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O básico do CS


Azor'
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  • Velha Guarda Ex-Staffer

Intro

Seja bem-vindo ao cursinho básico de CS:GO. Pra você que está iniciando no competitivo ou você que já conhece o jogo mas é ruim pra car*lho.

 

Noções básicas como o uso de cada arma, economia, situações de jogo...

 

Pare de culpar seus companheiros de time pela sua incapacidade e seja um player melhor.

 

 

Armas

Temos uma boa variedade de armas no CS:GO (mentira, tem pouca), mas é bom usá-las em situações e da forma correta.

  • Use SMGs para fazer dinheiro em rounds econômicos. Pode atirar andando, pulando. Procure encurtar distância
  • Use shotguns em situações e locais adequados (fechados)
  • Com os rifles de assalto, mire, pare a atire. Não adianta atirar correndo, porque a precisão fica praticamente nula. Mire na cabeça a vá descendo o recoil

Pistolas

  • USP-S / P2000 - Maior precisão, por isso tente manter a distância e atirar de forma controlada
  • Glock-18 - Melhor à curtas distâncias. Pule, corra, encurte a distância para atirar
  • P250 - Melhor custo benefício. $300 e pode matar com 1 tiro, mesmo com capacete, dependendo da distância
  • Tec-9 - Perfeita para aquele rush forçado. Alto firerate e poder de penetração
  • Five Seven - Parecida com a Tec-9 mas com pente e firerate menores. Ideal para curtas distâncias
  • CZ75-Auto - Se souber controlar o recoil, vai servir muito bem. Aconselho a usar somente de CT
  • Deagle - Difícil de domar, mas muito poderosa. Se acertar a cabeça, independente da distância e capacete, você mata

Pesadas

  • XM1014 - Ideal para segurar bombs fechados e alta recompensa por kills
  • MAG-7 - Pule e atire
  • Negev - A partida tá fácil, provavelmente é o último round e tá sobrando grana? Um lixo. Obrigado, Valve!

SMGs

  • UMP-45 - O maior dano entre as SMGs, mas com o menor pente
  • P90 - A rainha dos noobs. 50 balas no pente, ideal contra rushs. Mas se você só compra pra jogar em armado, desinstale o jogo

Rifles

  • AK-47 - Domine seu spray e GG
  • M4A1-S - Use para marcar locais com maior distância. Você não vai segurar um rush B na D2 com ela
  • AUG / SG 553 - Se você só joga com elas, também aconselho a desinstalar o jogo

 

Economia

Economia no CS é uma coisa muito importante, já dizia Dilma Rousseff. Aprendendo a controlar bem a economia sua e de seu time, tenha certeza que seu jogo irá melhorar. Sendo assim, vamos ao básico do básico.

 

Todo round ganho por matar o time inimigo ou pelo relógio (CT), todos do time ganham $3250. Todo round ganho por C4, sendo explodido (TR) ou defusado (CT), todos do time ganham $3500. E se o C4 for plantado mas defusado, o time TR ganha um bônus de $800.

 

Quando o time perde um round pela 1ª vez, ganha $1400. Na 2ª vez, $1900. Na 3ª vez, $2400. Na 4ª vez, $2900. Do 5º round em diante, $3400.

 

Por isso é bom ficar ligado no placar da partida. Se seu time ganhar 4-5 rounds seguidos, perder o próximo e logo em seguida ganhar, vocês resetaram a economia do inimigo. Então, se prepare para um rush (pistolas), um forçado bem sem vergonha ou um filho da p*ta marotado te esperando de Zeus. Compre pelo menos uma granada incendiária/molotov e HE para travar e punir o rush deles e verifique cada canto em que avançar.

 

Tabelas de custo e recompensa das armas:

 

Pistolas

 

Arma..................Custo Recompensa

USP-S / P2000.......$200..........$300

Glock-18................$200..........$300

Dual Berettas..........$500.........$300

P250 .....................$300..........$300

5-7 / CZ75.........$500 $300 /......$100

Tec-9 / CZ75......$500 $300 /.....$100

Desert Eagle...........$700...........$300

R8 Revolver............$850...........$300

 

Pesadas

 

Arma......... Custo Recompensa

Nova............$1200........$900

XM1014........$2000........$900

MAG-7..........$1800........$900

Sawed-Off.....$1200........$900

M249............$5200........$300

Negev...........$5700........$300

 

SMGs

 

Arma.......Custo....Recompensa

MP9..........$1250.......$600

MAC-10..... $1050......$600

MP7...........$1700......$600

UMP-45......$1200.....$600

P90............$2350.....$300

PP-Bizon.....$1400....$600

 

Rifles

 

Arma..........Custo Recompensa

Famas.........$2250.........$300

Galil AR........$2000........$300

AK-47...........$2700........$300

M4...............$3100.........$300

SSG 08..........$1700........$300

AUG..............$3300.........$300

SG 553..........$3000.........$300

AWP..............$4750........$100

SCAR-20........$5000........$300

G3SG1...........$5000........$300

 

 

 

1º round (pistol)

CT

  • Compre colete, ou outra pistola e granadas ou até mesmo defuse
  • Não compre smoke, pois ela não vai segurar rush neste round

TR

  • Compre colete ou uma pistola e granada(s)
  • Se você nunca consegue matar alguém no pistol, dê preferência para comprar granadas. Smoke e duas flashs ou molotov e smoke. As flashs e smoke irão ajudar na entrada do bomb e o molotov vai ser útil para atrasar o retake dos CTs ou até mesmo evitar que o C4 seja defusado

 

2º round (anti-eco)

CT

 

Ganhou?

  • Dê preferência para SMGs (ou até mesmo shotguns, dependendo de onde você estiver marcando). Agora é hora de fazer dinheiro, e você vai ganhar $600 por cada kill de SMG e $900 de shotgun
  • Não recomendo comprar P90. Além de ser mais caro que um Rifle, você vai ganhar $300 por kill, e não $600 como na outras SMGs
  • Se possível, faça colete2. O inimigo estará com armas "fracas" e o capacete pode te salvar

Perdeu?

  • Compre colete1 e uma pistola melhor (P250, Five Seven/CZ ou Deagle). Se sobrar dinheiro, uma granada
  • Se você for awper e não quiser gastar toda sua grana, pode comprar somente uma P250. É o melhor custo benefício e não vai atrapalhar tanto sua economia. Mas evite fazer eco seco

TR

 

Ganhou?

  • Mesma coisa dos CTs: preferência para SMGs para criar uma boa economia e, se possível, colete2

Perdeu mas plantou?

  • Eco seco. Você vai deixar de comprar agora para poder comprar no 3º round
  • No máximo, uma P250, caso você tenha matado alguém no round anterior. Mas lembre-se que você vai precisar matar 2 CTs para conseguir lucrar. Se matar 1, não mudou sua economia mas tirou arma do CT. Se não matar ninguém, pode te faltar uma granada no próximo round

Perdeu e não plantou?

  • Mesma coisa dos CTs: colete1, uma pistola melhor. E se sobrar, alguma granada
  • Também, se for awper, uma P250 ou a mesma coisa de cima

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Posso comprar uma M4/AK depois de ganhar o pistol?

 

Pode, mas além de gastar muito com a arma e ganhar pouco por kill ($300), você se arrisca a entregar uma arma importante logo de cara para o time inimigo. Perder o segundo round após ganhar o pistol é muito mais comum do que se imagina.

 

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E por que tem TR que planta, perde e mesmo assim comprar tudo no 2º round?

 

São situações muito específicas. Ou esse time foi espancado no 1º half e não tem como fazer mais round eco, ou plantaram o C4 e só sobrou um CT pra defusar. Neste 2º caso, 4 CTs vão precisar refazer colete e irão comprar armas mais baratas. Sendo assim, o TR (com a grana extra do plant) pode fazer colete e SMG/Rifle. Não é aconselhado, mas vai na hora o que o time decidir.

 

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Por que não fazer 2 rounds eco depois de perder o pistol?

 

Se você só comprou o colete, vai sobrar $150. Somando $1400 pelo 1º round perdido, você vai ter $1550. Somando $1900 pelo o 2º round perdido em sequência, você vai ter $3550. Somando $2400 pelo 3º round perdido em sequência, você vai ter $5850 para usar no 4º round (1º armado).

 

Se você gastar tudo no 2º round e ainda perder, vai ganhar os $1900 por perder, vai fazer o eco seco no 3º, ganhar $2400 e, na pior das hipóteses (se não matar ninguém), começar o 4º round com $4300. É uma diferença boa? Sim, mas é muito melhor arriscar a vitória do 2º round e quebrar a economia do outro time do que entregar 2 rounds de graça.

 

 

Dicas úteis e inúteis

Periféricos

  • Invista em periféricos de qualidade. Não é o mais caro que vai te fazer jogar melhor. Fone 7.1? Mouse 8000dpi? Teclado cheio de fru-fru? Besteira
  • Qual dpi e sensibilidade usar? Isso é pessoal. Mas não aconselho mais de 800dpi. Já a sensibilidade, ache um meio-termo entre sua movimentação e spray. Uma sensibilidade muito alta pode te ajudar a mirar e movimentar melhor, mas cagar todo seu spray. Também, uma sensibilidade muito baixa pode deixar seu spray mais fácil, mas te fazer "remar" muito e se enrolar todo na movimentação
  • Microfone. Se você não tem um microfone, não jogue competitivo. Deixar de passar informações úteis para seus companheiros vai estragar o seu e o jogo dos outros
  • Qual resolução devo usar? Isso também é pessoal. Dê preferência para a performance, alto FPS. Se seu PC é limitado, use uma resolução mais baixa
  • Normal, black bars ou stretched? Também é pessoal. Na resolução normal (16:10 ou 16:9) você tem um maior campo de visão. Com black bars (4:3) você perde esse maior campo de visão, mas se concentra mais na tela, por ser menor
  • Use binds para compra de armas principais e granadas. Isso te economiza tempo no início do round

Situações de jogo

  • De CT, definam a posição de cada um. Se ver que mesmo assim um retardad0 está indo marcar junto ontem já está "cheio", mude você de posição. No próximo round, avise e troque
  • De TR, combinem uma estratégia no começo ou trabalhem e decidam durante o round
  • Sempre avise onde está indo. Seja de CT ou TR
  • Morreu? Passe informação daquilo que você viu. Onde aconteceu, localização, quantidade de inimigos, arma(s)...
  • Já passou as informações necessárias aos companheiros? Agora cala a boca. É a vez dele de jogar. Ficar falando, mesmo que seja sobre a situação, vai atrapalhar mais do que ajudar. Não fique narrando a performance do seu companheiro
  • Não comece o round jogando todas as suas granadas. Use-as com consciência. Um molotov ou HE numa situação de afterplant é mais do que bem-vindo
  • Use a tecla SHIFT. Não saia cavalgando e denunciando sua posição. Muito menos denunciando a posição do seu companheiro!
  • Seja um bom teammate. Não fale bosta ao seu companheiro por um erro. Incentive o time em situações difíceis. Xingar os companheiros não adiantar nada. Pode acontecer tanta coisa do outro lado e beneficiar vocês. Mas se o time ficar abatido, acabou a partida
  • Nunca jogue o C4 no chão quando o time estiver pronto para entrar no bomb ou quando souber que há um inimigo por perto. Ele vai ouvir o barulho e chamar backup. Se estiver com o C4 e for o primeiro a dar a cara, jogue "encostado" em seu companheiro, para que ele pegue o C4 sem fazer barulho
  • Tente designar uma tecla/botão para cada granada. Ficar ciclando granadas vai fazer barulho, denunciar sua posição e você pode acabar se confundindo e jogando a granada errada
  • É clutch? SEGURE SHIFT ATÉ O INIMIGO DESCOBRIR SUA POSIÇÃO. Não recarregue (só se tiver certeza que o inimigo está longe), não puxe granada (mesma situação de recarregar)... Agora é hora de focar, não fazer barulho, escutar tudo. Se alguém de casa pedir socorro, ignore
  • É afterplant e você é TR? Use o tempo a seu favor. Você não precisa matar o(s) CT(s). O simples fato de ficar atrapalhando ele tentando defusar, pode te garantir o round
  • Round armado e a grana tá curta de CT? Dê preferência para colete1 e kit em vez de colete2. Você vai gastar $50 a mais, mas os 5 segundos de diferença podem ser cruciais. Seu capacete é inútil contra um tiro de AK. Mas lembrando, somente em rounds que você tem certeza que é armado
  • Não entre no bomb de peito aberto. Use suas granadas. Uma smoke para cobrir a visão do CT, uma flash para cegar, um molotov para tirar o CT de posição... E sempre, SEMPRE, avise seus companheiros
  • Saiba quando usar a faca. Início de round, após atirar e fugir... Não ande com a faca na mão simplesmente por andar. Você pode dar de cara com o inimigo, e até puxar a arma, já vai estar lamentando. A pistola te permite uma velocidade próxima e também a reação com poder de fogo
  • Não fique perdido no mapa, mongando, enquanto seus companheiros estão decidindo uma entrada. Mire num lugar, cubra as costas deles, faça a função de lurker

Glossário e acrônimos

  • Afterplant: Período após o C4 ser plantado
  • Away: Jogador ausente. Geralmente cumprindo uma tarefa da mãe
  • Awper: Jogador de AWP
  • Backup / back: Solicitação de reforço do CT para aquela área
  • Bangar: Atirar uma flash ou ato sexual
  • Boludo: O lixo que fala espanhol e acaba com seu jogo
  • Bombsite / bomb: A ou B. Os lugares de plantar o C4
  • C4: Bomba que os terroristas precisam plantar
  • Camper: Jogador com o teclado quebrado
  • Clan: Seu time, equipe
  • Clutch: Situação sob pressão onde você está sozinho contra o(s) inimigo(s)
  • Colete1: Colete (B-5-1)
  • Colete2: Colete e capacete (B-5-2)
  • Comp: Partida competitiva
  • Cover: Solicitação de proteção para vigiar determinada área (geralmente costas)
  • CT: Contra-terrorista(s)
  • D2: Mapa de_dust2
  • Deagle: Desert Eagle (B-1-5)
  • Death: Morte morrida
  • Defuse: Kit defuse (B-5-4)
  • Defusar: Desarmar o C4
  • DM: Deathmatch (mata-mata)
  • Drop: Dar ou receber uma arma
  • Eco: Round econômico
  • Eco seco: Não compra nada, p0rra!
  • Entry: O TR que sempre entra primeiro no bomb (geralmente o que se fode)
  • Firerate: Poder de fogo (velocidade)
  • Flash: Aquela granada que você usa pra cegar os amigos e inimigos
  • Forçado: Round onde o dinheiro não é o suficiente mas todos compram o que pode
  • GG / GGWP: Good Game / Good Game Well Played
  • HE: Granada explosiva (B-6-4)
  • Kit: Kit defuse (B-5-4)
  • Kill: Morte matada
  • Lag: Conexão travada causada pela sua internet bosta
  • Lancheira: Forma carinhosa como os pratas chamam o C4
  • Lurker: Famoso costinha. Cuida da retaguarda e pune o avanço do CT
  • Mata pombo: SSG 08 (B-4-3)
  • Miado: Inimigo que tomou dano ou que está com pouca vida
  • Ninja: Aquele defuse maroto mesmo com TR(s) vivo(s) vigiando o bomb
  • Noob: Jogador que não sabe o básico do básico do CS
  • Pistol: Pistola ou 1º e 16º round da partida
  • Pistolete: Pistola + Colete1
  • Player: Jogador
  • Retake: Situação onde os CTs precisam retomar o bomb dos TRs e defusar o C4
  • Rifle: Rifles de assalto (B-4)
  • Rush: Aquela correria contra o inimigo ou a banda canadense
  • Shoowzinho: Estudante do cursinho básico de CS
  • SMG: Submetralhadora (B-3)
  • Smoke: Granada de fumaça (B-6-5)
  • Spray: Padrão de "desenho" formado pelo impacto dos projéteis em modo automático
  • Teammate: Companheiro de time
  • Teco: Auto sniper (SCAR-20 e G3SG1)
  • TK (teamkill): Matar ou causar dano no companheiro de equipe
  • Tóxico: Jogador que só fala bosta e atrapalha o time (90% dos AKs)
  • TR: Terrorista(s)
  • Walk: Andar (shift) sem fazer barulho
  • Xiu: Cala a boca e não faz barulho
  • Zé plantinha: Jogador pilantra que só entra no bomb quando está limpo

Considerações finais

Se mesmo após ler todo esse guia você continua jogando da mesma forma e fazendo as mesmas macaquices, te aconselho a desistir do CS:GO e partir pra algo onde o controle de recoil e a capacidade de raciocinar não sejam tão requisitados. Minha dica:

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Creditos:

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Atenciosamente,

Zumbizinho.

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  • 2 semanas atrás...
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  • 2 semanas atrás...

Meus parabéns pelo ótimo tópico sem dúvidas é enrriquecedor!

Armas

Temos uma boa variedade de armas no CS:GO (mentira, tem pouca), mas é bom usá-las em situações e da forma correta.


  • Use SMGs para fazer dinheiro em rounds econômicos. Pode atirar andando, pulando. Procure encurtar distância
    Use shotguns em situações e locais adequados (fechados)
    Com os rifles de assalto, mire, pare a atire. Não adianta atirar correndo, porque a precisão fica praticamente nula. Mire na cabeça a vá descendo o recoil

 

Pistolas


  • USP-S / P2000 - Maior precisão, por isso tente manter a distância e atirar de forma controlada
    Glock-18 - Melhor à curtas distâncias. Pule, corra, encurte a distância para atirar
    P250 - Melhor custo benefício. $300 e pode matar com 1 tiro, mesmo com capacete, dependendo da distância
    Tec-9 - Perfeita para aquele rush forçado. Alto firerate e poder de penetração
    Five Seven - Parecida com a Tec-9 mas com pente e firerate menores. Ideal para curtas distâncias
    CZ75-Auto - Se souber controlar o recoil, vai servir muito bem. Aconselho a usar somente de CT
    Deagle - Difícil de domar, mas muito poderosa. Se acertar a cabeça, independente da distância e capacete, você mata

Pesadas


  • XM1014 - Ideal para segurar bombs fechados e alta recompensa por kills
    MAG-7 - Pule e atire
    Negev - A partida tá fácil, provavelmente é o último round e tá sobrando grana? Um lixo. Obrigado, Valve!

 

SMGs


  • UMP-45 - O maior dano entre as SMGs, mas com o menor pente
    P90 - A rainha dos noobs. 50 balas no pente, ideal contra rushs. Mas se você só compra pra jogar em armado, desinstale o jogo

 

Rifles


  • AK-47 - Domine seu spray e GG
    M4A1-S - Use para marcar locais com maior distância. Você não vai segurar um rush B na D2 com ela
    AUG / SG 553 - Se você só joga com elas, também aconselho a desinstalar o jogo

Economia

Economia no CS é uma coisa muito importante, já dizia Dilma Rousseff. Aprendendo a controlar bem a economia sua e de seu time, tenha certeza que seu jogo irá melhorar. Sendo assim, vamos ao básico do básico.

 

Todo round ganho por matar o time inimigo ou pelo relógio (CT), todos do time ganham $3250. Todo round ganho por C4, sendo explodido (TR) ou defusado (CT), todos do time ganham $3500. E se o C4 for plantado mas defusado, o time TR ganha um bônus de $800.

 

Quando o time perde um round pela 1ª vez, ganha $1400. Na 2ª vez, $1900. Na 3ª vez, $2400. Na 4ª vez, $2900. Do 5º round em diante, $3400.

 

Por isso é bom ficar ligado no placar da partida. Se seu time ganhar 4-5 rounds seguidos, perder o próximo e logo em seguida ganhar, vocês resetaram a economia do inimigo. Então, se prepare para um rush (pistolas), um forçado bem sem vergonha ou um filho da p*ta marotado te esperando de Zeus. Compre pelo menos uma granada incendiária/molotov e HE para travar e punir o rush deles e verifique cada canto em que avançar.

 

Tabelas de custo e recompensa das armas:

 

Pistolas

 

Arma..................Custo Recompensa

USP-S / P2000.......$200..........$300

Glock-18................$200..........$300

Dual Berettas..........$500.........$300

P250 .....................$300..........$300

5-7 / CZ75.........$500 $300 /......$100

Tec-9 / CZ75......$500 $300 /.....$100

Desert Eagle...........$700...........$300

R8 Revolver............$850...........$300

 

Pesadas

 

Arma......... Custo Recompensa

Nova............$1200........$900

XM1014........$2000........$900

MAG-7..........$1800........$900

Sawed-Off.....$1200........$900

M249............$5200........$300

Negev...........$5700........$300

 

SMGs

 

Arma.......Custo....Recompensa

MP9..........$1250.......$600

MAC-10..... $1050......$600

MP7...........$1700......$600

UMP-45......$1200.....$600

P90............$2350.....$300

PP-Bizon.....$1400....$600

 

Rifles

 

Arma..........Custo Recompensa

Famas.........$2250.........$300

Galil AR........$2000........$300

AK-47...........$2700........$300

M4...............$3100.........$300

SSG 08..........$1700........$300

AUG..............$3300.........$300

SG 553..........$3000.........$300

AWP..............$4750........$100

SCAR-20........$5000........$300

G3SG1...........$5000........$300

 

 

1º round (pistol)

CT


  • Compre colete, ou outra pistola e granadas ou até mesmo defuse
    Não compre smoke, pois ela não vai segurar rush neste round

TR


  • Compre colete ou uma pistola e granada(s)
    Se você nunca consegue matar alguém no pistol, dê preferência para comprar granadas. Smoke e duas flashs ou molotov e smoke. As flashs e smoke irão ajudar na entrada do bomb e o molotov vai ser útil para atrasar o retake dos CTs ou até mesmo evitar que o C4 seja defusado

 

2º round (anti-eco)

CT

 

Ganhou?


  • Dê preferência para SMGs (ou até mesmo shotguns, dependendo de onde você estiver marcando). Agora é hora de fazer dinheiro, e você vai ganhar $600 por cada kill de SMG e $900 de shotgun
    Não recomendo comprar P90. Além de ser mais caro que um Rifle, você vai ganhar $300 por kill, e não $600 como na outras SMGs
    Se possível, faça colete2. O inimigo estará com armas "fracas" e o capacete pode te salvar

Perdeu?


  • Compre colete1 e uma pistola melhor (P250, Five Seven/CZ ou Deagle). Se sobrar dinheiro, uma granada
    Se você for awper e não quiser gastar toda sua grana, pode comprar somente uma P250. É o melhor custo benefício e não vai atrapalhar tanto sua economia. Mas evite fazer eco seco

TR

 

Ganhou?


  • Mesma coisa dos CTs: preferência para SMGs para criar uma boa economia e, se possível, colete2

Perdeu mas plantou?


  • Eco seco. Você vai deixar de comprar agora para poder comprar no 3º round
    No máximo, uma P250, caso você tenha matado alguém no round anterior. Mas lembre-se que você vai precisar matar 2 CTs para conseguir lucrar. Se matar 1, não mudou sua economia mas tirou arma do CT. Se não matar ninguém, pode te faltar uma granada no próximo round

Perdeu e não plantou?


  • Mesma coisa dos CTs: colete1, uma pistola melhor. E se sobrar, alguma granada
    Também, se for awper, uma P250 ou a mesma coisa de cima

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Posso comprar uma M4/AK depois de ganhar o pistol?

 

Pode, mas além de gastar muito com a arma e ganhar pouco por kill ($300), você se arrisca a entregar uma arma importante logo de cara para o time inimigo. Perder o segundo round após ganhar o pistol é muito mais comum do que se imagina.

 

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E por que tem TR que planta, perde e mesmo assim comprar tudo no 2º round?

 

São situações muito específicas. Ou esse time foi espancado no 1º half e não tem como fazer mais round eco, ou plantaram o C4 e só sobrou um CT pra defusar. Neste 2º caso, 4 CTs vão precisar refazer colete e irão comprar armas mais baratas. Sendo assim, o TR (com a grana extra do plant) pode fazer colete e SMG/Rifle. Não é aconselhado, mas vai na hora o que o time decidir.

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.
Por que não fazer 2 rounds eco depois de perder o pistol?

 

Se você só comprou o colete, vai sobrar $150. Somando $1400 pelo 1º round perdido, você vai ter $1550. Somando $1900 pelo o 2º round perdido em sequência, você vai ter $3550. Somando $2400 pelo 3º round perdido em sequência, você vai ter $5850 para usar no 4º round (1º armado).

 

Se você gastar tudo no 2º round e ainda perder, vai ganhar os $1900 por perder, vai fazer o eco seco no 3º, ganhar $2400 e, na pior das hipóteses (se não matar ninguém), começar o 4º round com $4300. É uma diferença boa? Sim, mas é muito melhor arriscar a vitória do 2º round e quebrar a economia do outro time do que entregar 2 rounds de graça.

 

Dicas úteis e inúteis

Periféricos


  • Invista em periféricos de qualidade. Não é o mais caro que vai te fazer jogar melhor. Fone 7.1? Mouse 8000dpi? Teclado cheio de fru-fru? Besteira
    Qual dpi e sensibilidade usar? Isso é pessoal. Mas não aconselho mais de 800dpi. Já a sensibilidade, ache um meio-termo entre sua movimentação e spray. Uma sensibilidade muito alta pode te ajudar a mirar e movimentar melhor, mas cagar todo seu spray. Também, uma sensibilidade muito baixa pode deixar seu spray mais fácil, mas te fazer "remar" muito e se enrolar todo na movimentação
    Microfone. Se você não tem um microfone, não jogue competitivo. Deixar de passar informações úteis para seus companheiros vai estragar o seu e o jogo dos outros
    Qual resolução devo usar? Isso também é pessoal. Dê preferência para a performance, alto FPS. Se seu PC é limitado, use uma resolução mais baixa
    Normal, black bars ou stretched? Também é pessoal. Na resolução normal (16:10 ou 16:9) você tem um maior campo de visão. Com black bars (4:3) você perde esse maior campo de visão, mas se concentra mais na tela, por ser menor
    Use binds para compra de armas principais e granadas. Isso te economiza tempo no início do round

 

Situações de jogo


  • De CT, definam a posição de cada um. Se ver que mesmo assim um retardad0 está indo marcar junto ontem já está "cheio", mude você de posição. No próximo round, avise e troque
    De TR, combinem uma estratégia no começo ou trabalhem e decidam durante o round
    Sempre avise onde está indo. Seja de CT ou TR
    Morreu? Passe informação daquilo que você viu. Onde aconteceu, localização, quantidade de inimigos, arma(s)...
    Já passou as informações necessárias aos companheiros? Agora cala a boca. É a vez dele de jogar. Ficar falando, mesmo que seja sobre a situação, vai atrapalhar mais do que ajudar. Não fique narrando a performance do seu companheiro
    Não comece o round jogando todas as suas granadas. Use-as com consciência. Um molotov ou HE numa situação de afterplant é mais do que bem-vindo
    Use a tecla SHIFT. Não saia cavalgando e denunciando sua posição. Muito menos denunciando a posição do seu companheiro!
    Seja um bom teammate. Não fale bosta ao seu companheiro por um erro. Incentive o time em situações difíceis. Xingar os companheiros não adiantar nada. Pode acontecer tanta coisa do outro lado e beneficiar vocês. Mas se o time ficar abatido, acabou a partida
    Nunca jogue o C4 no chão quando o time estiver pronto para entrar no bomb ou quando souber que há um inimigo por perto. Ele vai ouvir o barulho e chamar backup. Se estiver com o C4 e for o primeiro a dar a cara, jogue "encostado" em seu companheiro, para que ele pegue o C4 sem fazer barulho
    Tente designar uma tecla/botão para cada granada. Ficar ciclando granadas vai fazer barulho, denunciar sua posição e você pode acabar se confundindo e jogando a granada errada
    É clutch? SEGURE SHIFT ATÉ O INIMIGO DESCOBRIR SUA POSIÇÃO. Não recarregue (só se tiver certeza que o inimigo está longe), não puxe granada (mesma situação de recarregar)... Agora é hora de focar, não fazer barulho, escutar tudo. Se alguém de casa pedir socorro, ignore
    É afterplant e você é TR? Use o tempo a seu favor. Você não precisa matar o(s) CT(s). O simples fato de ficar atrapalhando ele tentando defusar, pode te garantir o round
    Round armado e a grana tá curta de CT? Dê preferência para colete1 e kit em vez de colete2. Você vai gastar $50 a mais, mas os 5 segundos de diferença podem ser cruciais. Seu capacete é inútil contra um tiro de AK. Mas lembrando, somente em rounds que você tem certeza que é armado
    Não entre no bomb de peito aberto. Use suas granadas. Uma smoke para cobrir a visão do CT, uma flash para cegar, um molotov para tirar o CT de posição... E sempre, SEMPRE, avise seus companheiros
    Saiba quando usar a faca. Início de round, após atirar e fugir... Não ande com a faca na mão simplesmente por andar. Você pode dar de cara com o inimigo, e até puxar a arma, já vai estar lamentando. A pistola te permite uma velocidade próxima e também a reação com poder de fogo
    Não fique perdido no mapa, mongando, enquanto seus companheiros estão decidindo uma entrada. Mire num lugar, cubra as costas deles, faça a função de lurker

Glossário e acrônimos


  • Afterplant: Período após o C4 ser plantado
    Away: Jogador ausente. Geralmente cumprindo uma tarefa da mãe
    Awper: Jogador de AWP
    Backup / back: Solicitação de reforço do CT para aquela área
    Bangar: Atirar uma flash ou ato sexual
    Boludo: O lixo que fala espanhol e acaba com seu jogo
    Bombsite / bomb: A ou B. Os lugares de plantar o C4
    C4: Bomba que os terroristas precisam plantar
    Camper: Jogador com o teclado quebrado
    Clan: Seu time, equipe
    Clutch: Situação sob pressão onde você está sozinho contra o(s) inimigo(s)
    Colete1: Colete (B-5-1)
    Colete2: Colete e capacete (B-5-2)
    Comp: Partida competitiva
    Cover: Solicitação de proteção para vigiar determinada área (geralmente costas)
    CT: Contra-terrorista(s)
    D2: Mapa de_dust2
    Deagle: Desert Eagle (B-1-5)
    Death: Morte morrida
    Defuse: Kit defuse (B-5-4)
    Defusar: Desarmar o C4
    DM: Deathmatch (mata-mata)
    Drop: Dar ou receber uma arma
    Eco: Round econômico
    Eco seco: Não compra nada, p0rra!
    Entry: O TR que sempre entra primeiro no bomb (geralmente o que se fode)
    Firerate: Poder de fogo (velocidade)
    Flash: Aquela granada que você usa pra cegar os amigos e inimigos
    Forçado: Round onde o dinheiro não é o suficiente mas todos compram o que pode
    GG / GGWP: Good Game / Good Game Well Played
    HE: Granada explosiva (B-6-4)
    Kit: Kit defuse (B-5-4)
    Kill: Morte matada
    Lag: Conexão travada causada pela sua internet bosta
    Lancheira: Forma carinhosa como os pratas chamam o C4
    Lurker: Famoso costinha. Cuida da retaguarda e pune o avanço do CT
    Mata pombo: SSG 08 (B-4-3)
    Miado: Inimigo que tomou dano ou que está com pouca vida
    Ninja: Aquele defuse maroto mesmo com TR(s) vivo(s) vigiando o bomb
    Noob: Jogador que não sabe o básico do básico do CS
    Pistol: Pistola ou 1º e 16º round da partida
    Pistolete: Pistola + Colete1
    Player: Jogador
    Retake: Situação onde os CTs precisam retomar o bomb dos TRs e defusar o C4
    Rifle: Rifles de assalto (B-4)
    Rush: Aquela correria contra o inimigo ou a banda canadense
    Shoowzinho: Estudante do cursinho básico de CS
    SMG: Submetralhadora (B-3)
    Smoke: Granada de fumaça (B-6-5)
    Spray: Padrão de "desenho" formado pelo impacto dos projéteis em modo automático
    Teammate: Companheiro de time
    Teco: Auto sniper (SCAR-20 e G3SG1)
    TK (teamkill): Matar ou causar dano no companheiro de equipe
    Tóxico: Jogador que só fala bosta e atrapalha o time (90% dos AKs)
    TR: Terrorista(s)
    Walk: Andar (shift) sem fazer barulho
    Xiu: Cala a boca e não faz barulho
    Zé plantinha: Jogador pilantra que só entra no bomb quando está limpo

Considerações finais

Se mesmo após ler todo esse guia você continua jogando da mesma forma e fazendo as mesmas macaquices, te aconselho a desistir do CS:GO e partir pra algo onde o controle de recoil e a capacidade de raciocinar não sejam tão requisitados. Minha dica:

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Creditos:

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Atenciosamente,

Zumbizinho.

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  • 4 semanas atrás...
  • 2 meses depois...

Muito bom, eu to precisando aprender o básico do básico. Comecei com 3/20 kkkk

Vlw, bom tópico!

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  • 2 meses depois...
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