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Filósofo Luc Ferry faz tremer quem diz que gosta mais dos bichos do que das pessoas


CyberLady
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Francês participa de conferência do Fronteiras do Pensamento em São Paulo e Porto Alegre no mês de setembro
 

"Vemos os humanos se mobilizando para salvar focas e baleias, mas nunca vimos o inverso", diz o filósofo

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ao criticar os que animalizam os humanos e humanizam os
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e, assim, tentam apagar a especificidade humana, tão cara aos pensadores humanistas, que sublinham a liberdade e as histórias cultural e política como exclusivamente nossa.

 

"Eu vou esperar que os animais tenham bibliotecas e escolas para os considerar como irmãos", completa o francês, em conversa por email, para fazer tremer os que usam máximas como "gosto mais de bicho do que de gente".

 

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O filósofo francês Luc Ferry, que participa do Fronteiras do Pensamento - Divulgação
 

A crítica à indiferenciação entre animalidade e humanidade é um dos temas presentes em seu recente livro "Les Sept Écologies", ou as sete ecologias, lançado na França no ano passado. Nele, o escritor best-seller elenca as grandes correntes da ecologia política, ataca veganos, os "fundamentalistas verdes", a "ideologia" do

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, os seguidores de
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, e defende o ecomodernismo.

 

Essa corrente sustenta uma ecologia liberal, não hostil ao consumo, preconizando crescimento econômico sem destruição do planeta com investimento em novas tecnologias. "A inovação pode tornar crescimento, desenvolvimento e ecologia compatíveis", diz ele.

 

Ferry vai ao Brasil no mês que vem justamente para falar de tecnologia, em conferência no

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, em São Paulo e em Porto Alegre. O autor de "Aprender a Viver: Filosofia para os Novos Tempos", lançado pela Objetiva, e especialista na filosofia alemã dos séculos 18 e 19 é um habitué do evento. Ele esteve presente na primeira edição, há 15 anos, e, depois, em 2011, em 2015 —numa série especial em Salvador, e
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.

 

Ferry é um dos nomes mais populares e midiáticos entre os intelectuais da direita francesa, é colunista do jornal conservador Le Figaro e foi ministro da Educação entre 2002 e 2004, quando apresentou ao então presidente Jacques Chirac a ideia da proibição de símbolos religiosos nas escolas, que se tornaria lei em 2004 e incendiaria o debate francês sobre o véu usado por mulheres muçulmanas.

 

Foi uma fala do francês que inspirou o organizador do Fronteiras, o cientista político

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, a escolher o tema da série de palestras deste ano, "Tecnologias para a Vida". Segundo a fala de Ferry, a revolução da
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, tema ao qual tem se dedicado na última década, terá um impacto maior em nossa vida do que as revoluções industriais anteriores.

 

Ele conta que se interessou pela

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e vem acompanhando e ajudando a divulgar o trabalho de cientistas nessa área em suas intervenções públicas, "porque nós, e sobretudo nossos filhos, vamos viver num mundo que não terá mais nada a ver com o nosso".

 

O ex-ministro tem defendido uma mudança no ensino que leve em consideração tais transformações. "As crianças devem ser formadas ao espírito crítico e à lógica da argumentação, pois essa será a única barreira sólida contra o mundo que está vindo, no qual será difícil diferenciar o virtual do real e as ‘fake news’ da verdade", diz. O filósofo, porém, não acredita na possibilidade de uma inteligência artificial autoconsciente e deplora os que a aventam como forma de amedrontar as pessoas.

 

Além do impacto na proteção do planeta, o uso de novas tecnologias na longevidade humana tem atraído Ferry, que defende o chamado projeto trans-humanista, que, como ele gosta de frisar, não visa prolongar a velhice, mas sim a juventude, ou seja, aumentar, graças ao avanço da biologia e da inteligência artificial, os anos de vida dos humanos com saúde e disposição física.

 

Ele opõe a sua visão a uma visão naturalista da existência humana, que herdamos, diz, dos antigos, em particular do estoicismo e do budismo, para quem devemos nos resignar à ordem natural das coisas. "Hoje, ecologistas e adeptos da

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nos aconselham a nos voltarmos aos ensinamentos da natureza em vez de aos artifícios da tecnociência; o objetivo não é viver mais, mas viver bem, ou seja, em harmonia com a ordem do mundo."

 

"Se os ideais de uma perfectibilidade indefinida e de uma educação ao longo de toda a vida são próprios ao humano, se a busca por uma vida melhor para si e para os outros não tem porquê parar, a velhice é um problema", diz Ferry, que tem 71 anos, ao explicar seu desacordo. "Morrer aos dez, aos 40 ou aos cem não é indiferente, pois o fato de pertencermos mais à história do que à natureza nos transforma sem parar."

 

Do idealismo alemão de seus primeiros anos de estudos à inteligência artificial, Ferry se atém a

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, para quem, lembra, "a tarefa primeira da filosofia é pensar sua época, entender seu tempo".

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