Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Governo Lula deve revogar redução de impostos sobre videogames


CyberLady
 Compartilhar

Posts Recomendados

Governo Lula deve revogar redução de impostos sobre videogames

 

Por: William R. Plaza

 

Ao longo do seu mandato, o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL)  promoveu algumas reduções de tarifas de importação. Medidas que foram direcionadas a Jet Skis, veleiros e até mesmo ao mercado de games. Essas reduções tributárias devem ser revistas com a transição de governo.

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.
, o governo do presidente eleito, Luis Inácio Lula da Silva (PT), prepara uma espécie de “revogaço”, uma reversão total que deve valer logo no início do seu mandato.

 

A equipe do governo Lula prepara um total de 20 revogações. A conclusão da equipe do governo que analisou o mérito, é de que as medidas tomadas na área comercial beneficiaram produtos de luxo e foram concedidas sem critério técnico, a despeito de outras necessidades da indústria brasileira de importação de insumos e componentes.

 

Tratando especificamente do mercado de jogos, o governo Bolsonaro promoveu redução da tributação 4 vezes ao longo dos seus 4 anos como presidente, a mais recente delas foi anunciada em junho deste ano. Essas reduções passam pelo corte sobre o imposto sobre produtos industrializados (IPI) de consoles e acessórios.

 

Ao decorrer dos cortes no percentual de tributo que incide sobre o emaranhado que acaba impactando o preço final do produto, a alíquota do IPI de partes e acessórios de consoles e de máquinas de videogame chegou a 12%, enquanto com consoles com telas incorporadas (portáteis ou não) e suas partes, o tributo foi zerado. Medidas que foram se traduzindo em alterações no preço dos produtos relacionados a medida, como o caso do PlayStation 5 que chegou a sofrer um corte de R$ 300 no ano passado.

 

Em 2019, ano em que foi anunciada a primeira redução de IPI sobre games no governo atual, a alíquota sobre consoles era de 50% (foi reduzido na época para 40%), com acessórios era 40% (reduzido naquele momento para 32%) e consoles com telas incorporadas caiu de 20% para 16%.

 

A justifica para essas reduções, segundo o governo, é o incentivo e desenvolvimento do segmento de jogos eletrônicos no país. Críticos da medida trataram o tema como algo eleitoreiro, já que, como um todo, não foi suficiente para conter a escalada de preços que o mercado de games enfrentou nos últimos anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.
Observação: sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Unfortunately, your content contains terms that we do not allow. Please edit your content to remove the highlighted words below.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.