Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Orion bate recorde de distância da Terra na missão Artemis 1


CyberLady
 Compartilhar

Posts Recomendados

Salvador Nogueira

Inserção orbital lunar já levou cápsula mais longe que a Apollo 13, de 1970

A espaçonave Orion se tornou neste sábado (26) o veículo destinado a transportar humanos que até hoje mais se afastou da Terra. A missão Artemis 1, lançada em 16 de novembro, voa sem tripulação, num teste que a Nasa conduz como preparação para o envio de astronautas à Lua em meados desta década.

 

O recorde batido pertencia à missão Apollo 13, de 1970, que chegou a estar a 400,1 mil km da Terra com três astronautas a bordo. Mas a Orion deve seguir ampliando a distância e estabelecerá o novo recorde final nesta segunda-feira (28), alcançando 438,5 mil km.

 

O voo segue sem grandes sobressaltos. Na última quarta-feira (23), o controle da missão, instalado no Centro Espacial Johnson, em Houston, Texas, perdeu contato abruptamente com a espaçonave, às 0h09 (locais, 3h09 de Brasília), durante um procedimento rotineiro de reconfiguração da comunicação entre a Orion e a rede de antenas usadas pela Nasa para se comunicar com suas missões de espaço profundo, a Deep Space Network.

Imagem captada pela cápsula Orion durante o nono dia da missão Artemis 1 mostra a Terra ao fundo
Imagem captada pela cápsula Orion durante o nono dia da missão Artemis 1 mostra a Terra ao fundo - Nasa

O blecaute durou 47 minutos, durante os quais a Orion seguiu operando conforme o planejamento. Dados da cápsula colhidos durante o blecaute de comunicações foram transmitidos para a Terra e estão sendo analisados, na esperança de entender o que ocasionou a perda momentânea de comunicação.

 

Na sexta-feira (25), às 18h52 (de Brasília), a espaçonave realizou sua segunda grande manobra propulsada. O motor principal do módulo de serviço foi disparado por 1 minuto e 28 segundos, inserindo o veículo em uma órbita lunar retrógrada distante. É chamada de retrógrada porque vai no sentido contrário ao da rotação da Lua, e é distante porque deixará a Orion a respeitáveis 64 mil km da superfície lunar.

 

A nave passará ao todo pouco mais de seis dias nessa órbita, realizando todos os testes da cápsula em um ambiente de espaço profundo. A ideia é se assegurar de que uma tripulação estará protegida e segura, do começo ao fim do voo, quando a próxima Orion, desta vez na missão Artemis 2, partir na direção da Lua, em 2024.

 

O voo tripulado terá um perfil mais simples que o atual: a Orion apenas irá contornar o satélite natural e em seguida pegar o caminho de volta para a Terra, concluindo a missão em cerca de dez dias. Para o teste sem tripulação, com a Artemis 1, optou-se por manobras mais complexas, a fim de levar os sistemas a seus limites.

 

Nos próximos dias, a Artemis 1 completará meia volta ao redor da Lua e então realizará mais um disparo de seu motor principal, colocando-a na direção de um novo sobrevoo da Lua. Quatro dias depois, uma última grande manobra propulsada deve colocá-la a caminho da Terra, onde chegará em 11 de dezembro, concluindo a missão com uma amerissagem no oceano Pacífico, auxiliada por paraquedas.

 

Atendendo à demanda, a agência espacial americana criou uma

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.
para que o público possa ver as imagens transmitidas pela Orion em tempo real durante toda a missão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.
Observação: sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Unfortunately, your content contains terms that we do not allow. Please edit your content to remove the highlighted words below.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.