Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

notícia Para MPF, projeto ‘Escola sem Partido’ é inconstitucional


Kairs
 Compartilhar

Posts Recomendados

A procuradora da República Debora Duprat encaminhou nesta sexta-feira, 22, uma nota técnica ao Congresso e ao ministro da Educação na qual aponta que a proposta está na 'contramão dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil'

 

Em Nota Técnica encaminhada nesta sexta-feira, 22, ao Congresso Nacional sobre o projeto de lei ‘Escola sem partido” de autoria do deputado Izalci Ferreira (PSDB-DF), a procuradora da República dos Direitos do Cidadão Debora Duprat assinala que a proposta já nasce inconstitucional e está na “contramão dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil”.

O documento, que será anexado aos trâmites do projeto de lei na Casa, aponta que a Constituição prevê como objetivo da educação a formação das pessoas para a cidadania e para o trabalho, e também garante a pluralidade de ideias.

 

A NOTA TÉCNICA DO MPF

“Daí por que o espaço público, o espaço da cidadania, onde se colocam e se defendem os

projetos coletivos, tem que, normativamente, assegurar o livre mercado de ideias. E a escola, ao

possibilitar a cada qual o pleno desenvolvimento de suas capacidades e ao preparar para o exercício

da cidania, tem que estar necessariamente comprometida com todo o tipo de pluralismo”, assinala a procuradora da República.

Para Duprat, ao defender uma suposta “neutralidade política, ideológica e religiosa” do Estado, a proposta confunde a educação escolar “com aquela fornecida pelos pais”, misturando espaço público com privado, além de negar a liberdade de cátedra e contrariar o principio do Estado laico. A procuradora ainda considera absurda e equivocada a noção de “neutralidade ideológica” do projeto.

“Enfim, e mais grave, o PL está na contramão dos objetivos fundamentais da República

Federativa do Brasil, especialmente os de ‘construir uma sociedade livre, justa e solidária’ e de

‘promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras

formas de discriminação’, conclui a procuradora da República que encaminhou a nota técnica também para o ministro da Educação, o Conselho Nacional de Educação e outros órgãos do governo federal e do ministério público.

Atualmente há quatro projetos do tipo na Câmara dos Deputados e um no Senado, além de propostas em 7 Assembleias Legislativas e 12 Câmaras Municipais. Quase todos os projetos reproduzem o texto do programa Escola sem Partido, idealizado em 2004 pelo advogado Miguel Nagib, procurador paulista.

O Escola sem Partido já foi aprovado em Alagoas e em quatro municípios, mas foi vetado pelos Executivos, sob a alegação de ser inconstitucional. No Distrito Federal e no Paraná, depois de serem apresentados e terem sido alvo de inúmeras críticas de professores, os projetos foram arquivados.

Último acesso: 12/04/2014 - 14:32

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas atrás...

"cada qual o pleno desenvolvimento de suas capacidades e ao preparar para o exercício

da cidadania, tem que estar necessariamente comprometida com todo o tipo de pluralismo"

-Desde que o pluralismo seja as diferentes vertentes da esquerda. - Faltou esta parte no documento -

 

Incrível como vi gente cavando bem fundo para achar minuciosos erros no projeto de lei, para no final falar que ele é errado... Bom, sejamos francos, o Brasil não tem capacidade de fiscalizar nada, vide tragédia em Mariana. E "papéis" colados na parede dizendo que o ensino deve ser "neutro", visando a sociedade brasileira do jeito que é, não é lá um método muito eficiente para consertar a ética das pessoas. Apoio o projeto, mas achar que isso vai resolver alguma coisa...

"May you be in heaven half an hour before the Devil knows you're dead"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.