Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

[Pi-hole] - ACABE com os anúncios, serviços invasivos e tracking


Faber
 Compartilhar

Posts Recomendados

  • Velha Guarda Ex-Staffer

Pi-hole

 

Xq850cm.png

 

Com certeza você utiliza algum plugin para bloquear anúncios invasivos enquanto você navega na internet. É um costume que ficou conhecido e bem utilizado há algum tempo, principalmente para amantes de tecnologia. 

Não é de hoje que empresas usam o sistema de ads para fazer propagandas, mas o problema é quando abusam deste sistema atrapalhando até mesmo a nossa navegação. 

Hoje vou apresentar o Pi-hole: uma ferramenta que eu estava de olho algum tempo e decidi instalar em minha rede particular, tanto para monitorar quanto para acabar com alguns serviços desnecessários. 

 

O Pi-hole é uma ferramenta de bloqueio de anúncios e rastreamento a nível de rede que atua como um servidor DNS (Domain Name System). Ele funciona como um filtro para todo o tráfego de internet que passa pela sua rede doméstica ou empresarial, bloqueando automaticamente anúncios, trackers e domínios maliciosos. Isso resulta em uma navegação mais rápida, segura e com menos anúncios.

Instalado geralmente em um Raspberry Pi, mas também compatível com outras plataformas, o Pi-hole é fácil de configurar e manter. Ele possui uma interface web intuitiva para monitorar e gerenciar os domínios bloqueados e permitir exceções quando necessário. Além disso, o Pi-hole pode melhorar a privacidade do usuário, impedindo que trackers coletem dados de navegação.

 

Apesar de ser recomendado instalar em um Hardware Raspberry PI, hoje vamos instalar em uma máquina virtual. O problema disso é que você precisa deixar sua máquina ligada 24 horas, coisa que é facilmente resolvido com um Raspberry que pode ser ligado em uma tomada ou um simples USB, sem consumir praticamente nada de energia.

 

Considerações: anúncios na Twitch e Youtube NÃO são bloqueados com este método, pois o anuncio em grande parte está vinculado com o domínio da plataforma. Ou seja, para bloquear de forma eficiente, precisará bloquear o endereços da própria plataforma, ocasionando o mal funcionamento da mesma. Para estes casos, recomendo procurar configurações do plugin uBlock Origin. 

 

 

Downloads necessários: 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

 

Sites para encontrar listas de IP e domínios já conhecidos na internet: 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

 

divider.png

 


Instalação do VirtualBox, Raspberry PI OS e configurações por Caverna Tech: 

Aqui ele mostra passo a passo de como configurar e deixar o sistema funcional pronto para ser utilizado. 

 

Spoiler

 

 

 

 

divider.png

 

IP Fixo e DNS

 

Uma coisa muito importante é a configuração do IP na sua rede local. Se você acompanhou o vídeo, chegou na parte em que é utilizado o comando ipconfig no terminal para verificar qual IP a máquina virtual pegou:

 

E6PofBC.png

 

Nós vamos utilizar esse IP para acessar o Pi-hole, mas temos algumas configurações antes! Sempre que reiniciamos nosso roteador, o sistema distribui IPs aleatórios às máquinas conectadas na rede, então precisamos configurar o roteador para sempre distribuir este IP específico para essa máquina. Para isso, utilizaremos o MAC Address, conforme a imagem abaixo.

Para fazer isso, precisamos acessar o nosso roteador, provavelmente pelo IP 192.168.0.1 ou 192.168.1.1. Se ambos os IPs não funcionarem, abra o CMD e digite ipconfig no seu Windows. O IP do roteador estará indicado como "Gateway Padrão".

 

M35XENU.png

 

Acessando esse IP em qualquer navegador, você provavelmente encontrará uma página de login e senha. Recomendo procurar o manual da marca do seu roteador para verificar qual é a senha administrativa padrão.

Dentro do roteador, você deve procurar a opção "DHCP Binding", que provavelmente estará dentro de algum menu de configuração da LAN. No exemplo do meu roteador, é o seguinte:

 

H0DCEVT.png

 

 

 

Em "IP Address", insira o IP da máquina virtual. No campo "MAC Address" (encontrado com o comando ipconfig), insira o MAC Address correspondente. Configurando isso, sempre que você reiniciar o computador, a máquina virtual configurada pelo MAC Address sempre receberá o IP definido.

 

 

Aproveitando o acesso ao roteador, vamos falar um pouco sobre o DNS:

 

O DNS, ou Sistema de Nomes de Domínio, é como a "agenda de contatos" da internet. Quando você digita um endereço de site, como www.exemplo.com, no seu navegador, o DNS é responsável por traduzir esse nome amigável em um endereço IP, que é uma sequência de números que identifica o servidor onde o site está hospedado (por exemplo, 192.168.1.1).

Sem o DNS, seria muito difícil navegar na internet, porque teríamos que memorizar os endereços IP de todos os sites que queremos visitar. Em vez disso, o DNS permite que usemos nomes de domínio fáceis de lembrar. Ele atua como um intermediário que facilita a comunicação entre o seu dispositivo e os servidores na internet, garantindo que você chegue ao site desejado sem complicações.

Por padrão, nossas redes de internet utilizam o DNS do Google para resolver esses endereços para nós (4.4.4.4 ou 8.8.8.8). É aqui que o Pi-hole entra! Em vez de utilizar o DNS do Google para resolver os endereços IP, o Pi-hole assume essa função. Além de substituir o DNS do Google, ele verifica se os domínios solicitados estão em uma lista de bloqueio de anúncios e rastreamento configurada por você. Se o domínio estiver na lista, o Pi-hole bloqueia a solicitação, impedindo que o conteúdo indesejado carregue. Isso significa que anúncios e rastreadores não são sequer carregados, resultando em uma navegação mais rápida, limpa e segura.

Em resumo, o Pi-hole não apenas resolve endereços IP como um DNS normal, mas também bloqueia conteúdo indesejado, proporcionando uma experiência de internet mais agradável e protegida.

 

Após essa breve explicação, temos duas opções de configuração do DNS: na própria máquina ou no roteador.

A diferença entre ambas é que, se você optar por alterar apenas na máquina, a função de bloquear anúncios e afins só será aplicada aos dados que entrarem e saírem dessa máquina configurada. Por outro lado, se configurarmos no roteador, qualquer dispositivo conectado à rede local, seja um computador, televisão ou celular, passará por este filtro.

 

Configurando no roteador:

Spoiler

Aproveitando que você está logado no seu roteador, encontre o menu onde se encontra o DNS padrão. Provavelmente estará sob o nome "DNS Service" dentro das configurações de aplicações do seu roteador. Usando meu roteador como exemplo:

 

tCgPt3r.png

 

 

 

Ele, por padrão, utiliza o 8.8.8.8 (Google) para resolver endereços, como mencionamos anteriormente. Como queremos que o Pi-hole faça esse trabalho, precisamos alterar isso. Em DNSServer1, utilizamos o IP da nossa máquina virtual.

Como estamos usando uma máquina virtual, se o nosso computador estiver desligado, o Pi-hole não funcionará e não teremos DNS para resolver os endereços na nossa rede local. Consequentemente, não teremos acesso à internet. Para contornar isso, podemos colocar o DNS do Google no DNSServer2 para resolver os endereços caso o DNSServer1 não consiga. Isso é recomendável até você adquirir um Raspberry Pi para deixar funcionando 24 horas, sem depender de um computador.

 

O problema de deixar o DNS do Google no DNSServer2 é que, eventualmente, ele irá resolver endereços mesmo com o DNSServer1 ligado. Isso pode fazer com que alguns domínios e IPs que você configurou para bloquear acabem passando pela sua rede sem passar pelo filtro do Pi-hole.

Depois de salvar as alterações e reiniciar o roteador, toda a rede local passará a ser resolvida pelo DNSServer1, filtrada pelo nosso Pi-hole!

 

 

Configurando na máquina:

Spoiler

 

Aqui, o procedimento é praticamente o mesmo que configurar no roteador.

No painel de controle do seu Windows, nas propriedades da Internet, conforme a imagem abaixo:

 

98XPMP4.png

 

Em "Servidor DNS preferencial", insira o IP do Pi-hole. Em "Servidor DNS alternativo", caso utilize a máquina virtual, insira o IP do roteador (seu gateway visualizado no ipconfig) ou o do Google (8.8.8.8).

 

 

 

divider.png

 

Instalação Pi-hole: 

Aqui deixarei um vídeo muito didático do Bruno Fraga.

 

Spoiler

 

 

 

 

Bom, é isso. Se assistiu os 2 vídeos e seguiu algumas pequenas recomendações que escrevi no tópico, já deve estar com seu Pi-hole rodando. No inicio do tópico eu indiquei alguns locais onde você pode encontrar listas para bloquear IPs e serviços já conhecidos na internet. 

A única recomendação em cima disso que eu faço é que você crie sua própria lista testando as listas de terceiros, pois tem listas meio burras que acabam bloqueando coisas que não precisa, como por exemplo avatares e thumbnail do Youtube, ou domínios ".com" que você utiliza no dia-a-dia, como o google.com.

 

Em caso de dúvidas, poste abaixo que eu tento ajudar.

 

Créditos aos vídeos

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Editado por Faber
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.
Observação: sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Unfortunately, your content contains terms that we do not allow. Please edit your content to remove the highlighted words below.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.