Agilidade (AGI) agora.

- Agilidade influencia diretamente no seu poder de Esquiva e na sua Velocidade de Ataque (VelocAtq no menu de atributos).

- Sua esquiva equivale à: Seu Nível de Base + Sua AGI. Isso quer dizer que se você for Nível de Base 50 e tiver 40 de AGI (contando os números depois do ‘+’, por exemplo, 32+8), a sua esquiva será 90 (40+50).

- A esquiva permite que você desvie de um ataque inimigo sem receber qualquer tipo de dano. Porém, se será possível ou não se esquivar do ataque é algo depende da Perícia do adversário. E por mais ágil que você seja, sua chance de esquiva nunca será superior à 95%.

- Na janela de atributos, a Esquiva está como ‘X+Y’. ‘X’ é a Esquiva que eu expliquei agora ‘Y’ é a Esquiva Perfeita, que é relacionada com Sorte.

- A Esquiva Perfeita é relacionada à Sorte, falarei mais sobre isso quando entrarmos nesse atributo.

- Sobre a Velocidade de Ataque, ela é quem define o intervalo entre dois ataques seus. Quanto maio a VelocAtq,menor será esse intervalo. Dependendo da sua Classe e da Arma que você estiver usando, sua VelocAtq pode ficar muito alta, ou muito baixa.

- Se você prestou atenção em tudo que eu disse, deve ter concluído que a Agilidade só é útil em grandes quantidades.

 

 

VITALIDADE:

 

- Agora vamos falar de Vitalidade (VIT) e Inteligência (INT).

- A Vitalidade influência na sua quantidade e recuperação de HP, além da sua Defesa (DEF).

- Cada ponto de VIT aumentará sua HP, dependendo da sua classe, esse aumento será em proporções diferentes. (A classe que mais se beneficia disso é a dos Espadachins).

- A VIT também melhora sua ‘absorção’ de itens de cura (como frutas e poções), e sua resistência contra Envenenamento, Silêncio e Atordoamento.

- Vamos checar sua defesa.

- Na sua janela de atributos, a DEF está como ‘X+Y’. ‘Y’ é a defesa derivada da sua Vitalidade, seja ela ‘natural’, de bônus de classe, nível ou equipamento.

‘X’ é a defesa derivada do equipamento que você está usando. Essa defesa diminui o dano recebido por adversários. Porém, cada uma funciona de um modo. Deixe-me explicar com mais cuidado... Hmmm, vejamos.

- Enquanto a defesa da Vit diminui o dano em números, (Exemplo: sua VIT é 20. Ao receber um golpe de 200, o dano é de 180) a defesa do equipamento diminui em porcentagem (Exemplo: Sua DEF de equipamento é 30. Ao receber um golpe de 200, o dano é de 140).

- Logo vê-se que embora ambas sejam importantes, a VIT do equipamento tem mais chances de ajudar contra danos maiores.

 

 

INTELIGÊNCIA:

 

- Agora vamos falar de Inteligência.

- A INT influência sua quantidade e recuperação de SP, e a sua Defesa Mágica (DefM) e seu Ataque Mágico (AtqM).

- Cada ponto de INT aumentará sua SP e a taxa de recuperação dela. (A recuperação aumenta significantemente de 6 em 6 pontos de INT).

- A INT também melhora sua ‘absorção’ de itens que recuperem SP, e sua resistência contra Cegueira, Sono e Petrificação.

- Na sua janela de atributos, a DefM, defesa mágica, está como ‘X+Y’.

- ‘Y’ é a DefM derivada da sua INT (seja ela ‘natural’, de bônus de classe, nível ou equipamento),

- ‘X’ é a DefM derivada de seus equipamentos.

- A inteligência é essencial para compreender o mundo à nossa volta. Seja para controlar os elementos, como os magos, ou para servir ao Criador, como Noviços, é necessário investir em INT prioritariamente.

 

 

DESTREZA:

 

- Vamos falar de Destreza (DES) e Sorte (SOR) agora.

- Estes dois atributos tem algo em comum entre eles... Eles são essenciais para aqueles Ferreiros que pretendem forjar armas. Ambos os atributos são igualmente importantes na forja, portanto não é necessário subir um mais que o outro, o melhor é elevar ambos ao mesmo tempo.

- A Destreza influencia na Velocidade de Ataque – apesar que não tanto quanto a Agilidade – mas seu papel principal é no aumenta da precisão para acertar alvos, principalmente aqueles muito ágeis. Classes que usam magia, precisam de DES para diminuir o Tempo de Conjuração.

- Em arma de combate corpo-a-corpo, a DES diminui a diferença entre os valores dos ataques mínimo e máximo.

- O cálculo da precisão ou Perícia de um personagem é obtido pelo nível somado à DES desse.

Por exemplo, se seu personagem tem nível de base 40 e 20 pontos em DES, sua perícia é 20+40, ou seja, 60. Simples, não?

- A DES é essencial para as classes que utilizem o arco-e-flecha como sua arma principal, todo o seu poder de ataque provém de DES.

- A cada 10 pontos de DES, seu ataque melhora significativamente.

- Se você deseja ser Caçador, Bardo ou Arruaceiro que utilize arco, invista muitos pontos em Destreza, será muito recompensador!

 

 

SORTE:

 

- Por último vamos falar de Sorte (SOR).

- A SOR influencia fatores muito únicos como os Ataques Críticos e a Esquiva Perfeita.

- A SOR aumenta sua chance de dar Ataques Críticos, essa chance aumenta a cada 3 pontos de SOR. Os ataques críticos ignoram a defesa do oponente e sempre são do maior valor possível para o personagem.

- Para acertar um Ataque Crítico não é necessária Perícia, apenas muita Sorte!

- Agora vamos falar da Esquiva Perfeita. Veja como está a esquiva na sua Janela de Atributos. Está como ‘X+Y’.

- ‘X’ é a sua esquiva normal, derivada de AGI.

- ‘Y’ é a sua Esquiva Perfeita, derivada de SOR.

- A Esquiva Perfeita é a porcentagem de chance que você tem desviar-se de um golpe adversário, independente da Perícia do inimigo.

- Quando isso acontece, um balão escrito Lucky aparece em cima de você.

- Cada 10 pontos de SOR aumentam 1 ponto de Esquiva Perfeita.

- Na minha opinião, SOR pode ser muito útil, mas dificilmente será essencial.

 

Aqui termina a aula de Assistência de Atributos.

 

A próxima aula é de Assistência de Habilidades com o NPC Pitch Judas:

 

aprendiz10assistentedeh.pngaprendizxfile1.png"Poder sem

conhecimento é inútil."

 

Assim que você falar com ele, aparecerá o menu com as seguintes opções:

- Habilidades Passivas e Ativas

- Habilidades Básicas

- Uso de Emoticons

- Cancelar

 

 

HABILIDADES PASSIVAS E ATIVAS:

 

- Primeiro de tudo abra sua janela de habilidades. Use o menu da janela básica ou aperte Alt+S.

 

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- Você está vendo um ícone de habilidade? Esse ícone é da sua árvore de habilidades de Aprendiz. Enquanto você for Aprendiz, todos os seus pontos de habilidade irão para suas habilidades básicas, que são por natureza, todas passivas. Isso quer dizer que elas não são utilizáveis, consumíveis. São habilidades que aumentam características do personagem ou lhe dão novas possibilidades, sem que você tenha que usá-las, e logo, não gastam seu SP.

- Clicando com o botão direito do mouse sobre uma habilidade, você poderá ver uma descrição detalhada sobre ela.

- Todas essas habilidades são indispensáveis para o seu desenvolvimento no jogo.

- Resumindo, Habilidades Passivas são aquelas que não consomem SP e muitas das vezes, as habilidades passivas são responsáveis por dar à cada uma das classes o que faz dela realmente única e exclusiva. Por exemplo, os Gatunos tem a habilidade Ataque Duplo, e os Espadachins a de regenerar HP.

- As habilidades Ativas são mais fáceis de entender pois são aquelas que consomem SP para serem utilizadas.

- Uma habilidade ativa é utilizada de duas maneiras: com um clique duplo no ícone desta, ou de uma forma mais prática que é colocar este ícone na barra de atalhos, ai é só você usar a tecla correspondente à habilidade.

- Se você prestou atenção nas aulas, você deve ter ganho uma habilidade especial de Aprendizes. Ela se chama ‘Primeiros Socorros’. Vamos lá, teste-a, que você vai ver.

- Ela usa uma pequena quantidade de SP para recuperar HP.

- Algumas habilidades também variam no gasto de SP de acordo com o nível em que estão, pois aumentam em intensidade a cada nível, necessitando de mais SP.

- As habilidades passivas podem ser descritas como aquelas que representam um treinamento mental e/ou físico de cada classe, e por isso, são diferentes de uma para outra. E habilidades que precisam ser usadas, ativadas manualmente, que usam energia do personagem para ajudá-lo em batalhas ou outras situações, são chamadas de habilidades ativas.

 

 

HABILIDADES BÁSICAS:

 

- Habilidades Básicas são as habilidades primárias de Ragnarök, assim que você selecionar essa opção o seguinte menu irá aparecer:

- Trocas e Comércio

- Organizar e se juntar a um grupo

- Abrir Chat

- Uso do Armazém

 

 

TROCAS E COMÉRCIO:

 

- Ao visitar nossa página na Internet

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.
você poderá ver uma explicação de noções de troca e comércio, com imagens detalhando.

- Para que você possa trocar itens ou zeny com outras pessoas, é necessário que você seja ao menos nível 2 em habilidades básicas.

- Para se fazer uma troca, a distância entre você e a pessoa com quem você está fazendo negócio, é muito importante. Você tem de estar perto da pessoa, ou a negociação não funcionará.

- Estando perto, você só precisa clicar com o botão direito do mouse nesta pessoa, apenas uma vez.

 

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- Ao escolher Solicitar negociação - o comando de trocas – no menu que aparece ao se clicar com o botão direito na pessoa, a pessoa receberá um pedido para negociação com seu nome.

 

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- Se a pessoa quiser fazer negócio, ela selecionará sim na janela, e ambos os jogadores abrirão, instantaneamente, a janela de trocas.

- Se você estiver a mais de duas células (aqueles quadradinhos no chão), você não poderá solicitar uma negociação, lembre-se disso.

- Para uma troca apenas de itens, clique e arraste o item da sua janela de inventário (Alt+E), para a janela de troca. Se o item que você pretende negociar tiver uma quantidade maior que 1, aparecerá um campo para que você informe a quantidade que irá for negociar.

 

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- Para uma troca de zeny, digite a quantidade de zenys que deseja passar na caixinha embaixo, onde tem um "0" (Zero). Após você colocar os itens ou o zeny na janela de trocas, você deve apertar o botão OK para confirmar.

 

NOTA: Antes de concluir a troca, clique com o botão direito sobre os itens que estão na janela de trocas para ver as informações dele, e ter certeza de que estes são realmente os itens que você deseja trocar.

 

- Após se certificar de que tudo está certo, aperte o botão OK, haverá uma segunda confirmação. Ambos apertando o botão "trocar" localizado no parte inferior central da janela, a troca acontecerá.

- Se algum dos dois apertar Cancelar em algum momento, a troca é cancelada.

 

 

ORGANIZAR E SE JUNTAR A UM GRUPO:

 

- O sistema de grupos permite que você se junte a outras pessoas para que juntos, possam ter mais força em batalhas, aproveitando as capacidades únicas que cada classe tem, para que todos tirem proveito disso. Assim, ganha-se muito mais experiência.

- Você organiza um grupo clicando no botão ‘contatos’ na janela de informações básicas, ou ao escrever na barra de diálogos o comando /organize [nome do grupo].

 

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- Para fazer um grupo, é necessário no mínimo nível 7 de habilidades básicas. Ou seja, antes de se criar um grupo, você vai ter que desenvolver um pouco suas habilidades.

- Uma das melhores coisas em grupo é a distribuição igualitária de experiência entre os membros dele.

 

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- Com essa opção, cada monstro morto por qualquer um dos membros do grupo dará experiência para todos eles, se eles estiverem num espaço de no máximo 10 níveis entre os membros.

- Embora você não possa criar um grupo até chegar no nível 7 de habilidades básicas, você pode se juntar a qualquer um, se for convidado pelo líder deste grupo.

 

 

ABRIR CHAT:

 

- Você pode abrir uma sala de Chat a partir do nível 4 ou mais de habilidades básicas.

- Para abri-la use a janela de informações básicas ou então pressione o atalho Alt+C no teclado.

 

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- Quando você abre uma sala você pode definir uma porção de coisas.

- Primeiro de tudo o nome que ela terá. Escreva na parte de cima. Além disso, tem a opção de limitar o número de pessoas que podem entrar nela, e colocar uma senha para que só os exclusivos possam entrar.

- Quando as pessoas estiverem dentro da sua sala de Chat, você pode ver informações delas usando o botão direito e pode também registrá-las como seus amigos.

- Enquanto você estiver dentro da sala de Chat, não será possível ouvir as conversas do lado de fora.

 

 

USO DO ARMAZÉM:

 

- Por todo o mundo de Rune-Midgard, você encontrará as belas e jovens mulheres que trabalham para a Organização Kafra.

- As Kafras tem um serviço de armazenagem muito prático, e você poderá utilizá-lo assim que estiver com nível de habilidades básicas 6 ou superior.

- Clicando em uma das Kafras aparecerá o seguinte Menu:

 

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- Selecionando a opção "Salvar", você salva o seu ponto de retorno na cidade.

- Selecionando "Armazém", você poderá utilizar o seu armazém e guardar ou retirar itens.

- Selecionando "Teleporte" você poderá escolher uma das cidades listadas para visitar. Lembrando que cada cidade tem uma listagem diferente de cidades para se escolher e os preços também variam.

- Selecionando "Alugar Carrinho", você alugará um Carrinho mediante o uso da habilidade Usar Carrinho, mas somente Mercadores e suas evoluções podem usar essa opção.

- Selecionando "Sair" você sai desse menu.

- Elas não deixarão você usar o armazém se não estiver dentro desses requisitos.

- Se você estiver com muitos itens no seu inventário, você poderá ter problemas. Se seu peso atual ultrapassar os 50%, sua recuperação de HP e SP deixarão de funcionar e se seu peso atual ultrapassar os 90%, sua HP e seu SP não Irã se recuperar e você estará impossibilitado de atacar.

 

Aqui termina a explicação das opções referentes às Habilidades Básicas.

 

 

USO DE EMOTICONS:

 

- Emoticons são usados sempre na Internet para melhor demonstrar seus sentimentos ao escrever para outras pessoas. Dentro de Ragnarök há diversos emoticons para você usar, mas há um requisito básico antes disso. Você tem que estar em nível 2 ou mais das habilidades básicas para poder utilizá-los.

- Você pode chacar os emoticons registrados nos seus atalhos e os outros emoticons disponíveis usando os atalhos Alt+L e Alt+M.

- Lá, você verá também que quando nos atalhos, basta usar a tecla alt e mais o número em que você registrou o emoticon e ele aparece.

- Para facilitar o uso dos emoticons, escolha os que mais gosta e coloque-os nos atalhos disponíveis na janela de Alt+M.

- Há muitos emoticons novos que foram adicionados e não estão na janela de atalhos de Alt+M. Para conhecê-los, basta digitar na barra de diálogos o comando /emoticon e uma lista de todos eles vai aparecer.

Após o término dessas longas aulas, volte à sala anterior e fale com Chris, o Instrutor de Interface. Ele perguntará se você terminou todos os cursos necessários, responda ’Ir para segunda parte do treino’ e você será levado até o NPC Instrutor de Batalha que irá te dar aulas de Combate Básico.

 

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- Como foi na primeira parte do treino? Bem agora você está bem familiarizado com o mundo e o sistema de Ragnarök Online.

- Nas aulas que você terá agora nos concentraremos na parte prática, dando ênfase nas batalhas.

- Se você se dedicou na primeira parte do curso, deve ter alguns equipamentos. Por isso, por favor cheque sua janela de equipamentos apertando Alt+E, antes de começarmos as batalhas.

- Antes de tudo, para atacar, mova o seu mouse e posicione-o sobre um monstro. Ao clicar nele com o botão esquerdo, o personagem atacará o monstro uma vez.

- Se por acaso você não tiver vontade de ficar clicando seguidamente sobre o inimigo para cada ataque, você pode clicar no monstro enquanto segura a tecla CTRL (Control). Assim, o personagem atacará continuamente, até o monstro ou você morrer.

- Bem, tem gente que não tem nem vontade de apertar a tecla CTRL ao atacar um monstro, se você for uma dessas pessoas, ou simplesmente quiser mais praticidade, digite o comando /nc ou /noctrl, que faz com que todos os ataques sejam automáticos.

- Se a propriedade de um monstro for ‘amaldiçoado’, como Zumbis e Carniçais, há um método diferente de atacá-lo também, com a habilidade Cura, dos Noviços. Basta apertar a tecla SHIFT ao usar a habilidade ‘” em um monstro.

- Se por acaso você quiser atacar um inimigo com a habilidade “Curar” sem utilizar a tecla SHIFT repetidamente, digite /ns ou /noshift na barra de diálogos.

- Agora ensinarei sobre as propriedades dos monstros, a experiência obtida ao matá-los, e sobre os itens que podem ser obtidos nas batalhas.

- Mas antes que eu me esqueça, vou recarregar sua energia, para que você não tenha problemas quando for batalhar.

 

Após essa introdução, você recebe EXP de base e aparecerá uma janela com as seguintes opções:

- Monstros

- Experiência

- Itens

- Sair

 

Escolha uma das opções para explicações mais detalhadas.

 

 

 

MONSTROS:

 

- Há muitos monstros em Rune-Midgard. Começarei com uma denominação simples: os agressivos e não agressivos.

- Muitos dos monstros são pacíficos e não atacam até que você os atinja uma vez. Outros, os agressivos, atacam ao avistar um personagem. O risco em áreas de monstros agressivos, desnecessário dizer, é muito maior.

- Entre os não agressivos, há muitos que ajudam um de sua raça quando atacado. Estes monstros também são perigosos, pois podem aparecem multidões ao seu redor, buscando proteger seu semelhante.

- Num âmbito geral, monstros agressivos e não-agressivos tem outras qualificações possíveis e mais específicas: eles também são separados por raça, elemento ou propriedade e tamanho. Uma vez que você se familiarize com essas denominações, será mais fácil definir qual arma ou estratégia usar para cada monstro, aproveitando-se de suas fraquezas.

- Um exemplo é o uso de cartas específicas – itens obtidos dos próprios monstros quem podem ser colocados em armas, dando a elas novas capacidades e mais força contra raças e tipos de inimigos, e também em armaduras e escudos para reduzir o dano destes. Lembre-se disso, pois as cartas serão um fator importante ao escolher suas armas.

- Voltando aos tipos de monstros, o tamanho influi consideravelmente nas batalhas também. Existem três tamanhos de monstros: pequenos, médios e grandes.

- Os danos infligidos nestes monstros variam de acordo com o tipo de arma usada. Cada arma tem vantagens e desvantagens contra os três tamanhos de monstros.

- Por exemplos: as adagas são capazes de infligir 100% de dano em monstros pequenos enquanto as espadas fazem apenas 75% do dano total nesses monstros. Armas como machados tem mais vantagem em monstros grande em relação à adagas.

- No quesito elementos/propriedades, as variedades que encontramos são: Água, Vento (ou Relâmpado), Terra e Fogo sendo os elementos naturais, e Sombra, Fantasma, Veneno. Morto-Vivo e Sagrado sendo as propriedades especiais.

- Só para que não haja confusão, as propriedades e elementos estão na mesma categoria, logo não haverá seres de Fogo e Sombra, por exemplo.

- O sistema de elemento funciona de maneira que os elementos respeitam suas vulnerabilidades e forças. Água por exemplo, é eficiente contra Fogo, logo essa desvantagem dos monstros de Fogo pode ser explorada por magias ou armas do elemento Água.

- Usar armas e magias com o mesmo elemento do monstro pode acarretar em nenhum dano ou até regeneração de sua HP. Já os elementos especiais podem ou não ser vulneráveis contra os quatro elementos básicos.

 

 

EXPERIÊNCIA:

 

- Basicamente, após matar um monstro, o jogador que causou mais dano à criatura receberá mais pontos de experiência desse monstro. A porcentagem de pontos de experiência que vai para o jogador, é evidentemente proporcional à do dano que ele causou em relação ao HP do monstro.

- Por exemplo, digamos que o personagem ‘Z’ faça 65 pontos de dano em um monstro que tem 100 de HP e que dá 1000 pontos de EXP ao morrer. Numa conta bem simples, os pontos que ‘Z’ receberá são proporcionais à estes 65% da HP completa, ou seja, receberá 650 pontos de EXP do total de 1000.

- Esta regra no entanto, aplica-se de formas diferentes de acordo com a situação. Se vocÊ bater nesse monstro sozinho, receberá 100% de sua EXP. Mas vamos dizer que no caso, você está atacando um monstro e alguém começa a atacá-lo junto com você. Essa pessoa faz o mesmo dano total que você fez, e juntos, ambos matam esse monstro. Porque ambos fizeram porcentagens semelhantes de dano e porque você começou atacando e sofreu a interferência, 2/3 da experiência irão para você e 1/3 para o outro atacante.

- Logo, vê-se que atacar um monstro que alguém já está combatendo não é uma atitude muito sensata e nem bem vista em Ragnarök, por causar perda de EXP ao jogador que já estava atacando, por mais reduzida que possa ser. Essa atitude é chamada de Kill Steal ou ‘KS’.

- Para jogar com mais pessoas, o mais indicado é utilizar o sistema de Grupo. Assim a EXP pode ser igualmente dividida entre os membros do grupo. Além disso há uma outra vantagem no sistema de grupos: há uma porcentagem adicional de EXP aos membros do Grupo cada vez que eles matam um monstro o que faz com que seja mais proveitoso jogar com outras pessoas do que sozinho.

 

 

ITENS:

 

- Ao matar monstro, você tem uma chance de obter itens deles. Dependendo do item e do valor dele, essa chance é maior ou menor para cada um.

- Lembra-se que eu expliquei sobre ‘KS’? Bem, caso alguém ataque seu monstro, saiba que a pessoa que tiver maior taxa de dano no monstro, tem a primazia nos itens.

 

Terminando essa aula você já estará pronto para a aula prática.

 

Antes de ir para o teste prático, vamos falar sobre a Vendedora de Batatas:

 

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A NPC Vendedora de Batatas vende apenas batatas, cada uma custa 15z e elas são úteis para que você recupere seu HP durante as batalhas. Todos os itens conseguidos aqui no Campo de Treinamento podem ser vendidos nessa NPC e com o dinheiro você pode comprar as batatas.

 

Caso você esteja pronto para a sua primeira batalha em campo, fale com o NPC Kane, Ajudante:

 

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Responda sim à sua pergunta. Ele te dará uma Adaga do Aprendiz, uma Vembrassa do Aprendiz (escudo) e te encaminhará para a área de treino real.

 

ATENÇÃO: se você jogar com um char feminino, juntamente com a Adaga do Aprendiz e a Vembrassa do Aprendiz, você receberá + 20 Asas de Mosca, + 50 Asas de Borboleta e 10 Lupas de Iniciante.

 

Equipe os itens pois é chegada a hora da sua primeira batalha.

 

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É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

vidaaprendizbarra4.png

 

aprendiz19readeteste.png

 

Esse é o mapa onde é realizado as suas primeiras batalhas, ele é bem pequeno e existem 5 tipos de mapa com inimigos diferenciados. Nesses mapas a única coisa que diferencia um do outro são os inimigos encontrados neles pois o mapa permanece o mesmo:

 

- Campo de Treinamento (new_1-3) contém: Fabre, Poring, Drops, ChonChon e Lunático

- Campo de Treinamento (new_2-3) contém: Fabre, Condor, Picky, Sapo de Rodda, Salgueiro

- Campo de Treinamento (new_3-3) contém: Fabre, Condor, Picky, Sapo de Rodda, Salgueiro

- Campo de Treinamento (new_4-3) contém: Fabre, Besouro-Ladrão, Besouro-Ladrão Fêmea, Esporo, Rocker

- Campo de Treinamento (new_5-3) contém: Fabre, Besouro-Ladrão, Besouro-Ladrão Fêmea, Esporo, Rocker

 

 

Para saber em que mapa você está, utilize o comando /where na sua barra de Chat e aparecerá uma mensagem em cor amarela indicando o nome do mapa e a coordenada em que você está.

 

Para acessar os outros mapas, vá até o NPC Pman, Funcionário do Campo que está na parte de baixo do mapa, ponto A e escolha se você quer acessar a área com inimigos fracos ou fortes.

 

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Quando quiser deixar o Campo de Treinamento, suba e fale com o NPC Keyman, Funcionário de Checagem, ele está na parte superior do mapa, no ponto B marcado no mapa.

 

 

Fim Aleluia =]

 

Creditos: Digof1 e Kasuke

 

Desculpa Tive Que Tirar Algumas Imagens Deu O Total De 56 E O Total Que Posso Eh 50 Desculpa =/

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