Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

noticias Samsung Galaxy Ultra: usuários de rede social afirmam que fotos da lua com Space Zoom são "falsas"


' Luucas ~
 Compartilhar

Posts Recomendados

  • Velha Guarda Ex-Staffer

 

Samsung Galaxy Ultra: usuários de rede social afirmam que fotos da lua com Space Zoom são "falsas"

 

660533?w=646&h=284

 

Em meados de 2019, a Huawei foi acusada de estar trapaceando com as fotos que o seu topo de linha da época era capaz de tirar da lua. Hoje, em 2023, usuários do Reddit estão fazendo a mesma acusação com relação a Samsung e seus smartphones da linha Ultra.

Fazendo uma breve retrospectiva para relembrar o caso de 2019, naquele ano, vastos relatórios afirmaram que a Huawei estaria usando imagens pré-existentes da lua para sobrepor as fotos tiradas pelos usuários do P30 Pro, dando a impressão de que o conjunto de lentes em união com o software embutido eram capazes de capturar o satélite natural com tanta definição.

 

389139?w=660&h=329

Huawei P30 Pro. Imagem: reprodução

 

Depois desse acontecimento, outras empresas acabaram por anunciar seus próprios “modos lua”, afirmando que seus aparelhos não utilizavam da mesma trapaça, sendo capazes de capturar o astro pelos seus próprios méritos – inclusive provocando a própria Huawei.

 

660532?w=660&h=371

Samsung Galaxy S22 Ultra. Imagem: reprodução

 

 

Chegamos a 2023. Em um sub-fórum do Reddit dedicado a usuários e entusiastas de Android, o usuário ibreakphotos afirmou ter conseguido provar que as fotos tiradas da lua com o Space Zoom embutido em smartphones como o Samsung Galaxy S20 Ultra e seus sucessores são forjadas.

Antes de tentar provar o seu ponto, o usuário chega a citar o longo artigo do site Input, que anteriormente tentou provar – sem sucesso – a inveracidade das fotos tiradas da lua com um Galaxy S21 Ultra, e um short do famoso canal MKHBD, que afirmou que nenhum tipo de sobreposição era utilizado para fotografar a lua no Galaxy S23 Ultra.

Mas autor do post no Reddit sugeriu outro método para provar a inveracidade das fotos. Algo que não tinha sido usado até então. Confira os passos utilizados pelo usuário (caso queira replicar no seu próprio smartphone):

 

Citar

Primeiro, ele fez o download de uma imagem de alta resolução da lua da internet. No caso, essa aqui:

 

PIAjVKp.jpeg

 

 

Citar

Depois, usando um programa de edição, ele redimensionou essa imagem para 170x170 pixels e aplicou um filtro de borrão (desfoque gaussiano) para remover os detalhes da imagem. Nesse momento a imagem ficou assim:

 

xEyLajW.jpeg

 

 

Com essa sequência de passos, o ibreakphotos garantiu que a imagem da lua, antes em alta resolução, não teria como ter suas informações restauradas. Afinal, as informações não estariam mais lá, já que a imagem foi borrada digitalmente.

Para finalizar e finalmente provar o seu ponto, o usuário abriu a imagem borrada da lua de 170x170 pixels em tela cheia no seu monitor, foi para o outro lado do seu quarto, deu zoom na imagem exibida na tela usando o seu Galaxy Ultra e tirou uma foto.

O problema, no entanto, foi que após o processamento da imagem – onde a Samsung afirma que múltiplas exposições e dados diferentes de cada quadro são combinados, a lua foi exibida em detalhes. Mas como, se não havia dados para combinar e detalhes a mostrar?

A esquerda, a imagem original (ampliada). A direita, a imagem capturada pelo Galaxy Ultra.

 

ULVX933l.jpg

 

Por parte da sua própria interpretação, o usuário acrescenta:

 

Citar

 “A Samsung está aproveitando um modelo de IA (Inteligência Artificial) para colocar crateras e outros detalhes em lugares que eram apenas uma bagunça desfocada. E devo enfatizar: há uma grande diferença entre processamento adicional fazendo uso de super-resolução, onde quadros são combinados para recuperar detalhes que de outra forma seriam perdidos, e isso, onde você tem um modelo de IA específico treinado com um conjunto de imagens da lua”

 

 

Por fim, levando em consideração as análises feitas, o ibreakphotos conclui que as fotos da lua tiradas pelos Samsung são falsas e que o marketing utilizado pela empresa é enganoso.

Afirma ainda que os algoritmos embutidos incluem detalhes onde não existe (como é o caso do que acontece no teste) e chega a citar um artigo veiculado na mídia onde a empresa afirma utilizar múltiplos frames e exposições para chegar a resultados tão bons – não qualquer tipo de sobreposição.

Postada há menos de um dia, a thread iniciada pelo ibreakphotos com as declarações e testes já acumula algumas centenas de comentários e já é ponto para várias outras discussões.

Alguns usuários de smartphones da linha Ultra, da Samsung, afirmam nos comentários terem replicado os testes e atingindo os mesmos resultados, onde o smartphone “enxergou” detalhes onde não havia, indicando a utilização do modelo de sobreposição com inteligência artificial.

 

Créditos

TudoCelular

Editado por Sabala ϟ

Membro - Steel Member - Bronze Member - Silver Member - Gold Member - Banido - Sapphire Member - [E] Estagiário - Combat Arms - Platinum Member - Diamond Member - Elite Member - Velha Guarda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.
Observação: sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Unfortunately, your content contains terms that we do not allow. Please edit your content to remove the highlighted words below.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.