Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Capitalismo VS Comunismo


xDerp
 Compartilhar

Posts Recomendados

maxresdefault.jpg

imagem herdada do tio google capitalista

 

 

O Capitalismo

Capitalismo é um sistema econômico onde os meios de produção, distribuição, decisões sobre oferta, demanda, preço e investimentos são em grande parte ou totalmente de propriedade privada, com fins lucrativos. Os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas. Predomina o trabalho assalariado. É dominante no mundo ocidental desde o final do feudalismo.

 

Alguns definem o capitalismo como um sistema onde todos os meios de produção são de propriedade privada, outros o definem como um sistema onde apenas a "maioria" dos meios de produção está em mãos privadas, enquanto uma terceira abordagem trata de propriedade mista dos meios de produção, como é o caso da maioria dos países da América Latina. A propriedade privada no capitalismo implica o direito de controlar a propriedade, incluindo a determinação de como ela é usada, quem a usa, seja para vender ou alugar, e o direito à renda gerada pela propriedade.

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.
O capitalismo também se refere ao processo de acumulação de capital. Não há consenso sobre a definição exata do capitalismo, nem como o termo deve ser utilizado como categoria analítica. Há, no entanto, pouca controvérsia que a propriedade privada dos meios de produção, criação de produtos ou serviços com fins lucrativos num mercado, e preços e salários, são elementos característicos do capitalismo. Há uma variedade de casos históricos em que o termo capitalismo é aplicado, variando no tempo, geografia, política e cultura.

 

O Comunismo

Comunismo (do latim communis - comum, universal "coisa pública", segundo Platão) é uma ideologia política e socioeconômica, que pretende promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária, sem classes sociais e apátrida, baseada na propriedade comum dos meios de produção.

 

Um dos seus principais mentores filosóficos, Karl Max, postulou que o Comunismo seria a fase final do desenvolvimento da sociedade humana e que isso seria alcançado através de uma revolução igualitária isto é, uma revolução encabeçada pelos trabalhadores das cidades e do campo. O "Comunismo puro", no sentido marxista, refere-se a uma sociedade sem classes (sociedade regulada), sem Estado (ácrata ou apátrida) e livre de quaisquer tipos de opressão, onde as decisões sobre o que produzir e quais as políticas devem prosseguir são tomadas democraticamente e permitindo dessa maneira que cada membro da sociedade organizada possa participar do processo, tanto na esfera política e econômica da vida pública e/ou privada. Marx, no entanto, nunca forneceu uma descrição detalhada de como o comunismo poderia funcionar como um sistema econômico (tal foi feito, por Lenine), mas subentende-se que uma economia comunista consistiria de propriedade comum dos meios de produção, culminando com a negação do conceito de propriedade privada do capital, que se refere aos meios de produção, na terminologia marxista. No uso moderno, o comunismo é muitas vezes usado para se referir ao bolchevismo, na Rússia. Como um movimento político, o sistema comunista teve governos, em regra, com uma preocupação de fundo para com o bem-estar do proletariado, segundo o princípio "de cada um segundo as suas capacidades, a cada um segundo as suas necessidades".

 

 

Minha opnião:

Na minha opnião, o capitalismo é sim a melhor das duas ideologias, pois ela pode ser sim praticada no mundo atual, já, o comunismo é meio impossível de ser praticado no mundo atual onde os governos e pessoas de elite são corruptas e apenas acabam se beneficiando disso tudo, além disso o capitalismo gera indústrias, dinheiro, empregos a todos(quase) que se esforçam, ou seja seu trabalho é reconhecido.

 

 

Referências:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

  • Curtir 1

Fatum vita thesaurum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não confunda uma sociedade socialista com comunista.

 

O socialismo é uma condição "intermediária" que, dado alguma evolução, poderá tornar-se no comunismo.

Acontece que nunca chegamos num comunismo pleno, dado que as experiências socialistas burocratizaram o Estado e usaram este como forma de manter o poder.

Uma das críticas é que isso ocorreu pois sustentar o socialismo num país isolado é muito difícil, tanto porque eles precisam de bens que venham de fora, tanto porque podem sofrer com embargos e outras medidas que comprometem o suprimento de produtos em seu território.

Trotskistas, por exemplo, defendem que a revolução deve ocorrer num nível internacional para que diversas nações tenham condições de serem autossuficientes e não acabarem empacando como houve com a URSS de Stalin, Cuba de Castro, etc.

Último acesso: 12/04/2014 - 14:32

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Socialismo nunca dará certo, sem livre mercado é impossível haver sistema de preços e sem sistema de preços é impossível saber o que cada coisa vale e no que investir. Resumidamente, economia sem sistema de preços e liberdade econômica é o mesmo que acreditar em pular de prédio de vinte e três (23) andares falando que a força da gravidade não existe e não é necessária.

 

Comunismo já existiu, porém era uma organização econômica tribal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.